Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adauto Lima

    Querer não é poder. Dificilmente o Brasil vai se livrar desse rótulo. Nossa herança da cultura escravagista se enraizou de tal forma que eliminou qualquer possibilidade de progresso social. Empoderamento de alguns significa enfraquecendo de outros. Sem equilíbrio a velocidade do progresso corresponde à do elo mais fraco.

    Responda
  2. João Francisco Rodrigues Silva Araújo

    Acho que, historicamente, Macron resumiu bem a Política Externa de ambos os países. A busca pela política externa independente no Brasil inaugurada por Jango e alguns esforços franceses de não alinhamento, explicitados na sua polícia agrária autárquica, por exemplo, nos colocam em caminhos paralelos.

    Responda
  3. Cicero Aparecido Lopes Silva

    Esse Macron é um comédia, ele vive embaixo do pés do USA assim como a UE, e o Lula PT é financiado pelo sistema financeiro ( Bancos)

    Responda
  4. LUIZ LEAL

    A França não é uma potência pacífica, como quer Macron, pois apoia os Estados Unidos em todos os conflitos que esse provoca pelo mundo, sempre visando seus interesses. A França também fornece armas para Is Hell levar a cabo o geno cidio em G aza. É sim lacaio dos EUA.

    Responda
  5. José Bueno

    Sim, temos que nos comportar como uma das maiores potências do mundo que somos, cuidarmos primordialmente de nossos interesses, contra as tentativas de nossos competidores internacionais de nos apequenar para ficarmos à mercê de seus interesses.

    Responda
  6. Antonio Melo

    A diferença entre Lula e Bolsonaro é que Lula é um animal político, Bolsonaro, só um animal.

    Responda
  7. Alexandre Sartori Barbosa

    Um Brasil tão melhor esse que voltou!

    Responda
  8. MARIA F LUPORINI

    Sempre existe transferencia de tecnologia. Bom eh marinheiro ficar planejando golpe, patriotas?

    Responda
  9. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Será que não somos lacaios? O golpe de 64 ocorreu no meio da guerra fria e aconteceu principalmente porque os americanos desejaram. A tentativa de golpe de 23 foi impedida em seu limite. Nossas instituições democráticas nos protegeram. Será que teria ocorrido se os americanos tivessem apoiado? Se não ser lacaio significa ter um grande poderio militar, o Brasil é e a França é um pouquinho. Se é ter um povo educado incluído na economia, a França não é e o Brasil é. Para que lado vamos?

    Responda
  10. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Vender navio velho ao Brasil, Monsieur quer. Mas abrir mercado pro mercosul, jamais

    Responda
  11. Gustavo Valdivino

    Aumentar armas nunca vai servir pra paz nenhuma! se fosse servir, não seria esses milicos br viagreiros oficiais que fariam o trabalho

    Responda
  12. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Lula devia condenar a ditadura da Venezuela e não passar pano para Maduro.

    Responda
  13. antonio brito

    Desperdício de dinheiro do contribuinte. A França só vende sucata militar ao Brasil, foram dois porta aviões. Fazer submarino nuclear que um drone destrói? Por que não uma colaboração educacional e cultural? Em vez de trazer o Iluminismo Francês o Brasil só importou o positivismo e o espiritismo da França.

    Responda
    1. Leonardo Soares Machado

      Idiotice . Comentários sobre o Poder Militar. A ignorância é Infinita.