Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adauto Lima

    Depois que passou a usar óculos o ministro espera em vão passar uma imagem de intelectual. Mas todos conhecem suas limitações. Deveria ter se preparado melhor para conseguir convencer.

    Responda
  2. Manoel Marcilio Sanches

    Ministro Marinho economista sim! Só perde para o Paulo Guedes que previu Argentina em 6 meses e Venezuela em 12 meses . . .

    Responda
  3. Evaldo Segreto

    Como o mandato do RCN termina esse ano, já temos um candidato para sua vaga.

    Responda
  4. Arnaldo Facciotti

    Quem é Luiz Marinho para falar do Banco Central, não sabe nada talvez de sindicato ele entenda

    Responda
  5. Igor Cornelsen

    O Ministro Marinho é muito respeitado por seus conhecimentos em economia. AS universidades de Harvard , Stanford e Yale o tem convidado constantemente para dar aulas para seus alunos de economia. Ministro brilhante que nos enche de orgulho!

    Responda
  6. S RGIO CURSINO S RGIO CURSINO

    Baita falastrão, só no linguajar percebe-se o baixo nível..

    Responda
  7. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Reconhecidissimo na área da Economia e teórico experimentadíssimo em Bancos Centrais, estudo e controle de inflação. Mais um perdido na noite achando que tudo se resolve com correria. Tudo está se encaixando em passo certo, mas ninguém se atreve a reconhecer. E qualquer coisa é melhor do que o auto-exilado na Embaixada!

    Responda
  8. ALOISIO T MIRANDA

    Ideologias e pseudo ideólogos à parte. O Marinho está certo. Sorry periferia.

    Responda
  9. José Geraldo Cordeiro

    Não sabia que tínhamos um candidato a prêmio Nobel de economia. Já combinou com a demanda ou vai formar estoques?

    Responda
  10. Rubens Ventura

    Que tal estudar a história da economia brasileira? Da vergonha essas teorias sem teor.

    Responda
  11. ARI JOSE ANTONIA

    Desgoverno negacionista...negam a ciência. Como explicar q a economia é uma ciência para esses tapados...

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Chama o posto ipiranga do boso. Vendia gasolina adulterada, conseguia superavit nao pagando contas, pegou juros a 2% e entregou a 13,75%, aquilo sim, é que era governo.....

    2. André Ribeiro dos Santos

      Oi? Então quer dizer que Dinamarca, Noruega, Canadá, Alemanha, Japão, são todos negacionistas tapados. Quem entende mesmo de economia é o AriJoseAntonia.

  12. Henry Galbiatti

    Conhece pintura de cabelo, mas de economia…

    Responda
  13. WAGNER NEGREIROS

    Está correto. Para debelar a inflação, o consumo evita a inflação. Todos ganham.

    Responda
    1. André Ribeiro dos Santos

      Não sei o que o AntonioCarlosCunha entende como "mundo", mas as grandes escolas de economia ensinam que capital gera trabalho, que gera consumo, que gera capital. Esse tripé é o alicerce de qualquer economia que se pretenda estável. Retire qualquer um desses elementos e aquela economia desaba.

    2. Antonio Carlos Cunha

      Corretíssimo. Por isso é que o Roberto Campos Neto foi eleito o melhor presidente de Banco Central do Mundo. De fato, o mundo está errado e o Brasil está certo.

  14. Egeu Gomez Esteves

    Marinho está correto quando fala em aumentar a oferta para debelar o risco inflacionário. O problema é que aumentar a oferta depende de investimentos, e o empresariado só investe quando tem certeza que vai lucrar. Daí ele ter falado em otimismo, ou seja, a expectativa do ganho. O Bacen tem uma visão obnubilada por projeções do mercado financeiro. Mas felizmente o setor industrial metalmecânico já dá mostras de ter entendido o recado e tem anunciado investimentos bilionários recordes.

    Responda
  15. Luiz Carlos D Oliveira

    Ao meu ver ele Não está errado, o correto é usar várias formas de conter a inflação: juros; linhas de créditos especiais (juros abaixo do mercado) para a produção; para aquisição de novos maquináios, investimentos em cursos técnicos e superior aumentando assim a produtividade, entre outros.

    Responda
  16. Paulo Batista

    O cara está certo, oferta alta é um dos alicerces da boa economia, aquela que cria um ambiente de bem estar social. Mais emprego já, ninguém quer esperar para comer, morar, vestir, estudar e ter lazer. Essa de esperar bolo crescer para dividir é o discurso neoliberal de 50 anos atrás. Tudo que melhora a condição economica e social do trabalhador é um risco para essa turma de rentistas.

    Responda
  17. Marcos valerio André da silva

    Este ministro acha que a única forma de gerar oferta é colocar mais gente, produtividade para ele não importa.

    Responda
    1. André Ribeiro dos Santos

      Jovem, não existe economia forte sem consumo em escala, nao não existe consumo em escala sem classe média ampla e consumidora, não existe classe média ampla e consumidora sem pleno emprego e bons salários, não existe pleno emprego e bons salários sem investimentos em indústria e serviços, não existe investimentos em indústria e serviços sem economia forte. Isso é um ciclo virtuoso. Mais salários=mais consumo, mais consumo=mais venda, mais venda=mais lucro. Isso é capitalismo inteligente.

  18. Antonio Ferraz Costa

    Como que alguém que é defensor do imposto sindical pode se achar em condições de falar de economia e dar conselhos para o BC? É um fanfarrão esse sujeito !

    Responda
  19. Pedro Luis S C Rodrigues

    Que dureza ouvir um sujeito cognitivamente prejudicado como esse dar lição de economia

    Responda
  20. Arno Costa

    Tran keir a

    Responda
  21. jose carlos fagnani

    Este sujeito sempre foi sindicalista nunca trabalhou e também nunca estudou, portanto sua palavra não vale. Seu grande mérito é ser amigo do Nine

    Responda
  22. Joel Domingos

    Ao que me consta, a formação acadêmica de Luiz Marinho é em Direito, não em Economia. E fica peruando em assuntos fora do seu "métier", e ainda menosprezando quem reúne os requisitos acadêmicos e os predicados factuais para ocupar o cargo. Sei não, viu?

    Responda
  23. Augusto Colombo Junior

    A esquerda não entende Patavina nenhuma de economia. Só vem com ideias jurássicas

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Claro que a esquerda Não entende, direitona d P Jee. gues é que entende, este deixou o Brasil uma Maravilha

    2. Augusto Colombo Junior

      Onde eu falei que livre mercado resolve tudo? Nao resolve, mas é muuuito melhor que um Estado forte e intervencionista.

    3. Rafael Lopes

      Ah claro, bom é ficar repetindo teorias da década de 70, aquelas dos livros texto de economia, tipo q o livre mercado resolve tudo. Tenha dó meusenhor, para de falar besteira.

  24. Ivan Zacharauskas

    "Elas têm que antecipar a velocidade da linha contratando mais gente, botando mais oferta de produtos. É assim que controla a inflação de forma inteligente" - Um Ministro do Trabalho que parece nunca ter trabalhado na vida, não sabe nada de indústria ou varejo, pelo jeito. Oposição está dentro do próprio Governo.

    Responda
    1. Manoel Coutinho

      O pelego que sempre precisou de uma boquinha sindical, até agora não comentou a revolta dos motoristas e entregadores de aplicativo contra suas invenções.

  25. Ivo Ferreira

    Lula, seus tons, sua boiada e seus ministros geniais.

    Responda
  26. Josefina A Martins

    Como somos idiotas de votar em quem promete acabar com o desemprego , não é mesmo ?? Tô cada dia mais chocada em descobrir que se arrumar emprego pra todo mundo , o país vai pra ribanceira ...

    Responda
    1. Egeu Gomez Esteves

      Atualmente é melhor explicar: "contém ironia".

  27. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O problema no modelo capitalista liberal eh que põem o gato pra tomar conta da carne. Perguntas :: Banqueiro vive de que Ele trabalha Ele produz Ele tá preocupado com projetos executivos qual a única preocupação do banqueiro E o que tem no banco central Tem projetista de produto Tem administrador de vendas Tem controle de qualidade de produto. Não . Só tem juros.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Amigo, Selic de 2% ao ano, linha de capital de giro: 1,5% ao mês. Selic de 13,75% ao ano, linha de capital de giro: 2,5% ao mês. E você acha que os rios de dinheiro banqueiro vêm da Selic e não do Spread?

  28. Valter Chapetta

    Se já estamos com uma economia estrangulada é claro que subir juros só a estrangula ainda mais. A saída lógica é reduzir os juros, aumentar a produção para reduzir o preço da oferta. É claro, existirá um tempo de ajuste para atingir a demanda ideal. Mas no Brasil quem manda é o rentismo, portanto há interesse no ganho fácil de manter os juros altos. O triste é ver os proletários no Brasil e na Folha defendendo juros altos. Não basta ser pobre, tem que não saber pensar. Meu Deus!

    Responda
  29. Paulo R Justo

    O Augusto, até agora não vimos a devolução do dinheiro emprestado para alguns países vizinhos e outros não vizinhos - via bndes

    Responda
  30. Vinicius Branco

    Quanta pretensão. Não sabe nada e quer dar aulas aos outros.

    Responda
  31. Paulo R Justo

    Essa técnica de defenestrar o BC já conhecemos e só para ter o controle total da economia e transformar o país em uma Venezuela ou Cuba.

    Responda
    1. Paulo R Justo

      Claro Krause, estamos com uma inflação galopante. Quase não e possível comprar um saco de arroz; ah a previsão para o próximo mês e de 15 por cento de inflação; ah compramos um cafezinho com uns 100 reais; imagina quanto será a conta de luz no próximo mês; a BC vc realmente precisa estudar a cartilha.

    2. DANIELA Krause

      Venezuela a gente já tava virando com o bolsonero querendo dar golpe. Esse pessoal já devia saber q quem cita cuba ou vezezuela em discussao política é pq perdeu qq razao...

    3. Vinicius Branco

      Paulo, faltou incluir Coreia do Norte, Nicaragua, Russia e Ira.

    4. Marcio Neves de Barros

      Pelos deuses! É gritante a ignorância bolsonarista, sempre com o pânico comunista. Tudo para o gado é Venezuela ou Cuba. Muda o disco, porque esse discurso já está insuportável.

    5. Paulo Augusto

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: sexta economia mundial, PIB multiplicado por três, reservas internacionais multiplicadas por dez, emprego pleno, aumento do salário-mínimo em dólar em três vezes e meia, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por sete, lucro da Petrobras multiplicado por seis, quatorze universidades e duzentas e quatorze escolas técnicas criadas.

  32. CARLOS Alberto Corteletti

    Não sei qual é a formação do ministro, mas, não acho republicana sua fala assim como a do presidente Lula quando se dirige ao banco central e seu presidente. Quem decide é o comitê. Marca uma reunião e vá lá no BC expor suas ideias e quem sabe eles vão fazer o que ele, ministro, deu a ideia. Mundo está um inferno só, guerra pra todos lados.

    Responda
  33. Marcelo Magalhães

    Inflação que não é por demanda, o aumento das taxas de juros serve apenas para transferir o dinheiro do pobre para os ricos. Esse deveria ser o título da matéria de um jornalismo sério.

    Responda
    1. Thiago Limeira

      A economia que se acredita ciência exata e faz esse tipo de política - análise de dados cegos - é uma perda de tempo. Tínhamos um cenário social desolador - e sim, em alguns momentos as políticas sociais impactaram a demanda por consumo. Mas os juros não iam dar jeito nisso, cadeias foram desorganizadas por uma epidemia e uma guerra. Sem levar isso em conta, o aumento dos jusros apenas envenava-se a frágil indústria, aumetava-se o desemprego e a fome.

  34. Carlos Rogerio Camargo

    Não é falta de conhecimento, muito ao contrário, eles sabem muito bem o que fazem e a quem prestam serviços, e não é ao Brasil. Não são funcionários públicos, são ocupantes ocasionais, prestadores de serviço, com entregas devidamente cumpridas.

    Responda