Poder > Nova ferramenta nas mãos de STF e governo pode reduzir poder do Congresso Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Boa notÃcia. Algo tem que mudar pra colocar um freio nesse congresso "financeiro".
Regis cava, agora ja sei q vc é do redbanho e sabe mugir. Agora argumente
Então melhor fechar o congresso e terminar de implantar a ditadura que já está em curso, inclusive já temos presos polÃticos, incluindo um Ãndio. Triste Brasil
Não há como implantar uma ditadura, o golpe de estado que Bolsonaro, militares e seguidores tentaram não deu certo. Eles vão ter que pagar pelo crime de tentativa de abolição do estado de direito.
Triste foi Bozo entregar o orçamento para o Lira para q Lira sentasse em cima dos pedidos de impeachment.
Ótimo! Além de retomar o cumprimento da Constituição - que no perÃodo de 2019 a 2022, não passou de "letra morta" - já ficou claro que não se pode transferir poder econômico para um Congresso cuja composição pode ser tão re_tró_gra_da e medieval como a atual, e que torna refém toda a sociedade!
Roberto Freire, a eleição dos parlamentares não é majoritária, então nem todos parlamentares são escolhidos pelo povo e sim pelo partido. Em uma eleição majoritária, acredito que de 30% a 50% dos deputados não seriam eleitos.
O Congresso não torna a sociedade refém, uma vez que ele é a própria representação da sociedade. Se a opinião da maioria da sociedade, através do Congresso, não coincide com sua opinião pessoal ou de seu partido sobre algo, você deve reconhecer a hierarquia existente entre o Congresso e um cidadão, ou um partido polÃtico.
O STF resistiu brava e heroicamente às avalanches e ataques contra a instituição e até contra seus representantes, principalmente nos 4 anos de bolsonaro e na condução dos processos relacionados ao 08/01. Foi fundamental p a manutenção da ordem e da democracia. A chegada de Dino, nos dá a esperança de que o STF seja modernizado e à luz da constituição seja a lanterninha e o freio do comportamento quase sempre desvirtuado do congresso e muitas vezes do executivo.
É preciso reconhecer que a atuação do STF, principalmente nos 4 anos de bolsonaro e também na condução dos processos relacionados à teen ta tiva de golpe em 08/01, foram fundamentais para a manutenção da ordem e da democracia.
Basta cumprir o que estabelece a constituição com a divisão de poderes. Querer mudar a relação de forças é oportunismo para manutenção no poder . Falaram de experiencias do Dino e esconderam a sua militancia no Partido Comunista do Brasil, de onde brota este tipo de manobra autoritária modelito Cuba e Venezuela.
Mais uma ferramenta para a ditadura da corteÂ….
Obrigação de todos não é responsabilidade de ninguém , não adianta criar formas de conviver com um congresso que a cada dia quer mais varbas para suas bases , tem é que ser estipular um limite baseado em paÃses onde a coisa funcione , chega de criar legislação e coisas de outro mundo alegando particulariedade do Brasil, não somos nada diferentes de outros no máximo 20% a mais ou a menos fora isto é cambalacho.
O problema é que as emendas parlamentares estão chegando aos municÃpios com carimbo determinando a empresa executora das obras. Nesse caso são artifÃcios para politicagem. Essas obras precisam ter acompanhamento especial pelos tribunais de contas e ministério público estadual e federal. Mo caso de desvio de recursos ou superfaturamento os responsáveis deverão ser responsabilizados.
O próprio nome já diz, crédito extraordinário é para situações extraordinárias. Tornar comum a abertura de crédito extraordinário por decisão judicial para todo caso estrutural seria um arremedo para uma situação prática de mau planejamento orçamentário, e o pior, dará margem para que o governo nunca cumpra a meta fiscal e nem seja responsabilizado por isso. Vale lembrar que tanto o partido do Sr ministro em questão, quando o do próprio governo votaram em peso a favor do orçamento secreto.
Um risco para a Democracia. Ditaduras modernas sequer tem grandes exércitos e pior pois vende uma imagem de ”santa” para se manter no poder. Não se trata de ter mais ou menos poderes, cada instituição precisa fazer somente sua atribuição. Se o judiciário é quem manda, porque não manda prender os fugitivos de Mossoró? Aquele caso bateu o martelo na incompetência do ministério da Justiça.
Mas os fugitivos de Mossoró não são foragidos da Justiça?
As verbas abocanhadas por Lira e pelo Centrão, para agraciarem prefeitos de seus redutos eleitorais e assegurar suas reeleições, são retiradas dos projetos sociais, da saúde, educação, saneamento básico, moradias, pesquisas, desenvolvimento tecnológico etc. Diminuem o poder do executivo e o bom andamento dos projetos do governo.
Lula sofre as consequências de um congresso extremamente fortalecido com poderes e verbas inimagináveis. Na gestão passada, a governabilidade e o orçamento secreto foram entregues a Lira, enquanto Bolsonaro ficava por conta de instigar suas bases com a pauta de costumes e bravatas machistas. Teve tempo de sobra para arquitetar um golpe de estado. Foram tantos os crimes cometidos, que ele teria que permanecer no poder para se livrar de uma investigação, julgamento e prisão.
O padrão técnico e principalmente o padrão moral do STF são lastimáveis. A corte está infestada de gente com sofrÃvel conhecimento jurÃdico (já que as indicações de ministros seguem critérios polÃticos) e que atua fortemente em prol dos corruptos poderosos, que toma decisões com viés polÃtico, quer implantar a censura e muitas vezes pratica arbitrariedades.
Melhor o STF pegar alguns dos trocentos processos da dúzia de deputados senadores que mandam no congresso,e aplicar as condenações por seus crimes,se faria justiça e serviria como uma boa faxina na camara e senado
Impressionante como um congresso ruim, fisiológico, reacionário e auto-centrado, desestabiliza o equilÃbrio dos poderes. Força-se o desvio de um lado para corrigir os desvios do outroÂ…e a árvore vai entortando. Mas fazer o que? É com este congresso horroroso, liderado por um figura que nem mesmo qualifico aqui para não ter o comentário censurado, que temos que conviver.
A Folha, está defendendo que o executivo, seja ele quem for tenha mais poder no orçamento, que já se tem hoje, é isso mesmo? Será que não basta, o Congresso, mandar através das criminossas emendas parlamentares, em mais de 24%, do orçamento federal? Então não precisa de presidente, entrega tudo a turma do toma lá, e da cá!
só assim para parar esse congresso misto de extremistas, ditos religiosos e sangue sugas que jogam nos que lhe beneficiem mais, esse congresso é que atrasa o Brasil, dalhe Dino.
Diante de um congresso complicado por poder , sem querer ser visitado pela pf , acreditando que estão acima da lei , nosso stf é melhor opção nos livrou de muitos horrores nos 4 anos de desgoverno .
O autodeclarado comunista tratando de aumentar o próprio poder...alguém esperaria outra coisa?
Autodeclarado. Não tem nem que interpretar. Leiam literalmente mesmo, é o suficiente.
Ainda nessa de comunismo? Meu Deus do céu. Quando vai acordar cara?
Tá nessa de comunista ainda? Cara, acorda. Estamos em 2024, não em 1964.
Esconde debaixo da cama, o comunismo está vindo aÃ. Mas antes procure saber o que é esse tal de comunismo que sempre ameaça, mas nunca chega.
Comunista? Aà que medo! Nossa! Não sabia! Tenha dó.
É o Dino Sauro, desequilibrando o frágil equilibrio entre os poderes. Qualquer coisa parece valer para aumentar os próprios poderes.
Uma fragilidade que colocava os fanáticos de extrema direita em seus lugares - da mediocridade, da falta de rumo e projetos, da realidade paralela, da indigência intelectual e moral etc Já imaginou se ele fosse forte?
Perdeu mané não amola
Qual equilÃbrio? O congresso fisiológico, que só cuida dos interesses pessoais dos parlamentares, para ser polida, emparedou o executivo e quer fazer o mesmo com o judiciário.
Avante ! Há exemplos recentes, o congresso sua morosidade e outros, avante STF !
Esse congresso desvirtuado é um dos legados do Bolsonarismo.
O Supremo é muitas vezes melhor para o Brasil que esse Congresso corrupto e conservador.
E bolsonarista.
CertÃssimo. Uma das caracterÃsticas da jurisdição é conferir efetividade à s próprias decisões.
A venezualizaçao.
Bolsonaro realmente queria fazer isso!!!!
Chora, mimiminion.
Vc não entendeu nada da matéria ou não leu. Deve ser bozoide.
Em resumo: ditadura da toga!
Muuuuuuuu
Folha pára de censurar minhas msg?
Grande experiencia administrativa, inclusive o estado que ele governou, por oito anos, virou uma dinamarca brasileira Trabalhamos quatro meses pata pagar impostos e não vem nada do outro lado, só ideias e gastos
Dino nos mostrou o que é fazer uma boa polÃtica.
Pobre coitado. Aposto que acredita em salvadores da pátria e votou no bozó, por quatro vezes.
Nossa, como assim que o Flávio Dino não conseguiu transformar um dos estados mais pobres do paÃs em uma Dinamarca, né? Você só pode estar de brincadeira! No mais, quantos mandatos só da famÃlia Sarney passaram pelo Maranhão antes do Dino? A vdd é que o Dino foi um ótimo governador, os fatos mostram isso, mas milagre não existe. Respeite nossa inteligência.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Nova ferramenta nas mãos de STF e governo pode reduzir poder do Congresso Voltar
Comente este texto