Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. William Rachid

    Só perguntei se os líderes estão vendo o mundo com uma lente correta. Não há discriminação na pergunta. O contexto em que ela foi inserida depende de como cada um a lê. Não acho que alguém de 60, 70, 80 ou 90 anos veja o mundo de maneira errada. Foi só uma pergunta que revelou bastante como alguns pensam em seus próprios universos. Se você acha que veem o mundo de maneira correta, responda sim. Só isso.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Diz o velho ditado que peixe morre pela boca, o Presidente Lula fala demais no improviso e sobre assuntos domina pouco, a exemplo a guerra dos terrorista do Hamas!

    Responda
  3. José Cardoso

    Embora pela proximidade nos comparemos frequentemente com a Argentina, o Brasil √© mais semelhante ao M√©xico, tanto na diversidade √©tnica como na concentra√ß√£o de renda. Lula tem alguns pontos em comum com o Obrador, que por sinal desfruta de alta popularidade. Projeta uma imagem meio nacionalista-terceiro-mundista, enquanto faz uma gest√£o econ√īmica razoavelmente conservadora. Tem gente que chama isso de esquerda.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Uai, meu caro, √© uma hip√≥fise poss√≠vel. Mas eu apostaria tamb√©m em uma "in√©rcia polar" da reflexividade: estou convencido de que esse governo √© uma Herda, e n√£o me importa a realidade. √Č o fen√īmeno que o (salvo engano) Paul Krugman descreveu, ao apontar que os sobrinhos de Sam acham que o pa√≠s t√° mal, mas percebem a pr√≥pria situa√ß√£o como melhor agora do que h√° alguns anos. Idem aqui: a tchurminha Boz√ī que tava na Paulista pode at√© estar impaciente, mas √© essencialmente Boz√≥latra.

    Responda
  5. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Infelizmente, combater o fascismo, não é nada fácil !

    Responda
  6. Wilson Junior

    Todo mundo sabe que o Lule não é honesto, até a companherada, qualquer bobagem que ele faz ou diz, móveis, viagens, Israel, CPX, etc, o povo já pensa, tá vendo, nunca prestou não vai prestar agora. Não tenho culpa nem do Lule, nem do Jair, eu escolhi a melhor opção em 2022, Felipe D'Avilla.

    Responda
  7. Nelson Vidal Gomes

    Pois me atrevo a acrescentar um elemento mais etéreo que o desse brilhante e enciclopédico colunista, para explicar a queda na popularidade de Lula. Trata-se de fadiga com sua imagem pessoal e com suas incoerências, como a de se preocupar mais em construir uma imagem de Estadista do que governar, falar ao mesmo tempo de "União e Reconstrução" etc. Namastê!

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Suspenda os incensos.

  8. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Silvia Klein, eu tenho capacidade de reflexão crítica; logo, jamais serei fascista. O fascismo é, nesse momento, o campo a ser combatido. Textos como os de HS são vaselinagem pura. Ele é fraco, é pau-mandado dos editores. O que está esperando é uma espécie de Tarcísio Fasc istão disfarçado de terceira via para apoiarem com esse jornalismo showzinho até conquistar o voto de gente como você, que acha que este jornaleco vale alguma coisa. Os editores têm uma história de golpismo. Não esqueça isso.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Sim, Klein, esquerda é solirieda, amor, empatia. Competição é do mal. Peraí caiu mais três por cento do petrolão. Também é preocupação com os pobres! E se ao invés de propina forem palestras pagas, encomendada só por quem ganha licitação? Fica muito na cara? Também é alegria. Pode pedir as reformas, pedalinho, triplex. Os empreiteiros me devem muito. Pede o que quiser, não vai dar nada. Sua esquerda só existe na sua mente. Mas você é mais feliz que eu.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      E mais: "gente como você?" VOCÊ não me conhece. Não me julgue; não lhe dou esse direito. Argumente, mas seja cortês, no mínimo. Boa noite.

    3. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Espero, francamente, que você esteja errado! (Às vezes, estou em Nárnia...) Se a direita é competição e a esquerda, solidariedade, continuo alinhada à esquerda, de todo modo.

  9. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Ademar Adams, uma coisa que eu n√£o sou √© fascista e bur ro; logo, toda a minha milit√Ęncia vai contra a la ia bolsonarista. Como eu disse, n√£o importa de que lado o leitor esteja, se ele for capaz de reflex√£o cr√≠tica, s√≥ pode chegar a uma conclus√£o (caso se d√™ ao desperd√≠cio, como fa√ßo inocentemente de vez em quando, para ver se houve melhoras): os artigos de H√©lio S. s√£o medio cres.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      A terra é redonda Braulio.

  10. Manoel Cardoso

    O governo vai bem nas a√ß√Ķes internas e mal nas declara√ß√Ķes sobre Venezuela, Gaza, Ucr√Ęnia. Para de apoiar ditadura, para de apoiar a R√ļssia e administra melhor as palavras sobre o que t√° acontecendo em Gaza.

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Bom era o Bozo só andava com democratas....Arábia Saudita...Hungria...

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Então espera passar os efeitos dos juros altos do BC, o povo vai sentir melhor a situação financeira aí popularidade sobe feito foguete

    3. Angelica Francesca Maris

      Sinto muito, mas com 40 mil mortos, 14 mil sendo crian√ßas, 2 milh√Ķes de deslocados, maior parte sem ter o que comer, n√£o d√° para pensar em administrar as palavras.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Malandro eh malandro , mané eh mané.

  11. Fl√°vio Sasso

    Tem a participação da turma do ' tomara que quebre' no mercado.

    Responda
  12. Alberto A Neto

    "Se todo mundo sempre mente para você, a consequência não é que você acredite nas mentiras, mas sim que ninguém mais acredita em nada". (Hannah Arendt)

    Responda
  13. JORGE CESAR BRUNO

    Pesquisa eleitoral e um retrato do momento, √≥bvio!! A import√Ęncia deve ser dada para as cr√≠ticas e anseios da popula√ß√£o! Corrigir rumos e melhorar a gest√£o! Num ambiente polarizado, o presidente Lula deveria focar mais no centro e direita democr√°tica, esquecer o Bolsonarismo, pois eles n√£o se importam com o pa√≠s, e sim com o culto e idolatria a Bolsonaro! Escutar mais, falar menos e trabalhar! A percep√ß√£o da popula√ß√£o ir√° melhorar!!

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Concordo. Temos um presidente fantástico, apenas tomar cuidado com as cascas de bananas que o.pessoal torto deixa espalhadas por aí

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Anseios da população?! KKK deixa rolar que voltaremos a queimar bruxa em praças.

  14. Marcos Serra

    E querem que melhore a avaliação de condenado corrupto? Surreal isso.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Jorge, tanto foi condenado que foi preso. Aliás, não fosse seu cumpanheirus Fachin, colocado no STF para defender corruptos, que inventou a jurisdição bdo CEP, o turista estaria na cadeia cumprindo sua merecida pena, local de onde nunca deveria ter sido retirado. Espero poder ter ajudado.

    2. Samuel Fagundes

      Cara, vai dormir

    3. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Surreal é a incapacidade de enxergar a covardia, a hipocrisia e os roubos mequetrefes do seu mequetrefe inelegível.

    4. Luiz Carlos D Oliveira

      Não ajudou não, o Marquinhos é fanático por aquele candidato do Nordeste que nunca foi pra um segundo turno.

    5. JORGE CESAR BRUNO

      "Inst√Ęncias!

    6. JORGE CESAR BRUNO

      Sr Marcos Serra, no nosso ordenamento jur√≠dico n√£o existe somente tr√™s est√Ęncias, correto? E √≥bvio que n√£o tem obriga√ß√£o de saber, mas uma pesquisa ou leitura mais apurada iria ajudar!! E outro detalhe, enquanto houver recurso, n√£o existe uma condena√ß√£o definitiva! Espero ter ajudado!!

    7. Marcos Serra

      Ronaldo, n√£o entendi. O condenado em tr√™s inst√Ęncias, por unanimidade de nove ju√≠zes, devido √† corrup√ß√£o que chefiou √© o atual prizidenti. Parece que o nome dessa criatura √© Lulis. Estou certo?

    8. Ronaldo Pereira

      O artigo é sobre o Lula! Em nenhum momento o nome de seu (ex)presidente, o ladrãozinho de jóias, é citado.

  15. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Pery, obrigado por participar. Talvez voc√™ n√£o observou tentei demonstrar, no meu entendimento, porque vejo margem t√£o pequena para um aumento de aprova√ß√£o do governo atual. Posicionamento pol√≠tico ideol√≥gico independe de intelig√™ncia n√£o √© privil√©gio s√≥ de quem as n√£o tem s√£o de todos. Bolsonaristas que conhe√ßo e s√£o muitos, em qualquer pesquisa n√£o aprovam o governo Lula, mesmo pensando diferente. A esquerda tb n√£o foge a regra. Logicamente h√° excess√Ķes dos dois lados, espero que seja um.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Vc precisa ler umas gram√°ticas...

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Não o é não seu Geronimo, é bozolino fanático

  16. Gilberto Rosa

    Percep√ß√Ķes s√£o manipuladas, n√£o elegeram Bolsonaro? Quem l√™ as manchetes da Folha, principalmente depois que acusou Is ra el de genoc√≠dio e viu as 3 tias da paulista, que se alimentam de fake news e malafaias, consegue entender o deslocamento da realidade economica brasileira, que melhora muito, e as percep√ß√Ķes da popula√ß√£o como um todo. Hoje mesmo tivemos uma manchete manipuladora do desemprego na Folha.

    Responda
  17. DIRCE BUZATO

    √Č pra rir dessa manchete?????

    Responda
  18. mauricio silva

    Concordo

    Responda
  19. Matheus Crisostomo

    concordo...

    Responda
  20. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Depois que 59 milh√Ķes de pessoas foram impregnadas pela ideologia do bolsonarismo e calcadas pelas Fake News acompanhadas do negacionismo exacerbado num sectarismo nunca visto antes, por mais que o governo atual com bom trabalho at√© aqui, continue apresentando √≥timos resultados tanto na economia como no social a margem para crescimento de sua aprova√ß√£o por enquanto √© pequena. Quem sabe com o tempo possa aumentar ao perceberem que a altern√Ęncia de governo est√° melhorando o Brasil.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Não esqueça senhor dos famosos e numerosos Evangélicos, os ovelhas, vão onde os pastores mandam

    2. raul neto

      Mas voc√™ √© ignorante, hipnotizado mesmo. N√£o tenho a menor d√ļvida.

    3. Gilberto Rosa

      Concordo, escrevi algo semelhante, antes de te ler.

    4. Pery Pedro

      Sim, somos todos ignorantes hipnotizados. Ilumine-nos, Geonimo! Só a esquerda inteligente e esclarecida pode nos ajudar.

  21. Petr√īnio Alves Corr√™a Filho

    Tamb√©m proponho que essa "pressa" √© impulsionada pelo pr√≥prio Lula e o PT ao dizerem que em seu governo tudo ser√° resolvido e que os pobres teriam as mesmas condi√ß√Ķes que a classe m√©dia. Acredito que √© tempo de para com esse discurso ut√≥pico de curto prazo e ser mais realista. As mudan√ßas mais efetivas ocorrem ao longo dos anos, no m√©dio e longo prazos. .

    Responda
  22. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Paran√° pesquisas

    Responda
  23. Roger Hoefel

    At√© mesmo um rea√ßa como o HS, sabe que o Lula √© a √ļnica op√ß√£o para evitar os bozos.

    Responda
  24. Pedro Luis S C Rodrigues

    Porcaria de coluna. Essas pesquisas de popularidade s√£o bem meia bocas, mas o ruim mesmo s√£o as compara√ß√Ķes com outrso pa√≠ses. N√£o querem dizer simplemenste nada. Ainda que tamb√©m limitado pelas circunst√Ęncias, seria mais relevante comparar com a popularidade dos presidentes anteriores na mesma √©poca do mandato

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Não consegue argumento, então desqualifica o texto. Claro, transparente, ridículo.

  25. Anna Rodrigues

    Estamos com √Ęnsia de l√≠deres que se voltem para os problemas do Pa√≠s. Temos uma guerra urbana e muitos rinc√Ķes onde o Estado n√£o chega √© isso √© muito perigoso. O cara fica querendo pagar uma de estadista¬Ö espero que tenha entendido o recado.

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      Recado: resultado das pesquisas. Deveria mudar sim. √Č para isso que ele foi eleito, para tentar intervir nos problemas dos brasileiros, n√£o do Oriente m√©dio, da Ucr√Ęnia.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      S√≥ n√£o se esque√ßa Dona Ana, que o Estado que n√£o chega √© o dos governadores e Lula/Federa√ß√£o, n√£o tem responsabilidade pela seguran√ßa p√ļblica, segundo a constitui√ß√£o.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Com esse seu alerta inteligentíssimo tenho certeza que ele vai mudar completamente. Amanhã não reconheceremos mais o Lula.

  26. Giovani Ferreira Vargas

    Kkkkkk

    Responda
  27. José Augusto Bernabé

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Nelson Franco Jobim

      As rachadinhas, os funcionários-fantasmas, as notas frias de gasolina e os 107 imóveis negociados em dinheiro vivo não são indícios de irregularidades? Impressionante a cegueira ideológica.

    2. anderson ruas

      O problema não e só os fãs de Lula, mas sim os loucos apaixonados pela ideologia extrema-direita bolsonarista!

    3. Wilson Luiz Antonio

      N√£o sei porqu√™, mas sempre que eu leio um coment√°rio do Barnab√© , eu me lembro daquele ¬ďpatriota¬Ē, agarrado na cabine do caminh√£o, inconformado em admitir a realidade , de que perdeu, man√©, n√£o amola.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quer situação mais aberrante do que a do seu Bozo? Fez o pior governo da história, tão ruim que não conseguiu se reeleger diante de quem chamam de ladrao descondenado, coisa que até a massacrada e golpeada Dilma conseguiu, é comprovadamente miliciano, praticou rachadinhas a vida toda, tentou um golpe e fracassou vergonhosamente e mesmo assim o gado o idolatra.

    5. marcos fernando dauner

      esse barnab√© √© c√īmico - s√≥ escreve b@st$*Ra

    6. Maria Pirlin

      Falou o f√£ do ineleg√≠vel, conversador de embaixadas h√ļngaras. Hahaha. Eu votaria alegremente no tirirrica para tirar aquele estafermo da cadeira onde descansava.

  28. Pery Pedro

    H√©lio acompanha VTF na sua saga: por que a popularidade do meu crush caiu? Depois de passearem pelas fakenews e decis√Ķes a favor dos mais pobres, parece que ir√£o com A infla√ß√£o de alimentos a qual ocorreu no mundo todo e √© culpa do clima. Talvez, s√≥ talvez, o pa√≠s tenha percebido o ano inteiro perdido em viagens para mudar a biografia de preso com justi√ßa por corrup√ß√£o com amplas provas a perseguido pol√≠tico. Prioridade dele, mas n√£o dos eleitores, irritados por termos que pagar por isso.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Pery, sai do zap e leia as notícias. Vc está quadradamente equivocado.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Que falta faz a Cecy!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Dagmar Zibas

      Dor de cotovelo. Ano inteiro perdido? Reforma tributária e arcabouço fiscal. Mais Médicos , Farmácia Popular, Merenda Escolar, Programa Pé de Meia para estudantes secundaristas. 100 novos Institutos Federais, desmatento menor etc etc e prestígio internacional recuperado.

  29. William Rachid

    Hélio, Chama a atenção , também, que a maioria dos líderes, citados por você, possuem mais de 70 anos. Será que eles estão vendo o mundo pela lente correta ?

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Ledo engano, Rishi Sunak n√£o tem sessenta , Jap√£o Sessenta. Vai pesquisar antes de falar Mer dinha

    2. Wilson Luiz Antonio

      E qual o problema de ter 70 anos? Você acha mesmo que terá 69 para sempre ?

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Haja preconceito, hein man√©? Quem est√° vendo o mundo pela lente correta certamente √© o gado, n√£o √© mesmo? Afinal, apoiam um ¬ďvision√°rio¬Ē golpista miliciano genocida e corrupto, que fez o pior governo da hist√≥ria. T√£o ruim a ponto de ser o √ļnico presidente que n√£o conseguiu se reeleger, disputando contra quem chamam de ladr√£o descondenado, coisa que at√© a massacrada e impichada Dilma conseguiu.

    4. João Lourenço dos Anjos

      L√° vem o etarismo!

  30. Ronaldo Fernandes

    Boa avaliação.

    Responda
  31. BRAULIO S ALVES FERNAN

    N√£o importa de que lado se esteja, uma coisa √© certa: H√©lio S. √Č um articulista med√≠ocre.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Julia, eu tenho capacidade de reflexão crítica. O fascismo é, nesse momento, o campo a ser combatido. Textos como os de HS são vaselinagem pura. Ele é fraco, é pau-mandado dos editores. O que está esperando é uma espécie de Tarcísio Fasc istão disfarçado de terceira via para apoiarem com esse jornalismo showzinho que, como você, acha que este jornaleco vale alguma coisa. Os editores têm uma história de golpismo. Não esqueça isso.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Não é facista? Jura? Çei.

    3. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Ademar Adams, uma coisa √© certa, n√£o sou √© fascista e bur ro; logo, toda a minha milit√Ęncia vai contra a la ia bolsonarista. Como eu disse, n√£o importa de que lado o leitor esteja, se ele for capaz de reflex√£o cr√≠tica, s√≥ pode chegar a uma conclus√£o (caso se d√™ ao desperd√≠cio, como fa√ßo inocentemente de vez em quando, para ver se houve melhoras): os artigos de H√©lio S. s√£o medio cres.

    4. Nelson Santos

      Braulio se acha pi...a

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Claro, nunca diz o que você gostaria de ouvir.

    6. Dagmar Zibas

      E a dor de cotovelo do Braulio e impossibilidade de admitir a verdade s√£o enormes.

    7. Ademar Adams

      Bom articulista é que elogia o Bozo, por acaso?