Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Evando de Abreu

    Reação tinida e fraca só possível ao anão diplomático e subserviente que é o ser descondenado e ungido pelas urnas do TSE

    Responda
  2. João Vergílio

    Maduro passou a linha vermelha quando ameaçou invadir a Guiana Inglesa.

    Responda
  3. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Tem muita gente aqui que se corrói com ditadura à esquerda mas se sente muito bem com o golpismo e os regimes autocráticos de extrema direita.

    Responda
  4. Pedro Luis S C Rodrigues

    Vexame é ser credor de Maduro a essa altura do campeonato e militante disfarçado de jornalista tentando amenizar a situação. O seu patrão só se mexeu, e pouco, porque o apoio começou a afetar a popularidade dele. Não fossem as pesquisas continuaria como estava. Sem vergonhas, ele e voce

    Responda
  5. João Paulo Zizas

    O presidente Lula só expressou alguma reprovação à índole repressiva da corja governante da Venezuela quando viu que, se não fizesse isso, sofreria incômodo desgaste internacional. É nítido o fato de a atitude do atual chefe do Planalto ter sido movida por um cálculo estratégico, estando longe dela qualquer real ímpeto de defender a democracia. O petista sempre teve grande apreço pelos ditadores Hugo Chávez e Nicolás Maduro, e esse tipo de sentimento é bastante difícil de ser mudado na essência.

    Responda
  6. Hercilio Silva

    A oposição democrática na Venezuela tinha chances reais de vitória eleitoral, foi escanteada. Depois de 2016 a ala radical que queria um golpe de direita, quando Dilma caiu achou que era hora, só sobrou o grupo radical na disputa. O presidente paralelo escolhido por Washington, não colou, mal era conhecido. Parece que a alternativa ao desastre Maduro é a extrema direita. Aparentemente Maduro tem força política para seguir o roteiro de Putin, com ou sem apoio de Lula, que entrou numa fria.

    Responda
  7. Pery Pedro

    Acho infantil a maneira como os leitores desta Folha e, aparentemente seus editores, ignoram o óbvio: Lule não morre de amores pelas ditaduras. Mas gosta muito de emprestar dineiro do erário para que contratem as empreiteiras Brasileiras as quais, ao ganharem as licitações pagas pelo Tesouro nacional logo após o calotes, retornam parte do dinheiro para o PT, que tem caixa para fazer uma super campanha e recomeçar o ciclo. A Organização, O Mecanismo, todos explicam Nunca foi por amor.

    Responda
  8. David José Ferreira Júnior

    Lula é inteligente para saber que está levando bola nas costas! De Novo! Chaves, Maduro, Rafael Correa, Evo Morales. Todos, sem exceção, sapatearam sobre ele, enquanto ele tentava ser o grande líder regional. Só pagou micos, os quais não admite.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Inteligente onde e quando? Turista malandro e oportunista que não gosta de trabalhar não cairia melhor?

    2. Pery Pedro

      Coitado né? Gente muito boa é assim, inocente, acaba sendo enganada.

  9. Marcos Sanches

    O recado é claro. Precisa disfarçar melhor.

    Responda
  10. Klaus Serra

    Felizmente na Rússia o processo eleitoral é democrático e transparente, certamente se Putin perdesse as eleições aceitaria o resultado das urnas, ele sempre defendeu a alternância de poder, prova disso que ele venceu por uma margem mínima.

    Responda
  11. Marcelo Fernandes

    Qualquer aluno de 8a série já sabia. Lula estava fazendo papel de capacho pra Maduro e acabaria mal nessa estória. E agora é tarde pra reverter o prejuízo na opinião pública. O PT nunca esquece nada e nunca aprende nada.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      … nem ensina nada e muito menos contribui para o crescimento do Brasil como um Estado forte.

  12. jose luiz de castro

    Dizendo o que todo mundo já sabe: Lula é o defensor dos ditadores. O sonho dele é exatamente governar sem oposição, porque na cabeça dele tudo que ele faz é perfeito. Nem o próprio PT pode questionar ele, então imagina o resto...

    Responda
  13. José Cardoso

    Ficou escancarado demais. Não há problema em manter relações diplomáticas e comerciais, mas não precisa ser capacho como o Lula vinha sendo.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Aí não pode né? Tudo bem ser ditadura, mas tem que ter uma narrativa. Não pode escancarar.

  14. Leonardo Trindade

    A Venezuela tem uma ditadura, mas a Guiné Equatorial vive uma maior ainda, porém é parceira comercial dos USA e Brasil e ninguém nunca fala disso. Da Arábia Saudita só vemos sport washing. O maior problema do Maduro não é com a democracia, mas com a forma que tem negociado com Yankees.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Leonardo, ate onde sei o Brasil tem ótima relação com a Arabia Saudita. Ou não tem?

    2. Leonardo Trindade

      Paulo, o gênio dos comentários. Sempre existiram ditaduras que incomodam a opinião pública e outras que não. As únicas que são usadas para manipular a opinião pública são as de esquerda. Apontar que existe coisa pior mas que não se fala nada sobre, mostra que existe sim relativização por parte da imprensa. Por mim, Maduro poderia ser deposto, mas além do regime, embargo econômico também mata de fome.

    3. Paulo Jr

      Hein? Repetindo o argumento, sem pé nem cabeça, de que meu ditador de estimação é melhor que os outros?

  15. Fabiana Menezes

    Não há justificativa democrática, moral, legal para o que está ocorrendo na Venezuela. O tipo de passada de pano que só prejudica a imagem do governo, abre um flanco em ano de eleições municipais e ofusca o trabalho de ministras e ministros que estão entregando resultados

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Lula é só um anão diplomático e subserviente

  16. Alberto Henrique

    O exército está com maduro, o STF venezuelano essta dominado ,bolsonaro tentou fazer aqui ,mas se udeu.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Evandro de Abreu, leia com atenção meu comentário e depois comente com o cérebro.

    2. Evando de Abreu

      Negativo. O stf sempre perseguiu Bolsonaro como também a imprensa. Hoje o stf está com Lula igual na Venezuela. Caçando deputados e prendendo patriotas. Já é uma ditadura com presos políticos

    3. Paulo Jr

      Concordo 100%. Por isso causa tanto espanto a posição do PT e do seu chefe sobre o assunto. Para os militares daqui, a tentação deve aumentar a cada declaração de apoio ou a cada reação pusilânime do governo em ralação aos atos daquela ditadura.

  17. MARCIO OLIVEIRA

    A eleição venezuelana sempre foi uma mentira e o PT sempre apoiou essa mentira acreditando, assim como faz a extrema direita, que nós os parvos, não sabemos a diferença entre mentira e verdade ou sequer ligamos pra isso.

    Responda
  18. Tadêu Santos

    NEM QUE A ELEIÇÃO PAREÇA JUSTA, TEM QUE SER DEMOCRÁTICA, para que as relações diplomáticas se mantenham com o Brasil, porém sem as "frescuradas" que o pres Lula da Silva 3 promoveu, qdo da calorosa recepção ao "ditadorcrata" Maduro, estendendo tapete e outros questionáveis afagos diplomáticos. OBS. A pres da República precisa rever a atuação da assessoria do corpo diplomático, que ñ tem se mostrado à altura do Itamaraty e do Brasil.

    Responda
  19. VANIO JOAO RESMINI

    Lula apoiando Maduro só tem que perder apoio entre os mais esclarecidos no Brasil.

    Responda
  20. André Silva de Oliveira

    Lula e os barbados do PT precisam entender uma coisa: ou estão do lado da democracia liberal ou do lado das ditaduras como a venezuelana. Não dá para jogar dos dois lados da quadra.

    Responda
  21. Jose Soares de Aquino

    Eleição realmente não é sinônimo de democracia. Se não tem ambiente para eleições democráticas é melhor não fazer. Um país bloqueado jamais será uma democracia. Então, seria melhor o Maduro dizer: Enquanto houver sanções não haverá eleições.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Eh verdade. Ele devia assumir logo que eh ditador e não ficar posando de democrata.

    2. jose uilson joaquim dos santos

      O país está bloqueado porque ? Porque é uma ditadura e não existe eleições!

    3. Rodrigo Cabral

      Aí é o paradoxo de Tostines. Haverá sanções enquanto não tiverem eleições livres. E com isso há um vencedor: Maduro e um perdedor: povo.

  22. Milton Fagundes

    O BB poderia informar aos brasileiros(as) que existem 12 candidatos a presidente de Oposição na eleição/2024 da Venezuela. Inclusive o do maior partido de oposição, o UNT, Manuel Rosales. Informar é uma prática muito saudável para a democracia.....

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Oposição de mentirinha. O Rosales eh amigo do Maduro.

  23. alex carvalho

    Pareça justa , é perfeito pois como concorrer com alguém que tem o poder e não tem honra?

    Responda
  24. Marcos Serra

    Nada mudou, exceto a já esperada queda de popularidade do descondenado. No lugar de picanha e cerveja, brutal aumento de preços nas gôndolas dos supermercados. Aumento (prática petista) de tributos, assim com distribuição generosa de cargos aos cumpanheirus. O amigo e ditador Maduro, sempre fez, e até pior, o de agora e o corrupto insistia, conscientemente, e passar o pano com democracias relativas. Mudança de opinião teatral, por mera conveniência do ego hoje murcho.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Disse tudo. Não foi eleito, foi ungido pelas urnas do TSE

    2. Rodrigo Cabral

      Verdade

    3. Marcos Serra

      Alex, você sofre de cegueira seletiva ou apenas de fanatismo negativista da realidade? Um desses males ou os dois simultaneamente? Vale lembrar, não é só o Maduro; o corrupto venera, também, Ortega, Putin, Miguel Diaz, Xi Jinping e outros dimukratas além dos decapitadores de crianças do Hamas. Essa crítica ao Maduro é apenas mais um discurso mentiroso de tantos que o descondenado já proferiu. Para inglês, digo, formatado, ver.

    4. alex carvalho

      Seu nome verdadeiro é carluxo? Cara vc tá lendo muito teoria da conspiração o Olavo

  25. José Augusto Bernabé

    Gostei da frase, "eleição do faz de conta", igualzinho as eleições passadas daqui, o Maduro e o Lalau são a cara do Faz de Conta.

    Responda
    1. alex carvalho

      Bolsa taxi, bolsa camioneiro, bolsa golpe, etc e nem assim!!!

    2. alex carvalho

      Dalton é só ele ver lá na Rússia, com quase 90% de votos, neu o padre da igreja com candidato unico na eleição de sua própria paróquia teria isso!!!

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Aqui, meu caro, se houvesse sido de faz de conta, a margem de diferença seria outra. Tente exercitar raciocínio lógico.

  26. Alberto Melis Bianconi

    Toda a democracia é relativa, tanto é que se fala normalmente em países mais ou menos democráticos, sem sombra de cinismo. Se o colunista acha que a nossa é muito melhor que a venezuelana, cabe lembrar que nosso candidato a Chávez perdeu por muito pouco as últimas eleições, abusando das prerrogativas de incumbente. E nosso Chávez era muito pior que o deles. Pode ser chato, mas deve ser fácil, alinhar suas posições com as americanas em qualquer assunto.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Nosso do Brasil Vinicius, o sr. não é brasileiro? Dalton, o sr. precisa de um curso de lógica elementar: ou seja não pode ser usado para juntar a bunda com as calças.

    2. Vinicius Branco

      Nosso candidato? So se for seu, meu não eh.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ou seja, você considera adequado e correto aquilo que ocorre na Venezuela ?

  27. Marcos Benassi

    Poi Zé, caro Bruno, Poi Zé: inda por cima, tem que aguentar grosseria de gente autoritária. Óia, não tem um desses autocratas que seja minimamente cortês quando contrariado, nem que seja por fingimento. Donde concluo que, em relação à própria pppiicaretagem, o peçoau é cinsero. Quanto ao resto da realidade, bem, nem tanto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eu, se fosse você, não misturava metanfetamina com eleéssedê.

    2. José Augusto Bernabé

      Tudo junto e misturado, os dois Ditadores, o de lá e o daqui, as eleições de lá e a daqui, o " faz de conta" de lá e o daqui, e o pior, os eleitores fãs de lá e os daqui, tudo faz de conta e junto e misturado.

  28. Igor Cornelsen

    Finalmente Lula parou de fazer o papel de trouxa de bajular o ditador venezuelano e promover organismos de terceiro mundo como a tentativa de ressuscitar a UNASUL. Fez ainda mais recebeu um presidente de um país ocidental e democrático por 3 dias e teve bons momentos. Queremos o Brasil na OCDE e não nos BRICS, queremos nosso país amigo de democracias e não de ditaduras. Está na hora de um lufada de renovação na política externa.

    Responda
  29. Arno Costa

    Agora é tarde!

    Responda