Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gildasio Fernandes Dantas

    A Alstom uma empresa europeia foi acusada de corrupção nos EUA e recebeu uma multa tão alta que teve que vender sua divisão no estados unidos para os americanos. Os juízes americanos não são tão rigorosos com as empresas americanas, tanto que o próprio ministro do STF americano recebia presentes , agrados, pagamentos para seus filhos de empresários e nada aconteceu.

    Responda
  2. Vinicius Branco

    Antes de fazer comentários, todos aqui deveriam ler A Organização,, da Malu Gaspar. Ela descreve com detalhes, evidencias, e em cores, todos os malfeitos que esse governo petista fez na ocasião, e da mostras de querer fazer de novo.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O governo petista comprou mansões com dinheiro vivo, tentou surrupiar joias valiosas, praticava crime de peculato ou rachadinhas, abriu loja de chocolate, participou de transações suspeitas na compra de vacinas, invadiu o sistema da Abin para espionar inimigos, invadiu o sistema de saúde para falsificar cartões de vacina, transportou drogas no avião da FAB, desmontou os órgãos de controle, deixou que armas fossem vendidas sem controle, indo as mesmas parar na mão do crime organizado, tentou dar

  3. João carlos Gonçalves de souza

    Todos os artigos aqui para justificar a lava jato , não entra na questão principal. Iniciou-se investigação de corrupção . Mas a corrupção é disseminada em todos os setores ( político , empresas e judiciário). Aí entrou interesses variados , acabando por direcionar as investigações contra adversários políticos e interesses estratégicos estrangeiros .

    Responda
  4. Samuel Gueiros Jr

    O sistema juridico-midiatico no Brasil derrotou a lava jato e convenceu o gado lulopetista de que Lula era inocente, e que o mensalão e o petrolão eram ficções. E não entendem que nos Estados Unidos não existem gilmares mendes, toffolis ou lewandowskis. E que lá gente como Lula e sua turma já estariam na prisão perpétua.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      A mídia ajudou a derrotar a lava jato? Em que mundo delirante vc vive? Se não fosse pelo hacker de Araraquara, nós não saberíamos da organização política criminosa na qual a força tarefa se transformou, da perseguição seletiva. Teria pena de caricaturas como vc se eu desse a mínima. Cada lacaio doutrinado na infância que não se liberta que aparece.

    2. Vinicius Branco

      Anete soa repetitiva e infantil. Ainda vive nos anos 60. Parece o Washington, personagem do Chico Anísio, que vivia atazanando os pais com delírios socialistas. Recomendo ver se não há nenhum agente da CIA embaixo da cama.

    3. Anete Araujo Guedes

      Todos que você citou deviam ir para a prisão perpétua. Eles compraram mansões com dinheiro vivo, praticaram o crime de peculato ou rachadinhas, transportaram drogas no avião da FAB, abriram loja de chocolates, invadiram o sistema da Abin e do sistema de saúde para falsificar cartões de vacina, participaram de transações suspeitas na compra de vacinas, destruiram os órgãos de controle, incentivaram seus seguidores a invadir e destruir a sede dos três poderes, tentaram dar golpe de estado etc

    4. Anete Araujo Guedes

      A Lava Jato foi desmascarada, desmoralizada. Moro e Dallagnol institucionalizaram a corrupção. Agiram em prol de seus interesses pessoais, políticos, econômicos e de poder. Havia um interesse dos EUA em destruir nossas empresas, que estavam competindo lá fora. Tudo feito, voltamos a ser um país agrário, extrativista e pecuarista.

    5. Samuel Gueiros Jr

      Nos Estados Unidos os casos tipo mensalão e petrolão sequer iriam para o Supremo. Os condenados já iriam para a cadeia na primeira instância. E gente como o Lula, Sérgio Cabral, Dirceu e os Odebrecht correriam o risco de ir para Guantánamo.

  5. Marcelo Magalhães

    Eu entendi bem? O país mais corrupto do planeta, que está prestes a reeleger um dos políticos mais corruptos dos EUA, tornou-se o xerife contra a corrupção?

    Responda
  6. José Cardoso

    Há uma semelhança com o tema do alienista do Machado de Assis. O Moro ao final descobre que mesmo o novo governo Bolsonaro é tão corrupto quanto os anteriores. A lava jato tem o mesmo destino da 'bastilha da razão humana', como a turba enfurecida chamou o hospício de Itaguaí. E querem punir o alienista depois de liberar os loucos.

    Responda
  7. José Roberto Franco Reis

    Nenhum palavra sobre a lava jato como justiça que se corrompeu e se politizou, hoje sem qualquer sombra de dúvida? Aí a colunista perde a credibilidade , fica parecendo lição de moral que não leva em consideração a realidade do que efetivamente ocorreu de contaminação ( política e de valores não republicanos de justiça ) da lava jato.

    Responda
  8. Vinicius Branco

    Não da para entender bem o que vc fala. Afinal, houve ou não corrupção, ou tudo não se passa de uma conspiração orquestrada com o apoio do governo americano? Poderia esclarecer?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      A unica vez que vi dirigentes serem punidos foi ma Lava Jato, quando o amigo do amigo do meu pai foi preso por apenas alguns meses. Se Vc sabe de algum outro, diga por favor.

    2. Anete Araujo Guedes

      Se há corrupção, basta punir os dirigentes, não é necessário destruir empresas, empregos e a economia do país. Os EUA possuem experiência comprada comprovada em derrubar governos, destruir países para seguir mantendo sua hegemonia. Seu único interesse é econômico.

  9. antonio brito

    O povo percebe que a corrupção voltou forte. Um exemplo: o21 empresas têm convênio com o INSS para desconto em folha de aposentados. Vendem serviços que ninguém pede ou precisa e que não entregam. Quem comanda o INSS? Fico em um caso, que não é comentado na fsp, vem do portal metropoles, os eventuais leitores devem conhecer outras situações

    Responda
  10. Peter Janos Wechsler

    Moral da história. País condenado ao subdesenvolvimento com a corrupção genética impedindo o desenvolvimento. O país pertence aos corruptos com a garantia dos Toffoli.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Anete. Você tem razão, em parte. Há corrupção em outros países, sim. Mas há "accountability". Aqui há tecnicalidades jurídicas cancelando os crimes. Tipo Odebrecht continuando as obras de Abreu e Lima. Dois grupos facínoras premiadas. É aí que as coisas diferem de países sérios.

    2. Anete Araujo Guedes

      O país pertence à elite financeira, capitalista, empresarial. O Brasil não é o único país no mundo a enfrentar a corrupção. E nem é ela que impede o desenvolvimento. O buraco é mais em cima.

    3. Peter Janos Wechsler

      José Carlos. Infelizmente não há alternativas. A corrupção é dominante. Faz parte. E é imbatível.

    4. jose carlos toledo junior

      Isso explica porque qualquer delinquente se elege para os mais altos cargos da República. Milhões de desinformados pensam que o país seria mil maravilhas não houvesse corrupção e que os países ricos são ricos porque não existe corrupção. Votam sobretudo contra seus próprios interesses em delinquentes corruptos e mentirosos, tudo pela honestidade. Kill me now.

  11. Marcos Benassi

    Dona Maria Paula, mas como fazer pra lidar com uma iniciativa de conserto que se dá, em parte substancial, à margem da lei? O Que dizer dos procuradores americanos que aqui estiveram, recolhendo informações e transacionando com marreco, enrollol e outros agentes brazucas, absolutamente fora da institucionalidade? (Aliás, também na interação com a Suíça houve Herda, que resultou na demissão de ao menos um procurador, lá) Pra resolver problemas criminais, agir como gggângster tá liberado? Sei não.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Benassi, para mim o método da lava-jato foi mutatis mutandis o mesmo das milícias do Rio. Há crimes? Há. Vamos resolvê-los com mais crimes, com o respaldo do Estado e da imprensa. Isto foi a lava-jato. E é triste que, no início, todos nos deixamos convencer por ela.