Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fabiana Menezes

    Terra rara ou não, a única que hoje, no nosso sistema solar abriga a nossa vida e a de milhares de outras espécies. É preciosa e única para nós .Esse é o planeta onde estamos, somos responsáveis pelo impacto que causamos. Li os outros livros dele, a coluna que tinha aqui na FSP. Tá na lista, resenha bacana.

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Seria ótimo o retorno da coluna dele aqui na Folha

  2. Marcelo Masiero

    Marcelo mudou minha percepção de mundo e de vida. Astrofísico dos mais brilhantes, esse é, talvez, o mais importante divulgador científico do nosso tempo.

    Responda
  3. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Seria maravilhoso se estes temas fossem apresentados também nas escolas para que, desde criança e com conhecimento do assunto, novas gerações se relacionassem mais adequadamente com nosso lindo e maravilhoso planeta.

    Responda
  4. Marcelo Ribeiro

    A hipótese da Terra Rara, consentânea às pesquisas científicas hodiernas, ser considerada temerária por passível de ser obsoleta futuramente, se vida extraterrestre for descoberta, não deslustra, como o próprio crítico admite, o valor literário da obra. Certamente o meu xará ao escrever o livro não teve a preocupação em ser atemporal, as suas propostas são pra hoje, por enquanto não existe Planeta B, só temos a nossa joia azul e precisamos dela cuidar, se quisermos sobreviver como espécie.

    Responda
  5. José Cardoso

    Há uma passagem nos Lusíadas em que os navegadores portugueses são apresentados por uma divindade à 'máquina do mundo'. Que não era outra coisa senão a concepção ptolomaica das diversas esferas celestes do sistema geocêntrico. O leitor se dá conta então de um fato óbvio: as grandes navegações foram anteriores a Copérnico. Nessa linha, eu diria que a globalização do comércio e a atual devastação da natureza ocorreriam mesmo com a antiga 'sacralidade' cósmica.

    Responda
  6. Adalberto Otaviano Luciano

    A educação dos humanos está diretamente relacionada com o sentimento de preservação da espécie. Quanto menor o grau de desenvolvimento de um povo, maior a degradação do seu habitat, e por conseguinte, o risco de extinção da vida.

    Responda
  7. MANOEL NETO

    Perfeito Salvador, disse tudo. Não devemos nos iludir com o discurso padrão de salvação do Planeta. As adversidades de sobrevivência da nossa espécie são complexas, principalmente tratando-se da imensidão do Universo.

    Responda