Poder > Insatisfação dos militares, crises, Guerra Fria: entenda o que levou ao golpe de 1964 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Oswaldo José Barbosa Silva

    Penso que a matéria o itou a indisciplina nos quartéis...

    Responda
    1. Oswaldo José Barbosa Silva

      Correção: omitiu.

  2. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Desculpe amigão, mas dentre as razões apresentadas, o grande motivador do Golpe foi o estu phi do medo do Comunismo. Essa mesma idiotice matou milhares de americanos do Vietnan , milhares de coreanos em sua guerra civil , dentre outros. Foram 40 anos de um receio idhiota ceifando a vida e liberdade de milhões. E claro o grande financiador e mentor obviamente, USA .

    Responda
  3. Vanderlei Nogueira

    Quem deu o golpe, Jango ou os militares, se planejamento, execução e ajuste referem-se aos poderes legislativo, executivo e judiciário. Quem saiu do planejado?

    Responda
  4. Alexandre Assis

    Nem com gagueira a Folha aprova men comentário. Por que? Nada de ofensivo ou agressivo. Estou na blacklist?

    Responda
  5. Alexandre Assis

    Na verdade, tudo começou com o gol pe mi li tar de 1889. A el i te de então é a el i te de agora. Nada mudou nesse front. As classes menos favorecidas vêm ganhando espaço a ritmo de le sma, lutando contra um con ser vad or ism o religioso/político med iev al, e o efeito colateral: o número de pob res aumenta exponencialmente - aumentando a carência, enquanto o número de ric os aumenta em ritmo mais lento, favorecendo a concentração. E até quando isso vai? Eis a pergunta que vale um pib.

    Responda
  6. Valéria Murad

    Uma reportagem sobre a culpa da vítima por ter sido violada. Parece até que a folha ainda quer justificar o golpe.

    Responda
  7. RENATA TEOFILO

    A Folha de SãoPaulo, também colaboroucom o golpe! ditadura nunca mais!

    Responda
  8. ANGELO MARIANO

    A Folha deveria se concentrar nao na conjuntura que levou ao golpe de 64, coisa que os milicos brasileiro sempre foram adeptos - basta um breve olhar sobre a nossa história. Mas sim se ater ao que resultou dele: milícias, brutal desigualdade social, violência policial, concentração de terra e tantas outras mazelas que afligem a vida social atualmente.

    Responda
    1. Murilo Azevedo Brasil

      Milícias, violência urbana e aumento de favelas foi fruto dos governos civis que vieram após a revolução. Antes se andava nas ruas a noite sem medo, e raros eram os casos de assalto!

  9. osmar Carneiro

    Toda vez que um político ou governante tenta diminuir um pouco essa brutal concentração de renda é logo taxado de comunista, socialista…Seremos sempre republiqueta de uma minoria de privilegiados aboletados no estado. Não é mesmo Sérgio?

    Responda
  10. Joao Cantarelli

    "...não apenas a proatividade da caserna, com ímpetos autoritários, mas também a frequência com que os civis recorreram aos militares...". Ãmpetos autoritários um tanto exacerbados na população em geral, ao longo da nossa historia republicana. Uma apuração mais acurada vai revelar que vivemos a maior parte dos nossos 134 anos de República sob algum tipo de regime autoritário. A boa notícia é essa vibe parece estar ficando no passado (hopefully).

    Responda
  11. JAQUES BRAND

    Com todo o respeito à figura hamletiana de João Goulart, muito da crise parece ter sido agravada por suas hesitações, suas vacilações, sua visão deficitária das forças em jogo e, decisivamente, sua incapacidade de recuar diante do abismo. Faltou-lhe mineirice.Parece ali ter operad um impulso de autodestruição. O compromisso parlamentarista poderia ter sido levado a sério. Tínhamos o talento de San Thiago Dantas para nos guiar. O Brasil seria poupado de duas décadas de desencontros e sofrimento.

    Responda
  12. PEDRO Rezende

    Naquela época 64 o Brasil não era nada, Hoje temos um país com dimensões econômicas enormes, com uma população também enorme, pais entre as 10 economias do mundo, com a velocidade dos meios de comunicação hoje disponiveis, nao serian meia dúzia de idiotas capases de implantar novamente um regime de excessão no Brasil.

    Responda
    1. Michele D Ambrosio

      Como assim o Brasil não era nada? Por que então recebeu apoio e financiamento para os golpistas dos EUA. Eita complexo de vira-lata! O problema maior que persiste até hoje é que as FFAA foram criadas pelos civis, e não o contrário! Portanto, sua liderança e interferência não cabe e nunca caberá! Não lhes demos esse poder, e a essa função de servir ao Brasil devem sempre ficar!

  13. edilza ferreira

    O bem-estar do povo brasileiro nunca interessou aos golpistas de 64. Sairam todos ricos e com mãos cheias de sangue.

    Responda
  14. edilza ferreira

    Alinhamento à politica externa dos EUA .

    Responda
  15. edilza ferreira

    o alinhamento dos golpistas de 64 à politica externa dos EUA que financiaram o golpe. O amaury cruel com maleta de dólares... .. Façam uma reportagem decente.

    Responda
  16. Luiz Alves

    censurado

    Responda
  17. Catharina Pinheiro

    Um monte de múmias saudosas da ditadura vindo exaltar um golpe que destruiu o país, tornando-o mais desigual, mais endividado. Acabou com a economia, acabou com a educação. As Reformas de Base lançavam a chance de construir um país menos desigual, mas a elite desse país se alimenta da desigualdade para ostentar mais privilégios do que a elite europeia.

    Responda
  18. Vanderlei Nogueira

    País mal feito, como pode uma execução não seguir um planejamento? Se o legislativo, executivo e judiciário referem-se às funções de planejamento, execução e ajuste. País mal estruturado, intencional

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.