Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre H Reis

    No livro História do Suicídio, livro 1 - Variações Antigas e o Domínio do Cristianismo (Páginas Editora, atual Lieríssima) há uma análise demorada de Judas a partir das fontes antigas que vale a pena conferir.

    Responda
  2. Rodrigo Oliveira

    Vide o livro "o mestre e a margarida"

    Responda
    1. Joel Domingos

      Esse foi o livro que fez Mick Jagger virar satanista.

  3. Mariano Guimarães Portela

    Papai Noel para adultos

    Responda
  4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Temer foi pior.

    Responda
  5. Sérgio Silva

    Maria Knet explica isso muito bem.

    Responda
  6. JOAO CARLOS MOREIRA GOMES

    Leiam o livro " EU JUDAS" de Taylor Caldwel. Lá Judas é uma espécie de tesoureiro da campanha de Jesus, que arrecadava dinheiro para distribuir aos pobres anunciando a chegada do messias. Às 30 moedas era o cachê para Jesus ir a Sinagoga, enfrentar os sábios, mas ficou calado. Judas se decepcionou e saiu da causa.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Qual a fonte de onde o autor (Taylor Caldwel) extraiu essa narrativa? Porque, pelos próprios evangelhos canônicos, o Senhor Jesus chamou Judas de um diabo e filho da perdição.

  7. Tersio Gorrasi

    Judas apenas fez parte de um plano deliberado, onde o objetivo era a vitimização de um personagem histórico com características sobre-humanas (ninguém resistiria vivo a té ser pregado na cruz após o bárbaro martírio que sofreu), onde o objetivo era mostrar às gerações futuras, especialmente do século passado e deste, que é possível voltar ã vida com uma estrutura física muito diferente da humana tradicional, pois de nada valeria se pudesse ser morto novamente

    Responda
    1. Joel Domingos

      Não é isso que está escrito nos evangelhos.

  8. LEANDRO DUCA

    O evangelho de Raul Seixas explica toda essa parada aê!

    Responda
  9. Joaquim Rosa

    Na ficção tudo é possível.

    Responda
  10. Emilio Bazzani

    Se Deus, seu pai, tudo sabe, por que não avisou o filho?

    Responda
    1. Joel Domingos

      "João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

    2. Ricardo Knudsen

      Huummm, sugiro buscar no google a frase "Pai,afasta demim esse cálice" e ver o q significa.

    3. Luis Augusto Federighi

      Porque Jesus queria morrer na cruz. Era essa a sua missão. Judas foi só um instrumento para que a missão se cumprisse.

  11. Miguel Caceres

    Corrigindo: Assim como a falta de fé deve ser respeitada por quem tem fé, a fé deve ser respeitada por quem não tem fé.

    Responda
    1. Alexandre Assis

      Respeitam-se pessoas. Ideias e conceitos abstratos a gente analisa, entende, parafraseia, sumariza, sintetiza, debate, discute.

    2. Paulo Augusto

      Religião é somente uma ideia, e como tal pode e deve ser criticada e tripudiada. Não existe razão para "salvo-conduto".

  12. Miguel Caceres

    Assim que a falta de fé deve ser respeitada por quem tem fé, a fé deve ser respeitada por quem não tem fé.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Você não respeia a fé dos outros portanto não peça respeito a sua fé !!

  13. raul pucciarelli

    Os historiadores dizem que os únicos textos confiáveis para pesquisa são as cartas de Paulo que foram escritos por ele, não todas , antes dos Evangelhos, 0 primeiro Marcos escrito bem depois da morte de Jesus mas nesta época poucas pessoas sabiam ler/escrever porque não era necessário e caro pois papiros eram importados do Egito, se deduz que os evangelhos foram escritos por pessoas de posse e cultura, lembrando Jesus era analfabeto ,mesmo tendo uma grande sabedoria

    Responda
  14. raul pucciarelli

    Aceito

    Responda
  15. Antônio Augusto Soares

    Apócrifo (não oficial), segundo o autor. Quem oficializou os outros?

    Responda
  16. Luiz Carlos D Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. jeova queiroz

      Todos vendem Jesus. Usa seu nome para ganhar dinheiro. Vendem uma salvação que não existe. Exploração da fé.

  17. Joaquim Rosa

    Como é tudo ficção. Qualquer coisa está valendo. Não vale a pena se estressar.

    Responda
  18. Ricardo Knudsen

    Judas é um mistério, assim como Jesus e os outros personagens dos evangelhos, visto q praticamente não há citações de historiadores independentes, além dos diferentes evangelhos divergirem em vários pontos. Até mesmo a citação de Jesus pelo histriador judeu Josefo é contestada, sendo considerada uma falsificação do texto original por cristão, visando dar credibilidade aos evangelhos.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Existem provas da existência do Senhor Jesus, no primeiro século "anno domini".Além de Flávio Josefo, na sua obra Antiguidades, também registraram a existência do Senhor Jesus Tácito e Plínio, o moço, através de carta, e o historiador Suetônio, mediante a obra Vida dos Doze Césares.Todavia, este não é o ponto: não posso chamá-lo de bem-aventurado em face do que o Grande Mestre pontificou: "João 20:29 - Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram."

  19. Jefferson Soffer

    Outro mistério é se Judas foi perdoado por sua traição ou se sofrerá a condenação eterna.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Não há mistério nenhum: Judas foi chamado pelo próprio Cristo de "filho da perdição" e de um diabo. Mais claro que isto, impossível.

  20. JOAO CARLOS MOREIRA GOMES

    Segundo o livro "Eu Judas" de Taylor Caldwel, Judas era filho de Rabino, rico e era o coordenador da campanha de Jesus. Exigia cache para que Jesus pudesse distribuir para os pobres. Às trinta moedas foi o preço para Jesus ir a Sinagoga e provar que era o enviado de Deus. Mas diante dos Rabinos ficou calado. Daí Judas totalmente decepcionado com seu líder tira sua própria vida.

    Responda
  21. Marcelo Raftopolo

    Judas é o herói da história. Se ele na tivesse traído Jesus, ele não teria sido crucificado, e sem isso, não haveria o mártir para fundar a nova religião. O Judas se sacrificou: ele sujou seu nome em prol da causa. Leiam Borges.

    Responda
    1. Octavio Francisco de Oliveira

      Explicação com base na lógica, não na fé.

  22. elcio matos

    Sinceramente, eu não entendo esse lance da traição de Judas. Pô, Jesus não era um rebelde armado como Barrábas, não conspirava contra Roma de modo subv ersivo, ele dizia tudo o que pensava abertamente, todo mundo o conhecia, não vivia escondido e todos sabiam por onde ele andava. Então, eu pergunto: Judas traiu Cristo de que forma? Qual foi o segredo de Cristo que Judas contou aos romanos que ninguém ainda sabia?

    Responda
    1. roni francisco dal bosco

      Quem era opositor a Jesus eram os judeus,principalmente fariseus e o clero (saduceus) os romanos não queriam tumulto,agitaçao que subversao a ordem comprometendo o seu dominio e controle politico e consequentemente da situaçao. A elite judaica era contraria a Jesus como o é até hoje e por isto literalmente conspiraram para sua neutralizaçao. Aos Romanos Jesus era inofensivo, não promovia desordem e portanto quase um desconhecido.

    2. Vinicius Ferraz Siqueira

      Penso exatamente como você. E claramente não havia necessidade alguma de "dedurar" onde Jesus estava. Veja-se Nicodemos, por exemplo, o "encontrou" facilmente . Fariseus estavam sempre a sua volta. Soldados também!

    3. elcio matos

      Jefferson, e desde quando os romanos naquela época tinham medo de manifestações públicas? E como eu escrevi, Jesus não vivia escondido, tinha uma agenda pública e poderia ter sido preso de madrugada, por exemplo, enquanto todos dormiam, não precisavam de Judas para isso. E outra, se os romanos tinham medo de manifestações populares, por que crucificaram uma celebridade com tanta crue ldade em praça pública?

    4. Jefferson Soffer

      Até naquele presente momento, Jesus era aclamado pelo povo, como uma celebridade, e uma prisão em público causaria um alvoroço. Jesus estava recolhido no Getsêmani junto aos apóstolos, uma informação que os soldados não tinham sem a ajudinha de Judas.

  23. RINALDO SOUZA COELHO

    A Bíblia é o livro mais estudado, debatido, amado e odiado de todos os tempos. Não poderia ser diferente, tendo em vista ser a Palavra de Deus. É muito poder contido dentro desse livro. Num mundo em que o maior desafio é desacreditar esse Livro a todo custo, qualquer assunto polêmico é combustível pra tentar descreditar a fé cristã. Interessante que esse mesmo Livro já dizia a milhares de anos atrás que isso ocorreria. Maranata vem Jesus!

    Responda
    1. Alexandre Assis

      É muito poder mesmo, junto a um fósforo, acende uma fogueira. Embaixo do pé da mesa evita movimentos indesejados. A ideia de a bíblia ser a palavra de deus vem da palavra do homem. Nada mais.

    2. Paulo Augusto

      E só um livro escrito por homens, com estórias folclóricas sobre um deus-fantasia.

    3. Joao Cellos

      Grande bobagem. O cristianismo é apenas uma dentre dezenas de religiões existentes. O fato do cristianismo ter "triunfado" nada tem de religioso ou místico, mas sim de militar e de político. Simples assim.

  24. Paulo Augusto

    É um mistério porque até Jesus foi inventado.

    Responda
  25. Claudio Monteiro

    Há muitas parábolas bíblicas , não a fonte na região pouquíssimas de lugares aqui viveu tal apóstolo , aqui o apóstolo fez isso ou aquilo , e poucos apóstolos tinham o dom da escrita e da leitura , Mateus , André , Simão , Tadeu ,Marcus , tinham o dom da escrita na época assim está na biografia de Maria Madalena , a única mulher entre eles .

    Responda
  26. Airton Marangon

    Irrelevante. Qual a importância disso? A não ser o apelo mórbido e sádico das interpretações de mau gosto da "paixão", realizadas todos os anos nessa época, a existência de um final de semana prolongado é o que mais importa para a maioria.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Acho a matéria e a abordagem totalmente relevante. Sempre tive curiosidade sobre a figura histórica de judas. Ademais, lê quem quer, não é mesmo?

  27. Klaus Serra

    É um mistério porque tudo ali publicado naquele livro é ficção.

    Responda
  28. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Jesus não deixaria nenhum ser preso em seu nome.

    Responda
  29. flavio augusto orsi de camargo

    Suponhamos que existe um Deus e que tudo o que acontece vem da vontade dele Judas foi apenas um instrumento e vítima da vontade do tal Deus.

    Responda
    1. flavio augusto orsi de camargo

      Nelson. Exatamente. Judas que se existiu foi vítima de um Deus carrasco que mandou Isac sacrificar seu único filho oara testar sua lealdade. É verdade que mandou um anjo segurar a mão do Isac a tempo. Pensem na agonia do Isac. Acho que nem H....testaria um oficial seu de forma tão vil.

    2. nelson marques

      Considerando o dito acima, Judas foi traído para fazer o que fez, que foi determinado muito antes de ele existir. Foi uma vítima.

  30. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    Pessoas de fala mansa, em tom de voz baixa, reflita: Judas deitou a cabeça nos ombros de Jesus como vemos em iconografias.

    Responda
  31. jose prado

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Reinaldo José Lopes

      Até aí, Jesus também, assim como todos os apóstolos que foram fiéis. O senhor está querendo dizer o quê exatamente?

  32. Diva Negri

    O que mais me intriga é que não tem um retrato de Jesus ou um escrito seu, do próprio punho, já que ele falava várias línguas deveria também escrever. Porquê só depois de tanto tempo, após a morte de Jesus, é que seus seguidores escreveram a bíblia.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Na época do Senhor Jesus ainda não havia sido inventada a fotografia. Qualquer outro tipo de gravura ou efígie incorreria em uma afronta ao 2º dos dez mandamentos: "Êxodo 20:4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." Buda, nada escreveu. Sócrates, idem. Seus seguidores o fizeram. Por que só Jesus é questionado?

    2. ROSMARI PRATES

      Eu acho que Jesus ,jamais era essa pessoa loira de olhos azuis, como mostram , talvez induzido por europeus , fizeram a sua imagem e semelhança.. A terra de onde veio ,seus conterrâneos sempre foram e são até hoje pessoas bem morenas essa deveria ser a imagem dele a de um cidadão árabe.

    3. Alexandre Assis

      Pra não dar spoiler.

    4. Paulo Augusto

      Porque era uma lenda, assim como o deus-fantasia da bíblia.

    5. neli faria

      Retrato de Jesus? Não teria mesmo, pois a máquina de fotografia foi inventada por Daguerre no século dezenove ou seja, mais de mil oitocentos anos d.C. O Torá existia antes. Vou à procissão.

    6. Reinaldo José Lopes

      1)Retratos de pessoas que não eram da elite, na Antiguidade, eram raríssimos, quase inexistentes. É absolutamente normal que não existam retratos contemporâneos de Jesus. 2)Não há em nenhum texto antigo a afirmação de que Jesus "falava várias línguas".

    7. Lucas Macedo

      Sócrates também não deixou obra escrita

  33. Marcelo Pepino

    A Cruz está Vazia !!!

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Octavio, acreditar no deus-fantasia da bíblia ou no saci-pererê, dá no mesmo. São só folclores....

    2. Octavio Francisco de Oliveira

      Aos ateístas acima: não encontrarão respostas com base na lógica humana. Se preferem ater-se à lógica e ao ceticismo, é um direito de vocês. Quem acredita que os textos da Bíblia foram escritos sob orientação de Deus, não se importa em seguir a lógica racional de vocês. Vocês estão certos? Infelizmente não saberão se estiverem certos, mas com certeza saberão se estiverem errados. Eu fico com a segunda hipótese.

    3. Paulo Augusto

      Nunca esteve cheia, Jesus é um folclore.