Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. yussef mahmud m mustafa

    A população palestina seja em gaza seja na palestina ocupada sem fazer comparações sofre tanto ou mais que aconteceu no apartheid da África do Sul , O estado de Israel vem assasinado palestinos desde a sua fundação vem limitando todas as liberdades do povo palestino planejou e conseguiu dividir os palestinos entre Hamas e autoridade palestina pra poder desqualificar qualquer possibilidade da formação do estado palestino A BARBÁRIE em Gaza e a vergonha da nossa civilização ,

    Responda
  2. xikito ferreira

    Formidáveis essas perspectivas novas de análise.

    Responda
  3. antonio pereira

    Interessante visão.. moro na África do Sul

    Responda
  4. Nielsen Cohn

    Parabens, conseguiu fazer uma comparacao extremamente infeliz comparando realidades totalmente opostas! Melhor seria ficar em silencio !

    Responda
  5. José Cardoso

    Há algum paralelo com o Gandi, que também teve apoio em vastos setores do mundo anglo-americano, apesar de liderar um movimento contra sua hegemonia. Mas tanto num caso como no outro, já passou bastante tempo para fazermos um balanço. A África do Sul é hoje um dos países com maior grau de violência e desigualdade. A independência da Índia britânica cindiu o país em hindus e muçulmanos, Índia atual e Paquistão, com guerras periódicas e muita pobreza de cada lado.

    Responda
  6. Marcos Longaresi Carvalhães

    Militante travestido de jornalísta, vai esperar o que da matéria.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      *espionou

    2. Anete Araujo Guedes

      Como contestar essa realidade - a gangue que usurpou o planalto investigou ilegalmente centenas de brasileiros.

    3. Felipe Araújo Braga

      Militante é você: não bastasse ser contra as universidades públicas ainda fica defendendo um país genocida.

  7. teotonio nobrega

    Parabéns Mário Sérgio, perfeito, muito esclarecedor

    Responda
  8. ARY OLIVEIRA

    ..perfeita análise.

    Responda
  9. Charles Braga

    Quanta inverdade! Os próprios palestinos rejeitaram varias vezes um plano para a criação do Estado Palestino. Quanto desrespeito à historia. Quem deve criar o próprio estado são os palestinos e não a ONU ou Israel. A criação de um estado pressupõe sua declaração de independência e sua soberania, como ocorreu com Israel em 1948, se não um povo torna-se apenas um protetorado e não uma nação independente.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Não tem vergonha de dizer tantas mentiras? Como se o povo palestino fosse culpado da própria opressão. Is ra el quer todo aquele território para si, e está fazendo limpeza étnica para isso!

    2. Leonilda Pereira Simoes

      A partilha em 1948 estabelecia um estado judeu e um palestino, o que não foi respeitado por Israel. Ver a história só por um viés é tão falso quanto aceitar que só Israel tem razão nesta questão. Isso é desrespeitar os fatos históricos. Israel ocupa o território palestino colocando colonos de ultradireita e aumenta dia a dia essas ocupações. Isso e história, não é opinião. E culpar os palestinos por não terem um Estado é piada, Israel não permite pois tem exército para atacar, palestinos, não.

  10. Gilberto Rosa

    Vale lembrar que os dados da espionagem de 30 mil pessoas do software clandestino trazido por Bolsonaro, estão armazenados em Is ra el, segundo Abin, grave crime contra a soberania nacional.

    Responda
  11. Gilberto Rosa

    Baita texto, parabéns Conti pela coragem de enfrentar este poder, que é capaz de levar juízes e governadores, em plena gu erra, para Is ra el. Roger Waters também prega o boicote, é o dinheiro que pode mudar. País que se diz democrático, mas não dá um voto para cada pessoa, e com deslocamentos de milhares para gu etos. Nem o apar theid da Africa do Sul dizimou tanta gente como Is ra el em 70 anos.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sério? Pena não consideram os Palestinos como is ra elenses, Daniel, na África do Sul todos tinham também direitos, menos negros.

    2. DANIEL ROUSSO

      Todos os israelenses tem os mesmos direitos, independente de religião ou etnia. Os votos de cada cidadão tem o mesmo valor.

  12. Ricardo Ferreira

    É o que digo para quem fala que "Isr @ hel é única democracia do Oriente Médio". Eu pergunto democracia para quem? Democracia como era os EUA até os anos 50/60? Como era a África do Sul do apartheid? Só é democracia, se é direito e a aplicação das Leis igualmente para todos.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Em Israel as leis são iguais para todos. Cerca de 20 % da população é de origem árabe, com minorias druzas, beduínos, circassianos, samaritanos etc.

  13. DANIEL ROUSSO

    São duas realidades completamente diferentes. Israel controla Gaza, em razão de ser governada por um grupo terrorista que prega a sua destruição e morte aos judeus, disparam foguetes indiscriminadamente sobre Israel e realizam atentados como o de 07.10.2023. O que tem isso a ver com a África do Sul da época do apartheid? Muito me admira Sr. Mário Sergio Conti.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Is ra el toma terras na Cisjordânia, governada pelo moderado Fatah, e aí?

    2. DANIEL ROUSSO

      João Cellos, talvez quem sabe um dia, quando tiver mais educação e não se preocupar em se direcionar à minha pessoa de modo recorrente com "minúsculo moral", bem como outras ofensas gratuitas, possamos debater de modo civilizado, respeitando eventuais divergências. Quando deixar de se portar como um moleque, quem sabe.

    3. Joao Cellos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. DANIEL ROUSSO

      Gilberto, me desculpe, com todo o respeito, porém não entendo o que seu comentário tem a ver com o meu, e mesmo com a matéria em questão.

    5. Gilberto Rosa

      Tu vê Daniel, e imaginar que todo este ataque surgiu do nada, que coisa incrível. Existe declarações de membros do próprio governo de Is ra el na época, de que o Ha mas foi incentivado, em seu princípio, como forma de dividir a liderança com a OLP de Arafat, aquele que fez plano de paz com o PM de Is ra el, Rabin, que foi eliminado por grupos que participam hoje do governo.

    6. DANIEL ROUSSO

      Ricardo Ferreira, com todo respeito. Caso se interesse em se informar melhor da história do conflito, verá claramente que são realidades diferentes. Esse é o tipo de artigo que engana os incautos. Israel saiu de modo unilateral de Gaza em 2005. Em 2006 o Hamas ganhou as eleições, expulsando e massacrando posteriormente representantes da Fatah no enclave. Desde então, tem disparado foguetes e realizado atentados. Seu estatuto preconiza a destruição de Israel e morte aos judeus.

    7. Ricardo Ferreira

      Grupo terrorista ou grupo de libertação? Depende do lado que conta a história. Aposto que Tiradentes era um "subversivo" para os portugueses.

  14. newton penna

    Se o fascista e o grileiro discordam de você, Mario Sergio, é porque você tem razão kkk

    Responda
  15. ERMELINDA SANTANA MATOS

    Difícil fazer comentário FSP que critiquei gov Is real , e não se censurado

    Responda
  16. NEY HAMILTON MICHAUD

    Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado discordam de você, prezado Mário Sérgio...

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      São parceiros da gangue que usurpou o planalto e espionou ilegalmente centenas de brasileiros.