Demétrio Magnoli > A Rússia de cada um Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Impressiona a quantidade de comentários das colunas do seo Demétrio. Há de se concordar que no mÃnimo ele dá uma instigada na galera.
Impressiona os comentários dos leitores. Preocupam-se em encaixar o atual e o ex presidente nos comentários de qualquer crônica, de qualquer autor, de qualquer assunto. Que povo limitado!
De certo que você nem leu a coluna, pois isso quem faz é o colunista
No Brasil bolsonaristas e petistas defendem Putin, b9lsonaro deixou claro que era solidário as pretensões do assassino,quando o visitou.
E o PT? E os identitários? É sempre este, indefectÃvel, o pano de fundo de todo artigo do Demétrio; qualquer outro assunto é pretexto.
Grandes cidades tendem a ser liberais e cosmopolitas. Tanto no caso do Brexit como na eleição do Trump, quem imagina a Inglaterra como uma grande Londres, e os EUA como uma grande NY se deparou com algo bem mais primitivo. Acho que é semelhante (com a barra mais pesada) em paÃses com a Turquia e Rússia. Se fossem uma grande Istambul ou uma grande São Petersburgo, figuras como Erdogan ou Putin seriam irrelevantes.
Nenhuma das duas presta. E a gente aqui brigando por esses baba-ovo de Putin.
Tem a Rússia de Bozonauro, fortemente militarizada, conservadora, rÃgida, com padrões morais dúbios (minha mãe diria que por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento). E tem a Rússia de Lula, que derrubou a monarquia Czarista na base da revolução, dando origem a uma potência econômico-militar supostamente do proletariado, mas que na verdade também formou elites arrogantes, sufocantes, brutas e violentas, em nome do tal proletariado, que vivia e trabalhava estrangulado por essas elites.
Boa
A Rússia é dinâmica, ao contrário de você, que se repete continuamente em seu antiesquerdismo tosquinho.
A Rússia, jamais viveu um só minuto na democracia. Essa é a triste realidade.
Pondé tá mais pra polemista das massas. Demétrio tem mais profundidade e elegância.
A matéria me deu uma aula de geografia, até hoje, eu pensava que a Rússia fazia parte do continente europeu!
A Rússia faz parte do continente europeu. O limite é o rio Ural ou Yalk nos montes Urais que divide Europa da Ãsia. O projeto do Eixo na Segunda Guerra era o Reich chegar ao rio Ural, de um lado, e o Império Japonês do outro, juntando a Eurásia do Eixo; A Rússia começou ainda no século oitavo em Kiev, Ueânia, com os vikings escandinavos, chamados de rus e rota de comércio com Bizâncio, tomando mulhers eslavas por esposas. A igreja ortodoxa bizantina conferiu a orientalidade à alma russa
Na semana em que o Conselho de Segurança da ONU, com o apoio envergonhado dos EUA, a Corte Internacional de Justiça em Haia, e a Relatora de Direitos Humanos da ONU, condenam o GenocÃdio no Oriente Médio, massacre endossado por TarcÃsio, Caiado e Bolsonaro, Demétrio desconversa falando do cabelo azul da moça russa. Apaga seus rastros das crÃticas a humanidade da fala de Lula.
Hein,crase? Será isso mesmo. Excelente comentário. Endosso 100pc.
Muito bom.Na mosca. É safo,porém tah armazensdo no HD. Nao passarão.
à humanidade, com crase!
O interessante de tudo isto é que só a Rússia faz guerras imperiais, os "outros exportam democracia". A Europa invadiu a Rússia, pelo menos duas vezes. E as métricas, leia-se intere$$es, são diferentes. Quando se fala em G#a*z"a nem clamor existe.
É vero. Agora é o tirano q apronta. Gloria a Ucrânia. Rumo a vitoria.
Excelente texto. Joga luz nesse objeto envolto em névoa. Reparo: a igreja de S Basilio fica ao sul, e não ao norte, e o Kremlin fica a oeste, e não a leste, da Praça Vermelha. Havia nuvens?
Seu texto jJoga luz nesse objeto envolto em névoa. Reparo: a igreja de S Basilio fica ao sul, e não ao norte, e o Kremlin fica a oeste, e não a leste, da Praça Vermelha. Havia nuvens?
Angélica, sua devoção ao Demétrio é tocante, chega a compara-lo a divindades! Eu não neguei q o gajo seja doutor, o tÃtulo ele tem e faz questão de ostentar , está informado no cabeçalho. Mas tÃtulo não diz muito sobre a capacidade intelectual das pessoas, como se vê nos artigos preconceituosos e enviesados do colunista.
O Demétrio não "se apresenta", ele é doutor em Geografia pela USP. Lembrando que "os deuses também erram"....
Não conheço a Russia, mas se suas informações geográficas são corretas, dizem tudo sobre a credibilidade do colunista, q se apresenta como doutor em geografia.
Texto precioso.
Eu sempre discordo do Demétrio ,mais realmente existe uma outra Rússia ,que não é a Rússia de monolÃtica de Putin !
A Rússia é um paÃs complexo e multi-étnico, de certa há várias Rússias. Pergunto ao autor, qual seria a sua? Talvez aquela do pós perÃodo soviético, ajoelhada,humilhada e miserável. Putin é fruto dessa época.
O colunista é tão obcecado em se opor a tudo q ajude a diminuir o racismo no paÃs q até em um texto sobre a Rússia ele acha um pretexto para criticar as cotas raciais. Já virou doença.
Nesta semana Netaniahu foi abandonado até pelos USA e a UN ordenou cessar fogo em Gaza. A ICT ordenou q Is Rael abra suas fronteiras para evitar q os palestinos sejam mortos por fome. Bibi ignorou tudo, naturalmente. Sintomaticamente, o colunista, q é negacionista do g enocÃdi o em Gaza, escolheu fazer um debate acadêmico sobre a Rússia com seu coleguinha Pondé. Se tivesse de cência, se desculparia pelo negacionismo e usaria seu espaço para tbém denunciar o g enocÃdi o.
Orasil, em comentários passados eu classifiquei o h ama s como ter rori sta e g enoci da e propus q fosse reconhecido assim pela ONU. Mas as ofensas intelectualmente desonestas de gente como vc sempre vem, os apoiadores do g nocà dio dos palestinos. Fascistas q apoiam Bibi e seus generais as sas sinos de mulheres e crianças. Que chamam os palestinos de Amalek, o povo a ser exterminado. Vc tbém acha q não há civis inocentes em Gaza, como na canção dos soldados das Idf?
Concordo, olha o nÃvel da discussão, Ponde e Demétrio, sério, podiam ter chamado o pato Donald e o pateta pra participar da roda, pra dar um up grade.
Knudsen só faltou mandar beijinhos para os assassinos, estupradores do Hamas!
É um equÃvoco pensar que Demétrio seja um intelectual sério. Ele e Ponde representam o que há de pior, intelectualmente, na Folha Pan!, pois, parecem limpinhos e inteligentinhos, mas, no fundo são reacionários, provavelmente, pagos diretamente ou indireta por grupo de interesses econômicos. Quando isso acontece, a intelectualidade vai embora. Como a questão: "quando falsos cristãos chegam, expulsam Jesus".
Você tem todo direito de discordar do colunista. Mas dizer que ele e Pondé são "pagos diretamente ou indireta por grupo de interesses econômicos" é pura difamação. Que prova você tem disso? É o tipo de afirmativa que faz pensar que talvez lhe falte argumentos para rebatê-lo.
Criticam, criticam, mas.... não deixam de ler uma só coluna dos dois. Como diria o menino prodÃgio, " santa inveja, Batman.
Pelo menos nesse equÃvoco eu nunca incidi, sequer o considero um intelectual. Como Pondé, é só um narcisista com um pouco de cultura, com a estratégia da truculência na comunicação para se vender a um público conservador e q aprecia uma certa bo ça lidade.
Ah! Você nem leu o artigo! Desnecessário. Ponde e Demétrio sempre escrevem a mesma coisa.
Todos os conflitos europeus nascem em certa medida de problemas oriundos de maus acordos, sabotagens, medo do controle do vizinho que está sem expandindo industrial e economicamente. Pelo menos desde 1a Guerra Mundial esses receios que partem da França, Inglaterra, Alemanha e Rússia chacoalham a Europa e o Mundo. A Rússia nunca aceitaria perder a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o que não deveria ter ocorrido é o Ocidente romper acordos e limites impostos quando da criação da OTAN.
O Brasil se amarrou a esquerda pré-revolução comunista com seus movimentos organizados para invadir fazendas e usar as ferramentas da própria fazenda para destruir plantação, matar os rebanhos de gado e destruir laboratórios. Os lÃderes brasileiros da esquerda comunista só chegaram ao poder porque foram financiados pelos capitalistas que sonhavam dominar a massa trabalhadora usando os métodos usados na União Soviética. Conseguiram mas. Quebraram a espinha dorsal do paÃs.
Não é só a esquerda, sua cabeça também está no século passado.
Interessante, Demétrio deve ter passado uma semana a Russia e, usando PT e Ponde no texto, fala como entendido do paÃs cuja história é muito mais complexa do que a figura de Putin criada pela mÃdia ocidental, que bem ou mal, salvou a Russia de se tornar nas mãos do corrupto Yeltsin, e da máfia de Harvard, mais um Vietnã, Iraque, Afeganistão, SÃria, LÃbia nas mãos do Império. Com Putin a Russia ultrapassou o PIB da Alemanha em PPP este ano. Tem seu Navalny, assim como o império tem seu Assange.
Obrigado Pery, legal que mais pessoas estejam se informando sobre o tema indicado. Podes trazer até mais informação dos textos para discussão, mas acho que o mais importante é saber da influência americana na formação da oligarquia Russa e todo enredo de corrupção americana envolvida neste tema.
Gilberto, o economista ocidental que mais influenciou a desastrosa estratégia de choque aplicada pela Rússia na sua transição ao capitalismo não foi Lawrence Summers, mas Jeffrey Sachs. Nenhum deles foi "expulso de Harvard", como você disse. E, apesar dos muitos erros de Yeltsin, justificar o regime oligárquico de Putin é pura tolice, só aceitável para visões maniqueÃstas e esquemáticas como a sua.
Ricardo, imaginando que alguns iriam se informar pelas primeiras notÃcias em português, que eu coloquei o artigo em inglês de uma rápida pesquisa, se procurares em ingles com estes termos, vais encontrar outros melhores. De resto, fora a desimportância que dás ao fato da Russia ultrapassar a Alemanha, o mesmo deves achar da irrelevância da China ultrapassando os EUA, concordo com a muito boa sugestão dos pent elhos : )
A propósito, Summers não foi expulso de Harvard, ocupa ali uma cadeira de prestÃgio na área de economia. Vc talvez confunda pq ele foi compelido a demitir-se do cargo de presidente (reitor) de Harvard por ter feito declarações sexistas, afirmando q mulheres nunca produziriam cientistas de ponta tanto qto os homens.
Pode-se fazer o PIB por fio de cabelo, de pente lho etc. só q não significam nada, ao passo q o per capita em ppp dá a noção correta do desenvolvimento socio-econômico da sociedade. Se vc quer discutir se Putin foi bom para economia da Russia, então parta das taxas de cresimento do PIB. Alardear q o PIB ppp da Russia superou o da Alemanha é argumentação confusionista, pois desse dado não se conclui nada.
Para quem tiver interesse, vale buscar The Harvard Boys Do Russia.
Sim Ricardo, podemos também fazer o PIB per fios de cabelos, mas o que interessa é como a Russia cresceu, para o bem do povo, e o poder como um todo hoje. Como curiosidade, em 91 o PIB da China era o mesmo do Brasil e PPP muuuuito menor, o que aconteceu depois tu sabe.
PIB em ppp é interessante qdo se compara per capita, pois dá uma idéia do poder de compra individual. É o q se usa para compor o Gini. Em termos absolutos tem menor significado, pois não reflete a capacidade do paÃs no comércio internacional. O PIB per capita em ppp da Alemanha é quase o dobro do da Russia. Se serve de consolo, o da Russia é quase o dobro do Brasil.
Piras, vou te ajudar novamente, busca Larry Summers, expulso Harvard, mas tenta ajudar também.
"Com Putin a Russia ultrapassou o PIB da Alemanha em PPP este ano". Só na sua cabeça. As estatÃsticas estão na internet. Com Putin, a Rússia continua reduzida a uma exportadora de commodities, exatamente como o paÃs terminou a era soviética. Quanto ao "corrupto Yeltsin", foi ele quem colocou Putin no posto de primeiro-ministro: afinal, Putin prestara meritórios serviços ao seu regime oligárquico, que, na essência, foi domesticado e mantido pelo novo lÃder.
"Máfia de Harvard". Tomou o remédio hoje, meu caro?
É, tio Putin colocou mais um no colo...
Vodka, Vodka, Henrique.
Altas dorgas, hein, amigo
"O pior cego é aquele que quer ver". (Millôr Fernandes)
Que belo texto! E que bela resposta ao reacionarismo antidemocrático de Pondé! É exatamente isto! Tanto a extrema-direita quanto a extrema-esquerda projetam suas fantasias sobre a Rússia, mas o paÃs, como os EUA, o Brasil e tantos outros, não se resume a tais visões esquemáticas.
Hummm! Seu comentário me incentivou a ler o artigo.
É violenta, no sentido sangrento, ardilosa, no sentido polÃtico, e bonita no sentido que cada um pode gostar. É só um sÃmbolo em que se apoiam os desejos dos frustrados.
Do ponto de vista de turismo o paÃs é excelente.
Sei não, do pouco que conheço quero distancia , povo estranho, com uma lingua estranha que não sabe o quer ser
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > A Rússia de cada um Voltar
Comente este texto