Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Segundo o ONS, os reservatórios do sudeste estão com quase 70% da capacidade máxima. Acredito que haja um modelo de consumo e de meta para o mínimo estimado para o início do próximo período de chuvas.

    Responda
  2. José Miguel Ortega

    Isso significa aumentar a conta de luz antes, por precaução, e diminuir se der, pq vão usar as termoelétricas antes. Elas vão gostar, e é cauteloso sim, nada contra.

    Responda
  3. Hans Rauschmayer

    Quem permite fazer essa operação são os milhares de brasileiros que investiram por conta própria em energia solar e aliviaram assim o sistema nacional.

    Responda
  4. NIvalde Castro

    Desculpa, mas neste tipo de decisão o Ministro não “apita” nada. É uma decisão técnica com base em estudos de modelagem computacional muito complexa.

    Responda
    1. Hans Rauschmayer

      No caso da energia solar, a ANEEL já sofreu orientação do ministério de economia para se alinhar com as distribuidoras de energia. Isso aconteceu em 2019, mas perdura até hoje com abusos ilegais sem fiscalização.

  5. edilson borges

    isso é importante prá manter a eficiência de uma rede de geração hidrelétrica, nunca deixar o reservatório no osso. e só é possível se o sistema é interligado e se há ajuste entre as unidades geradoras das diferentes bacias e mesmo ao longo de um curso d'agua. se cada geradora for de um dono diferente, não vai rolar com certeza...

    Responda