Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    O Brasil deveria se aproximar dos EUA em todos os sentidos, ali se pratica o livre mercado dentro das regras republicanas e democráticas!

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    Brasileiro não aprende, principlamente os políticos querendo sempre levar vantagens , para eles é claro, acha que irão serem beneficiados neste accordo. Nações movem por interesse . Lembrei de uma visita do ex-presidente norte americano George Bush Jr, em visita ao Brasil, e discursando em uma famosa entitade de S.Paulo disse claramente :"Países não tem amizade , mas interesses ". em relação as trocas internacionais comerciais .

    Responda
  3. silvia ramos

    Nossa agricultura utiliza centenas de agrotóxicos, que não são admitidos na UE há décadas. O inelegível liberou, por sua ministra da agricultura, produtos perigosíssimos, desencadeadores de Parkinson, câncer, neuropatias, entre outros males. Nossos produtos têm preço menor por isso, a agricultura é extensiva, a deles reúne milhares de produtores em pequenas áreas, tudo subsidiado pelo Governo. Por que abririam mão em favor do Brasil? São os maiores fornecedores da Europa. Difícil contornar.

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Verdade ! Lembro de um carregamento de um determinado cereal exportado para Europa e foi recusado pela contaminação de agrotóxico e foi descartado. No Japão, vários produtos se detectarem nas análises estarem contaminados, nem são embarcados para lá , com a alegação de não terem espaços para descartarem.

    2. ALEXANDRE Cunha

      Sabia que chineses comem carne de cachorro, gato, escorpião, gafanhoto? Toda a agricultura francesa é subsidiada, exatamente como você explanou, no Brasil, os bancos emprestam para os produtores rurais, mas querem de volta, sem defensivos agrícolas, ninguém produz com lucros. Os alimentos tem carência para liberação nos pontos de venda.

  4. ALEXANDRE Cunha

    Aonde europeus comprarão café, pimenta do reino, açúcar,milho,soja, minérios,granitos bananas,abacates,etc? Não precisamos de nada que eles produzem, me falem um ítem, os carros são uma porcaria, nossos queijos são melhores, nossos chocolates são maravilhosos, nossos aviões são muito melhores e mais baratos, nossas frutas são excelentes, tchau macron.Inclusive nosso povo é mais bonito e toma banho todos os dias.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Xará, esse cunha só escreve asn eiras...

    2. silvia ramos

      Segundo a FAO, a China é o maior produtor de frutas do mundo, seguida da India e Brasil. Maça, melão, pera, tangerina, caqui e carambola são exportados para o mundo. Reveja seus dados e seus preconceitos.

  5. ALEXANDRE Cunha

    Para quê fazer acordo com este povo, eles precisam muito mais de nós, do que nós deles, duvido se eles exigem vinte por cento de matas preservadas nos seus campos agrícolas, tchau macron, arranje outra comenda para puxar o saco. Não precisamos de submarinos nucleares.

    Responda
  6. jose prado

    Os produtores de leite de Minas Gerais através da FAEMG estão fazendo campanha contra a importação de leite em pó da Argentina e do Uruguai! Qual a diferença?

    Responda
  7. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Mácron passando a perna em Lule e esse achando legal .

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Não conhece a trajetória do Lula? Falou asn eira. Estadista com posição invejável no cenário ocidental, Lula não se deixa enrolar. É um vencedor!

    2. ALEXANDRE Cunha

      Desculpe, polenta

    3. ALEXANDRE Cunha

      Nem fubá a Janja e Lula sabem fazer.

    4. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Bem se vê que fala sem conhecer o histórico de Lula! Como dizia minha vó: Quando Macron vem com o fubá, Lula vem com a polenta pronta!

  8. Joao Cantarelli

    " redução de tarifas podem ser insuficientes no contexto mundial atual. Isso não pode ser pretexto, no entanto, para evitar a abertura econômica benéfica para a coletividade." O Brasil tem um histórico de protecionismo e continua sendo um dos países mais fechados do mundo. Junte isso à situação geopolítica contemporânea e temos uma tempestade perfeita para dificultar qualquer avanço. Recomeçar do zero, como propõe Macron, parece ser uma abordagem interessante.

    Responda