Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    "Temos nojo da ditadura. A Constituição é Rubens Paiva; não os facínoras que o mataram". (Ulysses Guimarães, em 05/10/1988)

    Responda
  2. Alberto A Neto

    Lula I, II e III não aprendeu a lição da chilena Michelle Bachelet: "Só as feridas bem lavadas cicatrizam". A primeira impressão de Brizola sobre Lula confirma-se: "Um homem do sistema". Lula I, II e III sempre tergiversou e incensou milicos golpistas ou não, permitindo em cumplicidade com eles que a 'inflamação não purgasse'; ao contrário. Os filhotes da ditadura estão aí ditando a pauta. E pior: Lula III perderia do Jair das Milícias se a eleição fosse hoje; segundo a Paraná Pesquisas.

    Responda
  3. Alberto A Neto

    Outro erro crasso! Errou duas vezes com Dilma e ao estar preso preferir perder a ganhar com candidato fora do PT. Erros que levaram os filhotes da ditadura a viver no Alvorada e Jaburu. Só 15 meses de governo e Lula consegue a proeza de, se a eleição fosse hoje, perder para o Messias da República das Milícias&Milicos. Lula confirma a primeira impressão de Brizola: "um homem do sistema". Vê-lo de outra forma, só para os devotos. Vale a lição de Bachelet: "Só as feridas bem lavadas cicatrizam".

    Responda
  4. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    É importante que tenhamos a clareza que a esquerda é minoria no país e Lula tem que governar com um Congresso e uma sociedade conservadora. Portanto tem que evitar e lutar para que a politização atual diminua. Ele está certo. Cabe aos agentes sociais, historiadores e a imprensa, continuarem lembrando e divulgando os erros daquele período.

    Responda
  5. Alberto A Neto

    “Quando cheguei do exílio fui visitar o Lula, que me recebeu como se fosse um imperador, existe uma incompatibilidade entre nós, ali vi que Lula é um homem do sistema”. A profecia realizou-se! PT e Lula cediços ao toma-la-da-cá no poder. Abraçaram velhas oligarquias pátrias: Sarney, Jucá, Renan, Michel Temer, Eduardo Cunha e amigos do Amigo. O discurso ético era castelo de areia. Lula e PT em vários aspectos resultaram ser "mas de lo mismo". A primeva intuição de Brizola está consumada em ambos!

    Responda
  6. Reinaldo da Silva

    Não foi essa a primeira vez que o Lula, "príncipe guerreiro e incrédulo" (sic!),. Ele nunca recebeu os familiares dos desaparecidos durante o regime militar, não moveu uma palha nos seus dois primeiros mandatos. O "príncipe guerreiro e incrédulo", que acoberta crimes históricos, acredita que com o seu veto a memória dos descendentes dos desaparecidos se apagará. Lula ou qualquer outro humano é insignificante frente aos fatos relatados pela História. O que ele fez nos fortaleceu ainda mais.

    Responda
    1. Reinaldo da Silva

      Continuo: O dia 31 de março não será só lembrado como dia do golpe militar (inúmeros eventos programados), mas, sobretudo, o dia da Covardia do "príncipe guerreiro e incrédulo"

  7. Dario Lima

    O crime/golpe cometido pelos milicos, deve ser sempre lembrando para que não se repita, os únicos que querem o esquecimento são os bolsonaristas golpistas que tem sang_ue na boca e vontade de tortur_ar

    Responda
  8. carlos campos

    Concordo inteiramente com o colunista. Num momento de polarização e onde fascistas querem se passar por vitimas, qualquer ato relativo ao golpe pode ser usado pra confundir ainda mais os sem discernimento e que se deixam enganar por estes pa ti fes da extrema direita. Lula continua na luta mas ciente de que o bolsonarismo continua vivo e de alta periculosidade.

    Responda
  9. João Leite Leite

    Erra em não fazer um ato para comemorar os acertos dos governos militares. Se os governos militares não foram o que esperávamos deles os que viram pós os militares são muito piores do que eles.

    Responda
    1. Roberto Silveira

      Cita aí os "acertos": mortes, tortura,hiper-inflação, corrupção, super mega dívida pública, destruição da Educação, ferrovias e muitos outros setores. Presidente que declarou preferir o cheiro dos cavalos ao do povo... etc etc etc

    2. Dario Lima

      Milicos não acertam nunca, foram corruptos, assassinos e torturadores.

  10. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Ponto de vista equilibrado...

    Responda
  11. mauricio silva

    Qualquer governo eleito tem que convergir para o centro, já que tem precisa de ter maioria no congresso, governar pra todos, e ainda,despolitizar as policias e o exercito! Incrivel que a parcela que quer a ditadura de volta é a mesma que a condena em outros paises, como cuba e Venezuela... vai entender essa gente!

    Responda
    1. Dario Lima

      Querem sangue, querem tortura,assim são os bolsonaristas

  12. mauricio silva

    Qualquer governo eleito tem que convergir para o centro, já que tem que precisa, de ter maioria no congresso, governar pra todos, e ainda,despolitizar as policias e o exercito! Incrivel que a parcela que quer a ditadura de volta é a mesma que a condena em outros paises, como cuba e Venezuela... vai entender essa gente!

    Responda
  13. josé SOARES

    Há muitos antilulopetistas e gol pis tas por aqui criticando a atitude correta do gover no , apenas pelo costume de criticar .

    Responda
    1. Dario Lima

      Não é pelo hábito de crítica, os bolsonaristas querem voltar ao período dastortura e assassinato praticado pelos milicos de 64

  14. Marcus Vinícius Xavier de Oliveira

    Estudem os institutos da justiça de transição para não cair nos mesmos erros que o articulista. Os direitos à memória, à justiça e à verdade SÃO DIREITOS HUMANOS, portanto implicam em obrigações internacionais negativas e positivas para o ESTADO, não para o Governo Lulanaro ou Bolsolula. Negativas: não celebrar o Golpe de 64, não conceder honrarias a autores de crimes internacionais próprios; positivas: Comissões da Verdade, reparação dos danos E dever de memória e reconhecimento.

    Responda
  15. eliete della santina

    Dentro dessa lógica, impossível fazer política externa então.

    Responda
  16. Luiz Ferretti

    Medinho. Quer preservar o que existe de "popularidade", né? No atual momento, aliás, o Descondenado nao muda de assunto: a polarização, seria jogar gasolina na fogueira.

    Responda
  17. Tadêu Santos

    SOU "APARTIDÁRIO" POR ESTAS GRAVES FALHAS DOS NOSSOS POLÍTICOS, QUE ERRAM E OS SEGUIDORES SE CALAM. Ñ me calo perante "injustiças e danos" que ferem minha conduta politicamente livre! O Lula 3 têm cometido falhas e erros nas questões diplomáticas e em relação a episódios trágicos da nossa História, c danos causados à ética e à sensatez na nossa Constituição, que têm sido "costurada" para atender interesses excusos e pessoais dos políticos deste país! (DESVIADO P MODERAÇÃO P PALAVRAS)

    Responda
  18. roberto nolasco

    Muito bom e lúcido. Ao votar em Lula, parece que o que chama de esquerda ficaram no aguardo de orientação. Lula aprendeu a ser estadista e tem que governar para todos. Creio que é o que está fazendo.

    Responda
    1. eliete della santina

      Não é o que dizem as pesquisas

  19. Mario Donizete Pelissaro

    O momento atual exige cautela e moderação. Nunca vivemos um momento tão tenso e delicado devido à polarização. Promover manifestações que repudiam aquele evento só acirrarriam ainda mais os animos. Então, apesar da gravidade do golpe, com tantas perseguições, atrocidades e mortes, Lula acerta em não endossar os atos.

    Responda
  20. José Augusto Bernabé

    Sim, é normal um Ditador tentar apagar a História, foi assim com todos eles, estupido é imaginar que com o Lalau seria diferente.

    Responda
    1. carlos campos

      Claramente a cloroquina agindo com suas contra indicações e efeitos colaterais...

    2. josé SOARES

      Olha só o Barnabé chamando o atual Pre si dente de dita dor e defendendo que critique 64. O que bebeste hoje?

    3. Geraldo Magela

      Muuuuuuuuu!

  21. João Vergílio

    Grande parte da sociedade apoiou o golpe de 64. A maior parte da imprensa apoiou. Grande parte da Igreja Católica apoiou. Os EUA apoiaram antes, durante e depois. Uma boa parte da sociedade brasileira tem uma boa memória (ou imaginação) do regime militar. Lula tem que governar o país. Está certíssimo.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Acredito que ninguém quer ditadura. Quer democracia de verdade, não esta cleptocracia. Para ter uma democracia de verdade o povo tem que estar organizado para ir massivamente as ruas para por os políticos na linha. Com 50% da população vivendo na pobreza o governo se dá ao luxo de reservar R$53 bilhões do orçamento para comprar apoio e o povo aceita calado. E vai reservar R$5 bilhões para os políticos fazer campanha. Isto aqui não é democracia é cleptocracia mesmo.

    2. eliete della santina

      Quem não tem memória, não tem futuro. Vale na medicina, na política, na vida pessoal.

    3. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      É lamentável a pesquisa indicar que 28% querem ditadura. A tarefa pela despolarização está no seu início. A pergunta que faço: por que tanta gente quer um ditador no poder?

  22. José Cardoso

    Perfeito. Assim como os monarquistas podem se manifestar condenando o golpe de 89, e os republicanos paulistas o golpe de 30, também os comunistas podem se manifestar condenado o golpe de 64. Mas não há sentido no governo tomar partido nesses eventos históricos.

    Responda
    1. Geraldo Magela

      Comunismo, ainda vc acredita comunismo? Aff!

    2. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Não só os comunistas. Nunca fui. Sou um democrata.

  23. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Concordo muitíssimo.

    Responda
  24. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Corretíssimo. Não cabe ao governo promover atos de repúdio a iniciativas, seja de quem tenham sido, que alteraram os rumos políticos do país no passado. Se alguém acha que deve promover atos desse tipo, que o faça, mas assuma que não têm nada a ver com o governo.

    Responda
  25. AILTON SOUZA

    Sim. Ficar remoendo um golpe que só trouxe tristeza pro povo brasileiro não é legal.

    Responda
    1. eliete della santina

      Quem não tem memória, não tem futuro. Nem para o bem, nem para os horrores da ditadura (ouviu falar?). Terreno propício para avestruzes.

  26. Lourival' Gonçalves

    Perfeito!

    Responda