Poder > Datafolha: Para 63%, data do golpe de 1964 deve ser desprezada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
31 de março de 1964 foi o dia da infâmia, da traição à soberania popular, da abertura do guarda-chuva de corrupto no Brasil, da opressão e do obscurantismo.
Depois deles veio a hiperinflação : seu legado . Eram para ficar 1 ou 2 anos e assim ficaram 25 anos . Por isso não existe de um regime destes gerenciar nada
Na rua o sujeito rouba uma carteira, um celular, até um banco. Está errado. Os sujeitos roubam ou tentam roubar para si, através do Golpe de atestado, uma nação inteira. E ainda querem anistia.
Na maioria dos paises da América do Sul houve ditaduras militares, no Paraguai, Uruguai, Argentina, Brasil, Chile, BolÃvia, Peru, etc., e nenhum se desenvolveu. Entretanto, os paÃses que mais cresceram a partir dos anos 60 foram Japão, Coréia do Sul, Alemanha, França, Estados Unidos, todos governados por civis. Então, não entendo porque parte dos brasileiros acham que o militares dessa vez encontrariam o caminho certo, lembrando que o sucateamento da nossa educação começou com os militares
Sempre os mesmos 30% deserdados da ditadura, gente vil, com desvio de carater. Pena que não são poucos. Mas ainda somos maioria.
A famÃlia foi beneficiada pelo guarda-chuva de corrupto, possivelmente.
Torturar pessoas com seus filhos pequenos assistindo; censurar notÃcias, peças de teatro, filmes e músicas; proibir eleições; sumir, desaparecer pessoas suspeitas, perseguir funcionários públicos, professores, colocar bombas para culpar oposição, mentir sobre economia e pandemia de meningite, sucatear ensino e saúde públicos, gastar com projetos megalomanÃacos como rodovia transamazônica e usina Angra
Para eles éramos só números !
Com sua licença, acrescento: colunistas crÃticos pra não perderem seus espaços, muitas vezes, publicavam receitas de bolo.
Mentir sobre a epidemia de meningite. Que bom que alguém se lembrou disso! Eu fui uma das vÃtimas daquela epidemia. Como o Governo preferia mentir sobre a gravidade da epidemia, demorou dias até que eu fosse diagnosticado, mesmo passando várias vezes no médico. Felizmente, eu não peguei a bacteriana, que é a mais grave e matou milhares de pessoas na época, enquanto o Governo se empenhava em esconder o problema. É a solução militar para as epidemias, que Bolsonaro tentou reproduzir com a Covid.
Como assim "desprezada"? Qual foi a pergunta exatamente? Eu desprezo a ditadura, mas faço questão de lembrar e contar aos meus filhos o que foi este perÃodo terrÃvel de nossa história. Nunca esqueceremos, pra nunca mais acontecer.
Parafraseando Chico Xavier :"Não podemos apagar o passado, mas podemos escrever um novo futuro." A humanidade atual não tem a mesma percepção da importância da polÃtica em suas vidas porque não viveram as revoluções da história. A maioria dos que viveram já passou para a eternidade. Nós outros vimos outras revoluções acontecerem e o ciclo das reencarnações continua infinitamente. Já é na hora de exercer o pensamento Cristão de perdoar 70 x 7 ... cada erro cometido.
Filha, a pergunta feita aos entrevistados não foi revelada. Faz muita diferença perguntar se a data do golpe de 64 deve ser comemorada. Ou se deve ser esquecida.
O regime polÃtico criado pelo golpe de estado foi um guarda-chuva de corrupção. 21 anos promovendo um modelo de desenvolvimento que fez retroceder conquistas anteriores e conduziu o Brasil à condição de uma das nações mais desiguais do planeta!
Isso mesmo, Mariana. Não devemos nos esquecer e falar sobre essa data sim. Mas criticamente para que as novas gerações saibam o que de fato ocorreu no paÃs: uma ditadura militar que censurou, reprimiu, prendeu, torturou e matou muitos brasileiros. Boa parte ainda se encontra "desaparecida". Temos que lidar com nosso passado de forma série e sem medo.
Que pesquisa mal feita! Pergunta tendenciosa. E quem acha que deve se lembrar criticamente? A Folha precisa entender que não se apaga cumplicidade com ditadura e tortura apagando a história.
Esquecer o golpe de estado que nos foi imposto pelas forças armadas do Brasil, JAMAIS!
Por 25 anos . Como legado a hiperinflação
Os 28% que acham que a data tem que ser celebrada provavelmente são os im becis que idolatram um covar dão.
Sujeito, essa tua narrativa de abes tado não cola aqui. Tu não tá no teu grupelho de idio tizados do WhatsApp.
Nada disso: são antes os que leem, ou testemunharam os fatos, e sabem que se não fosse aquilo tu não estarias aà falando o que hem entendes. Ou pensas que em Cuba ou China terias essa liberdade?
o golpe foi necessário para evitar a chamada ditadura do proletariado. A mesma de Cuba, por exemplo.
IncrÃvel! Até hoje não consegui descobrir porque b0z0lóid3s amam pagar mi co nas redes sociais! #ditaduranuncamais #golpistaspresos
IncrÃvel!!! Até hoje não consegui descobrir porque b0zolóid3s amam pagar mico nas redes sociais!!! #ditaduranuncamais #golpistaspresos
Vamos supor que a tua mente fantasiosa tivesse alguma lógica: ditadura do proletariado não poderia, mas ditadura da elite, que foi o que aconteceu, tá valendo?
Brasileiro é assim, prefere esquecer para poder cometer os mesmos erros no futuro. Paiseco pra sempre.
O desprezo não pode ser silencioso. O esquecimento gera ignorância e reincidência quando não se conhece a história. Nossa natureza é voltada para nossos próprios prazeres e se não formos lembrados do que somos capazes, nossa tendência é repetir o erro. A data tem que ser sim lembrada mas não comemorada. Lembrada com todo o peso e dor que significa pra que nunca mais venha acontecer, seja motivada pela ideologia de direita ou de esquerda. O repudio é necessário e a lembrança também.
Toda ditadura deve ser combatida! Sou professor de História e Geografia. A história crÃtica nos ensina a enxergar com clareza os atos das pessoas ao longo da vida. Pessoas que se dizem "positivas e fortes" geralmente não dão bons resultados. São os chamados ditadores. A humanidade necessita de pessoas e de atos humanitários e justos. Bem simples: o que Jesus pregou!
"Ditadura do proletariado" ou "ditadura sindicalista" são dois processos completamente distintos. O fato de acusarem Jango de promovê-los indica a superficialidade da acusação. O que sabemos ao certo é que o Presidente tentava promover as chamadas "reformas de base" e que nenhuma delas implica necessariamente ditadura ou mesmo socialismo. Dificilmente o Presidente conseguiria evitar as eleições seguintes e, provavelmente, a volta de JK. Era isto o que se tentava impedir, não uma ditadura.
Sim, professor: toda ditadura deve ser combatida. Inclusive a chamada ditadura do proletariado, ou república sindicalista, que era para onde Jango estava rapidamente levando o paÃs.
EDUARDO: "A revolução de 1964 foi maior ato de amor para o Brasil!" Foi um ato de amor aos EUA e sua disputa com a URSS para dominarem o mundo. Sou professor de História e de Geografia, como tal, sempre leio sobre o caminhar da humanidade e do nosso Brasil. Nunca uma ditadura foi boa para uma nação, seja ela de esquerda ou de direita. O conhecimento histórico crÃtico nos ajuda a entender os passos da sociedade.
Nem celebrar, tampouco esquecer. Criminosos devem pagar por seus crimes. A Constituição foi pisoteada por militares politicamente ignorantes. Vidas foram, inutilmente, ceifadas. O Exército tem como missão garantir eleições livres e, nada mais, confirme reza a Constituição. Não é missão do Exército avalizar a escolha do povo. A tal revolução atrasou o Brasil em, pelo menos, 1 século.
A revolução de 1964 foi maior ato de amor para o Brasil! Agora, 60 anos depois, questionar a população atual, que não participou daquele ato, é uma atitude hipócrita.
Hahaha!! O golpe de 64, não revolução, porque derrubou um governo democraticamente eleito, foi resultado do apoio de uma parcela da sociedade brasileira notoriamente igno rante, aliena da e retró grada que, por incrÃvel que pareça, ainda se mantém na faixa de 30% da sociedade atual, mesmo que estejamos em pleno século 21.
Tortura, inflação, endividamento externo e corrupção generalizada foram as formas de expressão desse amor pelo povo brasileiro.
Este PaÃs é uma sucessão de golpes, financiados pela elite de agiotas que trata o Brasil e os brasileiros como colônua e nem vive aqui. O Brasil é refém desta gente. Qualquer governo que ameace a estrutura escravista é um perigo para eles. Resta saber quando será o próximo golpe.
Como dizia um professor de estatÃstica, as pesquisas podem levar para onde o contratante quiser, nem precisa de grossas manipulações, basta má fé na manipulação das perguntas e os locais de pesquisa, que o resultado sai da forma desejada. Veja-se os conhecidos caso de manipulação de pesquisas de resultados de medicamentos extremamente maléficos como o Vioxx, por exemplo.
Maioria da população posicionou por desprezar o golpe de 64, o que não significa esquecer. Sobre a tentativa de golpe em 22, esse não deve ser desprezado, por enquanto. Fica a pergunta: mesmo de forma velada, fosse de interesse dos EUA, teria acontecido o golpe?
Já se diz que a ida de Bolsonaro ao consulado da Ucrânia, não era para fugir, mas para esconder coisas, documentos, joias, material de espionagens clandestinas para chantagens e outros, afinal tinha uma mala com ele. Outros materiais escondeu no passeio de barco na madrugada e na ida aos EUA, o maior paraÃso fiscal do mundo está em Delaware e não nas Ilhas ou SuÃça.
Piras, entendo que queiras sempre ficar juntinho, nada contra, mas sou bem casado, tá. Beijos
O ex-presidente não precisava ir pessoalmente à Embaixada, nem passar dois dias ali para esconder uma mala. Gilberto, você se diz de esquerda, mas tende a reproduzir o gosto da extrema-direita por teses conspiratórias absurdas. O mais simples é óbvio - que ele simplesmente tentava escapar à justiça em caso de decretação de prisão - é o mais provável. Por fim, o que Delaware proporciona não é sigilo bancário, que é bastante restringido nos EUA, e sim tributos mais baixos.
Obrigado Piras, segue a lógica principal, mesmo com minha permuta.
Não era consulado, mas embaixada (consulados não gozam do mesmo nÃvel de imunidade). Não era da Ucrânia, mas da Hungria.
Golpe nunca prestou em canto nenhum. O golpe é cousa de minoria gananciosa, não rouba para si uma carteira, um celular. Rouba um paÃs inteiro. Isso ocorreu, claro, em sessenta e quatro. Uma minoria militar roubou para si o paÃs. Agora há pouco tempo tentou de novo. A solução para crises será sempre institucional. Cada Poder faz sua parte, e pronto. No golpe de 1964 o Executivo pôs de joelhos o Judiciário e o Legislativo. Agora não.
Os calunistas da Folha se rebelaram, não aceitam mais passar vergonha passando pano para Bolsonaro e o genocÃdio, agora, da noite para o dia, a Folha tirou da manga milhares de pesquisas, cujos cortes das manchetes demonstram os interesses, fica reprisando toda hora.
Toda ditadura deve ser desprezada. Não existe ditadura boa, a democracia deve ser aperfeiçoada com mais democracia e transparência, embora alguns eleitos queiram limitar a democracia para se perpetuarem. Pior, alguns quando perdem, tentam um golpe de Estado para permanecer no poder e na mamata. Viva a democracia! Cadeia a golpistas!
A extrema direita diz para qualquer um que não concorde com eles, vai para Cuba, uma tentativa idiota de colocar todos numa vala comum. Agora queria ver se eles fossem para a Hungria, populismo de extrema direita, se lá iriam receber de braços abertos ou para a Rússia, Arábia Saudita ou outra ditaduras que tanto admiram, mesmo na terra de Netanyahu não seriam bem vindos para morar, pois ultra nacionalistas são contra imigrantes, a não ser se queiram ser bucha de canhão como na guerra da Ucrânia.
Cuidar da democracia é como dar antibiótico!; interromper a medicação pode ser fatal... Esses 37% que pensam contrário, todos discÃpulos do coronel Ustra, devem ser severamente monitorados para que não exista margem para outra tentativa de golpe.
A democracia para se tornar uma árvore frondosa tem que ser cuidada dia a dia. Mesmo assim, sempre tem alguém de motosserra em punho!
Inclusive com apoio desse canal dê mÃdia que aqui escrevo!
Muito paÃses resolveram a questão dando bons exemplos de punição aos que ousaram acabar com a democracia, o Brasil coroou esses indivÃduos, hoje estão no poder, os empresários que apoiaram não foi divulgado na história, a famÃlia desses militares vivem como heróisÂ…
Nos livrou do comunismo, onde provavelmente estarÃamos até hoje.
Tenha parcimônia com tolices!
Ditaduras atuais se impõe através da corrosão das instituições democráticas, p.ex., extinguir polÃticas públicas de combate à fome e à pobreza, fazer valer dogmas religiosos em lugar da Constituição Federal, desgastar a educação e estimular armamento descontrolado da população, macular a imagem das universidades, facilitar a destruição ambiental, usar epidemia como arma biológica e genocida,não demarcar territórios indÃgenas, enfim, deixar a 'boiada passar'!
Em 7 de dezembro de 2022 ocorreu na Alemanha houve uma tentativa de golpe. Neste paÃs a vergonha e o descaso dos fatos ocorridos na segunda guerra mundial é lembrado até hoje Criaram projetos na área da educação para esclarecer as novas gerações, monumentos foram erguidos para os acontecimentos não serem esquecidos. Aqui no Brasil mais de 400 pessoas desapareceram. Os golpes militares se sucederam desde a República. Mas os covardes repetem que devemos esquecer.
No dia 31 de março irei listar em vários comentários seguidos todos os nomes dos desaparecidos durante o regime militar. Provavelmente os que apoiam a negligencia de um governo (que acredita que a História possa ser esquecida) não terão nenhum amigo(a), familiar na relação. Portanto, para eles pouco importa a luta de associações de mães, filhos e netos que não interromperam a busca dos seus entes queridos. O importa para os negligentes só importa o que lhe afeta. Talvez nem isso!!
Esquecimento virou cinismo e produziu polÃticos do mesmo naipe... Não é bom negócio. DeverÃamos ter aprendido isso há décadas... Só que não! Os fascistas estão aà implorando o retorno daqueles que nunca foram! E se fecha a conclusão disso tudo!
Ditadura, nunca mais! Jamais!
A revolução de 64 não pode comemorar, ok, até aà tudo bem. Mas comemorar os 100 da revolução russa que deu inÃcio a uma ditadura de mais de 70 anos tá valendo. Celebrar um regime que matou mais de 100 milhões de pessoas tá ok. Pior, celebrar a tal data dentro do parlamento brasileiro. Ou seja, temos a venha e boa hipocrisia de quem diz ser um democrata
Revolução? Ditadura militar cdurante 21 anos com desaparecimentos, torturas, assassinatos, exÃlios, prisões, perda de garantias constitucionais, quer mais?
Vcs dão nojo pela ignorância. Revolução de 64 o caramba! Ditadura. Golpe de Estado. Ruralistas e empresários de comunicação fizeram sua panfletagem rasteira contra um Governo popular. É só um governo olhar para o tema desigualdade da população e lá vem o falso moralismo. A maioria das mortes em todos os paÃses é fruto do acúmulo dr capital por poucas pessoas. Revolução russa foi um desses sintomas não a causa.
João, volta pra realidade! Comunismo morreu faz tempo. Não é mais bandeira da esquerda. Viaja não..
A falta de conhecimento histórico, de vivência histórica, permite que o Golpe de 1964 seja esquecido, garantindo, assim, de modo anômalo, "virtudes aos cidadãos" quando se comportam acriticamente! Jamais pensei que um governo considerado progressista fosse ter decisões desse tipo. Na Argentina, felizmente, ainda se respeita a memória enquanto no Brasil se a apaga pela governança.
Me permita fazer suas minhas palavras! A ignorância histórica é terreno fértil para florescer o apagamento da história. Os girassois russos floridos encobriram campos de batalha de dor, morte e sofrimento
O golpe de 64, tentado em 62, impedido por Leonel Brizola, dado com apoio maciço da imprensa e grande parte da sociedade, com o mesmo discurso de pátria, famÃlia e propriedade. Pelo que vimos dos militares envolvidos no governo Bolsonaro da pra imaginar o que foi aquilo, militar na polÃtica nunca deu certo em lugar nenhum, eles são bons em pintar meio fio, ordem unida e aqui na minha cidade em não fazer nada, até os presos daqui cumprem tarefas pra diminuir as penas, ditadura nunca mais
Celebrar a data do golpe seria tragicômico, não? Desprezado, jamais!. Precisa, sim, ser lembrado e ressaltada a importância da democracia....
Ditadura nunca mais.
A proporção dos que comemoram deveriam ir morar na Rússia, em Cuba, Venezuela. Inaptos para compreender a democracia. Mas quem apoia algo do tipo tá mal intencionado, na visão deles serão apoiadores para poder oprimir e se sobrepor sobre as pessoas, até tirar vidas impunemente. É uma galera de mentalidade raivosa, gente que não consegue aceitar as adversidades da vida em sociedade, cria rancores e pensa que num regime militar poderão se vingar do entorno. Precisam de terapia.
Chega de passado. A história já foi escrita, todos sabemos o que ocorreu. O assunto deve ser matéria da aula de história, como tantos outros golpes (ou revoluções, como queiram). Este paÃs precisa viver o presente e olhar para o futuro. Insistir nesse assunto é jogar cortina de fumaça nos problemas atuais.
Esquecer a história é um excelente argumento fascista. Quem, como, onde, por que, quando - têm que ser revitalizados, ampliados e aprofundados, continuamente sim!
Acredito que dá pra elucidar crimes em nada atrapalha investigações de questões atuais. A falta esclarecimento público definitivo com punições, mesmo que simbólicas aos culpados, é varrer a sujeira pra baixo do tapete e aà sim erguer cortina de fumaça. Ergue tamanha cortina que o Bolsonaro levantou a hipótese de anistiar 8/1. Pedir anistia é conveniência de quem teme, confissão de culpa. Não pediria isso se não tivessem levantado a cortina de fumaça chamada Anistia.
A verdade é que o povo não tá é nem aà pra esse assunto. Com as dificuldades do dia, dia, o custo de vida quê a conta nunca fecha e tudo mais. Sabe qdo um trabalhador vai pensar golpe militar de 60 anos atrás? Nunca !!!!
Esse é um argumento raso, é uma das muitas formas de apagamento da história. Vale lembrar hábitos, costumes, idiomas, religiões - vêm sendo transmitidos por milhares de anos, dezenas e centenas de gerações.
Toda ditadura é odiosa. Viva a democracia. No entanto a bem da verdade, a bagunça do governo esquerdista era tanta que o movimento dos militares tinha ampla aprovação da população repito ampla...e também da imprensa. Agora parecem reescrever a história...
A história jamais poderá ser desprezada, mas acredito que ninguém em sua plena consciência vai querer comemorar essa trajedia. Agora é fundamental que a data sirva para que se possa fazer reflexões a respeito do episódio.
Eu tinha apenas 12 anos, morava em Franca, SP, mas me lembro: a PM do exército prendeu alguns professores e livros, no prédio onde eu morava. Da janela do banheiro de serviço, tinha uma linha férrea, deve ter ainda: vi passar ali composições carregadas de tanques de guerra e material militar rumando para o sul do estado. Depois teve o ouro pelo bem do Brasil. Foi patético ver a sociedade civil doando réplicas de alianças e correntinhas de ouro, para receber um certificado de adesão ao golpe
tem gente no paÃs que celebra a ditadura é tipo dinossauros comemorando a vinda do meteoro
Essa pesquisa gera dúvidas. O que é desprezar? É ignorar ou fazer algum evento que marque o desprezo pelo golpe? Até o Datafolha, que é um instituto sério, foi picado pela mosca azul do ódio intestino ao governo...
Pesquisa mal feita. Tinha que ter três perguntas: você apoia manifestações em repúdio aos 60 anos da ditadura? Você apoia manifestações defendendo a ditadura ou não acredita que houve ditadura? Por fim, você você considera melhor desprezar a data?
Acredito que mais de 60% não tem ideia do que seria o golpe e muito menos ano e data. O desconhecimento é bem maior que estes números.
Mas quem sabe precisa informar o perÃodo infame e vergonhoso que passamos. Tortura, censura, sem eleições, dados até de pandemia meningite sendo escondidos, um horror!
Desprezada como festa, não como história.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Datafolha: Para 63%, data do golpe de 1964 deve ser desprezada Voltar
Comente este texto