Poder > Datafolha: Para 63%, data do golpe de 1964 deve ser desprezada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Por que a Folha não pensa em informar através do Datafolha ao invés de dar voz pra quem não tem informação. Mostra um Doc de como era o paÃs na ditadira militar e depois faz as perguntas, que tla?
Isto mesmo, Fábio. As suas palavras me expressam também.
A FSP defendeu a ditadura e agora defende a extrema-direita. Atualmente, cabe a esse veÃculo a desinformação.
A data a ser celebrada é 15 de janeiro de 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves e o fim da vergonnha.
PerÃodo ruim da história brasileira. Reflexo da Guerra fria internacional que gerou internamente um golpe cÃvico-militar apoiado pela elite, igreja, imprensa e EUA. Destituindo um governo democrático e colocando no poder uma força (militares), que aqui no Brasil sempre se pautou por ser avesso o estado democrático de direito.
que paÃs é esse? primeiro de janeiro e trinta e um de março.
O viés ideológico do tÃtulo é patente. Feliz ou trágicos, eventos históricos relevantes nunca devem ser desprezados. Quanto ao Lula, ele é o "Passarão" em M. Quintana.
Precisamos olhar para o futuro sempre, mas sem esquecer do passado. Por pouco não embarcamos no mesmo erro. Se tivesse acontecido nem estarÃamos aqui comentando. Por isso agora o SEM ANISTIA é imprescindÃvel para evitar novas tentativas do mesmo erro.
Sem anistia, golpistas na cadeia.
Jango deve estar feliz ao lado de Chê , jogando truco com o capeta .
E Medici, Geisel, Castelo, Figueiredo devem estar purgando pelos crimes junto com o Brilhante Ustra
Gããã
Muitos não sabem o que foi a ditadura.
Quando que o vagabundu Bolsonaro será enjaulado?
só no brasil mesmo. 8/1 e 31/03.
Lógica: milico eh necessário. Tem que ser pesadamente armado. As armas lhe conferem poder fÃsico inigualavel, o povo eh massivamente ignorante, conservador, alienado , cheio de crendices, inclusive independente de formação acadêmica, logo manipulável. Quem manipula? O poder financeiro. Com que? Igreja e imprensa. Resultado: golpes e ditaduras.
Brasileiro eh como himen complacente.
Que golpe?
Haannn?! Quem sou! Onde estou? Eu existo? 64 já passou?
Quem deu o golpe, Jango ou os militares, se planejamento, execução e ajuste referem-se aos poderes legislativo, executivo e judiciário. Quem saiu do planejado?
IncrÃvel! Até hoje não consegui descobrir porque b0z0lóid3s amam pagar mico nos comentários...
Larga de ser ignorante.
Apague os erros de seu passado e destrua seu futuro. A própria eleição de Bolsonaro ja dizia era o resultado desta pesquisa. Pais sem memória (recente inclusive) ou pior: Com memória distorcida
Quem deu o golpe Jango ou os militares, se , execução e ajuste referem-se aos poderes legislativo, executivo e judiciário. Quem saiu do planejado?
Gãããã
Negacionismo histórico emburrecedor a gente vê por aqui...
Como eleitora de Lula, essa foi - entre todas as decisões dele neste governo - a que me deixou mais chateada.
Mas não deixou 63%.
Os termos usados na pesquisa, tais como "comemorar" no lugar de LEMBRAR, induziram ao erro. Amadorismo ou tática da Folha??
Também achei a palavra "desprezada" (a data) mal usada.
O Regime Militar, fez parte da história e isso não há como ser simplesmente apagado. História é história.
A casca da ferida tbem faz parte, mas numa fase purulenta vc não coça.
Então, esta história precisa ser investigada e mostrada aos Brasileiros, depois decidimos se comemoramos ou desprezamos. Antes precisamos saber o que houve e porquê?
Lula foi covarde, por isso, aparece esses milicos com os seus Bolsonaros periodicamente.
Séculos antes de lula nascer os milicos já faziam isso.
Bom dia, antes de se comemorar ou desprezar, nos deverÃamos antes estar desprezando ou comemorando estes atos precisam ser investigados, as famÃlias de ambos os lados, devem ser informadas do ocorrido, assim a população vai ter a verdadeira dime dos fatos. Depois vamos escolher como tratar esta data. Agora comemoramos ou desprezamos narrativas.
Já sabemos como tratar, e conhecemos a maioria dos fatos e todos os principais! #ditaduranuncamais! É preciso ser muito alienado ou muito mau intencionado pra distorcer isso.
Desculpe saiu coisa duplicada
O miliciano mandou matar a vereadora e os deputados não gostaram que ele foi preso, os milicos assassinos e torturadores de 64, durante 21 anos aterrorizou a população brasileira, sem liberdade e assediados fisicamente pela polÃcia polÃtica nas ruas, eram muito mais perigosos que os nossos bandidos comuns, os jovens brasileiros que votam para esquecer essa barbaridade, desconhecem (não pode escrever a palavra ig_nor_ância) essas atrocidades dos milicos, os mesmos golp_istas atuais
Não há que celebrar uma ruptura da ordem polÃtica. Mas também não adianta simplesmente desprezar, como se com isso o passado desaparecesse.
Datafolha a pesquisa deveria ser a respeito do último dia dos golpistas no poder.
Não se deve esquecer nunca. Infelizmente poucos estudam sobre o assunto. Gracas ao Novo Ensino Médio, com a redução da carga horária de História a desinformação só tende a aumentar. Estudar sobre o assunto é fundamental.
E ainda estamos no curso das apurações , de outra tentativa de golpe , arquitetada pelo clã asqueroso , podre e autoritário , que desgovernou o Brasil por quatro anos , portanto zero de anistia a terroristas do 8 de Janeiro!!!!
No Brasil atual ,não dá para comemorar absolutamente nada.
Os milicos assassinos e torturadores de 64 devem ser repudiados.
Tá explicada a covardia de Lula.
Leonardo, o que o Lula deve fazer junto com os militares é revelar a verdade. Comemorar o quê não temos claro, os dois lados tem que ser ouvidos, sem ideologia
Verdade, Lula foi covarde, devemos repudiar todos os anos os assassinatos e torturas desses sanguinários milicos golpistas de 64
Data e perÃodo que não merecem comemorações. Quem se interessar que busque informações nos registros históricos.
Claudyr, bem lembrado. Nunca tinha visto coisa igual, passava em frente ao TG aqui na minha região e deparava com um grupo de pessoas ali de plantão. Sorte que minha neta estava junto. No futuro se alguém falar dessa aberração, não terá dúvida em acreditar, de forma cômica, naturalmente.
Gerônimo a história não existe, os arquivos não foram abertos, a história não está disponÃvel. Antes vela deve estar disponÃvel
Geronimo, e você acha que Bolsotrouxa "patriota" , vai se interessar em estudar ou tentar entender a história!??Muitos hoje em estado mental degenerativo , pós longos dias ajoelhados em portas de quartéis e encarcerados!!!
Se tentarem dar um golpe, 47% irão apoiar, ou um pouco menos, não reparei, quantos disserem que não sabem?
A extrema direita é inimiga da democracia e amiga da ditadura, do nazismo e do fascismo. Não baixar a guarda com a extrema direita. Os Evangélicos, os sulistas, os sudestinos votaram em massa no Bozo. Não é atoa que nas manifestações e nas frentes dos quartéis mostravam faixas pedindo intervenção militar, pedindo golpe e ditadura com o Bozo no poder. Todo cuidado com essa potestade do mal é pouco.
Desprezada sim, esquecida jamais!
Jamais mesmo!!!
E saber que golpistas do baixo clero ainda perambulam entre nós é de dar nojo...
Devemos comemorar a data do fim e não do inÃcio, este pessoal que vive no passado devem dar um passo à frente.
#ditaduranuncamais prisão para o golpista e toda a turma.
Ditadura nunca mais! Prisão para todos os golpist@s! Ansioso para quem paguem os crimes cometidos! Tanto os de 1964 como os de 2022 e 2023.
Todo passado na História da humanidade não deve ser desprezado e se for é fato e pode se repetir outras vezes e serve como experiência para aprender com os erros , já no Brasil tradicional de cultura medÃocre, desleixos, preguica, sem memória e seriedade preferem deixar no esquecimento.
Faltou a opção repudi@r o golpe ,…
Faltou a opção celebrar a democracia e REPUDI@R o triste evento de 31 de março de 64 ?
Celebrar o golpe ??? Celebrar o aut@rotarism@ ? Celebrar a perpetuação no poder pela força ? Porque a Folha não colocou a opção REPUDIAR o golpe ?
Faltou a pergunta "a data deve ser lembrada para que a história não se repita?"
Realmente usamos o termo comemorar , não é festa. O certo seria lembrar. Lembrar para não insidir no mesmo erro.
Edmundo, alguns pontos: a palavra "comemorar" é usada de forma festiva. Eu usei "lembrar", um termo mais neutro. Ao conteúdo: cresci na Alemanha e tratamos dos anos nazistas durante a vida escolar o tempo todo. Minha geração ficou impregnada pelo "nunca mais", da forma que nacionalismo era malvisto. Para você ter uma ideia concreta: a bandeira nacional foi reabilitada somente na recente Copa na Alemanha. Diferentemente de um jogo de futebol, um golpe envolve toda a população.
Comemorar uma data não vai evitar que a história se repita, se fosse assim, vamos comemorar o 7x1 aà nunca mais perderemos para a Alemanha.
Quantos golpes e tentativas de golpes tivemos no Brasil, o pior desse foi ligar o golpe ao cristianismo, matou a fé de quem tinha, usar a marcha da famÃlia e propriedade, esqueceram da idade média ?
Quando se faz uma pesquisa sobre um ato criminoso subliminarmente se está está descriminalizando o ato compromento o resultado. A Folha é tendenciosamente interessada nesse erro pois apoiou esse golpe criminoso.
Muitos apoiaram, pois acreditava-se ser o melhor, o problema foi os anos que permaneceram no poder. A vida continua e devemos rever nossas atitudes, ficar parado no tempo que não podemos.
Proponho um levantamento com os assinantes da folha em relação à qualidade do seu conteúdo
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Datafolha: Para 63%, data do golpe de 1964 deve ser desprezada Voltar
Comente este texto