Poder > Ministro de Lula ligou ditadura a nazifascismo antes de veto sobre 60 anos do golpe Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Josue Oliveira

    São só palavras, mas que representam o autoritarismo. Era a solução para o medo que a classe média e alta, ex-aristocracia da Europa, tinha do comunismo. Hoje se percebe em uma reunião de condomínio quem quer impor decisões na marra, de forma autoritária. Daí para invadir o STF é um pulo.

    Responda
  2. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    O golpe militar de 64 não foi uma reação ao comunismo, mas uma oportunidade de grupos de extrema direita que viu a oportunidade de tomar o poder pela força no contexto da guerra fria, pois teria o apoio de uma das superpotências da época, os EUA. A oportunidade de expropriar a sociedade, poder e dinheiro, pois a alternativa democrática foi viável na Europa Ocidental nesse contexto, porque não seria no Brasil? Comunismo era um pretexto adequado que alguns dinossauros ainda usam hoje em dia.

    Responda
  3. Marcelo Pires Santana

    Não sabia que Lula tinha um ministro só pra ele. Achei que fosse Ministro de Estado.

    Responda
  4. Antonio Araújo

    Nazismo, fascismo, comunismo são corolários da mesma doença: o autoritarismo sangrento e assassino.

    Responda
  5. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Temos múmias q idolatram ditadores e terroristas de esquerda . Mama mia !!

    Responda
  6. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Nazal , fasci , comuna ..tudo lixo .

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Exato.

  7. Fabio Bittencourt da Rosa

    O movimento de 64 foi muito mais uma reação ao comunismo do que uma manifestação fascista.

    Responda
  8. JOSE RENATO SIMOES

    Viva Lênin! Viva Mariguella! O Golpe de 64 jamais será esquecido! Viva Che! Viva Fidel! Viva Allende! A Esquerda vive e lutaremos até o fim!

    Responda
    1. JOSE RENATO SIMOES

      Se eu quisesse citar Mao e Stálin o teria feito, porém não sou burro e nem cego. Sem dúvida Mao e Stálin são dois ditadores assassinos que deturparam o socialismo. Ao citar e homenagear os líderes e intelectuais a que me referi me guiei pelos ideais que todos eles representam: igualdade para todos. Pois os males do capitalismo representados pela luta de classes somente nos leva a uma sociedade cada vez mais desigual. Ser de esquerda é pensar, não mugir.

    2. Alexandre Pereira

      Kkkk é piada, certo? Viva Mao, viva Stálin? Kkkkkk

  9. Joabe Souza

    Faz falta uma oposição à esquerda.

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    Preocupados com o passado

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    O tragico é q o pau continua torando aqui do lado, caracas, havana, e os caras ficam caladinhos

    Responda
  12. Derli Marcochi

    Lula deveria instituir uma celebração oficial em 15/03/2025, 40 anos do término da ditadura, quando da posse de Jose Sarney. Deveríamos celebrar o término e não o início desse período nefasto da nossa história.

    Responda
  13. Vera Queiroz

    Lula vacila ao colocar os restos mortais da ditadura militar pra debaixo do tapete. Dá provas de leniência com os militares de direita, que vivem rosnando pros governos democráticos, e deram as mãos aos descalabros do inelegível. Abre o olho, Lula, o Brasil é maior que você e seria lindo se você liderasse essa revisão do passado, olho no olho. Não bastou você ser preso por herdeiros dela, e Dilma, além de tantos outros brasileiros, ter sido torturada? Lula amarelou?

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Ricardo, "todoos" não. Veja a quantidade de comentários alinhados à esfera nazibosofacista

    2. Ricardo Lobo

      Vera, acho que é mais importante o exemplo que o governo está dando na condução da democracia. Todos sabemos o que foi a ditadura e a sociedade brasileira aprendeu que não deve ser repetida essa quadra triste da nossa história. Outros sofreram mais que nós e não aprenderam, fazem pior, veja o exemplo de Netanyahu e seu povo.

  14. jose batista

    A esquerda queria dar o golpe, ao modelo Cuba, a sociedade organizada deu um contragolpe. Como madava a constituição, elegeu Castelo, com o voto de Ulisses , inclusive. Daí p frente, com o terrorismo de esquerda e luta armada, influenciado por Cuba , virou uma ditabranda ou ditamole. Gado vermelho queria uma ditadura do proletariado e perdeu. O resto é narrativa, choro de perdedor!

    Responda
    1. alonso barros

      Mas o perdedor foi você e o seu Mito genicida , golpista fujão e covarde, ladrao de joias. Quer mais adjetivos ? Miliciano tbem .

    2. alonso barros

      A desinformação coletiva do gado é assustadora . Caprichou no coquetel de grama .

  15. marco martins

    Eu nunca gastei do Lula, mas dessa vez sou obrigado a concordar com ele. Essa história do golpe de 64 já deu o que tinha que dar. São 60 anos, tá quase todo já falecido, dos dois lados. Vida que segue. Chega dessa história!!!

    Responda
    1. alonso barros

      Você se engana . Isto é HISTÓRIA. É história a ser lembrada e ensinada nas escolas. Para nunca mais acontecer .

  16. jose mário fonseca

    Eu já fico bastante satisfeito com a punição exemplar para os golpistas atuais,o capitão seus generais subordinado a e toda trupe.Todo ano terá aniversário do golpe de 64 e será lembrado,como está sendo agora aliás.Lula é sábio…

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      64, Dilma, ou o não instaurado pelo ex-presidente? De tanto gritar golpe o termo está com o mesmo significado de excelência, nenhum.

    2. Alexandre Pereira

      Que golpe?

  17. eliane matos

    O golpe de 64 e suas consequências não devem ser esquecido nunca para que as populações mais jovens saibam o quanto é nefasta uma ditadura. Bom exemplo é o do Chile que construiu um memorial dos anos sombrios e trágicos da ditadura naquele país. Memória viva! Ditadura nunca mais!

    Responda
    1. marco martins

      Ninguém sabe Elaine, naquela época os Comunistas vinham ganhando força na AL. O Jango era um tremendo Comunista. Derepente se não tivesse ocorrido o golpe, hoje nós seríamos uma Cuba Gigante.

  18. MARIO RAMIRO

    O Ministro Silvio Almeida sabe o que diz. Nas periferias e nos morros as forças armadas do Estado continuam rodando seu programa de eliminação dos "inimigos internos". É o que aprenderam a fazer.

    Responda
  19. MARCO ANTONIO POLISELI

    Mas apoia ditaduras de esquerda no mundo inteiro!! Vai entender!!

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Exatamente.

  20. Jorge Luiz

    Absurdo. Em tempos de rede social e narrativas negacionistas, deve-se enfatizar o conhecimento das mazelas do passado, permanentemente Senão corremos o risco de se ter zumbis nas ruas pedindo intervenção militar em nome de Deus, Pátria, Família. O mesmíssimo slogan dos anos 60.…

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Cada lado pratica o negacionismo que lhe convém.

  21. Jorge Ceretta

    Já tô ficando de saco cheio com certas atitudes do Luiz Inácio. Esquecer a ditadura? Idéia insana.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.