Cotidiano > Plano Diretor de SP falha em aumentar população que mora próxima do transporte público Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. William Wars

    Falta um índice nesse estudo: taxa de adensamento populacional ótimo dos principais corredores de transporte. Por óbvio, os bairros onde podem haver mudanças significativas de adensamento são aqueles em que o real e ótimo estão dista (incentivo público para novas construções), então não daria para considerar valores absolutos mas os relativos de cada bairro. O exemplo citado é ruim (Vila Mariana já é um bairro muito verticalizado) e não terá "reorganização" dos locais já construídos

    Responda
  2. Alexandre Assis

    Moro próximo ao metrô. No meu entorno há incontáveis prédios subindo. Só meu quarteirão há seis. O metro-quadrado é caríssimo, um dos motivos é justamente a localização- e a proximidade do transporte público. Tem uma obra aqui perto, a menos de 100 metros de metrô e corredor, com 4-suítes e 5 vagas. A população aqui está aumentando sim, só não é o perfil sócio-econômico imaginado pelo plano diretor. Aí o erro. Esquecer a questão econômica. Precisa haver algum subsídio. Por enquanto, só +carros.

    Responda
    1. RICARDO Moreira

      Orecisa haver fiscalização e controle quanto a comercialização dos imóveis construídos. Como o poder público nada fiscaliza, as construtoras, incorporados e imobiliárias desvirtuam a finalidade da lei e vendem os imóveis para quem não precisa é já tem vários imóveis ou ja sao investidores. É só ver qualquer anúncio de Internet ou Instagram para ver como esses imóveis são oferecidos e destinados. Um crime contra a cidade.

    2. Matheus Lourenço

      Ocorre que esse tipo de apartamento era desencorajado no plano diretor original, que incentivava apartamentos menores e sem vagas de garagem nessas regiões. Nesse sentido, é importante lembrar que o plano foi sendo alterado (desfigurado?) ao longo do tempo pelas administrações Dória-Covas-Nunes.

  3. roberta melissa oliveira sales

    Só mora perto de metrô quem tem grana. É só ver a valorização dos imóveis após as obras. É a prefeitura que falha em não promover o acesso a moradia através da aquisição subsidiada e do aluguel subsidiado. Paris já está fazendo isso. A prefeitura não faz porque não quer ou porque é incompetente mesmo ...

    Responda
    1. RICARDO Moreira

      Ou é vendida..

  4. Antonio Neto

    O Plano Diretor só não falha em proteger vergonhosamente o emaranhamento de interesses entre o capital imobiliário e o capital político do município. A população não ganha nada, ha décadas, só paga. O Parlamento finge que trabalha. É especializado em nomear e mudar nomes de monumentos, ruas e viadutos, homenagear anônimos confrades, outorgar cidadania a inúteis e gastar dinheiro do povo em futilidades.

    Responda
  5. Eliane Morosini

    Super fácil morar próximo do metrô, só precisa ser milionário.

    Responda
  6. Karine Souza Duarte

    Falha nada, o povo que é preguiçoso de procurar o ap no local certo, arruma um corretor porreta pra ver.... Os números serão vem diferente ano que vem, tendo em visto que o povo voltou a ficar empregado e estão aos poucos saindo da inadimplência.

    Responda
  7. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Na mão de liberais arruaceiros nunca nenhum projeto termina bem pro povo.

    Responda
  8. Arno Costa

    Como fazer planejamento urbano se não pata de chegar gente?

    Responda
  9. Rubens Ventura

    O burocrata de sua mesa cria formulas mágicas que o urbanista aceita, sair da periferia e morar no eixo adensado custa mais caro e muitas vezes desconfortável, tudo que passa pelas ideias, tem de passar pelo bolso.

    Responda
  10. Celso Augusto Coccaro Filho

    Pelo centro de São Paulo passam três linhas de metrô, e várias de ônibus, inclusive trólebus. Há prédios abandonados ou subutilizados, e a zona precisa de urgente recuperação urbanística, especialmente Luz e Campos Eliseos. Não há, porém, iniciavas concretas de modernização e utilização destes edifícios para fins residenciais. São procurados bairros com atrativo econômico, que estão sendo destruídos e desvirtuados. Enfim, nada de novo.

    Responda
    1. Alexandre Assis

      Perfeito!

    2. Rubens Ventura

      É o "mercado" que movimenta, construir do zero é mais fácil e barato do que reformar.

  11. ADRIANO DE CASTRO MEYER

    Ou seja, demoliram a cidade, meia dúzia se enriqueceu e a cidade só perdeu.

    Responda
  12. José Bueno

    Quero só ver quem vai comprar ou receber aluguel dessa enorme quantidade de apartamentos novos! Logo, quem vai querer morar asfixiado entre prédios gigantescos com recuo mínimo entre eles, sem sol, iiluminação e virlação de ar suficientes, nenhum recuo de ruas estreitas, completamente sem verde! Tudo com a cobertura de um plano diretor que só tem dado lucro para as construtoras, satisfação aos vereadores, às custas do desastre urbanístico da cidade de São Paulo.

    Responda
    1. José Bueno

      * sem circulação de ar

  13. Luís Cláudio Marchesi

    Quem manda é o Segóvia e os fundos imobiliários. Os vereadores apenas obedecem e aprovam os interesses do capital agressivo e perverso em São Paulo

    Responda
  14. Marcelo Fogaça

    Adensamento populacional não. Mas número de empreendimentos imobiliários aumentou significamente. Só tens um problema. O metro quadrado também aumento de forma especulativa ( em média 12K reais) isso não proporcionará o tão esperado adensamento pois os aparatmenros são de médio a alto padrão.

    Responda
  15. Carlos Amorim

    Adensamento exige unidade pequena, e não só torre alta.

    Responda
  16. Luís Santiago Málaga

    Acho cedo para avaliar. Meu bairro passa por profundas mudanças ainda e quase nada foi inaugurado. De modo que não deu tempo de adensar.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.