Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcelo pucciarelli

    Para finalizar Jesus realmente existiu e deixando de lado os milagres, sua vida e divindade , as inclusoes que a igreja colocou nós evangelhos , o que interessa é a mensagem e os ensinamentos que Ele deixou , estes são eternos e provam que ele foi o ser mais perfeito que passou por aqui.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Perdeu o ponto, amigo, ao negar os milagres do Mestre, principalmente a Sua ressurreição, pois: "1 Coríntios 15:14 - E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé."

  2. marcelo pucciarelli

    Segundo ele Jesus e quase toda a população da época deveria ser analfabeta , porque não era necessário ler e escrever,por ex. Nazaré era um povoado pequeno habitado por colonos inclusive Jesus ,muito pobres e segundo pesquisas e escavações não encontraram vestígios de prédios e era muito árido sem muita vegetação pondo em dúvida Jesus Carpinteiro .

    Responda
  3. marcelo pucciarelli

    Segundo estudiosos cristianismo (Jesus nunca falou esta palavra)não seria o mesmo sem Paulo de Tarso que era judeu porem cidadão romano, as suas cartas , algumas dele outras não, são as fontes mais antigas que existem, foram escritos antes dos evangelhos , que são posteriores e há muita dúvida se foram escritos pelos autores. Poucas pessoas dominavam a escrita e era muito caro pois os papiros para escrita eram importados do Egito..Pesquisem Chevitarese professor de historia da UFMG

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Paulo foi a figura mais importante, sem ele o cristianismo nem existiria,

  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não se consegue contar fidedignamente episódios de poucas décadas do passado de povos ou países. E sempre que contam, eh a versão do vencedor. E há séculos repetem e analisam episódios de milênios. Crença basta, o resto eh enrolação, comércio da fé e mecanismos de dominação.

    Responda
  5. Josue Oliveira

    Se Jesus voltasse hoje, Nat anyahu o mandaria ma tar novamente. Sem cruz, agora seria bom bar de ado. Ou como ma tar am Arri el Sha ron que ousou devolver terra houbada aos samaritanos, quer dizer, paIestlnos.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Josue Oliveira, Ariel Sharon nunca devolveu nada ao povo palstino, muito pelo contrario, ele afirmava que cada israelense não deveria perder tempo e se apossar de mais e mais terra dos palstinos. Ninguem matoou Ariel, ele morreu de doença e em sua cama.

  6. alessandro souza

    Sobre cristianismo, prefiro documentários em vez de filmes ou novelas, esses sempre vão tentar preencher lacunas com suposições causando invenções ou distorções...

    Responda
  7. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Ningué aqui lembrou do filme do Pasolini, "O Evangelho segundo Mateus" Um filme belíssimo! Nele, Cristo não tem nada de europeu e a música é de "A paixão segundo Mateus", do grande Bach

    Responda
  8. ELISMAR MEIRA PEREIRA

    Será uma eterna dúvida das dúvidas. É isso que se quer provocar. Mesmo após tanta pesquisa científica e tanta tecnologia, não conseguem responder a todas. Feliz Páscoa.

    Responda
  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    Caravaggio, mestre do claro escuro, pinta o momento em que Mateus, jovem pândego e boêmio, junto com outros desocupados se embriaga em taverna. Jesus entra na Taverna e aponta para Mateus. Vem e segue-me. A cena toda escura, apresenta apenas dois pontos iluminados, Jesus, e o rosto de um assustado Mateus, que incrédulo pergunta: Quem, eu? Vale a pena procurar a pintura na Internet. Caravaggio, Jesus, Mateus.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Caro Adonay (nome hebreu, por sinal: significa "senhor", como vc deve saber), o pintor Caravaggio viajou na maionese. Muito provavelmente ele deve ter tido conhecimento da passagem do evangelho que narra a convocação de Mateus como apóstolo, totalmente diversa do que contém o quadro. Confira: "Mateus, 9:9 E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem chamado Mateus e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu."

    2. Marina Gutierrez

      Adonay, eu acabei de comentar sobre o seu comentário acima e meu comentário foi imediatamente para a moderação. Isso vem acontecendo sempre que comento sobre outros assuntos, mas agora um simples comentário sobre o pintor, "acionou" a censura!!!

    3. Marina Gutierrez

      Adonay Anthony Evans, não sabia da existência dessa pintura do Caravaggio, obrigada pela informação. Pode ser que esse Mateus "jovem pândego e boêmio" da pintura, fosse seu auto-retrato, pois acumulou uma extensa ficha policial, devido à sua conduta desordeira e à maneira como se comportava em público. Passou os últimos anos de sua vida ( 38 anos) entre Napoles, Malta e outra cidade e sem dúvida,um grande pintor.

  10. Leonardo Trindade

    Jesus continua brancão, mas beleza, é série de fantasia.

    Responda
  11. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Jesus de Nazaré, o verdadeiro precursor do Socialismo Comunismo: luta contra divisão de classes, assistência aos necessitados, perdão, comida para todos, menos Estado e mais povo. Se fez algum milage eu duvido, sua principal contribuição foi trazer a somente do Social mais forte do que o império. Pensou nisso antes de todos , genio.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Jorge Ary, o teor do seu comentário demonstra que você nunca leu a Bíblia, pois ela é coalhada de textos criticando os ricos e poderosos. Isso no Antigo Testamento. E no Novo, inclusive nos quatro evangelhos, o Senhor Jesus condena e censura veementemente o amor ao dinheiro e aos bens materiais. Vide a passagem do camelo no fundo da agulha; não servir a dois senhores: a Deus e a Mamom (dinheiro); a perícope do Mancebo Rico... São inúmeras.

    2. CARLOS EDUARDO MARTINS

      Prezado Gregorio Os valores originais do comunismo e solicialismo nao incluiam luta armada, tampouco mordaça aos que discordaram. Jesus quando espalhou sua palavra tambem nao imaginava que seculos depois seus seguidores iriam queimar pessoas em fogueiras da inquisição, fazendo isso em seu nome. Infelizmente o homem deturpa e destroi os nobres ideais, ao longo do tempo, por incompetencia e má fé. Mas que isso nunca nos abstenha de seguir os grandes genios e grandes obras

    3. Gregorio Amarante

      Verdade, pensou em liderar uma revolução armada e depois implantar uma ditadura sangrenta em que silenciava todos que pensassem diferente.

    4. Jorge Ary Lima Martins Lima Martins

      Ele só não condenou explicitamente a opressão tanto por parte das elites judaicas como do Império Romano. Ele "defendia" o pobre sem denunciar o rico, isso não é socialismo.

    5. Marina Gutierrez

      Sim, e isso lhe custou a vida, pois desafiou os poderosos da época.

  12. Marina Gutierrez

    Obrigada ao jornalista pelo artigo,não sabia da existência da série "The Chosen"produzida por um cristão evangélico. Sou interessada na pessoa do Jesus histórico, não o nazareno com poderes divinos e a melhor série que já assisti se chama em inglês "From Jesus to Christ" De Jesus a Cristo, baseada no livro da professora e erudita Paula Fredriksen e outros famosos como John D. Crossan, Prof. I.D Cohen, Prof. Michael White e outros eruditos.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Há um livro que não li, mas pretendo ler, Marina, A Sagrada Família. Seu autor, Karl Kautsky, historiador e filósofo, concluiu o terceiro volume de O Capital de Marx, após sua morte, a pedido de Engels seu testamenteiro, tal o conhecimento de Kautsky sobre a obra. O livro examina o Jesus Histórico, que sem dúvida existiu, e procura explicar o poder que exerceu no Mundo,.

  13. Sérgio Silva

    O alimento de blá é blé.

    Responda
  14. Fabiana Menezes

    A série é interessante com costumes e personagens verossímeis. A empatia, capacidade de dialogar com gente muito diferente e ter uma mensagem de paz mostram o quão disruptivo foi esse discurso, seja na Galiléia, Palestina, tenha Jesus existido ou não. O episódio da samaritana é bem sintomático sobre a visão nós e eles, hoje, na mesma região

    Responda
  15. Márcio Queiroz

    Caro Reinlado, estudei teologia na PUC-PR, quase cheguei a ser padre, hoje casado e feliz, sou agnóstico, o problema da existência de deus-filho é que Adão e Eva não existiram, logo não existiu pecado original, até porque os textos do gênesis são dos séculos VIII a VI a.C. teologia pura. Agora, me responda, se não existiu pecado original, qual pecado Jesus veio suprir? E outra o Deus dos Judeus é incompatível com Deus Uno-Trino cristão. Por fim, não há provas da existência do deus cristão e outr

    Responda
    1. Pedro Vasco

      Marcio, o dogma da trindade se desenvolveu realmente séculos depois e incorporado a tradição cristã. Os judeus e cristãos até o século 3, acreditavam em um único Deus.

    2. Leonardo Trindade

      Marina, eu já acho que Jesus é um mito bem alimentado pelo tempo. Se não vivêssemos num tempo onde tudo é hiper registrado, outras pessoas poderiam assumir esse papel de divindade.

    3. Márcio Queiroz

      Marina, a Bíblia toda é quase tudo teologia, isto é, cópias de cópias após tais eventos históricos ou não, mas cada qual é livre pra acreditar naquilo que lhe faz bem. Contudo, sou adepto do ser livre nas suas escolhas, não prejudicando ninguém ok.

    4. Marina Gutierrez

      Márcio,eu não estudei teologia, não li a biblia e nem o antigo testamento, sei pouco, quase nada sobre o assunto, mas como muitos outros, acredito na existência do Jesus histórico que nasceu em Nazaré, filho de um casal, estudou a religião judaica,pois era judeu e acreditou ser o enviado de Deus. Foi contra o status quo da época, convenceu outros e consequentemente teve morte cruel.Tudo que esta incluido na biblia e nos evangelhos foi escrito depois de sua morte.

    5. Paulo Augusto

      Segundos os crentes do folclore cristão, Jesus veio para nos salvar das torturas que vai fazer conosco caso não acreditemos nele. Que coisa, né ?

  16. Osame Kinouchi

    As pessoas podem ler a Bíblia como Literatura e não como Livro Sagrado. A ateia Tatiana Feltrin faz isso em seu canal, está finalizando o Antigo Testamento. Heróis e heroinas, luta, guerrilha e para implantar uma utopia social. Poesia, pecas de teatro, erotismo. Muito divertida, tipo Star Wars (que tem seus livros canônicos e outros apócrifos). Então a série não é sobre o que aconteceu. Reinaldo concorda que 99% dos evangelhos não são históricos. Então a serie não precisa ser. Basta ser como SW.

    Responda
    1. Osame Kinouchi

      Imagino que algum fundamentalista (literalista) ateu ou não, diria que se os evangelhos não são verdade histórica então não há razão para existirem igrejas. Não é verdade: a igreja Jedaista, baseada na filosofia de vida de Star Wars, cresce em todo mundo, inclusive no Brasil. E parte dela acredita em um poder sobrenatural, a Força. Literalmente!

  17. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Existindo ou não, as mensagens de Cristo estão atualíssimas. O seu ideal de igualdade e de justiça estão em confronto direto com o ideal capitalista, onde a exploração entre seres humanos e da natureza estão a todo vapor. O duro é que muitos dos que frequentam as igrejas cristãs fazem e defendem justamente o contrário dos ideais de Jesus.

    Responda
  18. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Deveria conter a expressão "contém matéria paga". É só buscar por " origem camelos" para ficar com os dois pés atrás antes de citar alguma passagem bíblica.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Esse estudo sobre os dromedários nos tempos de Abraão é deveras duvidoso. O artigo é inconclusivo. Os ossos dos dromedários objeto do estudo são do Vale de Aravá, considerando que os dromedários vieram do Egito via Arábia. Já havia dromedários na Mesopotâmia, de onde Abraão veio. A National Geographic relata que no Vale Aravá já havia ossos de camelos antes do Neolítico (em 9.700 a.C.), mas provavelmente eram animais selvagens, nunca sobrecarregados com o peso dos lingotes de cobre no dorso.

    2. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

      Pirlimpimpin: O que é que ele mais diz em seu artigo? Não está comentando uma série de tv? Agite um pouco mais seus ticos e tecos (se é que devo usar plural).

    3. Maria Lopes

      O colunista é historiador, e vc, de onde tirou a ideia de matéria paga? Do zap? Tico e Teco?

  19. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    Jesus existiu ou é somente um conceito histórico? Não há túmulo, nenhuma linha do próprio punho, uma passagem tardia em Flávio Josefo e outro...dois mil anos de fragilidades...

    Responda
    1. Osame Kinouchi

      As evidências sobre Pitágoras são menores ainda. Sua história é cheia de milagres, é filho de Júpiter, conversa com animais, aparece em dois lugares ao mesmo tempo. E sua primeira biografia aparece apenas 800 anos depois de sua morte. Ver a Stanford Encyclopedia of Philosophy. Já a teoria do Cristo mítico, criada por teóricos da conspiração Nova Era, e não por historiadores, caiu por terra já há 20 anos atrás...

    2. José Bonato

      Claro que não há tumulo. Jesus ressucitou e essa é viga principal do cristianismo. Se encontrarem um tumulo, todo o cristianismo desaba. Assista o filme O Corpo.

  20. Benedicto Ismael Dutra

    Dois mil anos se passaram e pouco sabemos do por que e como Jesus nasceu, tudo foi sendo esquecido ou deturpado. A humanidade afundava, guerras, conquistas, escravização, afastamento da Luz Primordial. E veio Jesus para restabelecer a união perdida. Dois mil anos depois a situação é muito pior, a decadência atingiu tudo inclusive as mulheres. Muitos dos assassinos estão de novo na Terra para colherem o que semearam.

    Responda
  21. Francisco Carlos da Silva Pires

    Gosto da série e estou aguardando a quarta temporada. Real ou não, a história de vida dos personagens, criadas pelo autor, mostra uma realidade que faz a "missão" de Jesus ser bem plausível: dedicação aos menos favorecidos enfrentando os(desde aquela época) exploradores da fé.

    Responda
  22. Antônio João

    Gosto da série porque faz uma reflexão, possível, sobre o que foi a vida cotidiana dos apóstolos, não a tomo como verdade, óbvio, mas ajuda-nos a entender o pesamento, os costumes, a cultura e a ambientação de época.

    Responda
  23. Felipe Araújo Braga

    Não tenho dúvida que Jesus tenha utilizado parábolas acessíveis ao seu público. Mas essas igrejas pentecostais foram longe de mais: os cultos parecem vídeos de tiktok ou coach, quando não acompanhados de baixaria, palavras de duplo sentido ou piadas de baixo calão!

    Responda
  24. Paulo Augusto

    Podem colocar o que quiser na estória pois o personagem principal também é um folclore.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Errado: religião é coisa de gente que tem esperança. ESPERANÇA: palavra riscada do dicionário dos ateus. O mito de Pandora que o diga: a esperança (elpis, em grego) ficou presa dentro da caixa (ou jarro). Triste é que os ateus não têm nada a oferecer à humanidade senão desesperança, ou desespero, vivendo uma vida sem sentido. Suas estrelas não brilham e querem apagar o brilho dos outros. Que prazer mórbido e doentio? Querer destruir a fé e as crenças do próximo sem nada oferecer em troca!

    2. Paulo Augusto

      Daí você entende que religião é coisa de gente desesperada, quando o senso crítico está "defeituoso".

    3. Joel Domingos

      Os ateus sempre dizem que os crentes são fracos e só eles são fortes. Inspiram-se em Nietzsche: "Eu não sou um homem, sou dinamite." Mentira. Dráuzio Varela, citado por Karnal, afirma que pacientes ateus que diziam não ter medo da morte, na hora agá se borram de medo.Contardo Calligaris contava que seu pai, um ateu convicto, pediu aos seus parentes que quando estivesse às portas da morte, se ele pedisse pra chamar um padre ou pastor evangélico não atendessem seu último desejo em hipótese nenhuma

    4. Paulo Augusto

      Joel, crentes precisam de alguém para orientar seus pensamentos, por isso seu apego às declarações de famosos. Já ateus já pensam por conta própria e por isso se desapegam do fenômeno cultural chamado religião. Percebemos o ressentimento dos crentes em relação aos ateus, uma vez que estes conseguem ter uma vida plena e sem limitações, enquanto que os crentes vivem diariamente o medo de um fantasma voyeur observando seus atos.

    5. Joel Domingos

      Lima Duarte sobre a birra de Saramago no livro "Caim". "Sou ateu, como o Saramago, mas eu não preciso ficar amando Deus pelo avesso como ele fica." Pondé sobre a questão: "O tema do ateísmo me interessa pouco. Tampouco me interessam as entediantes 'provas' da existência de Deus. Grande parte dos ateus que conheço é chata e sofre de 2 dos seg.tes sintomas: O 1º é a raiva de Deus. Evidentemente, trata-se de 'daddy issues'. A fúria com a qual alguns ateus se movem trai seu ressentimento escondido."

    6. Paulo Augusto

      A fraqueza mental dos adoradores da lenda bíblica é evidente: sempre acusam aqueles que não aceitaram o conto da carochinha bíblico de odiar o deus folclórico. É a única proposta mental que podem ter para aqueles que vivem bem sem adoração de seres fantasiosos. Que pena deles...

    7. Joel Domingos

      O ódio a alguém é a não aceitação do ego do amor para com aquela pessoa que reside dentro de si. Portanto, quem odeia, na verdade, ama o objeto do ódio. Se o sentimento do amor para com aquele objeto estivesse ausente, aí restaria apenas a indiferença. Assim são os que odeiam Deus. No seu íntimo, O amam. Suas vidas gravitam em torno de Deus. Senhor, tende misericórdia de tais criaturas!

    8. Paulo Augusto

      Bonato, o que precisa de fé para existir, não é real. E o que é real, não precisa de fé para existir. Acreditar no folclore bíblico vale tanto quanto acreditar em Papai Noel, Saci-Pererê ou na Mula-Sem-Cabeça.

    9. José Bonato

      Na sua opinião e na falta de fé. Bem aventurados os que acreditam sem ter visto.

  25. Diva Negri

    Estou assistindo a série, nunca li a bíblia e o que sei do conteúdo bíblico é o que aprendi na infância no catecismo. Acredito piamente que Jesus existiu o que tenho dúvidas é quanto a divindade.

    Responda
  26. Marcos Valério Rocha

    (cont.) o que há de mistério é como uma história de um povo desprezado e pobre de uma região tomou ares de universalidade tendo mudado, inclusive um grande Império, o Império Romano, principalmente a partir de Cristo, personagem condenado pela pior condenação da época, a crucificação, tando que até na Bíblia no antigo testamento tem que era maldito que fosse condenado assim. É o que dá ares de Divindade à história.

    Responda
  27. Marcos Valério Rocha

    (cont.) O Evangelho, como de resto toda Bíblia judaico-cristã é o relato da memória afetiva religiosa de um Povo e nessa questão não tem como se estabelecer uma cronologia rígida. O que há de misterioro e diria eu de Divino, é como essas história de um povo marginal repercutiu no mundo todo, principalmente à partir da figura de Cristo, também condenado como marginal da pior espécie, mudando inclusive todo um Império, o Império Romano.

    Responda
  28. Marcos Valério Rocha

    O Evangelho, como de resto toda Bíblia judaico-cristã é o relato da memória afetiva religiosa de um Povo e nessa questão não tem como se estabelecer uma cronologia rígida. Há desconexões, não têm um autor único, são memórias faladas e depois escritas. É como as histórias não oficiais que permeiam todo o povo. Aqui mesmo em Goiás tem um resquiço de Quilombo, o Mesquita, há histórias de uma guerra contra o povo do Garapa, uma grande fazenda da região, mas não há relatos históricos sobre o fato.

    Responda
  29. Alexandre Assis

    Só to assistindo mesmo porque Simão, Mateus, Tadeu e João são muito gatinhos rsrs mas brincadeiras à parte o clima descontraído da série me agrada, e dá até vontadezinha de ler os evangelhos dos apóstolos

    Responda
  30. Alexandre Assis

    Ontem vi um capítulo da segunda temporada em que Felipe faz uma piada bem americana com Mateus. A joke about vegetables, but it is very corny - uma piada sobre vegetais mas é bem brega/de milho (trocadilho com a palavra corny, que significa brega e poderia ser um adjetivo para corn, milho, como “de milho”). Só que o milho só chegou na Europa na idade média, mil e quatrocentos anos depois. Essa sim foi uma cena bem “corny”.

    Responda
    1. Reinaldo José Lopes

      "Corn" em inglês originalmente é o termo genérico para qualquer cereal. Só mais tarde passou a ser empregado para designar o "maize", o milho originário das Américas.

  31. Matheus Battistoni

    A pior série sobre Cristo de todos os tempos. Jesus prega de mochila, os apóstolos tem cara de burro, Santa Isabel é uma idosa de 80 anos, uma turma de adolescentes atrapalhados, sem o menor carisma, falando besteira. Que diferença do filme do Zefirelli, que soube fazer arte e poesia com a história de Cristo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Matheus Battistoni, eu não vi essa série, mas sua descrição aguçou minha curiosidade... e ainda estou rindo.

    2. Felipe Araújo Braga

      Vejo seus comentários aqui e não te acho nada cristão: comentários cheios de ódio, de preconceitos. Parece um fariseu. E com certeza: vota no Bolsonaro, que é oposto de Cristo.

    3. José Bonato

      Zeferelli colocou Madalena como prostituta. Um erro grosseiro na maioria dos filmes.

    4. Alexandre Assis

      Acho que é por isso que estou gostando. Simão é muito gato nessa série.