Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Henry Galbiatti

    Olha a Ditatura foi um período de trevas, mas não foi responsável por todos os males do BR. A social democracia que veio posteriormente não trouxe mudanças significativas na trajetória apontada. Distribuiu renta, mas não criou riqueza, educação e saúde são péssimas e segurança idem. Talvez, por isto, alguns poucos foram morar nos EU.

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      A Constituição de 88 mudou a minha e a tua vida, com certeza. Não é em comentário de jornal que vc descobre isso. Mas a mudança foi sim significativa. A não ser que vc considere que não censurar, torturar e matar o opositor seja uma mudança insignificante.

  2. Dionisio DeBarros

    Senti na pele esse periodo nefasto da historia do Brasil. Era crianca, vivia numa casa humilde, mas grande, tinha 5 quartos, sala e quintal grande. Mas como ficava proximo a uma grande obra do governo da epoca, nossa familia e centenas de outras receberam ordens para sair e ser relocada para a periferia do RJ. Nos, uma familia de 11 pessoas, perdemos nossa casa de 5 quartos e fomos obrigados a viver num apartamento de 2 quartos e ainda tinhamos que pagar prestacoes. Isso eh o que a ditadura fez.

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    Continua cada vez mais caótica e degradada a sociedade mesmo com a "democracia" matrix.

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      Porém, muuuuuuito melhor do que a censura que te impediria, com certeza, de se manifestar nos anos de chumbo. Tenha certeza disso!

  4. Adauto Lima

    Sim, criou. Mas ela só conseguiu isso porque a mácula da escravatura, eternamente enraizada na cultura nacional a viabilizou.

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    e os que enriqueceram? civis, a burguesia vendida nacional, os militares e seus privilégios, as igrejas, pena que o inferno não exista, não é apoiadores de torturadores portadores de livros sagrados maculados? e a juizada silenciada, e os pelegos? e os e os vereadores? ainda tem muita história para ser contada...

    Responda
  6. Antonio Pimentel Pereira

    A elite daqui é extrema tem razão, na ditadura coronéis eram mantidos ainda no orçamento público via empréstimos à tres por cento ao ano com inflação, no primeiro governo civil, tancredo sarney, acm direita min das comunicações e waldir pires da previdência esquerda, tem família aqui na bahia em todos os estados q nunca sairam dos bons cargos, nunca perdem eleição, ganham aqui ou perdem ali, sempre tem vagas, é no estado todo, aqui não dá pra nominar uma por uma, mas sei todas, elite é isso....

    Responda
  7. Antonio Pimentel Pereira

    A alta riqueza do sudeste, cerca de sessenta por cento do pib, atrai migração não só de outros estados,mas tbm dos paìses da américa latina, leia-se min delfim neto, pois em meia sete criou o icms cm cem por cento de sua arrecadação retornando pra o município e estado produtor, sendo a origem da desigualdade q vivemos, dos quinhentos bi arrecadados por ano, o sudeste fica cm sessenta por cento, mesmo sabendo q desde getúlio à quase cem anos, a industrialização foi feita cm recursos federais

    Responda
  8. Luis Nunez

    Péssimo texto. Concordo em relação ao desastre das grandes cidades e ainda falam que há déficit de moradia!

    Responda
  9. Marta Vainchenker

    Os melhores e mais consequentes artigos desse autor são aqueles em que ele desfila sua ira com nossa autocomplacência nacional. Uma aberração que ainda hoje tenhamos aqui tantos defensores desses 20 anos tão horrendos que nada fizeram "senão confirmar a incompetência da América católica, que sempre precisará de ridículos tiranos", nas sábias palavras do Caetano.

    Responda
  10. Gregorio Amarante

    Quanta besteira junta! Você já leu sobre o Brasil pré-ditadura? O país estava em frangalhos em 64.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      A inflação deixada pela ditadura foi muito maior que a deixada por Jango. Em 1981, o país estava insolvente e, em 1984, a inflação anual já passava de 200%. E a situação social era nada menos que catastrófica. Os "frangalhos" de 1964 perto disso eram apenas mais pretexto para o golpismo de Aragarças e Jacareacanga, para impedir a posse de JK e derrubar o Presidente Vargas.

  11. Daniel Barbosa

    #DitaduraNuncaMais

    Responda
  12. Daniel Barbosa

    Artigo essencial para não esquecer a tragédia civilizatória que foi a ditadura. Eu era criança e até na escola havia censura ao nosso jornalzinho escolar. A censura era a face mais odiosa e odiável para mim, que ainda não compreendia a macroeconomia. Novelas, filmes, músicas, artistas, jornalistas, professores censurados, calados, perseguidos. Como parte do povo brasileiro ainda pode apoiar os neofascistas (vulgo bolsonaristas) que querem isso de volta? Estupefação.

    Responda
    1. Virmondes Júnior

      Corrigindo: surto de meningite; os estudantes sabiam cantar hinos militares mas não sabiam fazer contas...

    2. Virmondes Júnior

      Censuraram até surto se meningite. E os estudantes sabiam cantar hinos militares, mas não sabiam fazer cinta ou escrever uma redação com mais de cinco linhas.

  13. José Cardoso

    A crítica é acertada quanto à nossa industrialização voltada ao mercado interno, na base de substituição de importações. Mas era o consenso da época, desde o período Vargas, e também prevaleceu na Argentina antes, durante e depois de Peron. Pelo menos a revolução de março criou a Embrapa, que contribuiu para a nossa atual competitiva agricultura de exportação.

    Responda
  14. antonio brito

    A destruição da Amazônia, com a azona franca de Manaus, é um grande exemplo do erro.

    Responda
  15. max ribas

    O Brasil é uma República que pertence a um ou dois por cento de famílias que são proprietárias de toda a terra urbana e rural, cujo aparato de segurança é uma força de ocupação desta mesma elite e dos agiotas nacionais e internacionais. O povo? Ora, o povo!

    Responda
  16. renato soares

    Como em qualquer sistema há os bons e maus aspectos, porém, é inegável que os "anos de chumbo" foram anos de muito progresso nesse país. Talvez pela predominância da honestidade acima de quaisquer circunstâncias, nem sempre louváveis.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Honestidade não precisa de censura. Se o regime fosse exposto ao mesmo nível de crítica e de controle que existe hoje, duvido muito que você pudesse falar em honestidade. Hipocrisia!

    2. Daniel Vitorazzi

      A ditadura é corrupta de per si. Um grupo que toma o poder e os cargos público e governa um país sem a chancela dos governados pelo voto é corrupto por excelência.

    3. Maria Lopes

      Dê um Google em embaixador Jobim. O jornal O Globo está com detalhes da história dele. Escrevia um livro de memórias contando a corrupção na construção de Itaipu (custo dez x maior que o orçado) e foi raptado e assa/ssinado pelos milicos da época. Vc é muito ingênuo.

    4. Daniel Barbosa

      Progresso, cara-pálida? Que conceito de progresso, hein? Houve foi uma concentração de renda absurda baseada na humilhação da nação!

  17. Anete Araujo Guedes

    Uma análise perfeita das mazelas da ditadura civil-militar. Poucos lucraram. O restante da população penou, comeu o pão que o diabo amassou. Ainda permanece no país o fetiche por coturnos, fuzis, fardas, estupros e violência.

    Responda
  18. Breno Heleno

    Aí vem a massa de 87% de pais e maes de familia endividados.

    Responda
  19. Breno Heleno

    O menino da escola publica nao tem emprego pq o agro usa drone. As industrias se foram. Vamos fazer assim: criem albergues de qualidade com esmolas da 11 economia, nos encham de lexotan, nos de de comer e pronto. A gente fica na Matrix, feliz.

    Responda
    1. Breno Heleno

      A logica é perversa criou se um mecanismo insustentavel. O governo leva$ do bradesco e itaú em troca de endividar trabalhadores publicos e provados. Como? Simples, deixam uma inflaçao peraistente corroer seus salarios. Nunca se repoe a inflação nem pelo INPC.

  20. Breno Heleno

    Macedo, Ed era caixa loterico. Os generais deixaram pensões pras filhas, os bons se calam, camboriú lava lava hoje em dia. La fora os estategistas pensam o mundo e sua economia. Sudeste da Asia puxa o trem do Sucesso que nao se ve em Hollywood mais.

    Responda
  21. Helano Timbó

    O texto deveria servir como editorial. Explica o que somos hoje.

    Responda
  22. marcelo fernandes

    Não esqueça de ressaltar que a sua Folha de S.Paulo chamou, há pouco tempo, tudo isso de “ditabranda” (Depois fez um mea culpa pra inglês ler)

    Responda
  23. Adriano Dos Santos Bras

    Excelente texto !! Precisamos depois entender por qual razão metade da população brasileira , mesmo que lhes seja explicado , insiste na versao que militares e policiais são ótimos para o Poder e prosperidade de uma Nação.

    Responda
    1. Breno Heleno

      Por que quando alguma coisa dava errado no casal eu ia arriscar minha vida pra salvar a esposa do alcool e da violence do marido tb é fruto da violence inflacionaria nos salários, da financeirização, da genialidade asiática, que tem cultura milenar. Atenção América Latina, ou se transforma na economia da disciplina chinesa ou pode emigrar pra la pra aprender. Chineses sao eternamente gratos aos globalistas. Nós seguimos os walking deads

  24. Gilberto Rosa

    Acho que Vicius quer recuperar a imagem, tá bem caidinha. Bonito, mas atua na Folha que apoiou o golpe de 64 e 16, que levou a Temer e Bolsoguedes, sempre ataca o governo para o povo. Vicius é o maior defensor dos juros parasitário do Campos Neto Paraiso, que transfere o dinheiro do povo para ultra ricos, juros que enche o bolso do bilionário banqueiro patrão. No texto condena que viviam de renda no passado. Dio santo! Misericórdia!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Piras pirou, fico contente que tirou o foco do Lula e mirou pra mim. Me alegra ter a sua audiência e a importância que dá para todos meus comentários. Nada contra, mas já te avisei que sou bem casado, beijos, :)

    2. Hernandez Piras

      "(...) sempre ataca o governo para o povo." No fundo, esta é a razão dos ataques sistemáticos do leitor ao colunista. Vinícius poderia escrever qualquer tolice, contanto que não criticasse o Governo. O idólatra de Putin não preza a democracia. Por esta razão, não se preocupa com criticas a ditadura. O que importa, exclusivamente, é atacar os críticos do Governo.

  25. Gabo Franca

    Excelente texto, obrigado

    Responda
  26. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Por incrível que pareça apesar de tudo isso relatado pelo autor, as pessoas da nossa classe média e rica, ainda acha que o Brasil era ótimo naquela época. O pensamento dessa turma é o mesmo de seus avós. Os mesmos que estavam quebrados no fim da ditadura devido a inflação e a dívida externa. Isso é muito comum entre comerciantes e pessoal do agro. Hoje melhores de vida mas bastante incultos e ideológicos.

    Responda
  27. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

    É impressionante como certos comentários não conseguem enxergar, analisar as informações apresentadas, e continuam defendendo um período ne fas to de nossa história. Pior comparam com a situação de hoje.

    Responda
  28. osmar sampaio de almeida sampaio

    Esquecem que a ditadura foi no governo Vargas, que era civil. O governo militarformado por 9 ministros e nós tinhamos apenas dois partidos MDB e Arena. Hoje são 38 ministros e mais de 35 partidos, tudo isso formando uma ilha de incompetentes. Nós tínhamos Educação, Segurança, Saúde, Liberdade, conversávamos na porta de casa e construímos essas hifrel[eticas existentes, estaradas, pontes, Quer ditadura maior que essa imposta pelo Moraes, punindo vândalos com 17 anos de cadeia. O País no abismo?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Consulte a constituição. A terra não é plana. Não viva em uma realidade paralela. Deixe de se informar pelos grupos de WhatsApp.

    2. Hernandez Piras

      1o. Os governos militares nunca tiveram apenas nove ministros, salvo na sua cabeça. É só verificar na Wikipedia. 2o. Isto não significa absolutamente nada! 3o. Não havia dous partidos, mas dois acampamentos, sem programa ou ideologia. 4o. Os gastos em educação e saúde caíram sistematicamente no regime militar e a delinquência explodiu no final dos anos setenta. 5o. Você sabe de tudo isso, mas mente de caso pensado.

    3. Maria Lopes

      Vc tem a lógica e a falta de informações de tios de zap. Daqueles beeeem desprovidos de neurônios ou de informação. Volte ao zap e fique na sua bolha. Não tem conserto.

    4. Daniel Barbosa

      Liberdade de censurar, segurança com tortura, saúde pra quem pudesse pagar, educação para a elite: realmente era uma beleza! #sóquenão

    5. max ribas

      Esta é, provavelmente, a análise mais rasa, desinformada, confusa e errada que um ser humano pode fazer da história do Brasil. Você merece um prêmio.

    6. WALTER TRAVASSOS

      Vai gostar assim de ditadura lá na quintas dos infernos. E aproveita para dar um beijo e um abraço forte no Belzebu.

    7. nemesio salvador

      Em 1964 eu estava no terceiro ano ginasial de uma escola pública e sempre cursei escolas públicas, incluindo a universidade. Em 1986 quis matricular meu filho em escola pública, mas não havia mais condições: tinham acabado com o nível do ensino público fundamental e médio. Isso foi uma das maiores desgraças para este País.

    8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Antes de Vargas já existia corrupção. Os coronés.

    9. Adauto João Pulcinelli

      Em país você vive?

    10. Jonas Lopes

      A vírgula é sua amiga, cidadão. Faça uso dela. O mundo não tem culpa pela sua formação.

  29. Pedro Cardoso da Costa

    Ah, de novo a "moduradura" me cerceou.

    Responda
  30. Pedro Cardoso da Costa

    Há uma cultura de dar esmola para que esse povo não exija serviços e atendimentos decentes. Públicos ou privados. A Enel é a prova inconteste de que não basta entregar para a iniciativa provada como forma de lavar as mãos. E vão criando uma sociedade dos milhões sem nada: 33 milhões sem esgoto; 6 milhões sem banheiro; 10 milhões em moradias em áreas de risco; milhões de analfabetos literais... Questionem os governos quantos teriam água limpa apenas com o dinheiro pago por horas extras...

    Responda
  31. Felipe Araújo Braga

    Texto excelente. Aí em 2018 vai o povo e elege a continuidade de toda essa barbárie. Dá pra ter esperança nestes tristes trópicos? Oh Deus!

    Responda
    1. max ribas

      Viver no Brasil é um extenuante exercício de fé e paciência. Muita fé e muita paciência.

  32. Jose Souza Lopes

    Ler os comentarios de Paulo Cury e Ary Oliveira só confirma o que o articulista escreveu. Pobre povo brasileiro e sua ignorância. Produto da ditatdura. Pobres coitados.

    Responda
  33. APARECIDO MARIANO

    A ditaaadurraa acabou mesmo com o Brasil. E só ver que a dívida externa era de 4 bi em 1964. Figueiredo entregou com mais de 100 bi . E com inflação de 60%ao mês. Se isso não quebrou o país , não sei o que foi então? Só entregaram de volta porque não aguentaram a pressão diretas já. A economia estava em frangalhos … sem saber o que fazer … devolveram após quebrar .

    Responda
    1. Breno Heleno

      Nao se acanhe se trump ganhar eles voltam

  34. APARECIDO MARIANO

    Período que o Brasil se afundou em dívidas. Em 1960 a dívida era de apenas 4 bi , Figueiredo entregou com dívida superior a 100 bi . Inflação de 60% ao mês! Isso mesmo! Então, quebraram, não sabiam como sair , e decidiram entregar de volta . Essa é a verdade . Não tinham como suportar a pressão das diretas já com a economia em frangalhos

    Responda
  35. Ricardo Batista

    Excelente! Este texto valeu por uma aula de sociologia. E nem se pode dizer que havia mais segurança. Lembro que, no início dos anos oitenta, meu pai ficava escutando aqueles repórteres porta de cadeia Gil Gomes e Afanásio contando seus casos sensacionalistas e tristes.

    Responda
  36. PAULO CURY

    É muita ficção e conversa mole para explicar nos incompetência com povo, quando a revolução aconteceu a republica tinha 75 anos, sendo que destes uns 25 foram de ditadura ( vargas), esta de 64 durou 20 anos, já se passaram 40 e o pais não se encontra, a corrupção é uma realidade, a falta de planejamento outra, uma justiça que gasta horrores e nada faz e a culpa é de um regime que durou 20 anos e se foi a 40, tenha santa paciência , procura outro bode expiatório.

    Responda
    1. Wlander Kwasniewski

      As mazelas tem origem. Vejo no texto boa análise do status quo Brasil atual. Como vivi e testemunhei de 80 para cá, está claro que os governos militares ( não democratas, não inteligentes) plantaram a semente errada, deram espaço para uma burguesia egoísta e sem visão de nação. O povo não foi educado, a sociedade se dividiu, os oportunistas amealharam fortunas. Se começarmos a acertar agora, nossos netos talvez nos perdoem pelo desastre remendado.

    2. Wlander Kwasniewski

      As mazelas tem origem. Vejo no texto boa análise do status quo Brasil atual. Como vivi e testemunhei de 80 para cá, está claro que os governos militares ( não democratas, não inteligentes) plantaram a semente errada, deram espaço para uma burguesia egoísta e sem visão de nação. O povo não foi educado, a sociedade se dividiu, os oportunistas amealharam fortunas. Se começarmos a acertar agora, nossos netos não talvez nos perdoem pelo desastre remendado.

    3. Felipe Araújo Braga

      Me pergunto se você é dessa rica burguesia parasitária ou é só mais um pobre eleitor do Bozo?

    4. ARY OLIVEIRA

      Perfeito. O escriba só escreve. Escrever e falar e' facil difícil E' mudar com ações. Esse governo atual já nos deixou um preju de mais de trezentos bi desde que assumiu

    5. Jonas Lopes

      O analfabetismo funcional fica claro ao usar "a 40" ao invés de "há 40". Logo entendemos a qualidade do comentário.