Cotidiano > O que aconteceu com a cruz em que Jesus morreu? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Joel Domingos

    Flávio Josefo, in Antiguidades, Tácito e Plínio, o moço, na carta Epistulae X.96, e o historiador Suetônio, com a obra Vida dos 12 Césares, também registraram a existência do Senhor Jesus, isto no 1º séc. d.C. É comprovado com a descoberta de um mosaico, datado do ano 230 que Jesus já era adorado como Deus nessa época. O jornal israelense Haaretz, 09/03/2018, por Ruth Schuster, intitula a matéria: "A Jew, an Early Christian and a Roman Meet in Archaeological Park to Be Built on Evacuated Prison"

    Responda
  2. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A cruz foi reutilizada inúmeras vezes para outros condenados à morte. Jesus era um mero judeu, essa reverência pela figura dele só veio 600 anos após sua morte. Ninguém em sã consciência iria preservar nem a cruz dele nem dos outros ladrões, afinal quem dos três ali seria o Messias?

    Responda
  3. Antonio Neto

    A criatividade da cultura religiosa que ilude crentes de todas as igrejas parece ser infinita.

    Responda
    1. Antonio Neto

      300 anos após.

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      A cruz foi reutilizada inúmeras vezes para outros condenados à morte. Jesus era um mero judeu, essa reverência pela figura dele só veio 600 anos após sua morte. Ninguém em sã consciência iria preservar nem a cruz dele nem dos outros ladrões, afinal quem dos três ali seria o Messias?

  4. Marcos Araujo

    Qual parte da Biblia não seria considerada fake news hoje?

    Responda
  5. Alex Sgobin

    O pedaço de tronco onde ele foi crucificado muito provavelmente foi descartado um dia apodreceu, e é isso. Mas se querem acreditar em fragmentos "reais" da cruz, "prepúcio de Jesus", "Santo Sudário", bem, que acreditem, que se há de fazer?

    Responda
  6. Constantin Fischer

    Chama o Indiana Jones pra resolver esse causoÂ…

    Responda
  7. João Batista de Junior

    Tem igreja que vende pedaços da cruz aos montes.

    Responda
  8. João Orlando Santos

    Cruz que Cruz!!!!! O santo sudário que deveria ter no mínimo 2024 anos segundo o cristianismo, foi testado e provado que tem menos de 300 anos, ou seja é mais uma farsa que enriquece os espertos vendedores da fé. Os mesmos vendedores da fé de batinas negras que venderam por 800 mil liras os judeus aos camisas negras do facismo. Os mesmos vendedores da fé que pagam milhões de doláres em indenização por abusos cometidos por autoridades religiosas contra crianças.

    Responda
  9. Joel Domingos

    Nos meus apartes aos comentários aqui lançados, em momento algum quis conferir validade à idolatria ou culto a relíquias ou qualquer outra forma de adoração a objetos ou magia talismânica. Desde que o cristianismo é uma religião anicônica, Cristo é a personificação do verbo. Apenas palavras merecem destaque e somente elas podem ser usadas como símbolos cristãos. Em se tratando de palavras, metonímia é o tropo que o cristianismo faz uso. Assim é com o termo cruz: metonímia do sacrifício vicário.

    Responda
  10. Joaquim Rosa

    Essa tal Helena era uma " abilulada". Foi a mesma que dizia ter encontrado a tubo onde o sujeito teria sido enterrado. Três séculos passados. Essa teve grande responsabilidade na criação do mito.

    Responda
  11. marcos fernando dauner

    há quem acredite no bolsonarismo . Sinceramente, isso é muito pior .

    Responda
  12. marcos fernando dauner

    deve ter sido vendida, em dois mil pedacinhos por quatro mil dolares cada pedaço .

    Responda
  13. Paulo Ribeiro

    Outros mistérios do mesmo tipo: onde está a kryptonita que enfraquecia o Super Homem? Onde anda o Batmóvel e o martelo de Thor?

    Responda
  14. Joao Cellos

    Coisa mais sem sentido utilizar a cruz como símbolo de uma religião. Se ele tivesse sido enforcado o símbolo seria uma corda?

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Em casa tem um pé de "se" que se desse...

    2. Joel Domingos

      A Bíblia vai mais longe, caro João: a cruz era símbolo de maldição. Assim, ".Gálatas, 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;". "1 Aos Coríntios, 1:27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; [...]". Deu pra entender agora?

    3. Joao Cellos

      Eliane, qual seria o problema? Você acha normal que um símbolo de tortura represente uma religião? Se tivesse um ente querido fuzilado você carregaria um fuzil por aí?

    4. Marcia Ferreira

      Sempre achei que deveria ser o peixe, que é citado em um trecho do Novo Testamento.

    5. Joel Domingos

      SE, SE, SE... Trabalhar em cima de hipóteses. Além do mais implausíveis. Sem falar que o tipo de morte do Mestre já estava no "script". Afinal, Ele é Deus e, como tal, detentor dos atributos de divindade, dentre eles a onisciência, que contém a presciência. Não é mera coincidência que a cruz grega se tornou o símbolo da adição, da SOMA: o sinal de "mais". Se nós, simples mortais, tentamos nos planear para não deixar nada ao acaso, por que Deus deixaria?

    6. Eliane Morosini

      Sim, seria, qual o problema?!

  15. Francisco Neto

    Jesus conversou com todos calmamente, pobres, ricos, adúlteros, prostituta, ateus, a única vez que ficou nervoso e ficou violento foi quando usaram a igreja para ganhar dinheiro, se cuida Malafaia, Edir Macedo, Valdemiro, RR Soares e outros.

    Responda
  16. Marcos Arrais

    Devemos respeitar todas as religiões e suas crenças, mas o que verdadeiramente deve importar é a mensagem deixada por Jesus. A madeira onde ele foi crucificado sinceramente é o que menos importa.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Não, religiões e crenças são ideias. E ideias podem e dever ser debatidas, criticadas e tripudiadas.

  17. Humberto Sobrinho

    Deve estar na casa de uma certa família que governou o Brasil num passado muito próximo.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      ..discordo, se a lava jato investigasse, teria achado em São Bernardo do campo!

  18. Paulo Augusto

    Nada !! Jesus não morreu porque nem sequer existiu, a cruz menos ainda.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Ary, existem dados históricos sobre Platão e Sócrates mas nenhum sobre Jesus durante a suposta época que ele viveu. Nem mesmo Roma, que era exímia em registrar tudo, tem dados sobre ele. Somente décadas depois é que apareceram relatos de historiadores, que receberam informações via oral. Como é que uma figura que seria proeminente não consta em registro nenhum da época ?

    2. ARY OLIVEIRA

      Tem gente q não acredita na existência de jesus,mas acredita em platao e Sócrates, seres humanos que existiram aprox .quatrocentos anos antes de Cristo.

    3. Paulo Araujo

      Em casa tem um é de "SE" que se desse...

    4. Marcelo R Almeida

      É possível que tenha existido uma espécie de beato da época chamado Jesus (havia vários pregadores e milagreiros na Judeia do século I). Flavio Josefo e Tácito fazem citações superficiais. Concordo que o personagem teve sua importância sobrevalorizada.

    5. Paulo Augusto

      Aloisio, nenhum historiador da suposta época que Jesus viveu, escreveu uma linha sequer sobre ele. É somente um folclore criado pela Igreja Católica.

    6. Paulo Augusto

      Sim Matheus, cada um acredita no que quiser, até mesmo nos folclores.

    7. ALOISIO PINTO

      É consenso entre historiadores que Jesus Histórico existiu... agora o Jesus Messias depende de crença, um terreno que não dá pra se discutir em posts de comentários

    8. Matheus Teodoro Silva Filho

      Cada um acredita no que quiser. Mas é triste você recusar um ser tão bom. Que só quis o nosso bem.

    9. Paulo Augusto

      Cidade, mostre-nos 1/2 prova da existência do folclore cristão...

    10. RONALDO CIDADE

      Então tá bom, você tá certo... ficou contente? Então, procura outra coisa pra fazer. Desse assunto você já mostrou que não manja nada.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.