Ilustríssima > Ditadura não é coisa do passado, Lula, basta olhar PMs Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Fonseca Junior Matos

    De acordo com o autor então a violência policial é um legado da Ditadura, que por lobby ou interesse de permanência, não foi severamente punida e revista desde a Constituição, apesar desta prever as penas.

    Responda
  2. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Lulinha paz e amor é sinal de fraqueza; STF tem se mostrado mais eficaz e de forma democrática.

    Responda
  3. Maria Lopes

    Ótima coluna, concordo totalmente.

    Responda
  4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Bobinho , lula sabe de tudo isso. Sabe que não eh passado. Mas não cairá da conversa de ingênuos que se acham, ou de espertos que procuram.

    Responda
  5. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Folha, a golpista e seu espetáculo de hipocrisia.

    Responda
  6. Manoel Gonçalves

    Nenhum band1do sobrevive a uma cápsula de 9mm, nem volta a cometer outro crime

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Falou um mané incapaz de ver um cm além do nazo, cheio de certeza, cheio de truculência cheio , ou melhor, vazio. Tenha dó. Repugnante.

    2. vera lucia frayze david

      Eu nem um inocente. Ontem mesmo mataram outro PM de folga achando que era assaltante.

  7. José Ricardo Braga

    A esquerda ultimamente adquiriu este estranho hábito de querer 'comemorar' derrotas. Os sessenta anos do golpe é uma efeméride, portanto efêmera são as condições em que acontece. Aos 65anos do golpe, se Lula não for reeleito, esses mesmos que pedem que o governo patrocine protestos aceitarão que o governo de turno, se for o caso, comemore? O direito de aproveitar a 'oportunidade histórica' seria o mesmo, né?

    Responda
  8. Levi Ramos

    Não sou a favor da violência generalizada da polícia. Agora relativizar e romantizar o crime como alguns aqui nos comentários defendem é uma vergonha. Justificar o fator de pobreza para atacar as PMS é uma desculpa descarada desse jornal e dos esquerdistas nos comentários.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Qta bobagem por cm corrido de texto. Leve ramos, porque é incapaz de levar um galhito que seja.

  9. LUTHERO MAYNARD

    Texto corajoso, verdadeiro e necessário. Espero que alguém o leia para o presidente. As PMs só matam ladrões pé-de-chinelo, jovens pretos e pobres sem antecedentes, mulheres e crianças. Os chefões quando presos, fogem e ninguém encontra nem com toda parafernália e cobertura da mídia.

    Responda
  10. João A Silva

    Para alguém que está chegando na caso dos 60 e ganhe um espaço na FSP, pressupõe-se que preencha certos requisitos lógicos: 1. não seja to linho; 2. tenha um mínimo de visão estratégica para saber o que é andar em um campo minado; 3. não se encante com arroubos juvenis do tipo "abaixo a ditadura" e; 4. principalmente, tenha a clara noção de que estabelecer um cabo de guerra com 50% de uma população que apoiam uma figura cujo ídolo é um torturador sádico não é uma posição inteligente.

    Responda
  11. Hernandez Piras

    De tudo isso, o mais imperdoável foi a Lei Orgânica das PMs. Uma lei reacionária, apoiada pelo atual governo, para manter o "status quo" e permitir que os excessos vistos hoje na Bahia e no Litoral Paulista continuem impunemente.

    Responda
  12. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

    Meu deus, quanta besteira

    Responda
  13. Wilson Benvenuti Jr

    Polícia é pra servir o cidadão contribuinte e não discrimina-lo e fazer o julgamento sumário na ocasião da abordagem.

    Responda
  14. Wilson Benvenuti Jr

    Adorei o artigo. Não vo tem nesse fo rasteiro cria do inele gi vel!!

    Responda
  15. Manoel Raimundo Alves

    Vc está certo, em parte. Mas, se pode esquecer que Lula representa o governo brasileiro, inclusive com esses as nos gol pis tas, juntos. É papel do governo manter-se isento, para além dos fatos que, ao exarcerba-los, possa trazer desagregação social, por mais que eles sejam justos, o que são. Lula é sábio, e conhece bem o pântano em que pisa. Dizer que ele ignora o fato do horror que foi o golpe de de 64, ou é má fé, ou ignorância histórica-politico, ou é extremismo ideológico inconsequente.

    Responda
  16. Gregorio Amarante

    A preguiça de estudar historia faz pessoas escrevem incoerências como esta e parecerem razoaveis. A truculencia militar nada tem a ver com 1964. Já ouviu falar de Filinto Muller, desinformado articulista?

    Responda
    1. Paulino Fernandez

      Tomou? kkkkk

    2. Hernandez Piras

      Pelo visto, o desinformado é você. Foi somente após o golpe militar de 1964 que as polícias estaduais foram moldadas pelas Forças Armadas. Filinto Muller dirigiu a polícia secreta de Getúlio e teve escassa influência sobre as FA. Para defender o Grande Líder, vale até falsear a história e atenuar a responsabilidade dos militares, não?

  17. Flávio Sasso

    Desigualdade é o adubo de toda a violência.

    Responda
  18. Eduardo Rocha

    A PM brasileira carrega a herança da ditadura. Não há dúvida. Ela precisa ser repensada pra ser mais eficiente e imparcial. Por outro lado, também precisamos valorizar a figura do policial, um trabalhador que a esquerda caviar em geral demoniza. A violência no Brasil é caótica e vai muito além dessa lógica binária de bandidos e mocinhos, que o PT ajudam a manter.

    Responda
  19. Alex Sgobin

    Excelente texto!! Reproduza-se com as devidas permissões, pedimos nós!

    Responda
  20. Paulino Fernandez

    Começo lembrando que o Brasil tem em seu Congresso Nacional, escancaradamente, uma bancada da bala. O indivíduo militar brasileiro se julga superior ao cidadão civil. Politicamente o país segue refém dos militares cuja eficiência e utilidade jamais foi reavaliada, apesar do custo absurdo aos cofres públicos; apesar dos escândalos de corrupção e apesar das evidências do golpe tentado. O silêncio diz muito sobre quem somos e onde chegamos.

    Responda
  21. Alexandre Pereira

    Se acha que isso é fruto de 64, camarada, pulou boa parte da história do Brasil. A casa grande nunca foi apeada e a estrutura classista da nossa sociedade, patrocinada pelo estado, continua por ai. O regime militar foi somente um soluço em uma larga tradição da oligarquia brasileira, onde militares dividiram o espaço com suas majestades por algum tempo. Os militares se foram, as majestades continuam por aí. O povo de carga? Esse que se lasque.

    Responda
  22. Helano Timbó

    Ótimo artigo. Decorrência dos períodos ditatoriais tupiniquim, mormente o de 1964.

    Responda
  23. Marcelo Silva

    Parabéns ao pessoal pelo alto nível dos comentários, com exceção de alguns brasileiros submissos abaixo que não se garantem e adoram lamber uma bota lustrosa!

    Responda
  24. José Fernando Marques

    Faltava alguém dizer essas coisas com todas as letras. Estão à vista, são óbvias, mas não se fala o bastante sobre elas: a polícia age de maneira ditatorial. De pleno acordo com o articulista.

    Responda
  25. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Adilson, vc tem razão.

    Responda
  26. antonio brito

    Esses intelectuais fumam baseado em excesso, alimentam o tráfico. Para eles A guerra da PM é contra uma "parte da população " não contra traficantes armados.

    Responda
  27. José Augusto Bernabé

    Como esse Colunista é cego, sugerir a um pelego Ditatador como o Lalau atual que ele se livre das Ditaduras é o mesmo que colocar Cabras pra tomar conta da Horta.

    Responda
  28. Marcos Longaresi Carvalhães

    Blá, blá, blá e mais blá, blá, blá, todos sabem que tipo de regime que a maioria daqueles que lutaram contra a ditadura queriam implantar no Brasil, democracia com certeza não era. O militante travestido de jornalísta só cita a letalidade das polícias, com relação às centenas de policiais assassinados ele se cala, com relação aos milhares de flagrantes delitos feito ele se cala, com relação aos milhões de atendimento feito por vários motivos ele também se cala, cara chato do caramba.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Tenha dó colega. O militar brasileiro é golpista e já deu muitos golpes, interrompendo a democracia e a formação e consolidação de uma classe política, enquanto cria do nada outra classe política golpista e corrupta. Militares são umas das principais razões do nosso subdesenvolvimento. Se vc é militar, acorde, seja ativo, seja legalista e defenda a democracia.

  29. Gessé Marques Jr

    Eu sou de agosto de 64. Meu primeirro contato com a ditadura foi quando, ainda menino, fiz uma brincadeira chamando o presidente de garrafa azul. Estava cortando o cabelo, e todos na barbearia disseram "não fale assim, não pode". Até hoje sinto o medo que acompanhou a bobagem de criança

    Responda
  30. José Davi

    Uma parcela da população brasileira tem saudades do tempo do Brasil industrial, tinha pobreza e miséria, mas as classes médias urbanas estavam empregadas e viajando de varing, os trabalhadores do campo lutando por terra e enchendo as favelas, as PM controlavam qualquer tentativa de quebrar a realidade. O Brasil se desindustrializou, pobreza aumentou, mas a lógica da repressão continua, o neoliberalismo fracassou e hoje cria um amálgama estranho de conservadorismo nostálgico e anarcossindicalismo

    Responda
  31. Gabo Franca

    Excelente texto, obrigado

    Responda
  32. José Felipe Ledur

    Muito bem lembrada a violência das polícias militares dos estados, similar a da ditadura, e o silêncio escandaloso do governo federal.

    Responda
  33. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Concordo. Texto excelente. Parabéns.

    Responda
  34. JOSE LUIS PIRES DOS SANTOS

    A sensação que me passa é que as polícias estão fazendo um favor de tolerar a democracia e o presidente tem de se equilibrar nesta corda bomba. Como se não fossem nossos empregados, pagos pelos impostos. Força, Lula!

    Responda
  35. MARCIO Gionco

    Ditadura está bem viva, basta olhar para Venezuela, Cuba e Rússia. Não precisa lembrar de 64.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Porquê não cita ditaduras de direita como Hungria, Polônia, Arábia Saudita e Israel?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Aponta o dedo para as ditaduras dos outro, mas quer esconder e negar a sua.

  36. Jorge Carlos Reiners

    Excelente artigo no começo da ditadura militar houve aumento substancial de palafitas, favelas, pobreza , prisões, exilios, pau de Arara, geladeira, coroa de Cristo são pequenos exemplos de tortura, se não houver reestruturação das polícias e forças armadas, levará uns 4 séculos para este país ser de todos.

    Responda
  37. Joao Benedito de Almeida

    Parabens pelo texto irretocavel. Infelizmente temos um presidente que se acorvadou se.

    Responda
  38. EMANOEL TAVARES COSTA

    Excelente análise. Há muito estou convencido de que forças armadas são excrescência em um regime democrático de Direito que não é ameaçado por outros países. Jamais deveríamos ter polícias que sejam militares. Quanto a Lula, concordo em gênero, número e grau com o articulista.

    Responda
  39. José Geraldo Pereira Baião

    Texto irretocável! Parabéns ao autor!

    Responda
  40. Anete Araujo Guedes

    Lula está pressionado por todos os lados. Ele sabe disso, só não sabe como reagir. Talvez esteja olhando para Getúlio. Antes de ser golpeado pelos militares, suicidou. Juscelino quase foi impedido de tomar posse. Jango, após anunciar uma reforma de base, foi deposto. Tentaram o mesmo no 2o mandato de Lula, via Lava Jato. Depuseram Dilma após a descoberta do pré sal e por ter anunciado uma vistoria na Petrobras, comandada por Cunha. Lula foi preso por meras sensações.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      FHC e outras governantes democráticos não mereceram a mesma compreensão da parte dos petistas. FHC criou o Ministério da Defesa e a Comissão dos Mortos e Desaparecidos. Nunca foi reconhecido por isto e mereceu oposição implacável da parte do PT, ao passo que Lula merece que se lembre até do suicídio do Getúlio. Idolatria.

  41. Antonio Lacerda

    Sr Adilson, excelente texto, não há como ser mais preciso!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.