Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    Prevejo um futuro brilhante para a articulista na Gazeta do Povo.

    Responda
  2. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    Essa colunista é o retrato fiel das tias da Paulista...a FSP é só pessimismo com o atual governo...querem a volta da besta fera?

    Responda
  3. Jaqueline Mendes de Oliveira

    O texto todo é raso. Mas vamos analisar o parágrafo em que a autora argumenta que o número de óbitos entre os Yanomami aumentou desde que o atual governo assumiu. Ora, não se faça de sonsa! A principal causa de óbitos dos Yanomami são as doenças decorrentes da inanição resultante da contaminação dos rios pelo garimpo. A principal fonte proteica do povo Yanomami vem dos rios! As doenças decorrentes da inanição não se instalam da noite para o dia. Ignorância da autora ou desonestidade intelectual?

    Responda
  4. Luiz Ferretti

    A lacração chegou a elite política. Os dois com índices negativos de popularidade, restou "salvar a floresta". Simples assim.

    Responda
  5. Luiz Ferretti

    A lacração chegou a elite política. Os dois com índices negativos de popularidade, restou "salvar a floresta". Simples assim.

    Responda
  6. Rosa Soares

    Pensamento crítico de uma pesquisadora. Parabéns

    Responda
  7. José Cardoso

    O país é uma federação, e a principal responsabilidade é dos estados e municípios da região. Como é possível que uma cidade como Belém tenha uma situação tão precária de saneamento? Uma explicação é que o povo de lá não considera isso uma prioridade. Afinal o voto é livre, universal e secreto há décadas.

    Responda
  8. Márcia Meireles

    Texto parcial, o foco é só nos dados ruins, ignora completamente os avanços e o esforço gigante que tem sido feito para consertar o desmonte dos 4 anos de desastre bolsonarista ambiental. É complexo, levaremos muitos anos para recompor o que foi destruído. O governo Lula fala mais do que faz mas tem uma política ambiental, uma equipe competente e dialoga com o mundo, muito diferente do negacionismo ambiental de Trumps e Bolsonaros.

    Responda
  9. Graça Almeida

    Foi mesmo de uma entrega de arrematar corações. O casal quase em orgasmo pelo visitante. Nunca antes a Amazônia foi fundo de fotografias tão mágicas. Enquanto isso a história recente de uma ditadura ficou sem uma palavra o povo nunca terá noção exata do que seja uma nação. Saímos de um péssimo governo.para um enganador. Precisando de um Ciro.

    Responda
    1. Graça Almeida

      Bento Brito Teixeira. Estou indignada como neoliberal Lula. Precisamos ter coragem pra mudar ou ficaremos patinando nessa pretensa esquerda ou fomentando o próximo Bolsonaro. Olha o IRPF física, injustiça social sem justificativa, a tabela foi corrigida pela última vez o governo Dilma. Temer e Bolsonaro não fazê-lo era o esperado agora Lula e Haddad estão massacrando as classes média/baixa e pobre. Neoliberais em conluio com o mercado financeiro e ricos. Já votei muito no Lula não voto mais.

    2. Graça Almeida

      *arrebatar

    3. Bento Brito Teixeira

      Graça. Você não percebe que evitamos uma desgraça. O Ciro não era a opção. Precivamos de uma frente de defesa da democracia. Continuamos na necessidade da garantia da legalidade das conquistas dos direitos fundamentais da cidadania.

  10. Joya Fernande Sachs

    Reportagem de conteúdo verídico, bem longe de paraíso ou de algum esforço pelo ambiente.. Parabéns Lygia voce decodificou a situação com sabedoria.

    Responda
  11. Karina Kanazawa Rienzo

    “Ok, o Bolsonaro é ruim, mas o PT….” Lembrei da minha tia do zap.

    Responda
  12. Maurício Guimarães

    Pra falar mal do Lula a colunista vira até ambientalista.

    Responda
  13. José Roberto Franco Reis

    Acordar na segunda-feira e ler no jornal que vc assina, logo na primeira página, um artigo bozo lóide e mal intencionado desse é de estragar a semana. Não se trata de negacionismo aos problemas da região e do muito que se tem pra fazer mas a intenção principal do artigo é, com muita má fé, comparar o estrago produzido pelo ex presidente com o que se está tendo que enfrentar atualmente , depois da terra arrasada do governo passado. Coisa de bolsonarista, pior, sem coragem de assumir.

    Responda
  14. Florentino Fernandes Junior

    E os yanomanis? Pra mim tinha q ter um observatorio e um boletim mensal ou diario

    Responda
    1. josé SOARES

      Interessante.Para criticar o atual governo os bozolóides se tornam ( falsamente) ambientalistas , indigenistas e até, acreditem, contra a ditadura de 64.

    2. Peter Janos Wechsler

      Os palestinos são mais de nossa responsabilidade.

  15. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Após a destruição das trevas, vai levar tempo para reconstruir. Mas a moça de SC não perde oportunidade de tentar igualar o atual com o, gracas a Deus, ex. Fazer o herdeiro culpado da herança é típico do pessoal que canta pra pneu .

    Responda
  16. Peter Janos Wechsler

    Desculpas, explicações, justificativas e rompantes ideológicos não faltam. Mas, como disse Di Lampedusa, “Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi”. É a mesma enrolação há séculos independente de sigla partidária. Feudalismo raiz.

    Responda
  17. Marcos Benassi

    É, há trabalho pela frente. E felizmente, Bípedes à frente do trabalho: podem ser cobrados e avaliados, inclusive pelo jornalismo.

    Responda
  18. roberta melissa oliveira sales

    Pobreza, inflação, violência, garimpo, PCC, genocídio dos povos indígenas, poluição dos rios, desmatamento, adoecimento da população, falta de saneamento, descaso, desrespeito, mentira e hipocrisia. Como se enfrenta? Com trabalho, com competência. Mas quem precisa ser neste país que não consegue sair deste infame binômio esquerda/direita.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      A quem interessa a predação? Com certeza não são os movimentos de defesa social, geralmente, ligados à esquerda do espectro político. Não há um binômio mas, sim, um confronto entre preservacionistas e predadores. Afinal: temos que defender a nossa sobrevivência, que depende da natureza.

  19. PAULO CURY

    O sujeito tem que ser muito ingênuo para acreditar em lorotas do governo francês. É só ver a historia, onde eles pisaram e produziram desenvolvimento?

    Responda
  20. MATILVANI MOREIRA

    Lygia Maria, você sempre deixa o cercadinho do Lulad em desespero! Eles também vivem um conto de fadas no cercadinho! É muito bom que você aponte as men..ti.. ras desse governo. Eles vão te maltratar, dá bola não!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Se a peçoa tiver as ideias "maltratadas" e "não der bola", ou as ideias são ruins ou a peçoa não tem competência pra defendê-las. Ah, uma coisa não exclui a outra, evidente.

    2. Jose Roberto de Souza

      Sempre terá um apalermado de extrema direita para lhe apoiar.

  21. Gabriel Locke

    Escolha qualquer indicador que mencionou, olhe sua série histórica ao longo dos ultimos 20 anos ou mais, e descreva-a em uma frase. Articulismo tabajara

    Responda
  22. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Desafio a autora a escrever artigo sobre o mesmo tema reativamente ao período de governo de Bolsonaro.

    Responda
  23. Rodrigo Flexa

    Dona Lygia fiel à sua obsessão: meter o pau em tudo que soa progressista, com todo o respeito, a senhora é demais reacionária, saia do armário e se assuma como bolsonarista que é.

    Responda
  24. Marcos Barbosa

    A substituta da Catarina RochaMoro, será num futuro breve, candidata a algum cargo político e irá apoiar um bolsonarista, escreva.

    Responda
  25. Maurizio Ferrante

    Este jornalxxo se esqueceu do bolsocoisa e de seu ministro Salles (que ele queria prefeito de SP) que passavam a boiada? E’ Alzhaimer ou ma’ fe’?

    Responda
  26. Marcelo Magalhães

    A senhora aprovou o Marco temporal? A senhora desconhece que o presidente Lula montou imediatamente uma força tarefa e inclusive criou um ministério, que foi esvaziado pelo congresso? A senhora sabe que existe um policiamento intenso para cortar investimentos sociais por parte dos fascistas da austeridade fiscal?

    Responda