Poder > Veto de Lula a atos contra a ditadura frustra entidades Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Valter Luiz Peluque

    Os motivos de Lula podem ser compreendidos, mas perdeu oportunidade de se impor sobre as FAs . Sua atitude, porém, desencadeou uma avalanche de artigos e comentários que trouxeram a questão em nível crítico à ditadura, motivo que Lula certou errando.

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Todo mundo sabe que o PT condena o golpe militar. Até mesmo pela tal polarização atual e pela maneira como Lula cobdenou o 8/1 e denunciou "a abertura das portas no 8/1 por militares". Foi o primeiro a fazer. É bom que a sociedade se manifeste e não se institucionalize o repúdio ao autoritaritarismo.

  2. Joao Braga

    Democracia sempre! A bem da verdade, como confessa o ex militante de esquerda Fernando Gabeira " nós queríamos implantar uma ditadura de esquerda no Brasil, não lutavamos pela democracia ". Esses falsos democratas da reportagem na verdade queriam fazer do nosso país uma nova Cuba. Sem contar que Dirceu foi preso por corr upção, solto por ter bons amigos. Isso são fatos e não narrativas...

    Responda
    1. Max Morel

      JOão, é verdade, nenhum dos lados lutava pela democracia, e como está no livro do professor Marco Villa, a democracia golpeada à esquerda e à direita.

    2. Max Morel

      João, a verdade está com você. Também era estudante de esquerda, bobinho, mas logo acordei e o PT me enganou, achava que eram éticos e puros contra a corrupção, que bobinho eu era.

    3. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Só se era Gabeira. Jango propôs reformas de base, estruturais.

    4. Joao Braga

      Julio Bruno, sem fazer julgamento de mérito, os militares tinham amplo apoio da população, da imprensa, etc...tal era a anarquia produzida por Jango, Brizola e cia ltda. Também é fato que durante anos o país cresceu a "taxas chinesa" de 10% ao ano período chamado de "milagre econômico ". Eu era estudante de esquerda...bobinho que acreditava no idealismo dessa turma...afeee.

    5. Valter Luiz Peluque

      Mas quem implantou a ditadura foram as elites e os militares. Quem viveu sabe o que foi; só caiu porque apodreceu no comando e na economia, não conseguiu se sustentar diante do avanço da dívida externa e inflação nas alturas.

    6. Julio Bruno

      Cada um tem sua narrativa! Essa é a sua.

  3. Evandro Loes

    Democracia acima de tudo. Mas não devemos ficar martelando contra as Forças Armadas, pois a instituição não pode ser rotulada por causa de um grupo que se apoderou do poder na época. O golpe havia sido apoio em meio a guerra fria, mas a grande maioria que apoiou, acreditou que em 1966 haveria eleições. Até nos EUA se acreditou nisso. Não confundir Forças Armadas com os ditadores.

    Responda
    1. Max Morel

      Perfeito, Evandro, e sempre lembrar que o golpe militar teve o amplo apoio da população, da midia e da igreja. Ninguém defendeu a democracia naqueles tempos.

  4. Diva Negri

    O que não se faz para se reeleger?

    Responda
    1. Julio Bruno

      Talvez o Lula saiba como melhor controlar os milicos. Afinal a Argentina parece que foi o único País que julgou e condenou militares pela justiça civ!!!

  5. Max Morel

    Deve ser observado que tivemos dois comportamentos nesse período, no que se refere à oposição ao regime militar. Tivemos a luta armada pela esquerda que atiçou os duros do regime a aumentarem a repressão, e tivemos a luta democrátiva no parlamento, com figuras do porte de Ulisses, Tancredo, Montoro, Freire, Covas e outros brasileiros de fibra.

    Responda
  6. Max Morel

    Lendo a obra do Elio Gaspari a gente entende que no seio das FFAA não havia uma unanimidade de opiniões sobre os caminhos para o regime instalado. O grupo de Castelo, Orlando Geisel, Golberi, Ernesto /Geisel e Figueiredo menos duros que o grupo de Costa e Silva, Médice e Frota, pretendiam uma abertura mais rápida do regime, mas o grupo mais duro se aproveitou dos movimentos de esquerda para protelar a abertura.

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Sem essa de que uns eram bonzinhos e os outros maus. Deram um golpe na constituição, depuseram um governo legitimamente eleito e implantaram 21 anos de terror político, com sequestro de pessoas, exílio, tortura e desaparecimentos.

    2. Julio Bruno

      “… Castelo, Orlando Geisel, Golberi, Ernesto /Geisel e Figueiredo…”dessa turma, só não sabemos como seria o comportamento do Castelo, que prometera eleições em um ano!. O resto foram paus-mandados dos americanos!

  7. Max Morel

    Sugiro também a excelente obra em vários volumes do Elio Gaspari onde a gente aprende muito do que ocorreu naqueles dias e anos.

    Responda
  8. Max Morel

    Sugiro a leitura do livro do historiador Marco A. Villa - a Democracia golpeada à esquerda e à direita. Lembrar que o golpe militar de sessenta e quatro teve o apoio da população, da Igreja católica e da mídia, já que julgavam que haveria um golpe da esquerda.

    Responda
    1. Julio Bruno

      Marco A.Villa é assumidamente de direita. Só pra quem não sabe, embora isso não o desabone!

  9. Maria Gonçalves

    Assisti o filme Argentina 1985 e senti vergonha de ser brasileira. Vendo o que aconteceu com os argentinos entendi coisas sobre a nossa ditadura que nunca tinha entendido. Em um processo judiciário legítimo, a nação argentina pode compreender claramente que não se pode permitir, nunca mais, que pessoas sejam executadas e torturadas em nome de um poder baseado na uso simples da força bruta. Muitos brasileiros não sabem o que aconteceu, é triste ter que saber através de um filme argentino.

    Responda
    1. Max Morel

      Maria, a ditadura argentina foi muito mais sangrenta que a ditadura brasileira, o que não significa que a nossa ditadura foi boa, mas tanto a ditadura argentina quanto a ditadura chilena assassinaram muito mais pessoas que a ditadura brasileira. É fato , é história verdadeira. Procure ler obras sobre o assunto para complementar o seu conceito.

    2. Max Morel

      Maria, a ditadura argentina foi muito mais sangrenta que a ditadura brasileira, o que não significa que a nossa ditadura foi boa, mas tanto a ditadura argentina quanto a ditadura chilena assassinaram muito mais pessoas que a ditadura brasileira. É fato , é história verdadeira. Procure ler obras sobre o assunto para complementar o seu conceito.

  10. Hamilton Octavio de Souza

    O golpe de 64 derrubou um governo legítimo. A ditadura durou 21 anos. O Congresso sofreu cassações, partidos foram extintos, eleições foram suspensas, pessoas foram demitidas e perseguidas, entidades civis foram fechadas, a imprensa foi censurada. Muita gente foi presa, torturada, morta e desaparecida. Até hoje não se sabe o paradeiro de mais de 200 desaparecidos, a maioria presa pelo regime. Os agentes públicos que atuaram contra a sociedade não foram julgados e punidos. A ferida está aberta.

    Responda
    1. Max Morel

      Hamilton, tudo o que escreveu é verdade, mas deve ser observado que o período mais duro do regime, onde aconteceram as torturas e mortes foi entre dezembro de sessenta e oito, com o AI-cinco e janeiro de setenta e cinco com o final da censura ao principal jornal de oposição, o Estadão. É fato, eu vivi esse período.

  11. Mauricio Rodrigues

    Esse Dirceu tinha que tomar um corretivo da polícia, isso sim. Um agente corrupto da política. Agora temos que aguentar a imprensa canhota tentando reabilita-lo , apagar seu passado e posto como se fosse um santo . Façam-me o favor

    Responda
  12. Wilson Junior

    As tentativas de golpe pela direita radical estão bem cuidadas e sendo evitadas, me preocupa as ações por uma ditadura de esquerda que ninguém está vendo, o judiciário já está cooptado, o modelo chavista está sendo seguido.

    Responda
    1. Marina Ribatski

      Kkkkkk isso Não existe. Existe o caps, procure um

  13. lenise de souza ferreira

    Dirceu conselheiro? Deveria se esconder e ter o mínimo de vergonha na cara .

    Responda
  14. Gilberto Marques da Silva

    Zé Dirceu dando aula de atitudes corretas é uma piada! Parece que o passado dele no comando de um esquema de corrupção conhecido por todos, inclusive por esta Folha, foi esquecido e hoje ele surge como um defensor da moralidade. Estamos ferrados!

    Responda
  15. Clair Calandreli

    Para o ex presidente, o governo deveria investir mais no controle da natalidade e menos em publicidades sobre escolas. "Escola não é creche, não é restaurante, não é jardim de infância", afirmou o então deputado em1992

    Responda
  16. Clair Calandreli

    Para Bolsonaro, o governo deveria investir mais no controle da natalidade e menos em publicidades sobre escolas. "Escola não é creche, não é restaurante, não é jardim de infância", afirmou o então deputado Jair Bolsonaro. Em Abril de 1992.

    Responda
  17. Marcelo Vallehario

    A esquerda sempre passando vergonha. Parece a torcida do América do Rio. 1 kombi.

    Responda
    1. elcio matos

      Pois é, a esquerda, na sua opinião, passa vergonha numa manifestação, mas é ela quem governa o país. Aceita que dói menos.

  18. assis furuno

    Parece-me paradoxal a esquerda comemorar a implantação do governo militar de 64. Seria mais lógico fazerem a homenagem em 28 de agosto pois foi nesse mesmo dia em 1979 q Figueiredo, ultimo presidente militar, concedeu a anistia ampla geral e irrestrita q anulou as punições dos subversivos desde 1964 bem como todos os crimes políticos e eleitorais, essa mesma anistia q beneficiou Dirceu mas q ele ñ o quer para os outros.

    Responda
    1. Max Morel

      Assis, é verdade, e aqueles que pegaram em armas contra o sistema, contra os militares, só deram razão aos militares mais duros do regime, que viam nesses grupos de extrema esquerda mais um motivo para não abrirem o regime, para postergar a abertura política. Se só houvesse a oposição no congresso a abertura teria sido feita antes.

    2. Ademar Adams

      O que você chama de subversivos, eram os patriotas de fato, lutando contra a ditadura e a violência do Estado. A anistia ajudou sim a milicada, que escapou de ir para a cadeia pagar por seus crimes.

  19. José Antônio

    Assistam no Youtube: ´´O dia que durou 21 anos``. Filosofia do cotidiano, com Vassoler: De 1964 a 2024, por que o Brasil vem sofrendo tantos golpes?

    Responda
  20. leonardo oliveira

    Meia dúzia de gatos pingados . As novas gerações veem o ocorrido como nós vemos a primeira guerra mundial..

    Responda
    1. jose fior neto fior

      Meia duzia que representam milhóes Lula apoiando a horrorosa ditatura venezuelana até ontem e hoje ignorando o mal da ditadura brasileira. Já esqueceu do 8.1. Lamentável.

    2. André Luiz Coelho Martins

      Leonardo Oliveira Bolsonaro, o que importa não é a quantidade de pessoas, que você chama de "Gatos Pingados". O que importa é a razão da manifestação e relevância dos tais "Gatos Pingados". Estavam ali pessoas que, diferentemente de você e dos seu Mito, já trabalharam muito pelo Brasil, contra uma Ditadura Corrupta e Torturadora, para que todos nós Brasileiros possamos ser Livres pra Viver, Falar e Trabalhar, sem sermos mortos. E pra votarmos, com as Urnas Eletrônicas, sem votos impressos rsrsrs

  21. victor lag

    Quanta gente desocupada e de alma pequena

    Responda
    1. elcio matos

      Gente de alma grande era aquela de rezava pra pneus e ETs em portas de quartéis, né?

    2. Pedro Milliet

      Essa com certeza é uma auto referência sua.

    3. José Antônio

      É mesmo? Assista no Youtube: ´´O dia que durou 21 anos``. Filosofia do cotidiano, com Vassoler: De 1964 a 2024, por que o Brasil vem sofrendo tantos golpes?

  22. CAMILO DE MELLO

    A Folha também já se redimiu por ter apoiado o golpe de 1964?

    Responda
    1. elcio matos

      Na verdade a Folha, como todos os outros grandes jornais do país, se redimiu do apoio ao gol pe quando censores do governo passaram a bater ponto diariamente na redação do jornal autorizando o que podia ou não ser publicado.

  23. Marcos Benassi

    Alô, alô, Luloverno, assina logo o ressurgimento da Fênix, a comissão de mortos e desaparecidos. Não há motivo algum - considerando as razões de Homo Sapiens - pra que isso não seja feito Já. E mantenha absoluta neutralidade em relação à justiça ora sendo feita com os milico gorpista. Do ponto de vista dessa "pacificação", assina a demanda legítima e não atrapaia a justiça, tá ótemo. E vamo em frente.

    Responda
  24. elcio matos

    Quando Nelson Mandela assumiu a presidência da Ãfrica do Sul a primeira coisa que ele fez foi pedir a união de todo o povo. Ele não procurou se vingar daqueles que o tort ura ram na pr isão, nem foi revangista contra a minoria branca que por anos perseguiu seu povo. Mandela foi criticado no mundo inteiro por causa daquilo. Mas a história mostrou q ele estava certo. Então, sei lá, acho que Lula também está certo agora.

    Responda
    1. André Luiz Coelho Martins

      Perfeito, Elcio! Ainda tem gente que acha que pode criticar, sem pensar, o melhor Presidente do Brasil, de todos os tempos, que foi Torneiro Mecânico, até se eleger 3 vezes Presidente do Brasil. E que é respeitado e admirado por todos os Países, excetuando, claro, os Países Fascitas e Nazistas

  25. MATILVANI MOREIRA

    Lulad, o estadista! Lulad nunca erra! Se ele fez está certo!

    Responda
  26. elcio matos

    Lula está certo. Quando foi eleito, ele disse que iria governar pra todos, inclusive aos que não haviam votado nele; disse que queria um governo de união e não de separação. Quando Nelson Mandela virou presidente da Ãfrica do Sul a primeira coisa que ele fez foi passar uma borracha no passado das atrocidades do Apartheid. Mesmo tendo ele sido uma vítima terrível do antigo regime, Mandela teve a humildade e honradez de perdoar.

    Responda
  27. HUGO ALVES

    Quando o vagabundu Bolsonaro será preso?

    Responda
  28. Eduardo Ohannes Marzbanian Neto

    As mesmas pessoas que condenam o regime ditatorial instaurado em 1964 aqui no Brasil defendem ditaduras de esquerda ao redor do mundo e principalmente na América Latina. Pura hipocrisia.

    Responda
    1. Eduardo Ohannes Marzbanian Neto

      Claudio Lourenço Rocha, quer dizer que você não sabe e eu é que tenho que me informar? Primeiramente, eu não sou EUA. Então, não coloque este país no meio da conversa. Talvez você faça vistas grossas para as ditaduras que esquerda apoia, ou ainda seja desinformado.

    2. Claudio Lourenço Rocha

      Não sei disso naõ, agora sei que a uma das grandes ditadura do planeta que é a da arabia saudita é apoiada e garantida pelos americanos. Deixa de repetir o que alguns querem que repitanmos e procure se informar melhor

  29. Alberto A Neto

    "Temos nojo da ditadura. A Constituição é Rubens Paiva, não os facínoras que o mataram". (Ulysses Guimarães, 05/10/88). Erundina é benevolente. O silêncio presidencial hoje confirma a primeira impressão de Leonel Brizola:“Quando cheguei do exílio fui visitar o Lula, que me recebeu como se fosse um imperador, existe uma incompatibilidade entre nós, ali vi que Lula é um homem do sistema”.

    Responda
  30. Adalto Fonseca Júnior

    Lula nanico lambe botas de milicos.

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      A ver nada. Lambe botas de milico raiz.

    2. Marcos Benassi

      A ver. Por enquanto, tá na base do paninho.

    3. Adalto Fonseca Júnior

      Comparação infeliz considerando a data e o significado dela.

    4. Anete Araujo Guedes

      Ainda bem que não é de milicianos.

  31. Antônio Carlos de Paula

    Parabéns aos manifestantes. Ditadura nunca mais. E cadeia aos golpistas da extrema direita que atentaram contra o Estado Democrático de Direito.

    Responda
    1. Eduardo Ohannes Marzbanian Neto

      Ditadura de qualquer viés nunca mais.

  32. DIRCE BUZATO

    Quem fez o L?

    Responda
  33. Emilio Bazzani

    Liberdade de expressao? O Luiz não permite?

    Responda
  34. Rubens gonçalves

    Lula tem medo. Aos 77 anos teme deixar essa VIDA.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Como saber que é medo? Todos nós vamos deixar essa vida.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.