Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Souza

    Bolsonaristas, atenção: esse texto não os redime. Contar mentiras é humano; inventar e distorcer verdades e criar meias verdades como faz a plebe bolsonarista para destruit pessoas e reputações é outro departamento.

    Responda
  2. Emilio Bazzani

    Menos com menos dá menos. Na multiplicação dá mais. Hai capito?

    Responda
  3. Hélio Barbosa

    Geralmente cumprimento sem perguntar como vai. Tenho pavor de as pessoas dizerem a verdade, rs rs. A maioria mente; não fosse isso quem suportaria tanta verdade?

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Hélio, eu faço exatamente a mesma coisa. Por isso não faço essa pergunta retórica, pois sempre há um chato que responde com sinceridade. Lidamos muito bem com nossas pequenas mentiras cotidianas, mas quem inferniza a nossa vida são os sinceros, principalmente aqueles que respondem com a frase: Posso contar desde o começo? O velho Voltaire tinha razão: O segredo de aborrecer é contar tudo. Nessas ocasiões, com um certo masoquismo e falta de sinceridade respondo: Claro, pode contar tudo!

  4. Alberto A Neto

    "Nem toda verdade é louvável, nem toda mentira é censurável". (Akira Kurozawa)

    Responda
  5. Alberto A Neto

    "A dissimulação é a arte dos reis". (Cardeal de Richelieu)

    Responda
  6. Adalberto Otaviano Luciano

    Excelente! Todos mentem. E quantas vezes somos salvos por uma mentirinha boba?

    Responda
  7. Luiz Eduardo Rochedo da Fontoura

    A comentarista Korick fez um exelente comentário, em parte gostei mas esqueceu de mencionar que a falta de conhecimento de quem está expondo sua opinião muitas vezes o leva a não verdade e deve-se levar em conta também o seu pensar nas coisas do cotidiano, sito o caso do ex-presidente Bolsonaro na ânsia de achar o voto impresso mais eficaz levou-o a narrar intempestivamente países que às quais ele sabia, e o Lula nada foi dito pela colunista, obrigado.

    Responda
  8. edilson borges

    d. becky, a sra é advogada, né? profissão famosa, entre outras coisas, pela capacidade de modelar versões vantajosas prá quem contrata, né? no mais, outras profissão tb deformam os profissionais, é a vida.

    Responda
  9. Chiara Gonçalves

    Muito bom!!

    Responda
  10. Renato Scherer

    Ótimo texto. Sem comentários, positivamente falando... Vou ler a colunista mais vezes.

    Responda
  11. Hipolito Lima do Carmo

    Faz parte do ser humano mentir se alguém não mente não é ser humano

    Responda
  12. Jaqueline Mendes de Oliveira

    Excelente texto. Parabéns! De verdade.

    Responda
  13. José Cardoso

    Por isso um livro de ficção, (que sempre se alimenta das próprias vivências), é muitas vezes mais verdadeiro que uma autobiografia. Livre da dificuldade de dizer a verdade sobre si e as pessoas próximas, pode-se revelar muito mais.

    Responda
  14. Alexandre Marcos Pereira

    Nossa que texto brilhante! Mas, infelizmente, eu não posso aceitar a sugestão de passar um dia inteiro sem mentir, pois, ao final da jornada, estaria divorciado, desempregado, cancelado e com muitos processos por danos morais nas costas. Por isso, ao som de Pega na Mentira, de Erasmo Carlos, vou continuar mentindo todos os dias. Mas admito que a sugestão é bastante intrigante e inovadora. Esse desafio nos convida a refletir sobre a nossa honestidade cotidiana e a importância da mentira. Parabéns

    Responda
    1. Hélio Barbosa

      Achei ótimo o texto da colunista. E gostei muito do seu comentário, Alexandre.

  15. gustavo alves de oliveira

    Na verdade, na mais pura verdade, ninguém mente, simplesmente evolui. Do contrário, sociedade alguma se desenvolveria ou subsistiria.

    Responda
  16. neli faria

    Fale com os Oportunistas políticos, inclusive e principalmente aquele a quem estraguei meu voto, cujo sacrifício fiz pelo Meio Ambiente. Eu mentir? Menti a idade dos vinte e quatro aos quarenta anos, no dia que fiz quarenta, em casa, à noite, atendi um telefonema: feliz aniversário velha, meu apelido, vinte e quatro anos? Respondi: não! Quarenta! O telefone caiu de sua mão. Dia vinte e nove de abril farei setenta e um anos. Nunca fiz trinta anos...

    Responda
  17. Claudio Loredo

    O texto lembrou-me do filme "O primeiro mentiroso". Ele se passa num universo paralelo onde as pessoas só falam verdades e desconhecem a mentira. O filme mostra, conforme diz Becky no texto, que num mundo onde não houvesse mentiras, a convivência em sociedade seria insuportável.

    Responda
  18. Margareth Pinheiro

    Muito bom o texto. Com elegância falou de um comportamento comum a todos e que de tão comum nem se percebe que se faz.

    Responda
  19. Francisco Neto

    Hoje não vou mentir! Vixi, acabei de mentir.

    Responda
  20. adenor Dias

    Por incompetência, eu mito pouco, mas minto. Nem sempre dar certo, pois quase ninguém acredita nem nas minhas verdades! Eu sou incompetente de tal forma, que não sei como sobrevivi entre os mentirosos! Por me inferiorizar, duvido que alguém diga que estou mentindo. Isso deixa muita gente feliz...

    Responda
  21. mizael dias

    Não ler o jornal hoje já é uma boa forma de refletir sobre o dia da mentira. Assim sendo, fui.

    Responda
  22. Beno Roffe

    Excelente texto.

    Responda
  23. Flávia Masetti de Oliva

    É isso! O melhor da Folha, hoje.

    Responda