Hélio Schwartsman > Desaforos constitucionais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parabéns! DeverÃamos criar um movimento brasileiro para acabar de uma vez com as nomeações polÃticas para todos os cargos de tribunais, inclusive e principalmente o STF.
Como na prática já vimos que, quando se trata de graúdos, o STF e TSE ignoram solenemente o que foi decidido nas instâncias inferiores, os julgamentos deviam mesmo serem feitos diretamente neles. As instâncias inferiores deviam ser reservadas aos inferiores: nós.
Bom dia. Creio que esta mudança é casuÃstica e visa atingir um alvo definido. Quem seria?
O STF confunde a Carta PolÃtica Nacional tal como é denominada a Constituição das melhores democracias do mundo, com Corte PolÃtica Constitucional. O que é polÃtica é a Carta e não a Corte! Nela é que estão previstos os mecanismos da estabilidade do Estado Democrático de Direito e não na cabeça da cada magistrado. O trabalho dos JuÃzes é de intérprete desta e não de legisladores ou filósofos do Direito. Talvez não enquanto Lula e Bolsonaro forem tidos como dois "grandes lÃderes." Namastê!
Excelente artigo. Entre os vários ótimos argumentos, destaco um, a incapacidade do STF para manter a estabilidade jurÃdica. Uma vez que o tribunal não é legislador, mas garantidor da Constituição, a estabilidade das suas decisões deveria ser absoluta enquanto a Constituição for a mesma. O vaivém da “interpretação” é um ato politico que não pode existir em um tribunal.
O Brasil existe apenas para sustentar PolÃticos e poderosos. A Corte aplica esse princÃpio nos julgamentos.
bom texto. STF sendo STF.
E o Brasil sendo o nada de nada.
O STF nesse Julgamento aplica o princÃpio existente, implicitamente, na Constituição : o Brasil existe apenas para sustentar polÃticos e poderosos. Na hora de se beneficiar não existe pt,lula, pl, psdb, psd, psb, bolsonaro: todos se unem e dão as mãos como se fossem irmãos para jamais construir uma Nação. Exs:a Justiça era para os Três Ps,sim,bastou atingir os Ps citados para criar Juiz de Garantia, descaracterizar a lei da Improbidade. Fundão cinco bilhões.Vocês acabaram com o Brasil.
Ótima crônica, Hélio. Um dia que não virá, sairemos do Feudalismo dos privilegios para uma Res Pública...
Então quer dizer que Hélio desenvolve a ilação de que o único problema da Lava Jato é que haviam instâncias superiores? Ah! Esses viúvos... Foram enganados pelo Moro e o Dalangnol a vida toda e mesmo assim continuam amando os falecidos... kk
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Desaforos constitucionais Voltar
Comente este texto