Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Parabéns! Deveríamos criar um movimento brasileiro para acabar de uma vez com as nomeações políticas para todos os cargos de tribunais, inclusive e principalmente o STF.

    Responda
  2. José Cardoso

    Como na prática já vimos que, quando se trata de graúdos, o STF e TSE ignoram solenemente o que foi decidido nas instâncias inferiores, os julgamentos deviam mesmo serem feitos diretamente neles. As instâncias inferiores deviam ser reservadas aos inferiores: nós.

    Responda
  3. Marcelo jacques martins da cunha marinho

    Bom dia. Creio que esta mudança é casuística e visa atingir um alvo definido. Quem seria?

    Responda
  4. Nelson Vidal Gomes

    O STF confunde a Carta Política Nacional tal como é denominada a Constituição das melhores democracias do mundo, com Corte Política Constitucional. O que é política é a Carta e não a Corte! Nela é que estão previstos os mecanismos da estabilidade do Estado Democrático de Direito e não na cabeça da cada magistrado. O trabalho dos Juízes é de intérprete desta e não de legisladores ou filósofos do Direito. Talvez não enquanto Lula e Bolsonaro forem tidos como dois "grandes líderes." Namastê!

    Responda
  5. Wagner Tavares de Goes

    Excelente artigo. Entre os vários ótimos argumentos, destaco um, a incapacidade do STF para manter a estabilidade jurídica. Uma vez que o tribunal não é legislador, mas garantidor da Constituição, a estabilidade das suas decisões deveria ser absoluta enquanto a Constituição for a mesma. O vaivém da “interpretação” é um ato politico que não pode existir em um tribunal.

    Responda
  6. neli faria

    O Brasil existe apenas para sustentar Políticos e poderosos. A Corte aplica esse princípio nos julgamentos.

    Responda
  7. Vicente Valcarcel

    bom texto. STF sendo STF.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      E o Brasil sendo o nada de nada.

  8. neli faria

    O STF nesse Julgamento aplica o princípio existente, implicitamente, na Constituição : o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos. Na hora de se beneficiar não existe pt,lula, pl, psdb, psd, psb, bolsonaro: todos se unem e dão as mãos como se fossem irmãos para jamais construir uma Nação. Exs:a Justiça era para os Três Ps,sim,bastou atingir os Ps citados para criar Juiz de Garantia, descaracterizar a lei da Improbidade. Fundão cinco bilhões.Vocês acabaram com o Brasil.

    Responda
  9. Rogerio Lima Afonso

    Ótima crônica, Hélio. Um dia que não virá, sairemos do Feudalismo dos privilegios para uma Res Pública...

    Responda
  10. José Ricardo Braga

    Então quer dizer que Hélio desenvolve a ilação de que o único problema da Lava Jato é que haviam instâncias superiores? Ah! Esses viúvos... Foram enganados pelo Moro e o Dalangnol a vida toda e mesmo assim continuam amando os falecidos... kk

    Responda