Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. sergio lima oliveira

    A essência da não psicopatia. Como a arte existe porque a vida não basta. Valeu! Por mais um poderoso texto, Tati.

    Responda
  2. PAULA FARIA

    Tati Bernardi pedindo desculpas por usar palavras grosseiramente populares. Será que agora a boquinha suja da FSP para de tentar destacar seus textos pelos palavrões? A esperança é a última que morre.

    Responda
  3. José Cardoso

    Acho que tratar o cérebro com a abordagem da psicoterapia é semelhante a tentar consertar o mau funcionamento de um computador identificando em que setores da memória zeros devem virar uns e vice versa. É um trabalho artesanal que pode empolgar um nerd, mas muito difícil e que só funciona em alguns casos. Em geral é preciso um reset, reinstalação do sistema, ou troca da placa mãe. E olha que um cérebro é muito mais complicado que um computador.

    Responda
  4. Paulo Rafael Bezerra Cardoso

    A isso eu chamo de negacionismo de esquerda. Incrível como muitos da psicanálise seguem negando a eficácia de medicamentos para estabilizarem pessoas em dor profunda. Parecem que não conseguem conceber um caminho de equilíbrio entre os fármacos e a palavra. Por isso que abandonei esse ramo enquanto terapia e fui pra TCC. Minha vida mudou muito e sinto que foi a melhor escolha da minha vida.

    Responda
    1. PAULA FARIA

      É a bipolaridade de Tati em sua melhor forma. Num dia, ela diz ser escritora especialista em psicotrópicos e que todo mundo debate seus efeitos nas rodinhas de amigos. Noutro, recomenda um livro em que eles são condenados.

  5. Raymundo de Lima Lima

    Somente pelo fato d Freud e seguidores darem voz aos pacientes e escutálos, evitando q se encharquem de remédios e fazem consultórios de médicos psiquátricos ficarem lotados e a indústria quimico-farmaceutica ficarem ricas e poderosas, JÁ É UM AVANÇO para desenvolver seres humanos NÃO dependentes de drogas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Psicanálise é apenas uma entre dezenas de talk-therapies q podem substituir a psicanálise, não é preciso inundar o paciente com supostos traumas reprimidos e acusa-lo de querer matar o pai para dormir com a mãe. Tbém não ajuda analisar lapsos, associações e sonhos, técnicas q não tem base científica e foram demonstradas serem aleatórias ou terem associação com fatos cotidianos recentes.

  6. Ricardo Knudsen

    Acredito q a maioria dos psicanalista é bem intencionado e aqueles mais empáticos e menos fundamentalistas até conseguem ajudar seus pacientes. Tanto qto faria qquer pessoa empática, de bom senso e dedicada. Psicanálise, seja freudiana, lacaniana ou winnicottiana, não tem nenhuma base científica, e pode fazer muito mal. Freud não seguiu metodologia científica e mentiu sobre a cura de seus pacientes. Mas ganhou muito dinheiro com eles e com psicanalistas em treinamento.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc tem razão Marcos, os fanáticos da seita são inflexíveis e ferozmente protetores. Basta ver abaixo os ataques ad hominem do Gabo e o negacionismo do Raymundo. Mas se ninguém denuncia, a seita se fortalece e mais e mais pessoas serão prejudicadas. Seja pq não procuraram algo q de fato lhes poderia ajudar, seja pq a terapia faz mal, como no caso do autismo.

    2. Ricardo Knudsen

      Gustavo, um problema de saúde mental não é um fato simbólico, é uma realidade e deveria ser tratado com terapias q partem de conceitos comprovados cientificamente e q produzam os melhores resultados. Se vc se interessa p elo simbólico, sugiro estudar semiotica ou algo do tipo, terapia é outra coisa.

    3. Ricardo Knudsen

      Gabo, arrogância faz muitas pessoas se acharem sábias qdo sequer sabem o q não sabem. Como vc parece ser um convertido da seita freudiana, não acho q haja muito q valha a pena lhe dizer. Não perderei tempo, se te interessar, leia a resposta ao Raymundo.

    4. Ricardo Knudsen

      Raymundo, já li livros de freudianos como Gay e outros. Como todos fazem parte da mesma seita, todos incensam o profeta Freud. Sobre pacientes não curados, sugiro ler Freud's Patients: A Book of Lives, de Borsh-Jacobsen. Sobre mais mentiras, grana e falta de método, leia livros e artigos de Frederick Crews e Jacques van Rillaer. Se vc ficar só nos autores da seita, ficará sempre maravilhado com Freud.

    5. gustavo herter

      como voces querem cientificizar algo que estuda o campo do simbólico?

    6. Raymundo de Lima Lima

      1) Ao contrário de Jung, Freud sempre se ocupou de fazer da Psicanálise (Metapsicologia e Metodologia clinica) ciência. 2) Sugiro ler livros e teses q tratam da cientificidade da psicanálise, para não cair no ridículo d tal afirmação. Cf.autores Joel Dor, Saporitti, Mezan,Assoun,etc). 3) Deixar o paciente falar de si, e estutá-lo c paciência, sugerir hip interpretativa, pode causar mal? 4)Qual fonte o sr usa para dizer q Freud mentiu sobre cura? 5) Prove q Freud ficou rico com a psicanálise?

    7. Gabo Franca

      Vai se informar antes de comentar parvices. Quem não tem base cientifica nenhuma é você, e claro. Freud tinha muito mais do que isso, quem contesta dessa forma simplista ("não tem base científica") simplesmente não entendeu uma obra complexa. Até ai tudo bem, ninguém conhece tudo. Mas algumas pessoas são tão ig norantes que ig noram ate a própria ig norancia. E batem no peito em público dizendo: sou ig norante!

    8. Marcos Menendez

      Comprou uma briga quixotesca. Os fanâticos da seita do Psicanálise não suportam críticas a sua pseudociência. É parecido com a reação que os religiosos acometem contra os ateus. E os psicanalistas dirão que você só está evidenciando "resistência à análise". Trata-se duma invenção "circular" centrípeta que rejeita toda crítica.

    9. Ricardo Knudsen

      - a maioria dos psicanalistas é bem intencionada -

    10. Ricardo Knudsen

      Vale lembrar q Winnicott defendia a teoria da mãe geladeira, cujo suposto ódio reprimido pelo filho lhe causaria autismo (autismo é genético). Na França a influência de Freud e Lacan causou a negação de tratamentos eficazes na mitigação do autismo pelo sistema público e pais arriscavam a perda da guarda dos filhos por supostamente não ama-los. Busquem o documentário Le Mur q denunciou essas atrocidades.

  7. Paloma Fonseca

    Não sei se estive no limite entre a neurose e a psicose nos primeiros meses da psicanálise (creio que não, meu medo de altura deve ter me ajudado a não ultrapassar o limite, hehehe). Penso que esse tipo de transtorno esquizóide deva se dar na passagem para a vida adulta mesmo: me lembro de uma jovem de classe média alta, com o diagnóstico, que andava com pessoas em situação de rua como se fosse uma delas, andarilha com eles, os pais aflitos com isso.

    Responda
  8. Maria Pirlin

    Já foi para a o topo da lista. Tks.

    Responda
  9. Paulo Araujo

    Faltou só eles fornecer descrições e dados objetivos dessa crise. A humanidade toda é seus gênios procuram a resposta e ele achou, mas não consegue socializar.

    Responda
    1. Patricia Cypriano

      Perfeito, Paulo. Vamos também fazer de conta que não existem pessoas muito introvertidas que surtam e não têm energia ou recursos internos pra tentar colocar em palavras, por horas e horas, dias e dias, o que ela está pensando e sentindo. Sou psicóloga há 27 anos e se tem uma coisa que aprendi é a ser humilde diante da desintegração psíquica. O heroísmo exacerbado de um analista em geral só está a serviço do narcisismo/orgulho dele. Demonizar as medicações não é a saída, infelizmente.