Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Josimar Soares

    Para não apontar suspeita sobre a honra e a parcialidade do Flavinha, os advogados usaram palavras bonitas e inofensivas. Complacente e equivocado. Será que é só isso? O homem funcionou como advogado de defesa.

    Responda
  2. Humberto Isidoro

    Nem complacente nem equivocado. O voto do relator foi uma mistureba com aparência de conhecimento jurídico mas era mesmo uma profusão de palavras sem nexo real. O cara achou ruim até o TRE de São Paulo dizer que Moro não morava em Sampa. E Moro mesmo comprovou que o TRE estava certo . Moro correu pra Curitiba. Até hoje não sei, mas Moro deveria estar preso por fraudar o endereço enganando a justiça eleitoral. O relator é da república de Curitiba.

    Responda
  3. Fabricio Souza

    Advogados lambôes! Tomaram uma surra do Desembargador Relator... Vão estudar mais e deixar de pensar, que juiz do sul, embarca em ideologia barata, discutida nos botecos do plano piloto...

    Responda
  4. Fabricio Souza

    Advogados lambôes! Tomaram uma sura do Desembargador Relator... Vão estudar mais e deixar de pensar, que juiz do sul, embarca em ideologia barata discutidas nos botecos do plano piloto...

    Responda
  5. Roberto De S Matos

    É de estranhar o comportamento do Juíz relator sobre seu voto no julgamento do ex eminencia parda moro, quando isto se torna um escândalo no meio juridico, pois o abuso que foi comerido até um leigo que saiba ler diria não dá para negar meritíssimo o abuso econômico praticado só o senhor não quer ver.

    Responda
  6. mario de jesus sumioni

    A petezada procurando pelo em ovo!

    Responda
  7. Mario Silveira

    Advogados do capeta .

    Responda
  8. Luiz Reichmann

    ...esses Advogados do "PT" e do "PL", capaz que são contra a Democracia!

    Responda
    1. jayme terra

      Serah mesmo. Vamos aguardar o relatorio so CNJ. Onde foi para o dinheiro. 2,5 bi ou Mouro embolsou e tb Deltan.

  9. MARCO ANTONIO POLISELI

    Democracia é isso. É só aceitar!

    Responda
  10. APARECIDO MARIANO

    O Sérgio Moro cometeu erros mas tbem acertos . Qualquer um sabe disso. O julgamento precisa ser justo. Acho que se as regras estavam claras será condenado. Se as regras não estavam claras … aí tem que ser absolvido.

    Responda
  11. LUCIANO CRUZ

    O voto do eminete minstro é tecnico e cristalino, a despesas tem que ser julgado separadamente, a burriche juridica dos advogados é enorme, não cabe a juiz adentra e louca viagem de advogados, ele deve julgar de acordo com os fatos e a lei. Por que o PT não apresentou seus gasto de pré campanha? e o PL tbm? Ao mesmo tempo que eles querem que um precedente seja criado, os mesmo esquece que pode ser usado esse contra os seus candidatos. Pré campanha é uma coisa a parte, a campanha sim que o bicho.

    Responda
  12. Eduardo Giuliani

    PT e PL são partidos desonestos e estão usando a justiça de forma política para eliminar a concorrência. Total conflito de interesse na causa. Moro foi eleito e seria reeleito pelos mesmos brasileiros. É fascismo de PT e PL que não pode ser aceito pela justiça.

    Responda
  13. Tersio Gorrasi

    Quem está julgando esse caso afinal, os advogados do PT? Todos terão oportunidade de se manifestar, segundo o devido processo legal. É só aguardarem a sua vez, sem pré julgamentos

    Responda
  14. Alberto Henrique

    Até o partido do bolsonaro pede a cassação do b unda mole .hehehehhe

    Responda
    1. Celso Luis Kolakowski

      Certamente que sim pois é um partido gerenciado pelo Vlad Costa Neto, vampiro do dinheiro público. Envolvido em diversos escândalos desde o men$alão, petro$lão, orçamento $ecretão. Ou seja, assim como grande Lulão e o partidão, todos contra aqueles que ousaram minimamente expor o devaneio dos políticos deste país a se esbaldar no dinheiro de nossos impostos. Fruto do suor e lágrimas do brasileiro trabalhador.

  15. Antônio João

    As viúvas do juiz cabalacheiro estão dando as caras nos comentários. O jmarreco gastou muito mais que seus concorrentes e se beneficou da pré-campanha, o relator em vez de julgar fez uma defesa mais apaixonada que os próprios advogados, se valendo de falácias, como de comparações expúrias, citou Janones e Eduardo Leite, também fizeram, mas desde quando crimes de terceiros é excludente de ilicitude?

    Responda
    1. Daniel Marques

      Nelore? Sabujo do presidengue mais onesto?

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      É véio, entraram com os placebos e homeopatias. A idéia é apresentar a doença como uma dorzinha simples.

    3. Antônio João

      comparações espúrias

  16. fernando garcia de souza

    Esse juiz parece que e o Advogado do Moro.

    Responda
  17. Maria Antonia Di Felippo

    O voto do relator foi politizado, tendencioso, vergonhoso, no mínimo extravagante. O desembargador saiu do objeto do processo, para criticar os peticionários. Como velha advogada, nunca vi caso igual.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Porque talvez, como velha advogada, tenha trabalhado em uma tese de acusação bem melhor que a apresentada, que, convenhamos, foi patética.

  18. Dermival Pereira de Macedo

    Até tu tre ..

    Responda
  19. Fernando Ramalho

    Como já disse antes, esse povo do Paraná, incluindo os magistrados, fazem vista grossa pra tudo que Moro e Deltan fizeram pra virarem políticos. Com o discurso falacioso "contra corrupção", embolsaram grana a torto e a direito, inclusive fazendo campanha antecipada. Mas Brasília não é república de Curitiba. O destino de Moro será o mesmo do seu pupilo Deltan: Unanimidade embaixo (TRE) e em cima (TSE), mas com sinais trocados.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Brasilia é a republica dos conluios, da justiça sem segurança jurídica, do perdoou geral em casos de corrupção, do pagou-levou um HC e do "missão dada é missão cumprida".

  20. leonardo oliveira

    Viva Sérgio Moro. Fora corruptos públicos e privados.

    Responda
    1. Roberto De S Matos

      Deus, perdoe este homem que não sabe o que fala, se não saberia o mal que este enganador fez ao nosso povo e ao país. É um tolo

    2. ROSMARI PRATES

      O quê vc escreveu cai como uma luva ,para Moro e Deltan tb. Serviu a carapuça para ambos.

  21. leonardo oliveira

    Sergio Moro o homem que expôs o maior esquema de desvio do dinheiro público da história do Brasil.Sendo cassado ou não já se imortalizou.É jovem é tem todo um futuro pela frente.O sistema reagindo para não perder seus benefícios.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Sergio moro, a grande decepção da política, sem personalidade, um b u nda mole,e parece que também é desonesto. Jovem que é, tem muito o que mamar dos cofres públicos.

  22. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

    Alegria do Conge vai durar pouco

    Responda
  23. Ronaldo Luiz Mincato

    Será que esse relator foi filmado pelo Moro em alguma festinha?

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Ronaldo, foi a primeira coisa que pensei.

  24. MILTON BARBOSA CORDEIRO

    Esse desembargador deveria ser desembarcado desse processo. Ele não atuou como juiz mas como advogado de defesa das mais eloquentes.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Caro Sergio, se atenha aos autos, voce pode não gostar do Moro, mas não pode ignorar o direito de defesa. Qual lei o Moro infringiu neste julgamento? E sobre o TSE, sim, é um tribunal composto por indicados políticos, ao contrário dos TREs. E sim, prefiro concursados no judiciário por razões obvias, carreira e reputação são duas delas.

    2. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

      Desde quando ser concursado é sinônimo de dono da verdade e honestidade?

    3. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

      Pau q bate em Chico, bate em Francisco. O TSE não vai dar um jeito de cassar o Moro, pois o juiz Zé Ruela, já deu bastante motivo pra ser cassado e em breve preso. Sua credibilidade começou a ruir qdo aceitou ser Ministro do "Tene broso"

    4. Daniel Marques

      O desembargador Falavinha, relator do caso, é funcionário concursado do judiciário e se dedicou ao caso integralmente, analisando o caso dentro dos autos e à luz da lei. Mas logo o caso sobe ao TSE e os seus ministros políticos, inclusive o tal Benedito do "missão dada é missão cumprida", vão dar um jeito de cassar o Moro.

  25. Antônio João

    Dentre as falácias do relator ele cita como precedentes os casos de Janones e Eduardo Leite, que também fizeram pré-campanha presidencial, mas desde quando crimes de terceiros são excludentes de ilicitude, pior, quanto esses gastaram? Mas esses não foram julgados, já o caso da senadora Selma, foi julgado e cassada, mas para este falaciosamente o relator exclui de comparação.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Será que houve alguma festa da cueca?

    2. marcos machado

      Amigo, ainda não aprendeu a respeitar as decisoes da Justiça?........

  26. Hélcio Toth Renda

    Nossa, é muita cara de pau desse promoter do Moro. Óleo de peroba nele.

    Responda
  27. Sandra Hortal

    Esse Falavigna é o Juíz Relator? Nossa! Pensei que era advogado de defesa do réu Moro.

    Responda
    1. JO O SOUZA

      Não escapará do TSE

    2. Waldir Luiz

      Assuma que os advogados do PL e PT são muito fraquinhos. Dói menos.....

    3. marcos machado

      Eu também tenho minhas dúvidas mas junto uma certeza....ele conhece muito mais de Justiça eleitoral do que voce!

    4. julio alves

      E com o apoio aberto da Folha.

  28. julio alves

    Imagino a alegria da cúpula da Folha com o voto favorável ao seu herói. Esperamos que os outros magistrados concordem com o Ministério Público. Este , como quem ama o Brasil, afirma que a campanha bilionária do marreco para presidente, afetou diretamente sua campanha para senador, na qual ele ex fakeou o próprio criador Álvaro Dias.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Bilionária? Errou por pouco, na verdade algumas centenas de milhares de reais. Multi-bilionário é o fundo eleitoral sancionado pelo seu idolo, o Lule. Sobre passar a perna no Alvaro Dias, eu concordo. Agora, bater na Folha por relatar fatos em uma matéria é clichê, voce pode fazer melhor.

  29. AILTON SOUZA

    Juízes do Paraná votar contra Moro, esqueçam!

    Responda
  30. Victor Soncini

    Eu me pergunto se os advogados entrevistados responderiam aos repórteres de outra maneira... Matéria para encher linguiça...

    Responda
  31. Newton Zuppo

    Complacente e equivocado foi o que fizeram para soltar da prisão o atual presidente, que foi julgado e sentenciado por vários juízes e desembargadores de diversas cortes profissionais e solto por uma corte composta por membros não juízes ali politicamente colocados. O Moro apenas continua sendo perseguido.

    Responda
    1. Roberto De S Matos

      Newton, se atualise, e saberá como foi modificado o entendimento constitucional da prisão em 2a Instância e que voltou ao entendimento anterior, quando miitos seriam presos na 2a Instância. Não foi para altar mas para prender o Lula. Dê um estudada neste tema.

    2. ROSMARI PRATES

      Daniel , perto dos roubos do teu mito , o triplex mequetrefe e o sitiozinho de 3 alqueires de terra , são um nada , coisa que qualquer trabalhador que tenha um bom salário, pode comprar ao longo da vida, sem contar que ele era um ex presidente.

    3. Waldir Luiz

      Carlos, não adianta querer imputar tudo ao Moro. A turma da 4a região, a do STJ e pasme, até do STF concordaram com a decisão de Curitiba. O Lula foi "solto" por outros motivos. Não foi tão ruim para ele a estada em Ctba, pois foi reeleito presidente e se encantou pela Janja.

    4. julio alves

      Se o marreco valesse alguma coisa, seria sim, perseguido pela sua própria consciência. Vendeu sentenças do caso Banestado, se associou ao PowerPoint para forjar provas , que foram derrubadas, no sentido de eleger um ka na halia , que lhe prometeu vaga no STF, deu cargo em Ministério e depois lhe puxou o tapete. Isso não foi suficiente para o conge voltar a babar owo do " novo húngaro". Que história triste.

    5. Daniel Marques

      Petralhada continua repetindo a ladainha do "sem provas". Vamos lá, refrescar vossas memórias danificadas por tanta mortaddella: "chefe" da lista da Odebrecht, doações milionárias ao Instituto Lule, palestras milionárias que ninguem viu mas gordamente patrocinadas pelas empreiteiras, sítio de Atibaia e triplex no Guarujá em nome de Laranjas e filho multi-milionário no caso Gamecorp. Acho que é o suficiente por ora.

    6. carlos eugenio Soares

      O moro condenou o atual presidente sem prova, uma acusação política e que levou um extremista de direita ao poder que quase deu um golpe de estado no país. O Lula continua sendo perseguido.

  32. Antônio João

    Nem complacente, nem equivocado, é tendencioso. Primeiro utiliza-se de falácias: que a pré-campanha, caríssima, de Moro não afetou a campanha no estado do Paraná: por acaso uma campanha presidencial não atinge todo o país, ou o Paraná está fora? Outra, o caso Selma não se aplica, este julgado pela justiça, mas os casos Janones e Eduardo Leite se aplicam, não julgados, e estes não constam na lei como excludentes de ilicitude.

    Responda
  33. Alexandre Sartori Barbosa

    O PT e o PL ganharão de qualquer forma. Caso vençam poderão derrubar o marreco e usar como plataforma política para a eleição do senado. Caso percam a ação poderão fazer a mutreta do marreco de triangular partidos e cargos eleitorais para vencer quem não fizer a mutreta. Então o espertão do Marreco criou um impasse. É só pegar a pipoca e assistir os desdobramentos.

    Responda
  34. Luciano Silva

    Antigamente, as questões políticas eram resolvidas na política, no voto, no debate, no convencimento do eleitor. Hj, com um judiciário político, o que vale são os bons advogados e boa influência nos tribunais superiores.

    Responda
    1. carlos eugenio Soares

      Antigamente as questões políticas eram resolvidas também na fraude do voto impresso, no bico de pena, no voto aberto, na intimidação coronelistica, no voto de defuntos e outras "coisinhas" que a justiça eleitoral eliminou

    2. Daniel Liaz

      Havia o tempo tbem que se resolviam bala. ainda bem que em democracias haja o judiciário, lugar onde deve imperar a lei para questões chriminais

  35. Marcos Guedes

    O voto do relator é um alerta aos politicos: se o precedente de incluir gastos de pré campanha nos limites de gastos de campanha para constatar abuso de poder economico for aceito, a cada nova eleição muita gente vai perder mandato e ficar inelegível.

    Responda
  36. Luciano Silva

    PT e PL juntos. Lu la e Wwl de marj untos... e tem tonto que acredita!!!

    Responda
  37. Carlos Figueiredo

    Devogados do PT e PL juntos?. Só mongol para achar que é coisa boa. Mongóis e os corruptos.

    Responda
  38. Sam Duart

    É cômico ver os defensores do santo de barro alegar que PT e PL se juntaram em um conluio exatamente como o ex-juiz fez. O mais engraçado é lembrar que a pouco tempo o Batman de Curitiba estava em lua de mel com o inelegível e principal figura do PL que agora pede sua cassação. É difícil para os cegos de plantão enxergar que esse senhor não passa da mesma laia da classe do qual faz parte agora.

    Responda
  39. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Teve um jogador, melhor do mundo, resolveu se aventurar na música e não deu certo. O melhor cantor, sabedor do que faz muito bem e de suas limitações, não se envolveu com futebol. Sabedoria. A vida é assim, melhor cada um ficar com o que sabe fazer. Esse Senhor ex juiz ao trocar a toga pela política, parece não ter sido bem-sucedido, poderá e tudo indica que terá o mandato cassado. Será que faltou sabedoria? Não sei. Que sirva de lição para outros. Aguardar julgamento.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Caro Julio, teus argumentos são tão fracos que se tivesse pedido ao chatgpt escrever algo, não passaria tanta vergonha. Critica-lo por mal uso da lingua portuguesa? Ora, então vamos falar do seu idolo-mor, o ex metalúrgico aposentado? E sobre a sua denuncia de corrupção do Moro, que tal apresentar fatos, provas e processos? Seria um pouco mais produtivo e inteligente.

    2. julio alves

      Entendi o seu ponto, mas achei infeliz a comparação do melhor jogador do mundo com o marreco. O conge não foi melhor em coisa alguma. Mal se entende como um sujeito que não domina a própria língua tenha conseguido passar num concurso público que não fosse para auxiliar de serviços gerais, que exige apenas o primeiro grau. O defensores dele, como o Daniel aqui embaixo, não entendem que o baba owo do inelegível foi eleito senador porque é cor1upito, aliás, o motivo da ação ora em tela.

    3. Daniel Marques

      Primeira eleição do Moro e já eleito senador. Me parece que sim, foi muito bem sucedido. E sobre ter o mandato cassado, em um juri tecnico, que se atenha aos autos e a lei, não será pois não há previsão legal. Mas logo o caso subirá ao TSE, e por este ser um tribunal de indicados políticos, inclusive com um tal de Benedito do "missão dada é missão cumprida", Moro será cassado.

  40. jayme terra

    Relator da mafia do judiciario do Parana. Tudo com rabo preso com marreco. Parabens Reinaldo Azevedo por suas palavras.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Grande Reinaldo Azevedo, que defendia Temer com unhas e dentes contra o conluio de Janot, Carmen e Fachin. O mesmo jornalista que defendeu o senador Aécio Neves quando este foi afastado pelo Stf. E essa tal máfia, voce tem provas? Então as apresente, senão é mais uma narrativa do Jayme Terraplanista.

  41. Marcelo Guimarães Freitas

    O voto do relator? Ele não era o Advogado de defesa de Moro? Chegou ser ridículo o voto. Em dado momento ele parecia estar julgando os partidos.

    Responda
    1. Daniel Marques

      O desembargador Falavinha, relator do caso, é funcionário de carreira do judiciário e se dedicou ao caso integralmente, analisando o caso dentro dos autos à luz da lei. Mas fique tranquilo petralha, logo o caso sobe ao TSE e os seus ministros políticos, inclusive o tal Benedito do "missão dada é missão cumprida", vão dar um jeito de cassar o Moro.

  42. Josue Oliveira

    Todo mundo sabe que as instituições brasileiras agem por compadrio. Se fosse feita justiça mesmo, ele que, de tanto perseguir a finada esposa do Lula, responderia também pelo homicídio dela por ele peovocado. Claro que será absolvido, quem tem dúvidas?

    Responda
  43. Jorge Rodrigues

    PL e principalmente o PT são notórios praticantes de ilicitudes. Os dois atuaram juntos no Mensalão (quando Valdermar da Costa Neto e Lula estavam juntos). PL e PT voltaram a se unir para pedir a absurda cassação do mandato do Sérgio Moro (que incomoda demais o sistema).

    Responda
    1. carlos eugenio Soares

      Moro é o sistema, que usa a justiça para fins políticos e pessoais, e acabou elegendo um louco na presidência da república, que depois expurgou o moro por sua ambição política. Nada mais sistema que a Lava Jato.

    2. Josue Oliveira

      Moro será absolvido por ser de um sistema corporativista.

  44. Arnobio Miranda jr

    A questão de formar precedente, cabe ao congresso estabelecer em lei aquela proibição. Quanto a somar os valores de duas campanhas, deve o magistrado verificar se houve dolo ou se a transferência de cargo ou partido se deu por decisão do candidato ou de fatos estranhos à sua vontade.

    Responda
  45. Celso Luis Kolakowski

    Complacente e equivocado, é sim a justiça brasileira para com essas duas agremiações de amontoados de pessoas extremamente ilibadas. Que formam esse espectro de partido político. Basta dizer que um é comandado por Vlad Costa Neto, um eterno sanguessuga de dinheiro público. E outro atualmente por uma Barbie da Transilvânia. Qual moral possuem esses perante aqueles que tiveram a coragem de investigar ao menos superficialmente a roubalheira neste país. Digo superficialmente, por que ao fundo...

    Responda
    1. carlos eugenio Soares

      A roubalheira nunca foi tão grande quanto no governo do capitão genocida e terrorista, cujo ministro da justiça era o marreco Batman, com o Robin no MPF. Faz as contas.

    2. Celso Luis Kolakowski

      ... Bateu certamente em poderosos da justiça E também em prerrogativas por filigranas jurídicos. Estes que se associaram para deslegitimar as investigações depois que as 3 instâncias da justiça já haviam validado as investigações. Sim por prerrogativas talvez muito dos valores envolvidos na rapinagem, foi para a defesa dos envolvidos. E lógico com a absolvição da classe política, aqueles que por leniência estavam a pagar as multas, agora recorrem a infame justiça brasileira para deixar de pagar

  46. José Augusto Seixas Júnior

    Querem derrubar Moro a qualquer custo. E a Lava Jato, o Mensalão, os bilhões desviados, as delaçoes anuladas? Vão publicar?

    Responda
  47. José Augusto Seixas Júnior

    O relator ao votar não possui o direito ao livre convencimento?

    Responda
  48. DOMIS VIEIRA LOPES

    O voto do relator faz justiça não só a Sérgio Moro, mais ao Eleitor do Paraná que Cansados dos políticos antigos resolveram da a ele aportunidade de mudar o possivel dentro do Congresso Nacional. Que os demais votos seja da mesma forma para acabar de vez com essa sensação de perseguição política que vemos no cenário judicial e político do Brasil. Vivemos tempos sombrios!

    Responda
    1. carlos eugenio Soares

      Viveríamos tempos sombrios se o chefe do moro, o inelegível, tivesse dado um golpe militar no país, fechando o congresso e o STF, cassando mandatos, perseguindo, torturando, exilando, como vimos em tempos idos.

  49. marcos fernando dauner

    gleise e michele estão de olho na vaga .

    Responda
  50. Joao Braga

    Deveriam fazer isto sim uma homenagem ao ilustre senador eleito democraticamente pelo povo do Paraná. Moro não fez palestras milionárias, não tem filhos Ronaldinhos, não se envolveu com empreiteiras corruptas e nem fez obras no exterior. Qto a ter sido parcial, como juiz nunca subiu em um palanque e dito "nós vencemos o lulismo/petismo". As vezes tenho a impressão que nos tratam a todos como "manés ".

    Responda
    1. Joao Braga

      Marina Ribatski, além de ofensas vc sabe raciocinar? Vamos tentar. Marcelo Odebrecht disse que não havia uma só obra pública no país que não tivesse pagamento/sub orno. Essa empresa gastou nisso US 3.37 bilhões entre 2006 e 2014 (uol 20/4/17). Dinheiro maior que o PIB de 33 países, dos nossos impostos desviados para contas no exterior. Um pequeno exemplo do que você defende! Indefensável.

    2. Marina Ribatski

      Esse moro é um grande de um pilantra que usou a lava jato para se projetar politicamente, perseguiu inimigos, destruiu patrimônio nacional sem necessidade! Entreguista! Uma vergonha votar nesse homem, que além de tudo mostra sinais óbvios se ser um grande de um néscio