Mercado > Por que as políticas para aumentar número de filhos não deram resultado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Brasil está indo para o mesmo caminho , o resultado do Censo 2022, demonstrou que o número de habitantes , ficou aquém do esperado !
Talvez a taxa de natalidade nunca volte a crescer, já que hoje as mulheres têm mais preocupações, anseios e opções do que antes, quando os filhos vinham automaticamente. Hoje são fruto de uma escolha - pelo menos para a população mais instruÃda. E se a questão é manter a força de trabalho com número suficiente de jovens, dedicar mais atenção e ter polÃticas inteligentes em relação à s famÃlias pobres e aos imigrantes, que já costumam ter mais filhos, seria uma boa medida.
A combinação capitalismo (que só se sustenta se a população não diminuir), patriarcado (que tem a submissão da mulher como cerne e sem o qual o capitalismo não se sustenta), a religião ( que imputa o sentimento de culpa para a mulher que não quiser o combo submissão, casamento e filhos) e o sentimento antiimigração (que certamente aumentaria as taxas de natalidade no paÃs), é que está provocando isso. Nenhum sistema aguenta. Não vejo a hora de algo mudar
bingo, meu querido!! e vamos galera mulheres para o movimento tranca útero!
A mulher não tem motivo algum para casar e muito menos para ter filhos. Ela vai fazer todo o trabalho de casa, cuidar das crianças, cuidar do marido, cuidar do seu trabalho e da sua carreira; é pra quem ligam quando a criança está doente, que precisa passar no mercado na volta do trabalho, é a culpada se a casa não está limpa, se a roupa do marido está suja ou se a criança não é bem educada. Ainda existe a possibilidade de traição, de apanhar do marido, de não ser promovida
A Coreia do Sul em cultura grandemente patriarcal e hierárquica. A carga cai sobretudo sobre as mulheres. E assim em quase todo o mundo. No Brasil, há número imenso de mulheres solo. Creches ajudam, sim, mas não é fator suficiente. A França precisa ser melhor estudada para entender melhor. Itália e Espanha: filhos morando com pais até passados os trinta nos porque não há empregos para todos. Nos Usa isso é fenômeno recente, filhos voltando a morar com pais. O buraco é mais embaixo.
A competição excessiva faz as pessoas não quererem filhos. Para que colocar alguém no mundo apenas para estudar e trabalhar como condenado e sem direito a descanso? Fora que filhos diminuem a competitividade do indivÃduo
A memória de alguns pesquisadores parece curta enquanto outros, parecem jovens demais para saber qual era um dos maiores motivos que levavam pessoas a ter muitos filhos: Não havia rede de proteção social para a velhice, e os filhos eram o meio mais fácil e seguro de garantir uma velhice amparada. Parece simples demais, mas é isso mesmo. Como escapar dessa armadilha? Eu não tenho a menor ideia.
Como menciona a matéria, a razão principal é cultural. Criamos um estilo de vida que é incompativel com muitos filhos. Junte- se o fato de que criar filhos é uma atividade que demanda enorme esforço com uma geração mole e criada para ser vitima, em um contexto em que maternidade é demonizada pelo progressismo e temos a situação atual. Não é trivial se reverter isso
E a paternidade?
o sistema hj é um moedor de pessoas, trocamos tempo de vida por $$. Criar a ilusão de empoderamento só colocou mais cabeças para mover a grande roda da economia. Desconsideramos o lado humano, idolatramos os números.
Não deviam estar preocupados em como aumentar a taxa de natalidade nos paÃses desenvolvidos deveriam em pensar em como fazer o mesmo no resto do Mundo.
Simplesmente porquê criar filhos se tornou algo para bilionários ou irresponsáveis , os primeiros podem prover tudo os segundos deixam a natureza no comando , salvo exceções e o que eu tenho visto , pois as pessoas que podem terem filhos sob aspecto financeiros adequam ao seu orçamento, já as comunidades transbordam em população, seremos dentro em breve o paÃs dos auxÃlios.
Como me cansa essa conversa de alguns demógrafos preocupados com reposição da população e com aumento da população economicamente ativa. Acordem! Estamos num mundo em colapso ambiental com intensa perda de empregos para IA! Já somos muitos no planeta e não conseguimos resolver nossos problemas. Melhor concentrar nosso foco neles (reflorestar, combater etarismo no mundo do trabalho, promover alimentação saudável, incentivar escolaridade em todas as idades) do que apostar que bebês resolvam.
Cansa também a mim. Ocorreram mudança significativas que impactaram negativamente a demografia humana, que governos e pessoas não veem, não querem ver ou, pior, fingem que não veem. Lembrando Belchior: -"o passado é uma roupa que não nos serve mais".
A diminuição populacional pode até resolver alguns problemas, mas em alguns anos será frequente ver um adulto a quem demos pouca educação, com 35 anos, tendo de cuidar de vários adultos com 75, 80, 85... Terá de cuidar desses e dos próprios filhos. E ainda vão exigir que ele pague mais impostos, para dar conta dos outros idosos que não tiveram filhos.
A taxa de natalidade não aumenta porque existe um efeito estatÃstico. Mesmo que as mulheres tenham mais filhos em função das polÃticas, como a proporção de mulheres em idade de ter filhos sobre o total de mulheres vivas diminui com o envelhecimento da população, a tendência é a taxa diminuir cada vez mais. Passou da hora de pensarmos essa questão no Brasil, onde hoje há apenas metade das crianças que havia faz 30 anos. O aumento populacional é exponencial, mas o decrescimento tb é.
Se os paÃses ricos estiverem ,de fato, interessados no aumento de natalidade, terão que reduzir o belicismo e a postura hegemônica, que causam ansiedade na própria sociedade.
As estruturas socioeconômicas atuais não permitem segurança para que se tenham filhos. Diante das incertezas, os mais jovens certamente desistem.
O foco da mulher mudou. Que tal propor congelar os óvulos para quando a mulher estiver pronta a dedicar-se à maternidade. A França propõe, não executa bem, mas a ideia é boa.
Enquanto somente a mulher dedicar-se a maternidade, dedicar-se à criação de um filho feito por dois, a taxa continuará caindo. Simples assim.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Por que as políticas para aumentar número de filhos não deram resultado Voltar
Comente este texto