Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joao Cellos

    Imagina se fosse intencional.

    Responda
  2. fauzi salmem

    Acho que todas as manifestações mundo afora deveriam ser de cobrança à ONU, de intervenção armada, para impor a obrigatoriedade e cumprimento de suas resoluções, inclusive da que criou o Estado palestino e mandou I. retornar às fronteiras anteriores à guerra de sessenta e sete. Que o Deus de Cristo ajude àquele povo que tudo perdeu, tão ultrajado, e aos demais povos que passam por essa tragédia, mas, sim, o povo e a cultura nunca sucumbirão!

    Responda
    1. Barbara Maidel

      Ainda não conseguiu falar com o setor responsável pelo cancelamento de assinaturas? Se quiser te informo aqui o número do telefone.

  3. yussef mahmud m mustafa

    Este é um espaço que o jornal oferece ao seus leitores pra opinar sobre os fatos noticiados ,em que a primeira regra é o respeito e não proliferação do ódio e do radicalismo .O Brasil é um pais maravilhoso que ao longo das décadas acolheu pessoas de todas as culturas. Entre elas pessoas de origem palestina sirios , libaneses,judeus que sempre tiveram ótimo relacionamento .podemos e devemos opinar sem nunca apelar para a agressão ,e no Brasil temos que viver em paz e respeito mútuo

    Responda
  4. Valter Luiz Peluque

    Nem a velhinha de Taubaté acreditou nesse “não intencional “

    Responda
  5. Valter Luiz Peluque

    intencional “ daí, Netanyahu pede desculpas e, tá, não se fala nisso. Vergonha, vergonha , vergonha!

    Responda
  6. Raymundo de Lima Lima

    Mais um sintoma de covardia do governo Netanyahu. Quantas vezes é necessário este tipo de crime para ser condenado?

    Responda
  7. Nilton Silva

    Desculpas aceitas, segue o baile.

    Responda
  8. José Bernardo

    A estratégia é claríssima: aterrorizar e desencorajar quem presta ajuda humanitária naquele inferno na terra. O uso da fome como arma de guerra. Mas o mundo pode estar tranquilo: investigações "sérias" serão conduzidas, e o presidente dos EUA declarou estar "com o coração partido"...

    Responda
  9. Arnaldo Facciotti

    Poxa

    Responda
  10. Arnaldo Facciotti

    Uh

    Responda
  11. Arnaldo Facciotti

    Ah

    Responda
  12. Arnaldo Facciotti

    Onde estão as ofensas ? O que vão fazer com o meu comentário ? Se vão mudar meu comentário favor remove-lo, caso contrário entrarei em juízo

    Responda
  13. Arnaldo Facciotti

    Repetindo: ou os israelenses removem Netanyahu ou Netanyahu faz com que o povo judeu perca credibilidade mundial.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Entendo seu ponto de vista, porém o mundo precisa aprender a dissociar o povo judeu, plural, do governo da vez em Israel.

  14. CARLOS TARDIVO

    Governo racista criminoso de guerra desumano e ineficaz, pobre povo palestino. Odeio extrema direita!

    Responda
  15. Marcus Castro

    Lamentável, mas esse tipo de coisa acontece em guerras. Há um grande número de baixas por fogo amigo, por exemplo. Confusão, dificuldade de comunicação, visão obstruída e um inimigo que tem como tática a mistura com a população e a estrutura civil. Mas eu sempre fico impressionado ao ver como é fácil atacar quem pelo menos se preocupa em reduzir danos e dar explicações. O grupo terrorista que começou toda a guerra não é chamado pra nada, não é entrevistado e, por uns, nem criticado é.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Marcus, com relação à parte final de seu comentário, isso ocorre pelo antissemitismo atávico disfarçado de antissionismo. A intenção de parte do pessoal aqui é atacar e deslegitimar Israel.

  16. Marina Gutierrez

    O presidente de outra organização (States) de ajuda alimentar opinou publicamente que foi intencional, o comboio levava o nome de " World Central Kitchen" haviam coordenado essa viagem com as autoridadas isreelenses, etc. Isso foi feito para aterrrorizar os empregados e voluntários,profissionais da Saúde, da parte de alimentação , jornalistas. enfim todos que estão ajudanto os feridos, sobreviventes e ou mostrando a realidade.

    Responda
  17. LUIZ LEAL

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. LUIZ LEAL

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marina Gutierrez

      Luiz Leal, respondi seu comentário há horas, foi automaticamente enviado para a moderação e até agora não foi publicado. Censura ceifando verdades.

    2. Marina Gutierrez

      Luiz Leal, sim, o B D S esta está espalhado por vários paises, existem listas de negocios, restaurantes, produtos de gente que apoia o governo de ISreael, eu boicoto vários estabelecimentos há tempos.Lembra-se de um artigo aqui na Folha,onde a dona de uma cadeia de lojas encabeçou um abaixo assinado demandando que o presidente Lula retirasse seu criticismo ao governo de ISReal? Naquela cadeia de lojas não compro mais nada. E ja avisei os parentes e amigos.

  19. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    Esta aí uma boa pauta para o nosso ombudsman . Este controle de comentários por parte do setor responsável na Folha deve ser esclarecido. O assinante deve ter sua opinião respeitada, desde que não utilize palavras de baixo calão. Minha solidariedade com os amigos e colegas assinantes que não comungam da mesma opinião que o referido setor do jornal.

    Responda
  20. CARLOS TARDIVO

    Maldito!

    Responda
  21. yussef mahmud m mustafa

    Não se pode condenar todo um povo ou uma cultura pelo que algumas das suas lideranças e parte desta sua população faz e agi contra um outro povo .dito isto vamos aos fatos Israel pratica desde a sua fundação assassinatos ,prisões e segregação racial ,cultural ,religiosa contra a população palestina nestes mais de 60 anos de ocupação este é a realidade em Gaza e puro genocidio ,terrorismo de estado mulheres e crianças aos milhares sendo assasinados, o povo é a cultura palestina não vao sucumbir

    Responda
    1. fauzi salmem

      Acho que todas as manifestações mundo afora deveriam ser de cobrança à ONU de intervenção armada, para impor a obrigatoriedade e cumprimento de suas resoluções, inclusive da que criou o Estado palestino e mandou I. retornar às fronteiras anteriores à guerra de sessenta e sete. Que o Deus de Cristo ajude àquele povo que tudo perdeu, tão ultrajado, e aos demais povos que passam por essa tragédia, mas, sim, o povo e a cultura nunca sucumbirão!

    2. Maria de Felipe Martinez

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  22. renato mocellin

    A parcialidade da Folha na cobertura da Guerra entre o governo de Israel (não confundir com o povo judeu) e o Hamas é vergonhosa. Censurar comentários é prova dessa defesa do indefensável regime israelense. Tenho me informado pela Al -Jazeera e outras redes que ainda zelam por um jornalismo que se atém aos fatos.

    Responda
    1. Marcus Castro

      Mas por que qualquer pessoa "se informaria" por uma organização terrorista ?

    2. Marina Gutierrez

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. DANIEL ROUSSO

      Melhor você continuar defendendo o Hamas.

    4. Rubens gonçalves

      Comparar al jazeera com a fsp e distopico.

  23. ANDRE FONSECA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. ANDRE FONSECA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. Décio Ceballos

    Lamentáveis esses ataques isrraelenses. E lamentável a FSP por apagar comentários já editados de quem censura isso. Assim como outros momentos tenebrosos da humanidade isso não será esquecido jamais. Assim que eu puder vou cancelar minha assinatura, pouca falta para a FSP e para mim.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tem uns conhecidos que pedem para apagar todos comentários, quando o nome aparece, comentários somem, mas por sorte restam poucos destes com a capacidade de defender genocídios evidentes, só porque são os seus que cometem. Tem muito rabido e pessoas da comunidade que são humanas e contra este poder, que só prejudica a própria comunidade, como os membros desta comunidade Breno Altman, Chomsky e tantos outros relatam.

    2. Marina Gutierrez

      Décio e outros, esse leitor abaixo, o Rousso, há tempos comentou que eu deveria ser proibida de publicar comentários. .

    3. Marina Gutierrez

      Fui avisada de que dois comentários meus foram desativados, eu respeito todas as regras do jornal, calam qualquer criticismo ao governo de ISreael.

    4. LUIZ LEAL

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Rubens gonçalves

      A folha não apaga. E que só faz isso quando algum assinante denúncia. Sempre tem asno vestido de gente.

    6. DANIEL ROUSSO

      Bom, assim vamos nos livrar de seus comentários.

    7. Décio Ceballos

      Apagaram uma mensagem minha sob alegação de "seu comentário foi desativado por desrespeitar as regras de uso do site". Apenas censurei os acontecimentos. Magoou a FSP..

  26. riad akl

    A Folha deixou de ser o que era. Acompanho-a há mais de cinquenta anos e fui assinante por muito tempo, o que me permite dizer que nos últimos conflitos entre árabes e Israel o jornal assumiu um lado, o segundo, renunciando ao equilíbrio e camuflando a verdade. Uma pena. Críticas são aceitas se a favor do estado sionista de Israel. As críticas não são publicadas, se contrárias e óbvias. Já por três vezes, meus comentários não são publicados. Vou cancelar a assinatura. Basta de imprensa marrom.

    Responda
    1. fauzi salmem

      A prova de que o moderador não é só o computador. Meu comentário foi desativado depois de já publicado.

  27. fauzi salmem

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. MARIA F LUPORINI

      Foi proposital. Um aviso de que só I pode controlar a entrada de comida.

    2. MARIA F LUPORINI

      Os sionistas bombardearam o comboio para avisar que rotas alternativas de entrega de comida estão proibidas. Assim, eles continuam matando as crianças de fome.

  28. MARIA F LUPORINI

    A Folha e os defensores dos baby killers podem disfarçar esse genoc1dio como quiserem. Quem realmente crê em Deus, fica feliz por estar do lado certo da história. O lado de 30 mil civis destroçados, para que os colonos judeus ocupem os territórios.

    Responda
  29. MARIA F LUPORINI

    Enquanto isso, Benjamin, o criminoso de guerra, reprime brutalmente as manifestações dos judeus contra o governo dele e proíbe a rede Al Jazeera de funcionar em I. Aprendeu tudo. Direitinho.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Todo mundo sabe com quem.

  30. MARIA F LUPORINI

    Benjyamin, o Carniceiro de Gaza.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      E não é que Lula tinha razão, Folha?

  31. Rives Passos

    Bn está trazendo de volta o antissemitismo judaico. Lamentável isso! E a expulsão da imprensa estrangeira só piora a situação! Com aprovação do parlamento?! Ataque a embaixada no Irã na Síria? Hollywood terá muito trabalho nos próximos anos. Paz a Israelenses e Palestinos!

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O que se nota atualmente é um aumento do criticismo contra o governo de ISreael. Não confunda isso com antissemitismo, são duas coisas muito diferentes. Muita gente sabe a diferença mas usa qualquer criticismo válido contra aquele governo como se fosse antissemitismo.

  32. DANIEL ROUSSO

    Novamente lamentamos a falha das IDF e prestamos sinceras condolências às famílias dos 7 funcionários da WCK.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Engano, que número a sra. discou?

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Alô? Conib? És tu?

    3. DANIEL ROUSSO

      Ricardo, modo de falar.

    4. DANIEL ROUSSO

      MARIA F LUPORINI, com relação ao seu comentário a seguir, "Vocês não lamentam nada. E vocês sabem que o ataque foi proposital. Para avisar que só I controla a entrada de comida. O porquê vocês também sabem." A entrada de comida já é controlada por Israel por motivos óbvios e quanto à sua distribuição não quer se envolver.

    5. DANIEL ROUSSO

      MARIA F LUPORINI "Foi o Estado judeu sionista e não 'funcionários'". Não entendi a sua última parte. Prestei condolências às famílias dos funcionários da ONG, qual é o problema com isso? O seu preconceito e corrente ideológica não aceitam qualquer expressão da nossa parte ou é simplesmente questão de interpretação de texto?

    6. Ricardo Knudsen

      Pq vc fala no plural, como se fosse representante oficial de alguém? Quem são as pessoas q supostamente "lamentamos"? Vc é pago por algum grupo para defender o governo de Bibi? Ou é funcionário desse governo?

    7. MARIA F LUPORINI

      Vocês não lamentam nada. E vocês sabem que o ataque foi proposital. Para avisar que só I controla a entrada de comida. O porquê vocês também sabem.

    8. MARIA F LUPORINI

      Foi o Estado judeu sionista e não 'funcionários'. Além disso, você sabe que foi para avisar que estão proibidas rotas alternativas de comida. Não subestime a inteligência do próximo.

  33. FERNANDO ANTONIO GELFUSO

    Essa trupe de assassinos de extrema doreita deve ser arrancada do poder imediatamente, pelo bem da humanidade. Que o povo israelense assuma essa responsabilidade.

    Responda
  34. DANIEL ROUSSO

    Lamentamos profundamente a morte desses voluntários da WCK, a qual realiza um trabalho fantástico de ajuda humanitária em Gaza. Esse fato caracteriza uma falha das IDF, a qual será devidamente apurada.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Modo de falar ou deslize.

    2. DANIEL ROUSSO

      João Cellos, precisa melhorar o nível.

    3. Joao Cellos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. DANIEL ROUSSO

      Prezado Ricardo, modo de falar.

    5. Ricardo Knudsen

      Em comentário abaixo vc disse q não cabia ao Conib se manifestar, afirmando "Nesse caso é Israel quem tem que se posicionar e esclarecer o que ocorreu". Se nem o Conib teria q se manifestar, pq então vc está se pronunciando no plural, como se representasse Israel? Vc trabalha para o governo Bibi? Representa seus interesses na região?

    6. Ricardo Knudsen

      Pq vc fala no plural, como se fosse representante oficial de alguém? Quem são as pessoas q supostamente "lamentamos"? Vc é funcionário do governo de Israel? Ou é pago por algum grupo para defender o governo de Bibi?

    7. Joao Cellos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    8. DANIEL ROUSSO

      Por outro lado, não se vê reação alguma nesse ambiente, quando ocorrem falhas no disparo de foguetes, atingindo a população civil de Gaza. Vários foguetes lançados pelo Hamas e Jihad Islâmica nesses seis meses de guerra, caíram dentro da faixa de Gaza e sequer um comentário dentre todos os defensores dos terroristas - silêncio sepulcral dessa corrente ideológica.

  35. MARCELIA GUIMARAES PAIVA

    O que "acontece" é que ocorre um genocídio.

    Responda
  36. Klaus Serra

    Israel está totalmente fora de controle

    Responda
  37. Bruno Dias

    Os colunistas da Folha vão pedir desculpas por insistirem veementemente que isso não é genocídio ou ainda precisa mais?

    Responda
    1. Sam Duart

      Ao contrário. Estão ensaiando o próximo malabarismo que vão utilizar para justificar os atos terroristas de Bibi.

  38. Rosivaldo Amorim Amorim

    O censurador da verdade da Folha de SP. Ele diz que vai moderar e censura as opiniões dos leitores. Assim a democracia se enfraquece.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Governo espúrio de ladrões.

    2. Rubens gonçalves

      Democracia no Brasil? Fala sério. Só se for de fancarria

  39. Wilson Rossi

    Mentirosos, é de propósito. Usam a fome como arma de agressão.

    Responda
  40. Rosivaldo Amorim Amorim

    O censurador da verdade da Folha de SP.

    Responda
  41. Rosivaldo Amorim Amorim

    O moderador da FSP (inteligência artificial) está programado para vetar qualquer posição realista sobre o massacre de Israel sobre a Plaestina. Dai o moderador não modera nada. É favorável à Israel.

    Responda
    1. fauzi salmem

      Não é inteligência artificial programada somente. O moderador é gente da fsp, tanto que, mesmo após publicados, alguns comentários meus foram retirados.

  42. Adalto Fonseca Júnior

    O que a CONIB tem a dizer sobre os assassinatos de quem está prestando ajuda humanitária na Faixa de Gaza praticados pelo Estado de Israel? Silenciamento imoral. Ultraje seletivo vergonhoso e hipócrita.

    Responda
    1. DANIEL ROUSSO

      Nesse caso é Israel quem tem que se posicionar e esclarecer o que ocorreu, não a Conib, a qual representa a comunidade judaica brasileira.

  43. Alex Sgobin

    "Acontece": é a desculpa que matadores usam para "justificar" execuções por engano, para as quais, obviamente, não ficarão chorando. E "matador", aqui, não é uma expressão usada como mera indireta para Netanyahu. É uma direta.

    Responda
  44. Marina Gutierrez

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  45. Marina Gutierrez

    O deputado republicano Tim Walberg sugeriu que, "em vez de ajuda humanitária, a situação em Gaxza deve ser tratada 'como Nagasaki e Hiroshima'." Para quem não sabe ou não se lembra, Nagasaki e Hiroshima foram as duas cidades japonesas que o governo norte-americano na pessoa do presidente Truman, bombardeou com duas bombbas nuclear.es, incineram duas grandes cidades, milhares e milhares de civis.

    Responda
    1. fauzi salmem

      Marina, quanta perversidade existe na cabeça do deputado jwdu. Representa bem os seus eleitores ççççeonisthas.

    2. Rubens gonçalves

      200.000 mortos

  46. Josue Oliveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo Brum

      Genial observação, Daniel!

    2. DANIEL ROUSSO

      Israel é mais lento em se posicionar, porque apura realmente o que ocorre. Já o Hamas.......muito precisos e rápidos na contagem de mártires, porém mais lentos na contagem de reféns.

  47. Joaquim Orilio Do Carmo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  48. Marina Gutierrez

    Ontem comentei sobre cinco, mas foram sete os empregados da organização humanitária Cozinha Central do Mundo, do Chef espanhol José Andrés asssasssinados em Gaxza durante o ataque aéreo isreelense. Nem a ajuda humanitária escapa do morticinio. Hoje,dois de abril, o jornal Haaretz confirmou que o governo de ISreael bombardeou os veículos tres vezes, nenhum deles pertencia ao grupo Mas. Esses líderes da I Espanha, Inglaterra, Polonia e em especial os States, apoiam a carni ficina.

    Responda
  49. fauzi salmem

    Irei tentar o brasil... onde até agora, em fase experimental, não fui vítima de censura.

    Responda
  50. fauzi salmem

    Estou sendo perseguido pelo moderador que não deixa a maioria de meus comentários ser publicada. Pedi o cancelamento da assinatura ao jornal, mas nem o pedido de cancelamento esse covarde ditador deixou publicar.

    Responda
    1. fauzi salmem

      Obrigado, Omar.

    2. fauzi salmem

      Marina, se a fsp fosse um jornal imparcial, iria contratar vc para ser colunista, pois sabes muito! Parabéns.

    3. fauzi salmem

      Luiz, agradeço a sugestão, porém na falta de resposta da folha, do não atendimento pelo zero oitocentos que o site fornece, de colocarem a boHHice artificial que não entende a palavra cancelamento, pedi ao banco a exclusão do débito automático. Daí que, se tiver cobrança doravante não pagarei, pois não mais estarei por aqui a partir de hoje, dia três de abril, por não me submeter às ofensas à liberdade de expressão e ao direito de defesa. Sds a todos que defendem o direito internacional!

    4. Marina Gutierrez

      Fauzi Salmen,permita-me enviar o meu muito obrigada ao leitor Omar Assaf pelas gentis palavras dirigidas a mim. Em solidariedade com todos os que denunciam as injustiças sofridas pelo povo palstino.

    5. DANIEL ROUSSO

      "Estarei no brasildoisquatro..." Oportunamente te visitaremos no seu próximo endereço.

    6. LUIZ LEAL

      Sugiro, Fauzi, que todos nós leitores censurados covardemente pela Falha deixemos para cancelar nossas assinaturas coletivamente quando o geno cidio acabar.

    7. fauzi salmem

      Muito obrigado a todos. Estarei no brasildoisquatro... onde, pelo menos na fase experimental, não sofri violências contra a liberdade de expressão e o direito de defesa. Aqui sofremos a censura sem saber qual foi o texto e a causa dela, o que é o mesmo que cassar as duas cláusulas pétreas da constituição.

    8. omar assaf

      Marina , em primeiro lugar é um prazer ler seus comentários inteligentes e verdadeiros,eu acabei de quebrar o jejum e acredite que chorei antes de começar a refeição, pedi para que os meus filhos rezassem para diminuir o sofrimento dos nossos irmãos palestinos e todos os necessitados, fico feliz de saber que não estamos sozinhos nessa luta por justiça e rezo para que o mundo se livre de toda maldade que destrói todos os pilares da civilização. Obrigado por falar a verdade muita Paz para vc .

    9. omar assaf

      Não importa Fauzi , por mais que tentem nos calar , a verdade já está escancarada , só não vê quem é cego , mentiroso ou mal intencionado. Aliás vc é um ótimo comentarista . Parabéns por escrever a verdade .

    10. SAMYR AUAD

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    11. Marina Gutierrez

      Omar, a culpa é do jornal que tenta calar qualquer criticismo válido contra o scionissmo.

    12. omar assaf

      O meu comentário de ontem foi publicado hj , a culpa é dos meus pais , que não escolheram bem o nome .

    13. Marina Gutierrez

      Fauzi, somos dois. Fiquei surpresa ao ver que imediatamente publicaram meu comentário acima.