Bernardo Guimarães > Pressão política sobre o BC atrapalha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARCO ANTONIO POLISELI

    Descobriu agora?

    Responda
  2. MARIO EUSTAQUIO DE OLIVEIRA

    A sabedoria indica que simplesmente, deve-se ter como referência o passado. Ele pode ser uma indicação de nossas ações no futuro. Independente de ser Bolsonarista, Lulista, ouse ja lá o que for, o desastre da intervenção da Sra. Dilma na economia deixou marcas, prejuízos que mostram efeitos até hoje. Meu Deus, o mçpinimo de bom senso deve prevalecer

    Responda
  3. Francisco José Bezerra de Menezes

    Atrapalha é o país ter um representante do "tal mercado " sabotando o crescimento do país. Recentemente se viu a imprensa registrar o estapafúrdio comentário: o crescimento do emprego e da renda gera inflação. Na verdade, a maioria dos financiadores da imprensa conivente não quer que o país cresça, quer que se afunde para fazer apologia da privatização.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Se você tivesse frequentado uma única aula de economia, veria que essa frase, do ponto de vista técnico, é perfeita. O que é preciso fazer pra que o crescimento do emprego e da renda não gere inflação? Que os empresários invistam em aumento de capacidade. O que é necessário pra isso? Confiança na demanda futura, numa taxa de câmbio estável, etc. Quem é responsável por garantir esse ambiente? As ações do Governo Federal. É simples assim.

  4. Eiron Nunes da silva Neto

    Não cabe interferência política no BC ? Tudo bem... Interferência de quem ? A partir do momento que criticam, pressionam ou forçam alguém - já é uma pressão política. A imprensa, alguns agentes do mercado, poderiam parar de interferir politicamente a serviço de X e Y

    Responda
  5. Flávio Taylor

    Qualquer coisa que lidemberg Farias defender, façam o contrário. O cara é um erro ambulante. Roberto Campos Neto é excelente. Já estou antevendo o que vai acontecer quando o governo colocar seu Badeco na presidência do BC. Deus nos acuda.

    Responda
  6. Vinicius Branco

    O articulista esta correto. Ja vimos varias vezes o que acontece quando o governo interfere na politica monetária. Desancora as expectativas, e leva a valorização exagerada do dolar por falta de paramentos confiáveis. Eh isso que vai ocorrer se puserem um novo Trombini no BC.

    Responda
  7. José Cardoso

    O BC tende a piorar com o fim do mandato do Roberto Campos e a escolha de uma ovelha do rebanho lulista para sucedê-lo. Devemos levar isso em conta em decisões sobre investimentos.

    Responda
  8. Nilton Silva

    Os caras querem um estado gigante com juros baixos. Aí a conta não fecha, meus queridos.

    Responda
    1. Eiron Nunes da silva Neto

      Aí aumenta juros pra aumentar gasto ? A conta não fecha

  9. Claudio Gomes

    Coluna apresenta dados, e uma análise objetiva da situação. Mas os lulopestistas, assim como os bolsonaristas, nada aceitam e já começam o ataque pessoal ao colunista. Não quer contraditório, então vá pro 247 que la todo mundo vai aplaudir e dar like.

    Responda
  10. Edimilson Volpe

    O articulista finge que é neutro, e defende o bolsonarista descarado, Roberto Campos. Ainda tem o desplante de comparar Lula com Trump. Fale sobre a política econômica de Guedes, jornalista. Aquele sim e que era do seu time, não é? Tenha pudor.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Não interessa se Roberto Campos é Bolsonarista. Interessa que ela faz um bom trabalho.

  11. Marcelo Magalhães

    Manter o maior gap possível entre as taxas de juros e a inflação garante aos rentistas faturamento altíssimo e leva a população à miséria. Que tipo de política econômica é essa? A austeridade fiscal, como apontou Clara Mattei foi inventada por Mussolini e deu suporte ao fascismo. Muito interessante o autor tratar o BC como livre de influências políticas, quando o seu presidente votou vestido de verde e amarelo e participava de grupo de WhatsApp com ministros do governo anterior. Balelas!

    Responda
  12. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Pressão da Faria LIma pode, né?

    Responda
  13. Alberto A Neto

    Após errar grotescamente a previsão inicial do PIB/2023 (em 12/2022 o Relatório Trimestral de Inflação previa expansão de apenas 1,0% mesmo índice previsto no RTI de setembro – e o resultado foi um crescimento de 2,9%, com erros colossais em grandes setores), Campos Neto apresentou em 28/03 passado a previsão do PIB/2024. Quem acredita no BC - "autônomo e independente" -, esconde também o PREJUÃZO BILIONÃRIO LÃQUIDO resultante da gestão Campos Neto nos BALANÇOS do BC da ordem de R$ 300 BILHÕES!

    Responda
  14. José Geraldo Cordeiro

    Ótimo artigo. Todo dirigente acha que política monetária é para políticos. Deveriam ler um pouco sobre teoria monetária

    Responda
  15. MARIA F LUPORINI

    Amigão, presta atenção: quem escolhe o presidente, que escolhe os responsáveis pelas políticas fiscal e monetária é o povo que votou nas eleições. Não são 1% da população. Tem que ter pressão política e é com pressão que os governos melhoram. Vai dar uma olhada nos países civilizados.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Não né. Governo escolhe política fiscal, BC escolhe política monetária a partir da política fiscal, para manter a inflação na meta. Tá nos livros básicos de economia. Ou vc acha que a hiperinflação brasileira durante 30 anos era motivada pelo que?

    2. Rodrigo Castro

      Vão colocar um pau mandado do Lula, que vai mandar baixar a Selic na marra pra acelerar o crescimento, pra ganhar a reeleição. Quando a inflação explodir, exatamente como aconteceu sob Dilma, pelo menos não digam que não foram avisados. É incrível como tem gente que não aprendeu nada com a catástrofe gerada pela Nova Matriz econômica de Dilma e Mantega 10 anos atrás.

    3. José Geraldo Cordeiro

      Nenhum presidente escolhe política monetária

  16. Rodrigo Castro

    Bernardo, seu artigo é embasado por fatos e pesquisas detalhadas. Não bastasse isso, temos vivos na memória os efeitos do intervencionismo de Dilma no Bacen e as consequências desastrosas pra economia, com o IPCA batendo em 10,67% em 2015 enquanto o mundo via um dos menores índices da série histórica, de 2,75%. Ainda assim, o PT mal pode esperar pra colocar seu próprio presidente do BC e repetir essa mesma história...

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      E vai colocar. Assim como o incompetente Guedes também colocou. Ganhamos as eleições, aceitem.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.