Marcelo Viana > O teorema de Euclides-Euler Voltar

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  1. José Cardoso

    Em sua época, o Euler colocar seu nome junto ao de Euclides deve ter sido uma honra para ele. Não sei se a própria noção de prova matemática se deve ao grego, mas pelo menos ele foi seu grande divulgador com seus 'Elementos'.

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  2. Paloma Fonseca

    Querido colunista, pesquisando sobre matemática pura, e dentro dela a teoria dos números, cheguei a um artigo que trata da divulgação em matemática, e encontrei um nome: Eugenia Cheng. Soa-lhe familiar? Num primeiro momento achei interessante a abordagem dela: transpõe para temas atuais e cotidianos as teorias matemáticas. Como tudo na vida, deve ter lá suas limitações, mas se for possível tratar dessa autora em outra coluna, agradeço.

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  3. Paulo Abreu

    A matemática tem muitas histórias bacanas como essas. São tantas as histórias, que um jornal poderia publicar uma coluna diária sobre elas. Isso seria muito importante. Despertar a curiosidade matemática das pessoas é muito importante. Esse Euler, por exemplo, era danadinho. Dizem que deixou Diderot em uma situação muito difícil quando discutiam a existência de Deus.

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  4. Vito Algirdas Sukys

    Euler extendeu, resumiu e completou o trabalho de seus predecessores. Era filho de um pastor luterano e foi educado por John Bernoulli, cujos filhos, Daniel e Nicholas, mantiveram com Euler uma amizade duradoura. Euler criou uma grande porção da análise e revisou quase todos os ramos da matemática pura, preenchendo detalhes, adicionando provas, e arranjando o todo numa forma consistente. Esse trabalho foi importante e bom para a matemática ter caído nas mãos competentes de Euler.

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  5. Vito Algirdas Sukys

    O objetivo de Nicômaco era o estudo das propriedades, não pela demonstração geométrica, mas pela indução de instâncias numéricas. Nicômaco começa pela distinção de pares, ímpares, primos e perfeitos; depois frações de forma algo desajeitada. Boécio publicou uma geometria com proposições de Euclides e Nicômaco. Nos séculos seis, sete e oito nos mosteiros beneditinos os monges renunciavam ao mundo e à ciência e ficavam em discussões sobre dogmas teológicos;Boécio, Cassiodoro e Isidoro as exceções

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