Elio Gaspari > A tragédia de Sergio Moro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Brincadeira. Revanchismo puro. Se isso for adiante, serão cassados a maioria. Todos aparecem em programas de TV, como papagaio de piratas, dão entrevistas, doam, como candidatos muito antes de o serem. Na realidade, querem acabar com a lava-jato, simples.
O texto é fraco! Só diz o que já sabemos!
A mÃdia tradicional e poderosa errou muito. Isso inclui muitos jornalistas. Alguns já fizeram o mea culpa, ainda bem.
Se não tem nada para falar é melhor ficar calado. A última frase do articulista diz muito do que tinha para concluir. Essa turma é assim: embaralha para deixar tudo como estava. Só poeira. E a desigualdade continua. E a educação é o maior instrumento de combate a ela. Só que demanda tempo. Em quatro anos da gestão anterior desconstruiu muito, até a cultura da vacina que é um pilar da saúde pública.
Preocupante constatar que a ilegalidade foi cometida, pois não há apenas indÃcios, mas, sim provas e, constatar que a "Justiça" no Brasil não consegue alcançar polÃticos e milionários.
Juiz l i x o
Parei de ler nas primeiras palavras, "Se ele for cassado a corrupção ganha...." Inacreditavel que, um jornalista que se diz culto e intelectual ainda não ter compreendido que foi tudo armação para acabar com Lula e o PT. Não conclui nada não, todos que viram o debate na Globo onde o marreco estava lá, apoiando o band!do miliciano, quando perguntado por uma jornalista o que tinha achado do debate o X9 respondeu " Estamos aqui para acabar de vez com o Lula e o PT", que dia bos de juiz é isso?
Samuel, bom dia. Terias como recuperar e me indicar o áudio, vÃdeo ou qualquer artigo jornalÃstico onde tenha registro desta frase? Alguém que expressa este nÃvel de ódio e sentimento não tem a menor chance de um dia ter sido imparcial em relação a quem as dirige, mesmo no passado remoto. Esta raiva, ódio, ojeriza está arraigada, porque é de berço. Nasceu, cresceu e se tornou adulto ouvindo a demonização daqueles a quem agora quer "acabar de vez".
Sérgio Moro era suspeito e incompetente. A competência territorial de um juiz criminal é o local do crime imputado, e o triplex do Guarujá e o sÃtio de Atibaia não ficam no Paraná, q está sob jurisdição do TRF-4. Moro fez um malabarismo jurÃdico p/ atrair a sua competência por conexão (um juiz q retira o processo de outro juiz p/ julgar e condenar). Suspeito tb pq, conforme as mensagens de seu celular, instruÃa procuradores, coagia investigados e tomava delações como provas. Um vigarista da lei
E pensar que ele causou sua queda como superministro da Justiça, com o tiro-no-pé de insistir com os hackers do Telegram criando a Operação Spoofing que deu base legal periciada pela PolÃcia Federal para validade jurÃdica do conteúdo desse hackeamento e escancarou de fato os malfeitos que embasaram a LavaJato. Se o caso continuasse apenas com o Intercept e alguns parceiros eventuais da grande imprensa com toda certeza seria condenado ao esquecimento e não teria validade jurÃdica.
Gaspari deixa de analisar o principal. Moro entra para a historia como um obscuro juiz, q fez carreira polÃtica relâmpago ao, simplesmente, fraudar uma eleição presidencial, eliminando o 1° colocado nas pesquisas p/ eleger o 2° colocado, catapultando ao poder as ignominias da extrema direita, e, em troca, entrar na polÃtica já como ministro de Estado. E queda de 3,6% do PIB, a perda de 4,1 milhões de enprego, com centenas de bilhões de prejuÃzos é o legado econômico de Moro e seus comparsas.
O Moro não aceitou apartamento e reformas de empreiteiras em troca de favorecimento nas licitações. Quem fez isso foi o Lule. Ele só conectou os pontos e pren d3u o corr u PT o. Bem preso, com uma sentença irretocável e provas abundantes, tanto é que nenhma foi reformada e o processo só se extinguiu porque prescreveu, como aconteceu com Maluf, Collor e Quércia. O esquisito é você comemorando isso.
Infelizmente a ação de Moro que prometia ser saneadora, foi eivada de interesses polÃticos e pecuniários
Ao contrário das decisões do advogado e do ministro do Lule, agora no STF, que não terão nenhum viés polÃtico nem pecuniário.
O Lule foi preso em um processo justo, com amplas provas, e sua sentença aumentada nas outras instâncias. Foram nove juÃzes. Sua setença nunca foi revogada, ele nunca foi inocentado. A Lava Jato recuperou seis bilhões. Foi o maior caso de corrupção da história. O juiz fez o que tinha que ser feito. Lutava contra poderes ilimitados, que anularam tudo o que ele fez em meses. Leiam A Organização. A verdadeira tragédia foi a soltura dos corruptos confessos e a anulação das multas. Estes são os fatos
Lula foi condenado numa farsa judicial basta ter o trabalho de ler as mensagens trocadas no celular de Moro, Deltan e procuradores, q só foram reveladas na operação spoofing quando o processo já se encontrava na 4ª instância (STF). A 3ª instância havia dito q não reapreciaria fatos e provas (lavou as mãos, ou seja, não apreciou o recurso de Lula), a 2ª instância, TRF 4 estava contaminada e comprometida com Moro e a 1º instância, a Vara de Moro, Moro coagia às delações e as tomou como prova. .
Humberto a pergunta é se a Lava Jato recuperou seis bilhões, quanto do roubado ela recuperou? Dez por cento? Foram sessenta? Para a conexão do Lule com o Petrolão desde o inÃcio, Sugiro A Organização, de Malu Gaspar. Para A situação da nova Narrativa imposta pelo Salomão, de que a LJ só recuperou os seis bilhões porque queria roubá-lo, sugiro o discurso recente de seis minutos do Ministro Barroso sobre a aposentadoria da JuÃza Hardt. É a maior humilhação que eu já vi alguém passar. Merecido.
Se a Lava Jato recuperou R$6 bilhões, quase metade disso estava destinado para a Fundação Lava Jato administrar "em prol do Brasil".
Perfeita a narrativa, ocorre q Moro desafiou um Sistema corrupto.Suas decisôes foram referendadas pelas instâncias superiores, o q se observa é a volta da corrupção num estâgio mais elevado em tds os nÃveis.Pobre Brasil!
Edson Brada geralmente denuncio quem me ofende mas não tem adiantado, vocês são deletados mas continuam ofendendo. O outro gado era mais educado. Então lá vai a ofensa de volta. Seu argumento é de quem vai na porta do presÃdio defender b4 ndido. Entre a porta do quartel, que nunca frequentei, e a porta do pr3 sÃdio, fico com a primeira. Não é a toa que as fac ç0es apoiam vocês.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
A esquerda te contou que ele foi acusado de ser dono do sÃtio e que não há provas. As provas materiais são as próprias reformas do sÃtio, os projetos encomendados por ele, os tickets de pedágio do motorista que o levou dezenas de vezes nos últimos anos, todos os materiais com os nomes da famÃlia, pedalinhos, toalhas, etc. Ele nunca negou. São provas de que as reformas foram encomendadas e nunca fora pagas. Isto é recebimento de propina em troca de favorecimento em licitações.
Eu li o processo, que está na internet. Não há nenhuma prova. Você leu o processo?
Esse È-Lio é ilario. Comparar o que o Marreco esta sendo acusado com a Lava Jato e a, roubalheira, e corrPTos presos é desonestidade intelectual.
Entendi, cada um escolhe o seu de estimação. R$2,5 bilhões para a Fundação Lava Jato Moro Dallagnol numa triangulação ilegal com o Tio Sam para muitos confirma o ditado: ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão.
E o pior é achar que vamos concordar
O Brasil é assim mesmo, o paladino da justiça, caçador de corruptos, reedição de Fernando Collor na pele de um ex juiz, que triste fim de carreira, que vergonha, e o desespero é tão grande que foi pedir a benção ao Gilmar Mendes no STF, ai realmente foi o fundo do poço.
Como?, isto ainda virão revoravoltas, e sera muito pior, pois um dia verao, que a maioria que foram soltos, foram de forma arbitraria, por supostos erros, nos julgamente, e que agora, sao feitos estes mesmos erros, como se fossem tudo corretos novamente, Vale pra um e nao vale pra outro? Moro ainda vai se sair muito bem disto tudo, a História conferirá.
Fazendo certo não dá errado, pegou um atalho com fins polÃticos, agora vai ser engolido pela polÃtica, aprendiz de feiticeiro.
Funcionário público, qualquer cargo que ocupe deve trabalhar tecnicamente, não sei quanto foi gasto em horas da policia fazendo comboios de presos, helicopteros, batedores, se deve trabalhar em silencio,a tragédia toda é que com as ações da Lava jato, o prejuizo dos brasileiros só aumentou, e em consequencia, ocorreu enorme concentração de renda, desmonte da Petrobras, privatização da Eletrobrás, aumento da dÃvida interna, e outros males conhecidos.
No Brasil, até o passado é incerto. Os cânones da coisa julgada, do ato jurÃdico perfeito e do direito adquirido, no Brasil, valem até a conveniência dos próximos donos dos podres poderes de plantão. PaÃs do eterno vôo de galinha. Mas, preocupação por quê? O PIB não cresce tanto, mas aquilo que cresce é apropriado pelo 0,5% da população, nossa funesta elite nacional. Pressa? Nenhuma. Para que? Esse comentário foi previamente censurado.
Fica a dica aos interessados nas próximas eleições. Vão pára Curitiba, arrumem um cargo de funcionário público e depois se candidatam!
Caro jornalista marronzinho, como gosta de usar a justiça dos EUA, caso fosse lá esse sujeito estaria enfrentando a corte marcial por praticar espionagem ilegal e outros crimes contra a pres da República
Que fique de lição que uma jornada eivada de erros mesmo que com a intenção de ir atrás de erros maiores, de fazer justiça(mento), nunca dará certo. A ideologia e a obsessão desse cidadão o levaram longe demais: não era um juiz, era um "justiceiro" . Ele e sua operação colaboraram demais para o estado de coisas que vemos atualmente. E para finalizar: não é papel do Judiciário "combater" corrupção. Isso é função das polÃticas públicas de Estado. De gestão etc.
O tÃtulo da matéria está enganado, não deve ser "A tragédia de Sérgio Moro", e sim deveria ser : A tragédia Sergio Moro.
Parecia que existiam dois Sergios , o juiz que revelou um mega esquema de corrupção e prendeu tubarões e o outro que aderiu ao bolsonarismo e decidiu as eleições. Mas de fato o segundo sempre existiu e destruiu o monopólio do pré sal , o que era de fato a missão.
Não eram 2 métodos por que se tu estudar a trajetória dele como juiz, sempre foi um justiceiro autoritário e fora da lei ..
Uma coisa é uma coisa; outra, outra. De acordo. Mas coisas como a prisão do Lula foram ainda mais outras. Não tinha prova, não tinha coisa nenhuma. O chefe da "organização criminosa" teria sido recompensado cinco anos depois com a reforma de um apê no Guarujá. Condenado em primeira instância. Pena aumentada em segunda instância por unanimidade. Parece mentira que vocês fizeram o Brasil acreditar nisso, né, seu Elio Gaspari? Sem histeria coletiva, isso não teria acontecido. Coitado do Moro...
MInha única esperança é na Natureza. Ninguém fica para semente, e todos esses seres passarão. Daqui a dez anos, não mais ouviremos falar em presidengue, lulanato ou bolsolula. Minhas netas viverão num outro paÃs, em todos os sentidos.
Queria aplaudir, mas, infelizmente, o bolsolula vai demorar para ser extinto. Bovino não pensa.
Os politicos têm familias e, se observares com cuidado, verás que os polÃticos de amanhã serão os filhos dos atuais, como sempre foi. O Brasil não mudará com a falta geral de educacão, gerada pela eterna desigualdade social.
Essa é uma república de segunda classe. Deltan foi inocentado no TRE por unanimidade, seis a zero a favor dele; daÃ, no TSE polÃtico, onde o relator, o famoso Missão dada é Missão cumprida, inventou regra inexistente. Para que serve então a primeira instância se já sabemos que tudo será resolvido sempre na instância máxima? paÃs de bananas, república bananeira.
Vc foi generoso, melhor seria de quinta classe infelizmente!!
Já vai tarde esse pila ntra! Se quisesse realmente ajudar o paÃs, teria ficado como juiz combatendo a corrupção, mas olho e a ambição por poder foram mais forte. Começou ao aceitar ser Ministro de um PR socio pata e cheio de telhado de vidro. Deu no que deu...
Prezado Elio Gaspari, dar o mesmo peso de uma bermuda (ou roupas) Ã roubalheira desenfreada na Petrobras?
Esse peso não foi dado por Gaspari. No entanto, e alheio ao 'peso', o ato é o mesmo.
"Há algo de podre no reino da Dinamarca" disse o Barão de Itararé (Aparycio Torelli) na década de 50. No paÃs escandinavo, acredito que não, mas por aqui apostar uma ficha seria muito grande o risco de perdê-la, seja em quem for.
Tem razão, é do Shakespare mesmo, todavia só li algumas memórias do Barão, que ironizava tudo.
Corrijam-me se estiver errado, mas quem proferiu tal frase, já na primeira cena de "Hamlet ", de W. Shakespeare, foi um vigilante posto a serviço de flagrar aparições do fantasma do rei da Dinamarca, morto envenenado pelo próprio irmão, em sua ambição pelo Reino...!
O texto conclui que "os larápios de 2014 viram vÃtimas dos réus de 2024". Na verdade, os trambiqueiros de 2014 foram desmascarados, atuaram através de conluios, passaram por cima das leis para condenar inocentes através de uma campanha difamatória que culminou com a viabilização do pior presidente de todos os tempos. Estes sim, foram larápios em 2014 e hoje, desmascarados, são réus pelos seus desmandos.
Não, meu caro. Os larápios de 2014 foram, são, e continuarão existentes. E isso independe dos larápios de 2024. Aliás, em grande medida, confundem-se e fundem-se os larápios de 2014 e os de 2024.
Não tem cabimento cassar um senador eleito pelo povo porque na sua função se deixou levar pelo idealismo e forçou um pouquinho a barra para punir malfeitos, sempre com evidências comprovadas e até retorno de dinheiro público depositado em contas no exterior . Não cabe vingança polÃtica. Está cheio de gente no poder que no passado pegou até em armas para derrubar governo e estão por aÃ. Quem tem que julga-lo é o povo numa próxima eleição.
A ambição pelo poder o derrubou! Foi querer atropelar as leis e usar o seu cargo para se auto promover politicamente, se fe rrou. Todos têm seus po dres e telhados de vidros. Todos sem exceção, nesse ambiente de poder ninguém é santo.
Surpreende-me q alguns leitores se considerem vestais, mas não as há por aqui: todos estamos mergulhados e atuantes em atos Ãnfimos ou grandiosos de corrupção. Ninguém escapa.
Só faltou seu Élio dizer que os meninos de Curitiba exageraram um pouquinho afinal, essa juventude. Quem não erra? Vamos deixar pra lá a ganância dos meninos, o que importa é que valeu a pena e os fins justificam os meios, não vê o que fizeram aqueles grandes generais amigos meus? Pois é...
Pois então, Elio. Isso se explica com um ditado bem simples, ou com dois: dois erros não somam um acerto. A história seria outra se a meninada de Curitiba tivesse lido o catecismo. Coisa simples. Mas eram meninos deslumbrados, e romperam com o que há de mais elementar em termos de garantias processuais (as mesmas, aliás, das quais derivam as que permitem você postar um texto assim, sem o temor de outros tempos). Aparentemente só temos mão sujas, de sangue ou óleo. Mas as mãos são diferentes.
Estão procurando pelo em ovo p agradar ao Lula e tantos outros chorrupitus. Uma vergonha. Dalagnol foi absolvido por unanimidade no TRE. O TSE o cassou por 7x0. Os mesmos fatos interpretados por duas instâncias de maneira tão diferente? É muito estranho. Agora Moro. Que pais é esse?
TRE-PR...
batman uma vez escreveu, se os homens fossem anjos, não haveria necessidade de leis, e depois, se não houvessem os caras culpados da lava jato não teria existido o moro. e depois, apagou seu batholophote e virou para o canto e suspirou, os coringas continuam soltos...a pf nesse momento está na porta do comissário gordon, o charada está amamentando seus quÃntuplos com leite de Gothan e o pinguim...ora que adianta essa palhaçada toda? os krimes de gothan são eternos..
Dalagnol foi julgado no presente por um fato que jamais ocorreria no futuro. O tribunal cometeu um erro abissal.
O Brasil é um paÃs corrupto. É só olhar em volta. É a logica voltando, do estado de exceção, que foi a Lava Jato.
Instância Superior serve pra isso, corrigir os demandos das Instâncias inferiores. Leia a CF88 e estude Direito Constitucional como bônus. Uma coisa é certa, Lula não é santo, mas Moro, Dalagnol e o "imbro chável" tb não são. Cada um tem seu telhado de vidro....
IncrÃvel como não se quer enxergar os erros do ex-juiz e separar o joio do trigo dele mesmo. Os seus acertos não o fazem inocente dos seus deslizes juridicos. E, pior, justamente por ser um aplicador das leis que, não agindo dentro dos limites, torna-se uma influência desastrosa aos cidadãos.
Errado, sr Elio Gasperi. Moro e Dalagnol estão pagando pelo que fizeram de certo. O Brasil voltou a ter esperança quando chorrupitus de grosso calibre começaram a frequentar a cadeia da PF em Curitiba
O ex-Juiz, ex-Ministro e provável ex-Senador, a meu ver, não teve comportamento Ãntegro, foi parcial e perseguidor em suas decisões na Lava Jato e, enquanto Ministro, tomou decisões convergindo para armar a população sem controle algum. Mas não se pode negar que ajudou a encarcerar corruptos e corruptores de grande porte, desmantelando estruturas criminosas. Deslumbrado, cometeu deslizes em série e agora, de certo modo, toma o amargo veneno da mesma perseguição que costumava fazer.
"O cinismo escorre por toda parte, como a água das paredes infiltradas". (Nelson Rodrigues)
Não vem com essa narrativa pra enganar os leitores do L não, o Moro não é e nunca foi corrupto, corruptos são os que o denunciaram, principalmente o Supremo Tribunal Eleitoral que aplicou um verdadeiro golpe nas eleições passadas tirando da frente quem combatia a Corrupção e com isso favorecer a eleição desse presidente medÃocre atual. E assim, lá Nave dela Corrupção vá.
Santa ingenuidade, Bernabé.
Ex juÃz parcial. Amigão do Aécio. Apoiador do Bolsonaro. TraÃdo por Bolsonaro. A vida é breve, a ocasião é fugaz.
Não faz sentido. Moro está sendo processado porque fez pré-campanha a presidente, mas depois, negada a candidatura pela sigla, resolveu candidatar-se ao senado. Ninguém é atrelado a uma pré-campanha que não vingou.
Antonio Carlos, sempre é o Partido. Nao é candidato. Nao faz sentido, a nao ser por vingança ou por estar de olho na vaga. Mas se tiver detalhes da lei, por favor, coloque aqui onde é o ponto.
No presente caso, Von, a pendenga é quanto ao que o cara investiu nas duas campanhas. E, daÃ, ter ultrapassado os limites que a Lei estabelece. A seguir teremos desvendadas as investigações quanto ao dinheiro desviado na República de Curitiba pelos filhos de Januário. Aguarde.
Nunca fez sentido, basta analizar sob a luz da legislação. Mas faz sentido para aqueles que buscam a vingança e os oportunistas, respectivamente PT e PL.
Na lei, o fundo partidário não atrelados sua concessão (Em Pré-campanha) à candidatura a um posto especÃfico. Fica à discrição do partido que direciona de acordo com a estratégia do partido. Fica mais estranho pelo fato de que o próprio partido foi quem negou a candidatura presidencial. Isso é, normalmente, sacramentado pela convenção partidária.
Fica atrelado, sim, porque houve gastos de recursos do fundo partidário.
Todo mundo já esqueceu do sÃtio, do triplex, do instituto Lula, dos mais de R$ 10 milhões devolvidos pela SuÃça ao Brasil, de contas de corruptos. Ninguém mais fala das emendas vergonhosas do congresso, que desvia dinheiro público para compadres. Brasil, paÃs do futuro... Qual futuro?
Petista é tão limitado que acha que quem não é petista, é bolsonarista! Votei no presidengue, para que o psicopata do Bozo não se reelegesse. Aliás não estava me referindo a ele e sim ao ao idealizador do Petrolão. Por acaso era a mesma pessoa? Quem sabe?
Triplex no Guarujá .. Faça me rir. Coitado do Lula q foi preso por um AP q nunca desfrutou .. Já a familicia Bozo tem 40 IMÓVEIS fruto de machadinha e ainda não foram presos ... Se a justiça fosse proporcional a famÃlia Bozo ficava inteira em prisão perpétua..
Tb não acredito em Papai Noel, como me parece que vc acredita...
O Paulo aiiiinda acredita no triplex, que não estava no nome do Lula e era utilizado pela construtora como garantia de empréstimos. É isso que dá, as mentes simples leem manchetes da capa Folha e Globo e acham que estão informadas. Nem o Gaspari, e olha que Gaspari é dos piores, fala mais no triplex, mas também não informa as mentes simples da farsa, ai seria pedir demais também ao Gaspari. Depois Guedes entrega 330bi de dividendos e o pessoal ainda tá no triplex da Globo e Folha.
"No Brasil, quem não é infame na véspera, é patife no dia seguinte". (Nelson Rodrigues)
Lava Jato, tremendo barulho pra nada. Edificada em solo de areia o vento levou tudo.
Eh verdade. Com a ajuda do STF fica facil.
Os corruptos condenados pela lava jato, a começar pelo presidente da república, posam de vÃtimas. É algo que me lembra o Japão após a segunda guerra. Apesar de massacres contra os chineses e coreanos comparáveis aos dos alemães no leste europeu, jamais assumiram essa culpa como esses últimos. Viraram as vÃtimas das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.
Esse é um lado da história. O outro é que os mocinhos americanos, britânicos, franceses e soviéticos, praticaram seus horrores também. O problema da lava-jato é que ela blindou o PSDB na maior cara de pau. Como a República de Curitiba não achou nada contra o Beto Richa?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A tragédia de Sergio Moro Voltar
Comente este texto