Mercado > Silveira reconhece conflito com presidente da Petrobras e diz não abrir mão de autoridade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Muitos criticam os acionistas, inclusive minoritários, e esquecem do trabalhador que investiu seu FGTS em acoes da Petrobras achando que fez um bom negocio e agora se arrepende.
Vc fala isso porque não comprou acoes da Petro quando ainda valiam muito, e agora esta com medo do que esta por vir. Alias, vc não tem o perfil de quem investe em acoes.
Ninguém está arrependido. A empresa vale muito mais agora do que na época do Ipiranga.
A Petrobras sempre teve maior visibilidade e poder do que o MME, isso, provavelmente, incomoda o ministro Silveira, que não é do ramo. O Sr. Prates, conhece a empresa, conhece o mercado de energia, e, está fazendo bom trabalho, profissional. Será um erro, substituÃ-lo.
Getúlio Vargas criou a PETROBRÃS para desenvolver o paÃs, assim como a CSN. Nosso empresários não tem grande capacidade de investimentos, por isso, o governo federal deve assumir, em parte, os investimentos, principalmente na área industrial. A nossa formação histórica foi muito diferente à dos EUA e Canadá, onde boa parte dos colonos era formada por empreendedores. A PETROBRÃS deve ter o grande papel de investidor nacional. Claro que os investidores devem ter o seu quinhão.
Quando é para captar para investimento, o minoritário é legal. Quando é pra remunerar, é predador.
A curto prazo, a decisão de reter os dividendos extraordinários foi recebida negativamente pelo mercado, uma vez que os dividendos representam uma parcela importante do retorno sobre o investimento para os acionistas. A retenção desses dividendos leva a uma percepção de menor atratividade da empresa para investidores focados em rendimentos, potencialmente com impactos negativos no preço das ações. Mas a decisão fortalece sua posição financeira e capacidade de investimento.
A "retenção" de dividdndos desagradou os especuladores. Foi isso.
Melhor por pra fora esse ministro, serve ao centrão e boicota Lula.
"Mas debates transparentes sobre o que eu, como governo, defendo na Petrobras; e o presidente da Petrobras, naturalmente, [defende] como presidente de uma empresa." Nobre ministro o que precisas entender é que a empresa em questão não é pública. Então tem de seguir as regras do mercado e não as suas. Então cala a boca vai trabalhar, e se quer mandar ao seu jeito, abre uma empresa, lógico na condição LTDA, aà pode mandar ao seu Bel prazer. Mas não esqueça que também terá regras a seguir.
A Petrobrás é uma Sociedade de Economia Mista. A Administração Pública (aqui a União) pode descentralizar suas competências criando entidades, classificadas em 4 tipos: autarquias (INSS), fundações (FUNASA), empresas públicas (CEF) e sociedade de economia mista (BB e Petrobrás). Por mais que as empresas públicas e as sociedades de economia mista atuem no mercado privado, elas ainda possuem natureza pública e, nesta condição, é natural que sofram ingerência do Governo.
Meu só lamento para os "investidores". Tem um assim onde trabalho e é cheio dessa conersinha fiada de investidor. É um tal de diversificar carteira de investimentos, e que ao aposentar você terá tanto assim, tanto assado, e sigla daqui, dali. TÃpica conversinha de Nati finanças em rádio ruim de rock de SP. Sentar as nádegas e trabalhar não fala a respeito.
Tenha certeza que, apesar de ser um pouco falastrão, seu colega tenderá a ter uma condição futura melhor do que aqueles que não investem.
O direito à imbecilidade parece ser privilégio do lulo petismo!
Pois eh Victor, o Lula esta tentando fazer o mesmo, e desse jeito vai bater o Bozo.
Uma das maiores quedas diárias em valor de mercado da história da Petrobras foi quando o Bolsonaro toucou o presidente da empresa por um general para diminuir o preço do diesel porque ficou com medo dos caminhoneiros. Ele inclusive criticou os *lucros excessivos* e disse que a empresa cometia *um crime contra o pais*. A queda no pregão seguinte foi de -21% nas ações
É nada; lembra do ozônio no furico...
É nada; lembra daquela turminha na frente quartel, camisa seleção, contra-vacina, terraplanista, cloroquina, ozônio no furico...
No prado trota o asno e só não tropeça no intestino cerebral, e se salva, por avistar semelhante: ameba!
Campus Neto, acorda, toma café, lê o jornal e encontra uma notÃcia desta. O que fazer calabrezo, o que fazer gafanhoto..., aumentar o Juros; governo não diminui gasto, gasta mal, afaga Estados devedores irresponsáveis; e por fim, o governo inventa de dá uma dedada na Petrobras. Aumenta o Juros Campus Neto, arrocha o nó sem pena.
Caro Alexandre o mais oportuno para o senhor é o governo Lula é simplesmente fechar o capital da Petrobras. Aà vocês podem fazer o que quiserem. Até que dar a empresa como Dilma fez segurando o preço da gasolina em um cenário inflacionário. De resto é conversinha de ministro prepotente.
É hilário o esforço que o gado faz ao tervirgersar sobre o significado de democracia e patrimônio público. Estatal causa vertigens em quem acredita que o individual sobrepõe o público, principalmente no "capitalista" que só enxerga lucro sem risco. Vai plantar batatas e colher cará!!!
A Petrobras é uma empresa negociada em bolsa, o governo tem maioria mas não é dono. Inclusive alguns dos maiores investimentos privados são trabalhadores que investem nela o dinheiro das suas aposentadorias futuras via fundos de pensão (Previ, Postalis, Funcef etc). Por fim, a PDVSA é 100% pública, tem muito mais reserva de petróleo que a Petrobras e olha no que deu…
O capital desta Petrobras é misto. Claro, o Governo é o maior acionista e dita as regras mas, como uma empresa de capital aberto, sofrerá as consequências de decisões e ações, para o bem e para o mal. E fica muito claro quando o Governo pesa a mão. O Mercado (ah, seu cruel!) trabalha com previsões, e precifica o que foi projetado pelos seus operadores. Ao fazer algo não previsto, esperado, a Petrobras afugenta investidores e perde valor de mercado. Esse é o problema.
Leia o texto com zelo e verá que a interpretação, caso tivesse nota, seria, sem pestanejar, zero. Releitura é opção para compreensão.
Vc vai pagar o prejuÃzo junto com a gente bro
Fecha o capital da empresa uma vez que não precisam de investidores. Eh muito simples. E para o seu governo a Petrobras hj não é estatal é uma empresa de capital misto.
Qual bovino? Existem dois tipos: o bovino do Boiadeiro atual , vermelho, e o do anterior, amarelo!
O Conselho recomenda o valor dos dividendos e a Assembleia (AGO) vota a definição final (acionistas). Em tempo: empresas com baixo endividamento e boa classificação de crédito não hesitam em tomar dinheiro emprestado para pagar dividendos: reduz o custo médio de capiatal. Se eu fosse presidente da empresa, sugeriria distribuir todo o lucro lÃquido.
Interferência???
Não de bola para este ministro sem noção, assembleia da Petrobras libere os dividendos extraordinários independente desse cara. Ministro politico pra que? Não serve pra nada, só da despesa as contas publicas do paÃs.
Farei uma breve observação a respeito da retórica do economês. Quem não é fluente no dialeto, como eu, quando lê a decisão de não distribuir dividendos extraordinários "tirou" (caramba!) "bilhões" (minha Nossa!) em "valor de mercado" (isso é grave!) da companhia, pensa logo num desastre. Ao ler a notÃcia, percebi logo que o susto não tinha razão de ser. Seria bacana se vocês reservassem essa retórica alarmista para os perigos reais. Assim, quando vocês gritarem, prestaremos atenção. Beleza?
Não, não: essas perdas ainda não foram totalmente recuperadas. Veja o valor da ação em 6/3, e o valor da ação de hoje, e perceberá que houve uma recuperação parcial, ainda longe do patamar antes do anúncio relacionado ao não pagamento dos dividendos. Procure por PETR4.
Você parece ser dos que só escuta o que quer então ninguém vai perder tempo.
Inclusive companhia já se recuperou. Pura especulação.
O chefe trapalhão querendo empurrar a culpa para o subordinado.
Se não tiver uma noção elementar de administração empresarial, custo, preço, e "spread" necessário, a empresa não caminha. Está aumentando os custos, sem medidas de receitas futuras. Isso é fantasia econômica. A Petrobrás é muito maior do que se imagina, e qualquer mudança em seu rumo, trará custos operacionais desnecessários. E é o que está acontecendo.
Uau!
Petrobrás vai muito bem. De acordo com os analistas da Folha era para estar quebrada e não ter pago bilhões de dividendos.
Ministro, já passou da hora para diminuir o preço escorchante, da tarifa de energia elétrica. Ou vamos voltar à luz de velas?
Precisa é baixar o preço da gasolina. O Lula fez um teatrinho em cima da Petrobrás, deram uma baixadinha no preço e depois deram uma facada no povo que precisa usar transportes. Uma vergonha. Não fizeram nada e ainda vão afundar a Petrobrás como já fizeram no passado. Nem a Venezuela é tão incompetente assim...
Melhor você falar com a Eletrobras privatizada!!
"Divergências" significa que o presidente da empresa entende de Petrobras e o polÃtico entende de trambique. O presidente está certo. O ministro não tem nenhum valor agregado ou know-all para querer ditar regras na empresa.
O desenvolvimento do Brasil requere companhias capazes de atrair altos volumes de investment estrangeiro e exportar produtos de alto valor agregado. O numero dessas companhias no Brasil e relativamente baixo, e ainda assim suas decisoes sao frequentement afetadas por “marola desnecessária” causadas por indivÃduos egocêntricos e polÃticos desinformados. Nao e surpresa o por que investidores estrangeiros pagam tres vezes mais por cada dollar de lucro na Exxon do que na Petrobras.
O dinheiro deve ser destinado ao investimento, e não ao mero repasse para o agrado de investidores estrangeiros. Chega de subserviência.
Se eu fosse o dono ( lula) demitiria os dois e venderia a Petrobras enquanto ela vale alguma coisa Quando ela não esta extorquindo os consumidores com preços comparáveis aos do japão, que não tem uma gota de petróleo , esta nas páginas policiais
Kkkkkk
para fazer tudo o que ele fez e ser aposentado ele teria que ter uns 100 anos, e depois perguntam porque a previdência esta quebrada
Esse Silveira fez m*rda, assessorou mal o presidente sobre as consequências de reter os dividendos e agora está fulo porque o CEO da Petrobras, que avisou o que ia acontecer, não embarcou na lambança com ele e se absteve na votação.
Com todo respeito, excelência, não se abre as mãos de ser Autoridade , ela naturalmente decorre da lei!
Autoridade pra falir a empresa? Matar a galinha dos ovos de ouro? Não importa o raio do governo que ocupa o sanitário. Todos acham que a Petrobrás e outras estatais são de propriedade privada de suas ideias de poder mirabolantes.
A tradição de Minas Gerais era de ofertar quadros conciliadores e sensatos ao paÃs.
Esse contrato da Unigel/Petrobras com prejuizo de quase 500 milhões para a Petrobras não vai ser invetigado pela Petrobrás? O governo Lula, presidente da Petrobras, Ministro não vai falar nada ? Aprovado por um diretor e um gerente no dia 29/12/23. Será que foi a Cia e o Moro? hahahahaha
Fonte? Zap?
A Folha prefere a convergência total de opiniões das ditaduras?
Tem muitos fontes sobre a opinião acima que vc ironicamente disse ser conversa de zap. Eh só procurar. E evitar de passar vergonha
Absolutamente não, Vinicius. É que, logo a seguir há uma matéria que fala sobre uma tal fritura de presidente da Petrobrás e isso não existe. Um governo com opiniões divergentes tende a ser um governo mais equilibrado e técnico. E democrático.
Vc insiste em ver as ver as coisas sob o prisma ideológico, e não técnico. Parou nos anos 60, e quer ressuscitar a Libelu. Acha que recordar eh viver.
Folha, Democracia é divergência de opiniões, diálogos, acordos. As opiniões só convergem totalmente nas autocracias e ditaduras, nas quais quem pensa diferente é ... digamos...sumido do mapa. Apesar dos ataques ainda somos uma Democracia. Aceita.
Injustiça sua, Vinicius. Você é fã dos ditadores Orban, Hungria, e Erdrogan, Turquia? Pode ser amigo desses? E a ditadura da Arábia Saudita, pode? Putin, inclusive, também era reverenciado por um certo ex.
Adorei ouvir seu comentário. Ate então eu pensava que vc era fa do Maduro, Ortega, Putin e outros amigões do Lula.
Exato. Tem a opinião de quem entende de empresa e de petróleo e tem opinião de quem eh politico e só quer agradar o chefe. Escolha a sua.
Acionista minoritário lambendo os beiços? Como se a União não se regozijasse com os dividendos...
Recebe muito menos pelo capital que investiu, já que a Petrobrás foi criada pelo governo federal.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Silveira reconhece conflito com presidente da Petrobras e diz não abrir mão de autoridade Voltar
Comente este texto