Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GABRIEL DE ANDRADE Cavalcanti

    Não opino sobre a prática de fracking, pois conheço pouco a seu respeito. Mas, durante toda a matéria, percebe-se um ranço contra o gás natural. Isso não faz sentido. Gás natural é o energético "menos poluente" dentre os fósseis. Para as usinas termelétricas, por exemplo, ele é sem dúvidas menos poluente do que os demais combustíveis à sua disposição (e.g., carvão e óleo combustível). A transição energética não prescinde do gás natural.

    Responda
  2. João Batista de Junior

    Absurdo. Não precisamos disto.

    Responda
  3. Marcelo Ribeiro

    Só um ignóbil ecocida é capaz de defender uma monstruosidade como essa tecnologia fracking, principalmente em um País com o potencial de gerar energia renovável como o Brasil.

    Responda
  4. gilberto gagliardi

    O Petróleo Total diz ao mundo que protege o meio ambiente.

    Responda
  5. M Lana

    Como diria Zé Simão: olha a turma do primário mal feito...Recomendo que o caro ministro e seus assessores estudem as consequências, bem documentadas, do fracking nos EUA, Inglaterra e Holanda, só para começar a conversa.

    Responda
  6. Hermes Yaly

    Mais um estelionato eleitoral de Lula... Na campanha se apresentava como o anti-Bolsonaro; no governo, aos poucos, vai "abrindo a porteira para a boiada passar", como dizia um notório ex-ministro.

    Responda
  7. Gildasio Fernandes Dantas

    E garanto que muitos desses am bien talis tas estão utilizando o carro inves de pegar o metrô que é elétrico.

    Responda
  8. Gildasio Fernandes Dantas

    A própria Argentina é um exemplo dessa política am biental tá canha. Eles precisam do gás para se aquecer no inverno, então o que fazer? Queimar árvore ou carvão para se aquecer? Matar baleias e usar o óleo no aquecimento? Eles que tem que a população cão morra de frio?

    Responda
  9. Gildasio Fernandes Dantas

    Interessante é que utilizamos a mesma atmosfera e enquanto alguns paises ricos utilizam de todos os seus recursos para seu enriquecimento, nos do terceiro mundo, precisando de dinheiro para dar uma vida digna a maioria da população abrimos mão dessa riqueza, seja da margem equatorial d

    Responda
  10. Alexandre Pereira

    “Começar a utilizar o 'fracking', que é uma das técnicas mais devastadoras para se extrair combustíveis fósseis”. Ok, não entende nada da tecnologia envolvida e da evolução do processo ao longo dos anos. Não a toa, os americanos retomaram as operações. Chega de narrativas.

    Responda
  11. Aderval Rossetto

    Quanto mais o norte-ocidental protela a substituição de suas energias poluentes mais o sul tenta seguir tais medidas

    Responda
  12. Benedito Claudio Pacifico

    Não dá pra termos um estudo e investimentos sobre novas energias , por que não reflorestamos as avenidas , parque, jardins , tudo dentro das cidades ? Temos que punir ou desestimular carros altamentes poluentes , criar pequenas centrais de captacao de energia solar e/ou eolica, etc chega de dioxido de carbono ou outros poluentes do ar , talvez um prazo para acabar com isto de vez.

    Responda