Mercado > Brasil vai explorar petróleo até ter nível de país desenvolvido, diz ministro de Energia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Mas não tem desenvolvimento com planeta em combustão. De onde saem estas capivaras? Imaginam um mundo em suas cabeças e não entendem o mundo real? Seguem cartilhas obsoletas por incapacidade? É pessoa com idade, que investe criminosamente contra o brasil, seus e nossos filhos e netos.
Brasil para ser de nÃvel desenvolvido teria que recomeçar tudo do zero.
Pois é, tomara que o paÃs vire um paÃs desenvolvido rapidamente, antes que o planeta se torne miseravelmente habitável com a emergência climática. Parece aquele pseudo ufanismo da época da ditadura militar, do Brasil grande, mas que nunca existiu. Só vai agravar a desigualdade, a indústria fóssil emprega menos do que qualquer outra atividade econômica que será prejudicada com o aquecimento, ou outras podem evitar essa desgraça. Visão limitada de curto prazo, inviabiliza o futuro.
O ministro Silveira tem razão ao defender a exploração do petróleo para o nosso desenvolvimento.
Não estou entendendo o (s) motivo (s) de ser censurado se não agredi ninguém. Apenas, como professor de História, estou explicando a nossa formação e o papel das nossas estatais para o nosso desenvolvimento.
O processo de industrialização dos paÃses ricos iniciaram nos séculos XVIII e XIX. Aqui se iniciou a partir de 1.930. Assim, não tem como termos as mesmas cobranças para todos os paÃses. O ministro tem toda razão ao defender o uso das explorações de nossas riquezas para desenvolver o Brasil e tirar o povo da pobreza. Claro que isso deve ser feito com o máximo possÃvel de defesa ao meio ambiente.
Êsse ambientalismo, oportunista e enviesado, não combina com a direita farsante. Os governantes, pós "golpe parlamentar" na Dilma, dilapidaram o patrimônio do povo,na alienação de setores estratégicos de energia, a interesses alheios. Porque não protestam contra a Noruega, o Catar é Ãrabia Saudita etc.. O Brasil não deve ser cobrado por fazer o que tem direito. Parem com a desfaçatez.
Trabalhadores imigrantes.
Porque não protestam contra os grandes produtores de petróleo, que enriqueceram seus governantes e continuam oprimindo seus povos, além de utilizarem trabalhadores em condições semelhantes à escravidão.
Quando a Noruega, apesar de imensamente rica, diz alto e bom som que vai continuar extraindo e vendendo petróleo, não se pode esperar que outros paÃses produtores mais pobres abram mão. De modo que o ministro está errado mas erra em boa companhia. Nos resta investir em empresas de ar condicionado, porque o planeta vai continuar esquentando.
Como temos uma enorme área de floresta, grande parte degradada, a Petrobras poderia contabilizar como custo o plantio de árvores para repor o carbono queimado como CO2 do petróleo que extrai. Nossa meta seria de mais áreas reflorestadas, em vez de menos áreas desmatadas por ano. Pode acreditar que não haveriam mais dividendos extraordinários...
É verdade, mas como superar esse dilema? Vamos todos morrer abraçados? Se continuar nessa toada é o que vai acontecer. Por outro lado vai mudar alguma coisa se somente o Brasil se dedicar a abolir o petróleo?
Pais desenvolvido? Imagine os outros paÃses onde vão estar até essa hora chegar para nós aqui! kk O foco ja é outro creio!
Então será para a eternidade.
Será mais fácil o Santos ser Campeão do Brasileirão invicto do que o Brasil desenvolver .PaÃs paupérrimo, sem saneamento básico, sem transportes ferroviários, sem Educação:a cada dia o brasileiro embrutece mais!, sem moradias, com duas tragédias anuais: enchentes e dengue, e os Oportunistas torram dinheiro público em Copa do Mundo, OlimpÃadas, propagandas autopromocionais, tropas no Haiti e o Haiti era, é, e será aqui!Mais de dezesseis anos de Poder e subdesenvolvimento continua.
José não me esqueço não. Mas, na hora de se beneficiar, no Congresso, legalmente, não existe lula, bolsonaro, esquerda, direita, situação ,oposição. Todos se unem e dão as mãos como se fossem irmãos. E lula, parece-me, assinou a lei de autoria do crivella. Se quisesse fazer algo teria vetado.
Esqueceu de mencionar os privilégios que o Congresso Nacional concede a alguns apaniguados, sabotando a polÃtica econômica, como, por exemplo, os 17 setores com desoneração da folha de pagamentos, e o tal Perse, que concede benefÃcios fiscais bilionários a um único setor, que não precisa disso. Tem muito mais, como as isenções as igrejas. Tem os projetos para favorecer a bandidagem ruralista com mais desmatamentos, que são nossa principal fonte de gases de efeito estufa.
No ritmo atual das nossas instituições e tempero petista, a última gota de petróleo sera explorado e o paÃs continuará assim, estilo a caminho de 86% do PIB em dÃvida, pagando juros altÃssimos, fichas sujas ou pintadas de branco no poder, educação etc etc pela metade e custando o dobro.
Que cabecinha!!!
O ministro está equivocadÃssimo. Os altos Ãndices de desenvolvimento socioeconômico não foram alcançados em função da destruição da natureza. Foi o processo de convergências tecnológicas que aumentou a produtividade e agregou valor aos produtos e serviços dos paÃses desenvolvidos. Faz bem o governo Lula, ainda que atrasado, mencionar a necessidade de reindustrialização, agora, visando direcionar o Brasil aos novos paradigmas industriais. Só não sei se vai dar certo com ministros pensando assim!
Padilha, o meu texto não diz que os outros paÃses não se aproveitaram do petróleo para se desenvolver, mas sem que tivessem promovido sabiamente a convergência tecnológica, poderiam ter destruÃdo o planeta inteiro e ainda assim não teriam alavancado sua produtividade e avançado socioeconomicamente. Observe a trajetória das matrizes industriais e os novos paradigmas, especialmente desde há década de 1950, e você verá. Sem sólidas leituras econômicas, as opiniões navegam pelo senso comum.
Como não? O que fizeram EUA e Europa? São eles que mais queimam combustÃveis fósseis, além da China, claro! Qual paÃs se desenvolveu sem fazer isso? Não defendo isso e acho que é possÃvel fazê-lo de outra forma mas não me parece que haja uma mobilização seria do mundo desenvolvido nesse sentido. Quanto investem para nos ajudar a preservar a Amazônia e o cerrado? O que faz a direita? Pressiona o tempo todo por mais desmatamentos. Veja os projetos em andamento no congresso.
Espero que o sr. Prates continue na Petrobras. O caminho está certo.
É justo,é muito justo. É justÃssimo!
Já ando algum tempo decepciona com o Lula a gota d'água foi essa última .A lembrança da ditadura .Agora nao quero me decepcionar de vez com o PT.A exploração da foz do Amazonas do petróleo. Nossa Amazônia deve ser preservada.
Sabe que não é na foz, é na Costa do Amapá e a 500 km mar adentro. Acho que a questão ambiental não é essa, já que são mÃnimas as ocorrências de vazamento de petróleo nos poços da Petrobras. O que se discute é se faz sentido do ponto de vista da crise climática continuarmos a explorar petróleo. Mas a pergunta é: e os outros, vão parar também?
Então, vai explorar petróleo até a última gota. Com o Estado que temos, instrumento das elites econômicas, jamais atingiremos IDH de paÃs desenvolvido. Essas elites se alimentam da pobreza, o que não é nenhuma novidade.
Se assim for, favor desconsiderar meu comentario
Que burrice, paÃs desenvolvido não precisa ser explorador de petróleo e nem precisa dele para ser desenvolvido.
Diga isso para EUA, Europa e China.
Torço bastante para o governo Lula da certo(Na realidade já e um sucesso) Mais essa fixação por petróleo é um caminho fadado ao fracasso ,a crise climática que tem se acentuado dramaticamente não vai permitir que esse sonho de enriquecimento se realize infelizmente !
Mas ajuda, né? Como estarÃamos sem a Petrobras?
Contribuindo com uma visão. Nós temos um potencial incrÃvel de geração de energia limpa, e creio que temos chances de ser case mundial em descarbonização. Mas dentro da realidade, nossa frota rodoviária está longe de ser eletrificada; somos um paÃs gigante e ainda muito dependente desse modal; e portanto do combustÃvel fóssil por pelo menos um tempo.. Nossas reservas estão em declÃnio e corremos o risco de termos que importar; se lá na frente não precisar, é só deixá-lo no fundo do mar. Simples.
PoderÃamos usar os dividendos da Petrobras para construir uma malha ferroviária para substituir caminhões e rodovias, com trens eletrificados, por exemplo. Mas sabe para o que eles são utilizados por lei? Para pagar juros da dÃvida pública.
Votei para lula,por causa do meio ambiente ! PaÃs desenvolvido? Com os polÃticos que o Brasil tem? Nem daqui a cem anos!
Eu gostaria que todo bolsominion tivesse seu comportamento filmado, para que assistissem depois. É esquizofrenia ao extremo. Esse tema de hoje é um forte candidato a critica, qualquer que fosse a decisão. Se o governo explora petróleo - incompententes destruidores do meio ambiente - se o governo abre mão em prol da natureza -incompetentes extremistas ambientalistas. Respirem 3x antes de escrever. Mais cérebro, mais racionalidade; menos fÃgado. Deem uma chance ao paÃs. Acabou as eleições.
Vai nada! O govermo já está afogado em contradições - nem meio ambiente nem exploração de combustÃvel fóssil! A incompetência dessa turma não encontra limites.
A competência estava com o desgoverno anterior? Distribuir lucros oriundos da venda de patrimônio é competência? Qual empresa privada faz isso? Qual empresa privada distribui todo o seu lucro?
Não pode existir tanto petróleo
O PT quase sucateou a Petrobras e agora vai tornar o pais em economia rica. Facamos o L de lastima
Q o permitiu assistir o sol quadrado nascer
ContinuandoÂ… (fsp com seu controle ilogico). E essa lei quebrou o monopolio da Petrob. O atual L criou de fato a lava ja ja to
Os desinformados abaixo desconhecem q foi no governo de FH q a lei 9478
Quem foi que apostou no pré sal, tornou o paÃs autossuficiente em petróleo e criou as regras de partilha que permitem que parte dos recursos gerados sejam investidos em educação e saúde? Nem sabe do que está falando, meu caro!
Uai! Não foi o ladrão de joias com o Guedes?
Fiz o l e lamento! Deveria dar a nota que ele mereceÂ…
Única coisa esse ministro subdesenvolvido vai desenvolver é o empreendimento dele e do chefe dele em Ipatinga..
Esse ministro é um completo idiota.Quero ver o que ele vai dizer na conferência se Belém. Aliás, para dizer bobagens presunçosas como as que cuspiu nessa lamentável entrevista dada para a Folha , será melhor ele ficar em silêncio absoluto nos debates em Belém
Em tempo: tem espaço para informar sobre a agressão do filho de Lula a sua mulher?
Oferecer pra ele um livrinho pequeninho do grandioso economista Celso Furtado : O Mito do Desenvolvimento Econômico, publicado nos anos 1970. Esse ministro pelo jeito está décadas atrasado...e até os chineses estão buscando investir em energias mais limpas..
Nunca na História nada impediu a extração de recursos naturais até o esgotamento. Mas, se o Brasil quiser dar um bom exemplo (e tiver coragem polÃtica de enfrentar os burgueses poderosos) poderia fechar a exploração de carvão no Rio Grande do Sul, altamente poluente. Mas é mexer com gente graúda e o PT não tem coragem.
Isso dependeria de uma lei. Acha que esse Congresso de extrema direita aprovaria? Governo não pode tudo sozinho, isso era o que queria o Bozo e para isso queria o golpe.
Concordo com a ideia, mas sempre que esse tema vem à tona, me lembro que esses mesmos enterraram com centenas de bilhões de Dólares, quando mudaram as regras de exploração que estavam funcionando na descoberta do pré-sal, para criar uma nova estatal de modo a controlar mais o fluxo financeiro pela exploração deste..
E eis que, de repente, bolsominions viram ambientalistas hahaha.
Votei para lula pelo meio ambiente! Recordo que o lula não foi eleito apenas pelos seus fanáticos. Foi eleito com menos de dois por cento de diferença. Foi eleito pelos eleitores de Marina , Simone , Alckmin , e no meu caso, principalmente pelo meio ambiente!
Cade os defensores do 1/2 ambiente ? É tudo farinha do mesmo saco .
O Brasil e sua mania mesquinha de insistir em correr atrás do rabo. Não precisamos seguir o mesmo modelo exploratório que nações hoje desenvolvidas seguiram. Ou vamos também matar todos os indÃos desbravando o nosso "oeste" selvagem? Bom, isso já estamos fazendo né? Temos alternativas limpas e novas que podemos explorar. Células de energia, solar, heolica, movimento das ondas e marés dentre outras. Não precisamos copiar quem enriqueceu destruindo. Podemos fazer melhor.
Rinaldo, nós temos um potencial incrÃvel de geração de energia limpa, e creio que temos chances de ser case mundial em descarbonização. Mas dentro da realidade, nossa frota rodoviária está longe de ser eletrificada; somos um paÃs gigante e ainda muito dependente desse modal; e portanto do combustÃvel fóssil por pelo menos um tempo.. Nossas reservas estão em declÃnio e corremos o risco de termos que importar; se lá na frente não precisar, é só deixá-lo no fundo do mar. Simples.
O artigo começa com declaração de que a meta almejada é ter IDH de paÃses industrializados e que não é justo termos restrições que paÃses industrializados antes de nós não tiveram. Estamos em 2024, faz pelo menos 30 ou 40 anos que o desenvolvimento se dissociar da industrialização. O ministro demonstra desconhecimento de realidade notória e defasagem de décadas em suas ideias. É o que se espera de um leigo completo no comando de um ministério importantÃssimo que cuida de temas de alta complexida
Ainda ao José Padilha: 1. Austrália, Israel, Irlanda, Cingapura e muitos outros são desenvolvidos e não tem uma indústria particularmente notavel; a Rússia é bem industrializada e está longe de ser desenvolvida. 2. Notável que você tenha ido de comentário em comentários, refutando todos e cada um, uma baita trabalheira. É realmente curioso.
José Padilha, industrialização já foi a tonica e o caminho do desenvolvimento. Os paÃses que cresceram e se desenvolveram com ela têm, hoje e na sua grande maioria, o setor de serviços como propulsor de suas economias. E quem busca se desenvolver hoje tem de atentar é para serviços e não para a indústria. Situações consolidadas no passado não são respostas para desafios do presente, não estamos nos anos 1950, 1960, 1970 e 1980, dos quais o PT parece nunca ter saÃdo.
É mesmo? Qual paÃs desenvolvido não é industrializado ou tecnologicamente avançado?
Venezuela, Nigéria, Angola, paÃses produtores de petróleo com uma casta riquÃssima e a maioria da população na miséria.
Sobre a compra de respiradores superfaturados e nunca entregues, feita pelo ministro da casa civil Rui Costa, denunciada com provas pela empresária que intermediou o negócio, a Folha não vai publicar nada? O inquérito está bem adiantado na PF.
Não poderia esperar outra cousa desse governo incompetente.
Diga ai entao, o que um governo competente faria?
Tão "incompetente" que está tornando o Brasil de novo uma potência mundial, como foi nos dois governos anteriores do Lula, que chegamos a ser a sétima economia mundial.
O petróleo brasileiro é um patrimônio do paÃs, tem muito valor e é não renovável. Tem que ser sim utilizado como moeda de troca para o desenvolvimento do Brasil, seja como combustÃvel, ou recebendo dividendos por sua não exploração. O Brasil tem potencial para ser uma das primeiras economias do planeta (redondo).
Para o Brasil se tornar um paÃs desenvolvido, é preciso acabar com a desigualdade entre os eleitos e os eleitores, digo, acabar com supersalários, auxÃlios intermináveis pagos à classe polÃtica pelos contribuintes que são sufocados com uma carga tributária gigantesca e recebe em troca serviços públicos de péssima qualidade, burocráticos, e com desvios de dinheiro.
Já deu uma olhada nos tipinhos que o povo elegeu para o congresso? Acha fácil governar com essa gente?
Boa verdade
Mas enchem o congresso de representante da elite liberal financeira. Esses caras estão lá pra manter isso aÃ, como disse o temer.
Porque haveria o Brasil de parar de explorar o petróleo? Perguntem se os Estados Unidos, Canadá, Rússia, China deixariam de lado esta riqueza! Não mesmo.
Nem a Noruega larga mão do petróleo.
Isso eh certo, a diferença eh o que fazem com a riqueza amealhada. Aqui sempre elegemos bozos que protegeram os interesses de fora. Metade do povo aqui bate palma pro chicote.
Errado não está. O mundo caminha para o ecocÃdio, as potências globais poluidores não movem uma palha, pisam no acelerador do crescimento predatório e dão a conta para os emergentes pagar? Isso não faz sentido. Se alguém espera uma mobilização global para salvar o planeta, é mais fácil torcer para um meteoro cair e dar um reset; recentemente vimos o nÃvel de solidariedade global durante a pandemia. Só resta torcer para que a ciência consiga tecnologia viável de captura de co2 da atmosfera.
Concordo contigo André e acho que o debate que deverÃamos começar a propor não é mais de uma transição energética, mas sim a de uma transição para uma espécie menos dependente de energia.
Psiu: Primeiro de Abril foi segunda-feira, hoje é quarta dia 03...
Ou seja, Vai explorar até o fim e nunca vai ter nÃvel de PaÃs desenvolvido.
Enquanto o povo continuar votando em gente como as que escolheu para o congresso certamente não!
Errado não está. Na minho opinião tem que ser assim mesmo.
O ministro está certo, ambientalismo de terceiro mundo é colonização moderna. A indústria inglesa polui o mundo desde sua revolução no século XIX; os paÃses europeus, no geral, desde o fim do mesmo século. Os EUA e a China são os maiores poluidores da atualidade, e quem deve redimir o mundo e a história é o subdesenvolvido Brasil, que nunca teve uma indústria sólida. Essa esquerda cultural e identitária é totalmente sem noção.
Lamentável e triste seu negacionismo bolsonarento.
Bolsonaro doou a Eletrobras e tentou doar a Petrobras pra o capital internacional, vendeu ativos importantes.
Explorar petróleo não torna um paÃs desenvolvido, seu ignorante! Precisa de exemplos??
Mas ajuda, não é? Acha que os EUA seriam o que são se não tivessem sido um dos maiores produtores de petróleo e ainda querem voltar a ser com novas formas de extração? Acha que podemos nos dar ao luxo de ser o único paÃs do mundo que parou de explorar petróleo? Podemos até desenvolver mais energias renováveis e exportar todo o petróleo produzido mas parar enquanto os demais continuam, como a rica Noruega, os EUA, Reino Unido?
Foi isso que ele falou. Você não leu toda a entrevista?
Viola, opinião de petista tapado não interessa a ninguém. Bela defesa.
E eh ele que eh ignorante!!
Dario Lima, lembrar de exemplos como a Venezuela ou a Nigéria não me torna uma bolsonarista, mas você demonstra visão e informação curtas. Os paÃses árabes, com seus regimes retrógrados, são desenvolvidos?? O bozonarista aqui é você. Até o FMI diz que os governos precisam investir em fontes renováveis para acelerar a transição verde. Vc vive no século passado!
Os Ãrabes produtores de petróleo são ricos porque??
A Noruega que antes do petróleo era pobre, hoje um dos melhores paÃses do mundo, a empresa de petróleo da Noruega é 100% estatal e todo o dinheiro foi e é revertido para o povo.
Todos que souberam usar o dinheiro ficaram ricos, vc provavelmente é bolsonarista e pensou na Venezuela, é o paÃs com a maior reserva de petróleo do mundo, porém é um petróleo pesado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Brasil vai explorar petróleo até ter nível de país desenvolvido, diz ministro de Energia Voltar
Comente este texto