Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joel Domingos

    No último parágrafo do artigo observei a expressão "homem humano". Sinceramente, não entendi. Não pode ser redundância, obviamente. "Homem [com sentimento] humano" não se encaixa no contexto.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Simples, existem tantos humanos desumanizados. á muE também há homens não humanos, pois são ativados somente por instintos animalescos, irracionais. Caso d estupros, são homens não humanos. Um deputado ou senador q não exerga crime de seu coleguinha, mas somente de outros, é humano ou desumano?

  2. Marcos Benassi

    Eita, caríssimo, por algum especial motivo, o destino me poupou desses atravessamentos, nunca ninguém colocou isso nas minhas zoreia. Será alguma Graça divina? Escapei de ser trespassado por um neo-uso de través, ninguém nunca atravessou nimim, não. Óia que sorte? Mas agora ficarei "focado", de ouvidos atentos. Salve!

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Marcos, gostei muito do 'nimim'. Criativo na linguagem e no estilo.

    2. Hélio Barbosa

      Marcos, agradeço muito por também não ter sido atravessado por esse exibicionismo linguístico pavoroso. Vi na coluna da Flávia e agora aqui, pelo Sérgio. Gostei de ser informado, mas tomara meus ouvidos sejam poupados.

  3. Claudio Vieira

    ÓTIMO, COMO SEMPRE. VOCE PODERIA FAZER UMA LISTA DOS TERMOS DA MODA : RESILIENCIA, PENSAR FORA DA CURVA, SAIR DA CAIXINHA , ETC. ( SEMPRE COM O HUMOR FINO QUE CARACTERIZA SEUS TEXTOS )

    Responda
  4. Leandro de Souza Duque

    Parece um artigo de jornal, mas é uma poesia libertadora. Precisão demais morde a língua e encarcera a comunicação.

    Responda
  5. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Depois que você comenta certos modismos é que passo a perceber aqui e ali o uso deles. Ou seja, no meu dia a dia não entravam.

    Responda
  6. MARIO R M COSTA

    Tenho notado o uso da palavra "assertivo" como sinônimo de "certo". Podia falar a respeito disso? - "Os resultados melhoraram o desempenho da empresa. Os resultados mostram que as medidas tomadas foram mais assertivas.".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, esse assertivo não é lá muito acertativo, não, Mario, tá a nível de dar pinta, mas a colocação não fica boa, não: atravessa como uma nota fora de lugar.

  7. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

    Que seriam dos anos 90 sem o " a nível de"?

    Responda
  8. Clayton Luiz da Silva Moreira

    Nada obstante tudo isso, o Brasil ficou com o governo anterior atravessado na garganta por 4 longos anos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E como! Ouso dizer que, em muitos casos, atravessou no fiofó! Hahahah!