Thiago Amparo > Israel ainda tem o direito de se defender? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Infelizmente os integrantes do Hamas não pensam assim, vão continuar tentando de toda forma acabar com Israel, as consequências inclusive a pior delas, mortes de civis, não é responsabilidade deles.
Acontece... Acontece de bombardear civis. Acontece de impedir ajuda humanitária. Acontece de explodir todos os hospitais. Essas coisas acontecem.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Qual conflito a ONU conseguiu evitar? Em Ruanda, retirou seus soldados e permitiu 800.000 mortes; No Iraque, os americanos saÃram quando quiseram; Afeganistão idem; Coréia e Vietnam, nem foi discutido na organização. Então, pra que ela serve?
Ruim com ela, pior sem ela.
O que que é direito de defesa? Por acaso assassinar 32000 pessoas inocentes na sua maioria mulheres e crianças, destruir toda uma infraestruturas de cidades e aldeias ,assassinar jornalistas,médicos,voluntários ,que direito é este ,que as ditas nações civilizadas deram ao estado colonial de Israel pra cometer esta Barbaries contra o povo palestino .nao tem como acabar ou expulsar com os palestinos da sua terra ,terra esta no mÃnimo desde as cruzadas os palestinos estavam lá ,A história confirma.
Eu com minha modesta opinião. Não consigo entender porque não estes reféns ainda não foram libertados.
Engraçado como até isso é culpa de Israel. Quem sequestou e mantém os reféns é o Hamas.
Uma coisa vc pode estar certo. Bibi e sua turma não tão nem aà pros reféns. Pelo contrário, usam deles para justificar sua limpeza etnica
Respondendo ao ilustre colunista, enquanto houver um único refém, vivo ou morto, em território palestino e enquanto houver um único terrorista vivo, sim.
Mas se antes destes reféns Is ra e l já anexava terras p seus colonos, destruÃa casas e plantações, cortava a água e medicamentos aos palts, ou seja, o argumento "enquanto houver ter r or ista vivo" tanto pode ser realidade como delÃrio psicótico d governo ou de grupos.
Mas se antes destes reféns Israel já anexava terras p seus colonos, destruia casas e plantações, cortava a água e medicamentos aos palts, ou seja, o argumento "enquanto houver terrorista vivo" tanto pode ser realidade como delÃrio psicótico d governo ou de grupos.
Novamente. E pode apagar quantas vezes quiser, que irei reescrever. O bibi e seus asseclas estão se lixando pros reféns. E o açougueiro de Gaza conta com vários admiradores por aqui. E a Folha é conivente com tudo isso. É só observar as mensagens que os moderadores julgam devidad ou não. Se for a favor da matança de pal estinos vale tudo, pois pró Is rael. Vergonha!
Isso aà Celos
E faz o quê? Mata todo mundo?
Eu cito a ONU, que já passou inúmeras resolucões sobre a ocupação ilegal do territorio palestino, cuja ultima resolução determinou o cessar fogo, ignorado pelo estado que mantém cerca de 9 mil palstinos sequestrados em suas prisões, entre eles mulheres e adolescentes que não foram acusados de nenhum crime. Contrário à sua opinião, eu acredito que seria injusto punir proporcionalmente todos os isreelenses, pelo crime cometido pelo governo de ISreael.
Os civis palestinos não sequestraram ninguém!
Inacreditável. Abaixo apenas comentava do absurdo da folha censurar repetidas vezes o comentário do Ricardo que não traz fake nenhuma, não ofende ninguém e traz informações fundamentadas pertinentes ao assunto. Censuraram esse comentário tb. Parece que a verdade é bastante incomoda .
Retornei a minha terra natal há 12 anos , alguém pode me informar se o Brasil continua sendo um paÃs democrático e soberano , fiquei sabendo que a censura voltou , é verdade !
Tendo os EUA como patrocinadores, qualquer paÃs tudo pode...., tudo pode??
A ONU não considera o Hamas como grupo terrorista e sequer condenou as atrocidades de 07.10.2023 - isso não estimula muito Israel a sentir-se obrigado a respeitar todas suas decisões. Suas resoluções são reflexo das relações internacionais, norteadas por interesses próprios de seus integrantes. Irã presidir a Conferencia para Desarmamento, Arábia Saudita presidir a Comissão para Direitos da Mulher e China integrar o Conselho de Direitos Humanos, contribuem para deslegitimar essa organização.
Prezado Xará, Me manifestei, comentando na matéria que você se refere.
Caro Russo. Aguardamos sua defesa incondicional a Ixhaell na matéria que fala deles terem bombardeado um prédio residencial matando mais de uma centena de civis
Que vergonha! Escrevi um comentário sobre uma declaração do presidente Macron, como sempre respeitei as regras e mesmo assim não foi publicado automaticamente.
É assim quando passa pela Moderação. Do mesmo jeito para mim, pode levar mais de 1 dia ou sequer ser publicado.
Hoje o presidente Macron declarou que a França e os seus aliados poderiam ter impedido o geno cÃdio de Ruwanda em 1994, mas não tiveram vontade de fazê-lo, esse ano marca o 30º aniversário daquele genocidio. Enquanto isso o genocÃdio em Gaza ocorre diariamente,o governo francês e seus aliados podem impedir mas não tem vontade de fazê-lo.
Ele está esperando o serviço ficar completo, daqui a 30 anos outro presidente daquele paÃs fala a mesma coisa e tudo fica bem . É assim que o mundo funciona !
Concordo, a cidade de Jerusalém,territorio ocupado pelo governo de ISreael, deve ser uma entidade internacional, governada por autoridades neutráas. Na semana da Páscoa, os cristãos de cidades palstinas cristãs: Belém, Nazaré e outras, desistiram de ir até Jerusalem, apenas 5 km de distancia, pois tem medo de serem atacados pelos grileiros. Isso foi o que padre Luterano de Belém, Munther Isaac comentou em seu sermão em Belém. Recomendo os sermões dele.
Felipe, sou a favor de um Estado Palestino ao lado de Israel, de modo pacÃfico e seguro, porém acho difÃcil nesse momento de modo imediato, isso ser implementado. Pode-se no entanto tomar medidas para oportunamente isso ser de fato ser viabilizado.
O Hamas não é considerado "Organização Terrorista" pela ONU - nem sequer o atentado do Hamas foi condenado. Quanto ao Estado Palestino, houve pelo menos 5 propostas recusadas pelas lideranças palestinas, contemplavam Gaza e 100% da Cisjordânia. Na verdade o povo palestino foi doutrinado, nas próprias escolas da UNRWA a um dia ter "Palestina livre, do rio ao mar", o que implica em destruição do vizinho. Quanto à Jerusalém internacionalizada, muito bonito em tese, porém não funciona na prática.
Concordo plenamente, exceto por um ponto. Na minha opinião, o fato de ser "sagrada para três religiões" não justifica por si só, sobretudo para uma concepção laica do direito, a internacionalização de Jerusalém. A cidade deve ser dividida entre palestinos e israelenses. Há muitas cidades no mundo divididas por fronteiras nacionais. No fundo, a brasileira Uruguaiana e a uruguaia Rivera são uma só cidade, dividida por uma fronteira.
Se o Hamas devolver os reféns, haverá no mÃnimo uma trégua, certo? Por que não os devolve? Por que os paÃses árabes vizinhos têm *pavor* dos palestinos e não os abrigam em seu território? O número de 30.000 mortos é divulgado pelo Hamas, um grupo terrorista com zero credibilidade. E, por último, mas não menos importante, essa é uma guerra por procuração. Poderia ter sido iniciada pelo LÃbano, pela SÃria, pelo Yemen, ou qualquer outro Estado marionete do Irã. Esta guerra é do Irã contra Israel.
Estou esperando a Folha liberar meu comentário em resposta ao seu.
Respondi seu comentário e o mesmo enviado para a moderação, quem sabe publicam, como sempre, respeitei todas as regras
Isso mesmo Ricardo. Guerra Israel - Irã provavelmente passando do 1º ao 2º estágio. A frente norte de Israel pode escalonar a qualquer momento caso o Hezbollah não pare de disparar foguetes e assumir compromisso de pacificar a fronteira. Israel tem 200.000 deslocados internos já há 6 meses - gerando pressão interna, situação inaceitável para um paÃs do tamanho de Sergipe.
Ocidente patrocina, Is Real assassina.
Maria de Felipe Martinez, a Folha tambem removeu comentarios seus, estao tentando tapar o sol com uma peneira, eu respondi ao leitor Ricardo, conferi tudo o que escrevi e o jornal não publicou. Vergonha.
O roto não justifica o esfarrapado, mas o oriente sempre esteve longe de ter as mãos limpas.
Impressionante a FSP. Apagando toda e qquer crÃtica ao cionissmo. Até qdo um assinante estava apenas recomendando a leitura de um txt jornalÃstico do The Guardian. Txt que vai contra a propaganda massiva que pretender esconder o massacre
Daniel R., meu texto não foi censurado por violar a polÃtica do site, foi apagado por denunciar o q a FSP não quer fazer. A imprensa internacional reproduziu as informações do Guardian, a Folha silenciou.
Prezado Ricardo, você comenta abaixo que tenho problemas para interpretar texto, porém é você que teve seu comentário removido pela Moderação, por até o momento não entender as regras do site.
Hilário, a Folha apagou de novo meu comentário sobre o artigo do Guardian sobre o software de IA Lavender, q "localiza" por probabilidades os membros do h ama s e das orietações de aceitar a morte de até vinte civis por membro subalterno do h ama s. A CNN e a imprensa européia reproduziram as informações, a FSP as censura.
Marcos, concordo contigo. Um dos piores artigos já lidos por mim nesse jornal.
Marcos, mas de todo modo a moderação se desmoraliza. Independente de haver denúncia, espera-se q a moderação leia e verifique se realmente desrespeita a polÃtica do site. Note q essa é a mensagem q fica qdo apagam, e no entanto frequentemente não é verdade. Onde a pluralidade e transparência do jornal?
Meus caros, uma observação: não creio que "a folha apague", de moto próprio. O comentário deve ter sido "denunciado" e o peçoau da sençura engoliu a pÃlula e o removeu. É um saco. Enfim, agradeço pela referência, vou ler já.
Pois é Daniel, postei aqui o comentário q vc menciona para q os assinantes julguem a parcialidade da Folha, pelo menos até q seja apagado de novo. O q será q incomodou, o fato d e eu ter ressaltado q a Folha não deu nenhuma linha sobre o q foi publicado sobre o Lavender?
Foram necessários anos de desumanização para chegarmos ao ponto em que o mundo fica inerte frente a um massacre, ainda mais quando o paÃs que ataca e seu grande aliado são os únicos paÃses no mundo que não reconhecem a autoridade Palestina. Afinal, se não mais houver gente ali para viver, eles estariam certos pelo não reconhecimento.
O governo dos americanos é conivente.
EUA explicitamente acionistas majoritários, ma$$acre do PP é muito lucrativo?
A carnificina é de virar o estomago. O mundo assiste inerte.
Se o Irã reagir à altura aos ataques das Idfs o Bibi vai usar o quê? Os EUA vão interferir? Quais as consequências? Se não contiverem o Netanyahu, tudo poderá piorar.
Os facões. mencionados en passant (como diria o presidente). custaram oitocentos mil vidas. Outros massacres estão ocorrendo neste momento pelo mundo. A opinião pública é muito seletiva. Não é Amparo?
Daniel. Ao menos concordamos em algo. A FSP está muito fraca em assuntos internacionais. Foi por isso que eu fiz aquele comentário sobre Orbán que vc levou a mal. Não houve intenção.
Sim. Nisto estamos de pleno acordo. Lula é demagogicamente seletivo e não só nesse assunto. Incoerente demais. É seletivo não só qto a assuntos geopolÃticos. Condena Ixhaell mas censura a condenação ao golpe de 64
"há milênios".
Daniel. Ok. Só discordamos quanto à seletividade. É a mesma a milênios. mas isto é outro assunto. Discordo um pouco quanto à Ucrânia, a condenação não á tão unânime como deveria ser. Tem até presidente que sugeriu a possibilidade de ceder território.
Acho que não foi muito claro não. Mas ok. Rússia está sim sob sanções econômicas, entretanto, ela tem insumos e comodites que o ocidente não pode abrir mão. Por isso ainda mantém comércio. Ademais, todos que condenam o massacre de Ixhaell condenam a guerra na Ucrânia, o regime autoritário chinês, os massacres na baixada santista etc. Agora, não é necessário criticar todos toda vez que se vai criticar um. Então, se há seletividade, talvez essa venha de outra parte
Ricardo. Não houve desqualificação, apenas uma crÃtica. "Se vc realmente se importa, seria mais decente apoiar as crÃticas sobre Gaza e chamar a atenção de q há outros dramas humanitários no mundo". Como eu vejo, foi exatamente isto que eu fiz. Por isto pedi que não distorçam as minhas palavras.
Sua resposta é uma não-resposta e o seu comentário desqualificando o colunista só serve para desviar a atenção dos crimes em Gaza, ao passo q em nada ajuda com relação a outros crimes. Se vc realmente se importa, seria mais decente apoiar as crÃticas sobre Gaza e chamar a atenção de q há outros dramas humanitários no mundo.
Ricardo. Já respondi a esta pergunta ao Daniel Liaz. Creio que fui claro.
O fato da opinião pública ser eventualmente seletiva justifica não criticar o g nocÃdi o em Gaza e pedir q cesse? Qual a sua tese, se não se pode parar todos os crimes, então q não se pare nenhum? Trata-se de fato de um argumento muito útil aos criminosos, visto q sempre haverá crimes ocorrendo.
Rússia sob fortes sanções econômicas? Até há pouco a UE dependia do gás russo. Você tem razão que qualquer massacre deve ser condenado inclusive dos nossos indÃgenas que não teve, e não tem, consequências nem sanções. Na Bósnia morreram mais. A ONU também é muito seletiva. Na China há campos de concentração para minorias muçulmanas , a Ãndia persegue muçulmanos. Sem sanções. O mundo e os crÃticos são muito volúveis e hipócritas. No fundo, você tem toda razão, mas o mundo não é preto e branco.
Prezado senhor Janos, pode se condenar todo e qualquer massacre, toda e qualquer guerra. A diferença está em que esses paÃses, Rússia, SÃria, Irão, Sudão, Mianmar, estão sob fortes sanções econômicas e polÃticas. Até o momento, Ish Real não tem recebido sanções do dito mundo civilizado e democrático, sequer embargo de armas. Isso depois de 75 anos de total desrespeito a todas as resoluções do Conselho de Segurança, de expansão territorial e faxina et nica, perdão, não, transfer voluntario.
Daniel. Não é argumento e jamais aleguei isto. Não distorça minhas palavras, por gentileza. Claro que pode e deve detalhadamente. A pergunta é: por que apenas este conflito étnico?
Que belo argumento. Então, por haver outros conflitos no mundo não se pode analisar e criticar esse?
Um grupo de pessoas invade sua casa de forma v!olenta, mata seu cachorro, quebra seus bens, ameaça sua famÃlia, mas se vc reagir com força o errado é vc? Tá "serto".
Você se refere às atrocidades do Hamas em 07.10.2023?
Estenda mais esse perÃodo, camarada. Para lá de 80 anos, os árabes, otomanos, romanos et caterva, além da era moderna, fizeram bem pior que isso. Depois de 5 tentativas de acordo e vários atentados, não se pode dizer que os habitantes originais da Judéia estejam no lugar errado.
Se vc quer fazer uma analogia justa, o q vc está chamando de reagir com força seria como matar aleatóriamente pessoas do bairro em q vc suspeita q vivam os criminosos. Agora imagine q o crime ocorreu no bairro vizinho ao seu e q os criminosos morem no seu bairro. Vc aprovaria q pessoas do bairro vizinho entrassem atirando na sua casa, em busca dos criminosos?
Pois eu te pergunto. O que você faria se invadissem a sua casa, o expulsassem de lá, matassem sua famÃlia e os que sobrassem vivessem sendo massacrados há oitenta anos? É exatamente isso que Is rael faz. Você abaixaria a cabeça? Ou lutaria?
Eu fico chocado com a ingenuidade de quem ainda acredita em instituições como "direito internacional", "ONU", "Tribunal de Haia" e coisas do tipo. O cosmopolitismo morreu, acordem. O século XXI aposentou de vez as categorias da segunda metade do XX, desde pelo menos a queda das torres gêmeas.
Este jo4nal censura as vozes discordantes, afinal a comunicação assim como a fome tambem é uma arma para defender o ge nocidio.
Violencia desproporcional e esta perdendo a razão!
Emilio Bazzani, recentemente eu li o relato de de uma autoridade norte-americana, que declarou que em um geno cidio, não é necessario um número x ou equivalente de mortos em cada lado do conflito, para ser considerado geno cidio. Minha resposta ao leitor abaixo.
Defina a proporção, camarada.
O direito de defesa tem o sentido: de fazer parar a agressão.. Mas Netanyahu já disse que quer exterminar o Hammas e isso, por si só, está fora do direito de defesa. O que se vê é só extermÃnio de pessoas e cidades. Alguns poucos, bem poucos, são do Hammas. Ótima análise do Thiago sobre o que isso significa.
É, Thiago, meu caro, o bagúio é lôko e quem tem razão é a Laerte na charge de hoje: "Desculpe". Arrã. O Bibi mal consegue disfarçar a sastifa. Causo serÃssimo.
Israel é uma organização terrorista apoiada pelos EUA.
Preconceito puro.
Aproveite o embalo e peça aos valentes hamanitas que devolvam os reféns e se entreguem, para que a guerra acabe. Não? Pois é.
Camaradas, se os hamanitas não forem detidos, essa guerra não terá fim. Seria o mesmo que não ir até o fim na WWII e ainda convidar os demais valentes da região a fazer o mesmo que os companheiros de ideologia fizeram. Não há alternativas que não a alienação dos hamanitas. Infelizmente, sofrem os palestinos, como os europeus não simpáticos ao eixo sofreram. Nunca mais.
Pois os atuais governantes de Is rael estão se lixando pros reféns. O negócio deles é assas sinar o maior número de pal estinos que conseguirem.
Faz vista grossa e nos censura qdo criticamos o massacre feito pelo Bibi.
Diga amigo Toron. O que vc achou do assassinato a sangue frio de uma criança Palestinna em plena Jerusalém? Que acha da morte de milhares de crianças em campos de refugiados? Que pensa do fato de uma população cercada ser forçada a migrar, aos milhões , para o sul dessa região e em seguida essa mesma região ser bombardeada?
Quem promove o ódio aos colonizadores são os próprios que congruiram um estado totalitário e com discriminação religiosa.
Deixe de mentiras. O autor está colocando o óbvio: o ataque do Ha mas não dá direito de Is ra el matar 30 mil civis, fazer outro 1 milhão passar fome e matar esforços de ajuda humanitária. Quem está promovendo o ódio aqui é você!
Is rael continua com o direito de se defender porque os ataques a sua população nunca cessaram, os refens continuam presos.
Desde o inÃcio do conflito repete a mesmÃssima fórmula. Não importa qquer evento novo. Não importa qquer notÃcia ou mudança de conjuntura. Segue repetindo como um mantra. Daà me pergunto se é pra convencer os outros ou a si mesmo.
Is ra el não está se defendendo. Is ra el está aniquilando toda uma população civil. É bem diferente.
Tem outra pergunta importante: O Hamas cessará suas ações terroristas? E quem garantirá isso?
Ninguém.
O problema que o articulista apresenta por má informação, não é só a redundância da má informação: são as suas inevitáveis conclusões equivocadas. E vem passando, do H à UNR WA, daà aos jornalistas Ocidentais, até chegar ao articulista de jornal brasileiro...
A determinação foi de cessar-fogo e de libertação imediata dos reféns. O Hamas disparou foguetes logo depois de aprovada a resolução e mantém os reféns nos calabouços subterrâneos. Exigir de Israel que cesse as operações e nada exigir do Hamas é inaceitável.Libertação imediata dos reféns = cessar-fogo. E quanto à suposta caracterização de genocÃdio, é mera argumentacao. O conceito legal exige rigor para a caracterizacao, o que não ocorre no caso. Retórica bonita não equivale a fatos é a provas
Eu pergunto , quem têm o direito de se defender em uma invasão de domicÃlio , o dono da casa ou o assaltante ?
Maria de Felipe Martinez , em primeiro lugar gostaria de agradecer pelos seus brilhantes comentários, Al Shiffa é mais um caso grave de crime de guerra , vi alguns vÃdeos , mas tem um em especial que foi chocante , as futuras vÃtimas escrevem nas paredes seu depoimento de despedida, é de cortar o coração as mensagens , imaginei como essas pessoas viveram seus últimos momentos, é deprimente e desumano, eu não consigo imaginar tamanha maldade e a folha se cala , uma vergonha!
O dono da Judéia, a casa.
Omar, respondendo a sua pergunta, a FSP hoje censuraria ao Chef José Andres, ao Haaretz, ao The Guardian, ao New York Times e ao El PaÃs. Em este fórum pouco democrático, a todos os que ousamos nos insurgir contra o Geno Cidio. Cadê a reportagem sobre Al Shifa é o sistema Lavender? Não os veremos.
Omar, prezado, é capaz de aparecer agora pela manhã: a sençura dá expediente em horário comercial, a gente tem que deglutir o batráquio.
Folha de São Paulo, cadê a minha resposta para o comentário do Toron , não têm nada que desrespeite termos , não é a primeira vez. Isso é inaceitável!
Jacques… o Levante inteiro não pertence à Is ra el!
O dono de casa ; assim tem feito is rael desde sua fundação quando nenhum paÃs árabe o reconhecia. Hoje já existe paz com Egi to e Jor dania.
O Hamas e a UNWRA fazem a propaganda e a esquerda espalha.
O que esperar de uma corrente que simpatiza com Stálin, Mao, Fidel…e uma coletânea de ditaduras sanguinárias?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > Israel ainda tem o direito de se defender? Voltar
Comente este texto