Mundo > Por que Botsuana ameaça enviar 20 mil elefantes para Alemanha: 'Não é brincadeira' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marcos Barbosa

    Muito da culpa dessa barbárie é da Alemanha

    Responda
  2. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Os europeus têm toda razão com a sua preocupação ambiental, mas isso não lhes dá o direito de impor sobre outros as suas concepções porque não conhecem e não convivem com os problemas locais. Há que se conhecerem melhor, cabendo aos países ricos auxiliarem os pobres para melhorar as suas administrações.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Parece que aí não é um mero problema de má administração. Provavelmente faltam recursos para lidar com esse tipo de problema e os europeus não ajudam a remediar o que, em grande parte eles mesmos causam. Só há caça ilegal porque há compradores e estes não são os africanos pobres. Aliás, toda a desgraça que ocorre na Ãfrica é decorrente da ação predatória do colonialismo europeu.

  3. Gustavo von Krüger

    Não estou entre os que acham que caça seja um esporte civilizado. Pelo contrário, acho deplorável. Mas estou menos ainda favorável que paises europeus, norte americanos e Japão fiquem do alto de suas hipocrisias defe@@@ndo regras sobre países pobres, que acabam fazendo dessas coisas suas rendas nacionais. O Brasil deveria se alinhar aos demais paises pobres e bloquear qualquer nova iniciativa até que estes riquinhos ociosos implantem todas as regras que exigem de nós.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Na história humana. Portanto, essa mania simplória que temos de acusá-los de terem destruído tudo e agora quererem controlar os outros é mera tentativa de fugirmos às nossas responsabilidades, pois hoje sabemos as consequências, inclusive para nós mesmos, e também como fazer.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A destruição que os europeus fizeram de suas florestas ocorreu em dezenas de milhares de anos e se confunde com o desenvolvimento da espécie humana e da cultura ocidental. Ainda assim Alemanha e França tem mais de 30% do seu território ocupado por florestas, na maior parte replantadas. Excluindo-se a Amazônia talvez o nosso percentual seja menor com a diferença de que fizemos isso num intervalo infinitamente menor. Lembrando que a consciência da necessidade de preservação é algo muito recente

  4. Severo Pacelli

    Antes, esses elefantes viviam livres pelo continente africano. Hoje reduzido a três países, vivem confinados e sujeito a todo tipo de bárbarie. O capitalismo transforma tudo em mercadoria e transfere para o pobre e países pobres o ônus originado desse modelo destrutivo, que hoje impera no mundo. Vamos torcer para que as mudanças climáticas façam valer o extermínio do homem no planeta Terra e sem demora ou delongas.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Você tem toda a razão. Não somente as mudanças climáticas vão contribuir para o extermínio do ser humano. Mas vai ser lindo quando o planeta Terra existir só para as plantas e os animais.

    2. Hanna Jordt Evangelista

      Extermínio do homem e dos elefantes?

  5. Adalto Fonseca Júnior

    A relação continua sendo entre colonizador e colonizado e entre centro e periferia do capitalismo. Botsuana pobre e periférica e Alemanha rica e central. As relações decorrentes refletem a crise que nunca foi superada entre centro e periferia do capitalismo. É irônico e triste que cabeças de elefante se tornem itens consumidos pelo colonizador. Prova que o capitalismo é cruel e incapaz de superar a desigualdade.

    Responda
  6. Moara Semeghini

    Elefantes são animais maravilhosos e inteligentíssimos. São bichos sensacionais.

    Responda
  7. José Miguel Ortega

    Caramba, um parque de elefantes bem ambientado no pantanal seria legal, reverteria o investimento, tem que ver se eles gostariam de estar por aqui, talvez a reprodução não seja tão ampla ou possa ser até controlada. Enfim, enquanto não temos um parque de dinossauros, um de elefantes seria bem legal. provavelmente se ganharia mais vendendo elefante que deixando caçar, será?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Sem a menor noção!

  8. Cel Sil

    é fácil, mandem tudo para a Ãndia, lá os elefantes são sagrados.

    Responda
  9. Rodrigo Ribeiro

    Ca.gar regra para outros é fácil. Quero ver cuidar de 130 mil elefantes dentro da Alemanha, Inglaterra ou França? Precisamos conversar sério sobre essas coisas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Gustavo, Alemanha e França tem mais de 30% de seu território coberto por florestas. Ocorre que esses países, como todo o velho mundo, estão sendo ocupados e explorados pelos humanos há centenas de milhares de anos. A maioria de suas florestas foi replantada, o que é um grande feito, não acha? A consciência da necessidade de preservação das florestas e biomas nativos é algo bem recente na história. Fica meio leviano simplesmente acusá-los de terem destruído tudo.

    2. Gustavo von Krüger

      queria que exigissem de França, Alemanha e Inglaterra que 20% deles voltem a ser florestas nativas. Essa seria uma contra-pressão

  10. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Alemanha quer incentivar a morte de elefantes. Espanha maltrata e mata touros em arenas sangrentas. Tinha que dar no putin genocida. Difícil ter amor ao ser humano se vc tortura e mata animais

    Responda
  11. Antônio Augusto Soares

    Difícil encontrar meio termo, algo que agrade. Há ocasiões que se propaga haver risco de extinção. Agora se fala em super população. E os hipopótamos de Escobar? sumiram do noticiário?

    Responda
  12. Amador Lima

    Em um Safari fotográfico pelo país, há uns 10a, elefante era o animal mais avistado. Os alojamentos na savana, são cercados com pisos de bloquetes piramidais no solo para proteção. Algum método anticoncepcional possível ? O dispositivo intrauterino origina-se do hábito dos árabes colocarem pedras no útero das camelas, para evitar a gestação das mesmas nas longas travessias no deserto.

    Responda
    1. Marco Ciampi

      Enfim um comentário coerente. E humanitário. O manejo populacional é o remédio para a procriação sem controle, das mais variadas espécies.

  13. Alexandre Cunha

    Já pensou mil elefantes na Alemanha? Consertar a casa dos outros é fácil, conserta com a boca .

    Responda
  14. Alexandre Cunha

    Não sei se come carne de elefante, se tem superpopulação, precisa abater .

    Responda
  15. GUSTAVO SATAKE

    caso a população de elefantes esteja descontrolada, isso me levaria a crer que há desequilíbrio ecológico, faltando predadores naturais para o paquiderme. Uma forma de controlar é com caça, mas já é esclarecido que não há muito como controlar a clandestinidade.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Quem é o predador desse bichão? Acho que só a gente.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.