Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JULIANO OLIVETTE

    É um grande erro a insistência de Lula em manter os afagos a Putin, nem Índia e China que mantém fortes relações comerciais com Moscou demonstram tal conduta. O Brasil ainda vai pagar caro por essas posições, e vem dinamitando até o que restava de sua liderança natural na AL.

    Responda
    1. Wanderson Marçal

      Oi? China e Rússia anunciaram uma parceria sem limites em 2022. A primeira visita de Putin depois de eleito foi a China.

  2. José Cardoso

    Acho que devia convidar. Quero ver se ele tem coragem de sair da toca.

    Responda
  3. Valter Luiz Peluque

    Putin é repulsivo, mas foi reeleito com 80% dos votos em recente eleição. Sendo assim, é o chefe de Estado russo legítimo e deve contar com as garantias diplomáticas se em missão oficial. Além disso, outro monstro passeia impune e até com apoios sobre os destroços de Gaza. Cadê o TPI ?

    Responda
    1. MARCUS VINICIUS CORREA LEITE

      a reeleição em que ele prendeu e matou todos os adversários??? Sim, vcs são grandes democratas!!!!

    2. Wanderson Marçal

      Navalny nunca foi "o único adversário" político do Putin. Em pesquisas ele não aparecia com mais de 2 ou 3%. A única eleição em que ele pontuou bem foi para a prefeitura de Moscou onde ficou com cerca de 20% dos votos. E isso tem quase 10 anos. Essa narrativa não faz nenhum sentido. O Partido Comunista russo é muito mais oposição ao Putin do que o Navalny. E o PC lançou candidato naturalmente e só não foi considerado pelo Ocidente como opositor do Putin porque é a favor da operação na Ucrânia.

    3. Joel Domingos

      Para ser muito bonzinho, a lisura do processo eleitoral no qual Putin foi "eleito" é francamente questionável, para não dizer fraudado. O único adversário político (Alexei Navalni) foi eliminado do páreo: misteriosamente, desceu à sepultura. Todos que atravessam o seu caminho são eliminados. Prigojin, o líder do grupo Wagner, que ousou se insurgir contra Putin, dois meses depois, o jatinho no qual viajava sofreu um "acidente" aéreo. Com Maduro acontece o mesmo. Quem copia quem?

  4. Luiz Reichmann

    Nosso Presidente poderia convidar os dois num único documento! So resta saber se o inconveniente é quem convida nesses termos (apalpar um criminoso) ou o convidado?

    Responda
    1. Luiz Reichmann

      Dois criminosos..., ah! mas não foram julgados ainda e o processo pode estar vindo para ser julgado aqui, uma vez que não interpretamos enquanto "crimes", os atos praticados pelo Amigo Russo. Só o Robinho que se cuide...

  5. Hercilio Silva

    Prender Putin e deixar Netanyahu fazendo o que tá fazendo é o cúmulo da hipocrisia.

    Responda
  6. Joel Domingos

    Desde a Rússia dos czares, esse império sempre teve como lema o pan-eslavismo. A União Soviética leu pela mesma cartilha. Incorporou todos os países bálticos, à exceção da Finlândia, que uniu-se ao Führer, o que deu ensejo à "Realpolitik". Putin não fugiu à regra: invadiu a Ucrânia. Tem que ser detido esse ânimo expansionista. Isso me lembra um tal de "espaço vital" (Lebensraum) reivindicado pelo III Reich em um passado bem recente na história da Europa.

    Responda
  7. Francisco Helio Cavalcante Felix

    Uma coisa curiosa é que Putin talvez seja o principal nome da ultradireita atualmente no mundo e também o seu maior fomentador planeta afora. Exalta um cristianismo ortodoxo dogmático e um discurso nacionalista típico dos anos 1930 (na Itália e na Alemanha de então). Difícil compreender como alguém da esquerda cai nessa.

    Responda
    1. Wanderson Marçal

      Putin é contra a ordem liberal que destroça o Ocidente. A esquerda de verdade entende perfeitamente isso.

  8. Anete Araujo Guedes

    É conveniente tratar apenas de acordos ou relações comerciais. É a economia ou o poder econômico que move o mundo. O Putin é um problema dos russos.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Anete, já é a segunda vez que você usa essa expressão "é um domingo no parque" em resposta a comentários meus. Estás com charadas agora ou é o revelho argumento "ad hominem"?

  9. Alexandre Fonseca Junior Matos

    O presidente da Rússia não pode vir mesmo a cúpula do G-20 no Brasil. Depois ocorre alguma operação de captura internacional a revelia da autoridade Nacional e ficamos com cara de taxo. O episódio só dele vir já gera um incidente e precedente internacional. Se atentarem contra ele piora para nós. O melhor é até cancelar a cúpula. “- Há festas que se soubéssemos como poderia terminar, nem deveríamos ter ido”

    Responda
  10. Alexandre Fonseca Junior Matos

    O ideal seria ele não vir mesmo. O pneu do avião poderia esvaziar ou qualquer coisa para evitar o constrangimento internacional. Quanta inconveniência façam vídeo chamada estamos no século XXI.

    Responda
  11. FLAVIO CALICHMAN

    Ótimo artigo, tocou em ponto importante e ao qual não é dada a devida atenção. O governante não pode estabelecer e nem executar política externa ao seu bel-prazer, está jungido aos princípios que norteiam as relações internacionais do país, inscritos na Constituição e que são aqueles destacados pela colunista. Lula acha que pode fazer o que quiser, inclusive dar uma banana ao TPI e mentir dizendo que desconhece o Tribunal, mas não pode.

    Responda
  12. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Fico com Dr. Fábio Comparato na entrevista que deu à Folha Lula ficou velho como liderança. Sua dança constante em discursos, que geram sempre toda sorte de problemas, demonstra que já não sabe se situar. Acaricia o retrovisor dos velhos tempos e o pragmatismo canhestro na atualidade. Diz-se defensor da democracia, mas apoia a truculência de um Putin Imperial e de outros. Não dá para ficar nesse vai e vem de quem perdeu a bússola. Sem poder aliar a virtu com a fortuna de Maquiavel desaparece.

    Responda
  13. José Augusto Bernabé

    Incoveniente? Ora, ele somente vem para apoiar e corroborar a Ditadura Democrática Soviética instalada por aqui e apoiada pelo Tribunal da Inquisição instalado no STF. Nada mais.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Bernabé te amo!

  14. Rafael Gallina Delatorre

    Realmente. Uma coisa é não se declarar inimigo da Russia, e outra é se colocar como alinhado a regimes duvidosos que agem como imperialistas.

    Responda
  15. Alberto Melis Bianconi

    O TPI tem algo de irrealista. Não se trata de o governo escolher entre valores conflitantes, não há como ignorar um país do tamanho da Russia e seu chefe de Estado. Digamos que o TPI condenasse o presidente americano por ter invadido o Iraque sem o consentimento da ONU, que sentido faz? A diplomacia, como a política, não pode virar as costas para a realidade... por isso o poder de veto no Conselho de Segurança mais preservou que ameaçou a relevância da ONU.

    Responda
  16. Joel Domingos

    Lulinha querendo acochambrar a prisão de Putin. Alpinista político, frio e calculista, ex-agente da KGB, polícia política da extinta União Soviética.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Anete, já é a segunda vez que você usa essa expressão "é um domingo no parque" em resposta a comentários meus. Estás com charadas agora ou é o revelho argumento "ad hominem"?

    2. Anete Araujo Guedes

      Um domingo no parque.

  17. Alexandre Cunha

    Duvido se ele vem. Macaco velho não coloca a mão em cumbuca.

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Bota inconveniente nisso, Dona Hermínia, é inconveniência pra mais de metro, tem hectolitros de inconveniência. Tá, é parceiro econômico importante no grupo, mas não cabe ficar encontrando frestas legais pra receber esse estrupício. Nem cogitá-las, na verdade. Que despropósito...

    Responda
  19. Maria Dagmar N P de Castro

    Até onde o pragmatismo da política pode chegar… Triste . Não compactuo com nenhuma justificativa que o governo brasileiro possa ensaiar . Como iremos fazer cumprir as leis no país ? Defender a democracia ? Desrespeitando determinação do TPI ? Injustificável .

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não se trata de pragmatismo, sem a Rússia que relevância tem o G20? A burocracia internacional deveria entender que não tem um Estado unitário que lhe empreste poder efetivo e parar de fazer pose para o ocidente.

  20. Joel Domingos

    Lulinha quer acochambrar a prisão de Putin: livrar a cara do alpinista político, ex-assassino da KGB. Em Roma, como os romanos.

    Responda
  21. JOSE JONAS DUARTE DA COSTA

    Já o Macron, do colonialismo escravocrata francês, que continua a todo vapor em África, é festejado. Ora, nos poupe. "Ocidente Civilizado". O "autocrata" russo não matou 1% dos civilizados da Europa Ocidental e EUA. Sinceramente, colonialismo puro. Na veia. Esse artigo é uma vergonha para reproduzir e ajoelhar-se ao besteirol russofóbico ocidental. Só faltou exaltar o Complexo Bélico-Militar do Ocidente que nos protege do perigo russo... Faz-me rir... Por favor, mais criatividade....

    Responda
    1. Gabriel Arantes

      Falou muito mas falou m e r d 4

  22. C iacute cero Jos eacute Assad Pereira

    Seria inadmissível sob quaisquer pontos de vista. Seria a prova cristalina da irresponsabilidade e da subserviência deste governo ao eixo do m al (China, Rússia, Iran, Venezuela, ....), contra toda natureza histórica do Brasil e do nosso povo. Haverá repúdio total da população, perda de cacife político e censura do restante do G-20. Só se o PR e o Itamaraty perderam o juízo de vez!

    Responda
  23. Gaya Becker

    Se o Lula receber esse cara, ele não vai estar pedindo, mas implorando pra se explodir junto com o ditador russo!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      E quem vai explodir a ambos? A sra. Becker?