Ruy Castro > À direita da extrema direita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Gosto muito dos artigos do Ruy Castro, são objetivos e curtos, por isso, nunca entediantes. PARABÉNS.
Creio que o grande inspirador do homem laranja foi Roy Cohn que assessorou McCarthy. Ferro e Salazar eram direitistas e se identificavam, mas a melhor biografia do ditador português que li foi escrita Filipe Ribeiro de Meneses. Vale a pena.
A direita sendo tutelada pela extrema-direita. Grave é saber de comunidades que se imaginam ao Estado-minimo. Esquerda-volver....bom ver você de volta Ruy!
A genialidade maléfica do pÃfio do baixo clero, considerado o mais recente da era moderna da Humanidade não deveria ser desqualificado pelo autor, afinal o inelegÃvel e quase presidiário é possuidor de um dos QI mais altos de todos os mortais, talvez se medido fosse poderia chegar a 0,180 de genialidade, tanto qto o Ustra e outros psicopatas descobertos pela Sétima Arte...porém, se se matar, se tornará "santo"...!!!
É bem possÃvel que o entrevistador tenha escrito tudo e o Salazar só tenha lido e aprovado (talvez mandando corrigir algumas coisas). Mas o poder não é teórico, depende de decisões do dia a dia, e duvido que o Salazar (ou os outros ditadores citados) ficasse pedindo a opinião do seu intelectual favorito.
Bolsonaro é um completo idiota, disso sabemos; mas ele contava com os cérebros de Frederic Wassef, Ed Bananinha e Damares... ué, num tá bom?
"Every society gets the kind of criminal it deserves". (Robert Kennedy)
“ What is equally true is that every community gets the kind of law enforcement it insists on.”
O tÃpico do ditador é não ter pensamento mas somente impulsos-ideias. Nesta categoria podem ser ofertados mentecaptos que copiam algum decálogo de outro mentecapto com a principal ordem de comando : - não ter pensamento e não tolerar pensamentos
Chamar Orrabo do Baralho de "pensador" é superestimar demais o caveira.
Bolsonaro pensando é algo inacreditável, impossÃvel imaginar, assim como para todos os seus seguidores. A mente doentia do bolsonarismo, o terra plana, atualmente no além, era apenas um interlocutor do extremismo de direita, ariano, norte-americano
Está na hora do colunista fazer um cursinho de inglês e buscar fontes mais confiáveis de informações para poder escrever suas colunas... Só com Mobral fica difÃcil...
Esse adora o Bolsonaro.
Quanta presunção senhor Giovani! Aliás o senhor é do tempo do, felizmente extinto, moral!
Tico e Teco estão de licença médica?
Falou a viúva da ditadura
Vc me faz dar gargalhadas Giovanni, vc é um verdadeiro palhaço.
A arrogância da estupidez é imensa. Os idiotas perderam a modéstia como nunca. Nem sabe quem é o colunista, não conhece nada da magnÃfica obra e vida do Ruy. Meu Deus. Que menino ousado esse. Quem és tu, gênio da raça?
Por trás destes, sempre tem uma elite financeira, Bolsonaro não surgiu do Olavo, surgiu de nossa velha e bilionária elite do atraso, que levou o ministro Moro ao estrelato, deu o golpe e prendeu Lula, pra depois colocar o seu Guedes Ipiranga, este sim de influências financeiras reais e extremamente danosas. Ainda tem Campos Neto Paraiso como saldo.
O dia que o Piras e o Vinnicios que foram enganados com Aécio, com Cunha e Temer e depois com Bolsoguedes na primeira, pelas mesmas razões que odeiam o Lula, eu paro, prometo.
A ladainha de sempre, para toda ocasião e assunto.
DifÃcil entender esse cara. Que o Bozo eh um pateta e ignorante, não ha duvida nenhuma. Porque ficar repetindo o mantra e endeusando o seu Ãdolo, que também esta longe de ser competente? Que falta de imaginação! Vira o disco, Gilberto.
Olavinho, o terra plana do bolsonarismo era um interlocutor do extremismo norte-americano, um homem sem ideias, mas Moro é realmente medÃocre.
Bolsonaro e o Lula também. Se o Lula tivesse governado o paÃs conforme os seus discursos até 2002 hoje o Brasil estaria no primeiro mundo ao lado da China e Bolsonaro não existiria, porque o PT ficaria 100 anos no poder.
Bah... Nosso "intelectual da FSP" está com neurônios falhando... Comparar Olavo de Carvalho com os demais é demais... Este é de uma estupidez incomparável, posando de "filósofo" enquanto não passava (está, hoje, no lugar certo) de um charlatão esperto...
Uma vacuidade total de racionalidade: li todos os 26 comentários alusivos à matéria. Apenas dois se destacaram. Um pelo conhecimento da historia de Portugal feito pelo Sr. Alexandre Marcos e outro pela veracidade, do Sr. José Augusto Barnabé. O restante é apenas o amontoado de grosserias e insultos desferidos pelos que se julgam donos do jornal e que acham que ninguém tem o direito de discordar deles.
Verdade... boa parte desses comentários, incompreensÃveis, diga-se de passagem... lamentável esses leitores...
Maria Bethania, muito obrigado pela gentil referência. De fato, o mundo é bem mais complexo do que querem alguns. Ferro era um jornalista, escritor e intelectual proeminente, com um interesse particular pela propaganda e pelas novas formas de comunicação. Na época da entrevista, Salazar ainda consolidava seu regime em Portugal. Salazar era conhecido por sua reclusão. A entrevista foi um marco.
O Bernabé, campeão de "veracidade"! Logo ele, com seus delÃrios sobre ditadura comunista e Tribunal da Inquisição! Sua noção de veracidade faz da senhora uma crÃtica bastante peculiar dos comentários. Continue assim e será bastante divertido.
Alguns comentaristas não merecem muita argumentação mas certamente merecem um ferdback (argh), nem sempre lisonjeiro, é verdade. O seu, por exemplo, me desperta considerações sobre a sua pretensão pessoal, é um tiquinho de arrogância. Mais não posso dizer porque não li argumentos. Quanto ao Sr Barnabé, é simpatizante fiel da extrema direita, confesso não simpatizar. Saudações.
Ler, eu acredito que vc leu. Agora, interpretar é outra coisa.
Cara Maria Bethania. Pelo seu comentário, principalmente exaltando somente dois comentaristas, e principalmente o velho barnabé, percebe-se que informação e cultura não são seus pontos fortes. Talvez porque admire os ditadores citados por Ruy. É provável que você foi uma das acampadas em portas dos quarteis no final do desgoverno bolsonaro.
Ruy aproveitou para cutucar, mais uma vez, o movimento modernista....
assustador cara.
Figurar nesta lista horrenda deve deixar bolsonaro orgulhoso. Pessoalmente acredito que bolsonaro e Trump são nanicos insignificantes diante de nomes com Salazar , Mussolini , Franco e Hi tler .
As entrevistas de Salazar por Ferro tiveram um desdobramento importante na história de Portugal. Publicadas em forma de livro (Salazar: O Homem e a Sua Obra), abrangiam uma ampla gama de temas, desde a polÃtica e economia até questões culturais e pessoais. Através do livro, Salazar em uma visão conservadora, expõe o desejo de preservar a alma nacional portuguesa e suas ideias sobre o Estado Novo (copiado pelo nosso Getúlio), que se propunha ser uma terceira via entre comunismo e capitalismo.
O fascismo não me parece uma "terceira via" entre o comunismo e o capitalismo, mas apenas a expressão totalitária deste último. Além disso, a visão de Salazar não era exatamente "conservadora". Conservador era Churchill, Salazar era retrógrado, reacionário, tradicionalista. O fato de ter sido o único governante a merecer elogios de Olavo de Carvalho é um bom indicador disso.
A ¨éminence grise¨, a nossa ¨eminência parda¨, aquele personagem que exerce, nos bastidores, a função de conselheiro, teve no Brasil um conhecido exemplar no perÃodo Geisel e Figueiredo: Golbery do Couto e Silva. A expressão teria origem na figura do frade capuchinho François Leclerc du Tremblay (ou Père Joseph), assessor do cardeal Richelieu, ao usar traje bege (ou pardo, à época).
Benjamin Netanyahu que o diga. Um exemplar tÃpico destes degenerados.
Muito boa crônica. Faltou: Putin e seu olavista A.Duguin.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Tem outra diferença fundamental. Mussolini, um palhaço muito bem retratado por Chaplin, assassino e megalômano, era uma pessoa culta.
Sempre tem um Bernabé pra nos remeter a lógica do baixo mundo olavista.
Ah! Tem uma outra diferença: Lula salvou milhares de pessoas de morrer de fome, enquanto Mussolini matou milhares e apoiou a morte se milhões de pessoas por nada. Precisar estudar um pouco companheiro!
Ô barnabé, provocador mor da folha. Essa foi fraca hein. Inventa outra.
Bernabé bé!bé!bébeeé! Muumuuu!
Para você ver, Bernabé, como a vida da direita é difÃcil. Você esteve em Atibaia? Parece.
Para você, Bernabé, como a vida da direita é difÃcil.
Sr Bernabé deveria se esforçar para ser mais engraçado e não se passar por ridÃculo em público. Triste.
Lula ditador? SÃtio em Atibaia? Dizem até que Lula comprou a Torre Eiffel em Paris. Meu caro, siga aquele lema: exagerar na opinião prejudica o argumento. Seu comentário é apenas um lixo de calúnia ou difamação, serve para converter convertidos à mentira.
Um piadista sem graça. Não sabe nem de história nem de polÃtica. Comparação feita com o fÃgado. Para sua critica ter validade, precisaria de alguma lógica. O que você mostra não ter diariamente. Um exemplo do homo gadus brasiliensis.
Vc acha que o Lula é de esquerda? Pelas falas dele, antigas e recentes vc pode sim, colocá-lo nessa Lista ao lado do Mussolini, o cara tem sangue de Ditador, só que o martelo e a foice virou bandeira do PT.
Nosso estimado e festejado Ruy esquece de dizer que sao duas faces da mesma moeda. Na extrema esquerda: Lenin, Mao, Trotski, Stalin, Fidel, Chaves, Maduro e Ortega e Kin. Na esquerda: Cristina Kirshner, Boric eÂ…Lula. Tanto um quanto outro sao terrÃveis e execráveis.
Você citou Chaves, mas esqueceu do Kiko, Chiquinha, Seu Madruga, etc. O que seria do Chaves sem eles...
Raymundo e Alison se contentam em ofender quem fala verdades. Sao pobres de espirito e carentes de cultura. So me resta sentir pena dos dois e esperar que um dia evoluam.
Pena q há leitores seletivos, ou q sofrem de dissonância cognitiva, ou de efeito Dunning-Kruger. Ou ainda, de analfabetismo funcional(lê mas não compreende, ou distorce, ou seleciona algo NÃO para pensar, mas apenas para reforçar seus pré-conceitos e dogmas).
O Ruy não esqueceu. Você é que não esquece nem pensa em outra coisa. Mente binária.
Bolsonaro é um ser primário, sem educação e cultura. Provou isso nos 4 anos de seu desgoverno.
Não comparável com alguém repleto de tÃtulos honoris causa com ensino fundamental completo.
A nossa salvação foi a morte de Olavo. Não se sabe quem seria o substituto de Carvalho? O certo é que o bozo está no Mato sem cachorro.....
O que nos salva é quando começam a pensar por si próprios. Verdade magnÃfica,! Imagina Bolsonaro pensando. Ruy Castro, como vinho encorpado, cada dia melhor.
Rui....muito bom o texto...inclusive histórico....mas tenho comigo que o terraplanista Olavo ide ntificou-se mais com os filhos da familicida do que com o próprio ditador(zinho...),não?????
Ainda bem que o Bolsonaro não consegue organizar uma reunião com 20 pessoas. Se ele tivesse mais de 3 neurônios nós estávamos ferrados.
Exato. Fomos salvos porque o Bolsonaro é acéfalo. Inteligência emocional zero.
O que, digo melhor, quem nos salvou foram nossos concidadãos nordestinos, Dorgival. Não me canso de agradecê-los. Já pensou mais quatro anos com Bolsonaro, um desinteligente emocional?
Quando eles pensam por conta própria atraem muitas moscas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > À direita da extrema direita Voltar
Comente este texto