Hélio Schwartsman > A imaginação no poder Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O presidente Lula da Silva 3 deve um pedido de desculpas à Nação Brasileira pelo incômodo geopolÃtico de suas declarações elogiosas à democracia da Venezuela comandada pelo autocrata Maduro, que se mantém no poder rasgando os direitos humanos do povo venezuelano, que fogem para outros paÃses vizinhos em busca de segurança alimentar, além de recebê-lo com pompas de estado qdo o Maduro esteve no Brasil. QUE VERGONHA!!!
O Lula que sempre deu colinho para o gigante( em tamanho fÃsico) Maduro, tem a obrigação de tomar uma posição contrária a esta provável invasão à Guiana! A atual Venezuela não dá conta sequer de cuidar de sua população, que foge do paÃs aos milhões!
O problema é que Lula é um candidato a ditador. Ele promove a esposa como co-governante e atropela as regaras da democracia representativa do tipo liberal. É mais um governo no qual a sociedade civil organizada precisa resistir aos Ãmpetos autoritários do incumbente.
Quis dizer atropela as regras*
Falando sério. Se houver mesmo uma invasão, os EUA ou o Reino Unido iriam interferir militarmente? É diferente do caso das Malvinas que eram território inglês. A Guiana que se prepare para se defender.
Se a Venezuela invadir, será fatalmente derrotada. Basta a Guiana pedir ajuda. Os EUA têm seus interesses no local e muita influência nos paÃses da região. No mÃnimo, fornecerão armas à Guiana e treinamento para usá-las, como fizeram na invasão da Ucrânia, que também não é território angloamericano.
Hélio as forças bolivarianas e cubanas estão fortes, dois mil generais dominam o petróleo e o contrabando, o Maduro é só uma fachada risÃvel e algoz de uma ditadura militar. Não virá um porta aviões americano mas uma frota inglesa. Talvez seja isso que os milicos querem, uma batalha qualquer para se justificar.
O Luiz poderia seguir o exemplo do amigo venezuelano e anexar de novo o Uruguay!
Lula declarou dias atrás que ficou "surpreso" com a não permissão do registro de uma candidata de oposição a Maduro. "Surpreso" novamente com os últimos acontecimentos Presidente Lula?. Chegou a pensar que a própria ideologia do PT ultrapassada em algumas questões está contribuindo para corroer sua popularidade?. A extrema direita horrorosa agradece.
Esse Hélio Chuá Chuá é um pandego. Adora jogar suas ilações sem lastro na realidade na "conta" do presidente Lula. Essequibo é da Venezuela sim senhor seu Hélio. Acorda menino!
Porque não de te calas, Luiz
Na na ni na não! Êsse quibe é meu.
Não! Êsse quibe é meu.
.. primeiro, o 'cabeção' dá toda justificativa para a presença militar americana. Segundo, seja lá o provável recado sugerido, na realidade, até agora, bem explicitamente, está e fazendo de Lula um 'idiota útil'. Só.
Essa análise de “recado para o Lula” está muito mal contada. O Lula não tem nada com as loucuras decadentes do vizinho. A mim, Maduro faz lembrar a invasão das Malvinas na decadência da ditadura argentina.
Rs...de acordo até mesmo com as pedras inexistentes da Catedral de São Sebastião do RJ - na verdade com A. Gramsci - a polÃtica externa dos Estados é subordinada a interesses internos desses estados. Portanto, o tal "recado" não é para Lula. É para gente na Venezuela descontente com ele.
Essa lei promulgada na Venezuela soa tão vazia e desprovida de valor jurÃdico quanto as ameaças do democrata Kim Jong Un dizendo que irá atacar os EUA com armamento nuclear.
Lula precisa ter posições polÃticas claras quanto a democracia e liberdade. Sua dubiedade com relação a relações sinistras e autocratas acabam em descrédito e rejeição. Está onde está porque o desastre Bolsonaro foi devastador. Um golpe de sorte. Melhor rezar pelo Direito.
Lula tem posições claras. Não sejamos mÃopes. Lula está com Maduro desde de Hugo Chavez. Trouxe-o para sua posse, cortejou sua comitiva. Encontrou-se outras vezes com o ditador dando-lhe sustentação até para prender candidatos da oposição no pleito que ocorre em breve. Sem adversários. Lula, Lula, Lula.
A defesa de qualquer ditador ou ditadura é algo indefensável, venha do lado que vier. Lula tem amizades perigosas, que no fundo revelam quem ele é.
O que ele é a gente já sabe. Quem o elegeu é hipócrita
Piada pronta: o presidente da Venezuela já deveria ter "caÃdo de maduro".
poxa Luis.este ai nem de maduro cai. uma lástima.
O personagem "Amigo da Onça" do cartunista Péricles Maranhão dizia haver três tipos de abraço: tamanduá, urso e afogado. Lula viu o sol nascer quadrado durante 580 dias por conta de um novo tipo: "abraço do Amigo". Em matéria de abraço, Lula não pode alegar desconhecimento de causa, porque viu, recebeu ou deu ao longo dos mandatos toda a variedade. Lula abraça quem bem entender. Só não pode alegar, nunca mais, não saber do que se trata, nem que não sabe de coisa alguma ou que "não é comigo".
Lula, o melhor presidente que o Brasil já teve, incorre em erros básicos, como defender o indefensável madureba. Alguém cochichou em seus ouvidos que o cara é um doido varrido. Ainda bem. Mas é bem complicado, sempre, uso de forças contra os doidos. Sempre crianças, idosos, vários sem ter nada a ver pagam. O ideal seria colocar estes caras num ringue e quem sobrevivesse teria um passe para o além com um bozo.
Inossenti...
A Venezuela e seu "socialismo" fizeram de Lula um "aliado" de plantão. É, de certa forma, irônico que Lula esteja imprensado na parede de forma a ser praticamente impossÃvel não se posicionar diante das decisões duvidosas de Maduro. São os limites necessários que devem ser aplicados aos alinhamentos ideológicos.
Dizia minha avó: 'quem brinca com fogo, mija na cama'.
Acho que Maduro sentiu inveja da mÃdia e imprensa e, esquecendo propositadamente da realidade, cria e alimenta tantas narrativas que termina acreditando no que diz. Esta vai ser a primeira invasão fake na história. Mas há que se ter cuidado pois os Estados Unidos acreditaram tanto na narrativa de armas de destruição em massa, que destruiram o Iraque. Maduro devia encarar a realidade e ver que está criando a narrativa para as forças armadas das companhias petrolÃferas invadirem a região.
Não existe uma expressão :"vai cair de maduro?" Não seria o caso?
Lule e a companheirada . Imprensa fajuta .
É só começar a explorar o petróleo e oferecer uma parte pro amigo que fica tudo certo.
A esquerda, sempre, se destrói com as richas internas. Já o dipsomaniaco confiar no Maduro é coisa de men te cap to.
Foi o Lula classificar de genocÃdio a agressão do povo iluminado, e não parou mais de ser criticado. Eta Sr Schwartsman.
O seu comentário apenas demonstra que Israel é bode expiatório de tudo o que ocorre no mundo.
Nenhum paÃs sancionado, bloqueado, mesmo a grande Rússia, tem condições de ser uma democracia, nem tipo domocracia burguesa como a brasileira e tantas outras. Já chegou a hora do mundo se levantar e a ONU proclamar que sanções como arma é crime. As sanções punem o povo e não os governantes. A mÃdia chama o Maduro de ditador, mas e os outros?
O recado a Lula poderia ser: cuidado, ou a gente incorpora o Brasil?
Maduro é o Textor da região.
Uma alternativa de análise, Hélio: inverter os termos dessa equação. Será que a reivindicação de Essequibo não foi uma das causas da virada na polÃtica externa brasileira? A questão da candidata que foi barrada teria sido apenas a ocasião para dizer "não contem conosco". A polÃtica externa do Brasil me parece muito bem conduzida.
Acho que nao, a resposta ao pleito foi mais um jogo de cartas marcadas. O governo Lula estava virando saco de pancadas na situacao da eleicao no vizinho e resolveu, nas aparencias, "parar" de suportar o ditador venezuelano. Quanto a Essequibo parece politica interna mas uma possivel ajuda americana a Guiana seria explorada pela esquerda brasileira. A esquerda brasileira gosta de apoiar qualquer um que seja anti-americano, mesmo os ditadores e autocratas.
Maduro não dá pão mas dá circo
Eita, sr. Hélio, o anti-lulismo é o centro do seu pensamento, mas não é o centro do mundo. Menos, menos...
Lula é o maior anti-lula.
Esse Maduro é mesmo um bufão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A imaginação no poder Voltar
Comente este texto