Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. claudio sander

    É simples, basta nunca apoiar nem passar pano para inimigos da ciência e da cultura, como Jair Bolsonaro e o governador Tarcísio. Esses é certo que irão nos ferrar, não só ao não proporem qquer medida q signifique avanço científico e cultural, como ao destruirem iniciaticas anteriores nesse sentido.

    Responda
  2. Carla C Oliveira

    É isso aí! Sem ciência não há progresso.

    Responda
  3. José Cardoso

    Basta votar em políticos sensíveis a esses temas que as verbas aparecerão. Um exemplo: a astrofísica Tábata Amaral.

    Responda
  4. ALEXANDRE DA SILVA

    Uma descoberta científica demora muito para ser feita. Ou mesmo de ter uma utilidade prática na vida das pessoas. E nossa visão é adestrada para respostas mais utilitárias, docilizando e engessando a capacidade crítica brasileira.

    Responda
  5. ALEXANDRE DA SILVA

    Para quê estudar, pesquisar ou descobrir as propriedades físicas do universo? Se um líder espiritual diz que a qualquer momento nossas almas serão arrebatadas ou mortas depois do juízo final? É o milenarismo que obscurece nossa visão de mundo e conforta uma realidade social violenta e atrasada. Mas, também acho que após um certo tempo muitos seguidores das novas denominações vão entender os limites do discurso religioso. Mesmo que demore uma ou duas gerações para valorizar o trabalho científico

    Responda
  6. Raymundo de Lima Lima

    O Brasil e brasileiros não tem vocação científica, mas sim, tem muiiiita vocação religiosa. Décadas ensinando sobre ciência, a elaborar projetos de pesquisa, TCC, Dissertação, foram suficientes para reconhecer q nossa vocação é o não-saber, não-pensar, não-pesquisar. A pandemia fez estes sintomas piorarem, somos um povo q se orgulha d sua ignorância, d ter piores resultados na aprendizagem escolar, d nunca ter um Prêmio Nobel.

    Responda
    1. ALEXANDRE DA SILVA

      Para quê estudar, pesquisar ou descobrir as propriedades físicas do universo? Se um líder espiritual diz que a qualquer momento nossas almas serão arrebatadas ou mortas depois do juízo final? É o milenarismo que obscurece nossa visão de mundo e conforta uma realidade social violenta e atrasada. Mas, também acho que após um certo tempo muitos seguidores das novas denominações vão entender os limites do discurso religioso. Mesmo que demore uma ou duas gerações para valorizar o trabalho científico.

    2. PEDRO TOMAZ ROCHA

      Meu caro Raymundo Lima, esse é o fato mais notável dessa nação. Por que o Brasil não deu certo. Vários são as teorias para explicar por que uma nação prospera e outras não. Acesse o link. https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/artigos/por-que-o-brasil-nao-deu-certo-por-jaime-pinsky

  7. Leandro Piva

    Só a ciência traz desenvolvimento. Mas aqui somos subdesenvolvidos demais para apoiar o que precisa ser feito para nos desenvolvermos.

    Responda
  8. Paulo Jr

    No geral, concordo que ciência será útil em algum prazo, as vezes indeterminado, mas com os recursos que temos, astronomia e cosmologia me parecem dever esperar no fim da fila.

    Responda
  9. R V

    Basta colocar um astronauta no Ministério da Ciencia e Tecnologia que resolve tudo.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Precisa avisar ser este comentário uma ironia, para evitar q bolsofrênicos e cia levem a sério.