Bruno Boghossian > Impasse em regulação de aplicativos vem de um mundo jurássico Voltar
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Quando o rei dos pedalinhos fizer a passagem, nao terao voto pra eleger vereador
A esquerda é hilaria. Acha q pobre gosta de bandido, de imposto, de taxa, de estado, de pobreza
Lula erra com seu paternalismo. Primeiro, parece q esta classe, aplicativos, não quer ser chamada de trabalhadores, sim de Colaboradores. Efeito da doutrinação neoliberal. Auto-enganados e enganados estes Colaboradores se juntam p desprezarem leis trabalhalistas. Portanto, q continuam precarizados e q se virem quando acidentados ou algo mais.
Se qualquer trabalhador tiver disciplina bastante para aplicar 8% de seu rendimento,mensal, ao fim de 30 anos, os juros de sua aplicação pagarão sua aposentadoria atualizada.Na vigência das atuais regras, com a contribuição dos empregadores de 20%, o problema é o surgimento de sócios de toda ordem, sem a contribuição devida, criados por legisladores demagogos.
Conforme meu comentário, este grupo se autoconsidera Colaboradores e não trabalhadores, termo desprezado para um suposto empreendedor e anti-petista.
Ja esta angariando milhares de votos pra direita na proxima eleiçao
Em um perÃodo PRÉ-jurássico não havia contribuição previdenciária, limite de jornada, responsabilidade civil do dono do capital pelos acidentes de trabalho... Melhor o jurássico do que voltarmos a esse outro..
Será que a remuneração do colunista também é de um mundo jurássico? Receberá ele férias, 13º e demais direitos? Ou será que o colunista é um contratado moderno, que é PJ e quando o patrão achar que ele não serve mais, rua com uma mão na frente outra atrás. Da minha parte, prefiro os jurássicos, todos os meus direitos. Se ser moderno é aceitar de bom grado a exploração de empresas milionárias, prefiro ser antiquado
O caso é que os motoristas de aplicativos não querem o engessamento das leis trabalhistas e, principalmente, a contribuição da previdência. Vi uma grande manifestação dos motoristas no Rio contra a lei. Muita gente da nova geração não se interessa por esse modelo, pare eles, jurássico. Na verdade, o governo quer mais contribuintes para o INSS, que não vai se sustentar no futuro.
Ele tem extra pago pelo Uber.
Acho que a questão deve ser resolvida nos moldes em que as questões trabalhistas o eram na época em que o Lula era sindicalista, ou seja, a decisão deve ser dos trabalhadores. Se eles não querem essa regulamentação e preferem o estado atual de coisas o problema e a decisão é deles, como era nas assembleias de trabalhadores de antigamente. O Bruno, um analista arguto, utilizar esses chavões, como o termo depreciativo jurássico, depõe contra sua capacidade intelectual e desqualifica o debate.
Estes profissionais de aplicativos não devem ter direito de ser hospitalizados pelo Sus, pq não são filiados ao mesmo. Efeito do auto-engano de ser empreendedor, autônomo, então, que sejam responsáveis totalmente por seu destino futuro.
Jurássica é a escravidão dos motoristas. Uber e Ifood tem plenas condições de pagar salário mÃnimo, hora extra, férias, 13° é FGTS, como fazem milhares de empresários bem mais pobres no Brasil.
Matheus, q fazer se há humanos q escolhem ser escravos, digo, precarizados?
Outra questão: Dizer que nao há relação de emprego. Como assim ? O cara trabalha para uma plataforma 7 dias por semana 20 horas por dia é avaliado e nao tem vÃnculo empregatÃcio? Uma diarista vai 3 vezes na sua casa por semana já gera vinculo. Fala sério!
Por mim , problema deles. Nao quer ter direitos., que se lasquem . Vao trabalhar de segunda a segunda, feriados e sem direito algum. E aUber sem pagar um imposto sequer e explorando a mao de obra. Cada paÃs tem o povo que merece.
Sem relação de emprego não há quem possa ser obrigado a pagar para esse pessoal direitos trabalhistas como horas extras, férias, folga semanal e 13º salário.
PrincÃpio jurássico: o de que empresa e trabalhador devem contribuir para garantir recursos à aposentadoria dele. Visão contemporânea: ninguém contribui nada e quando ele ficar velho o Estado finge que paga a conta. Quem vai pagar é a sociedade inteira, inclusive e sobretudo aqueles que nem cogitam usar uber diariamente.
Nisso você tem razão, mas pela regra atual para usufruir do direito à aposentadoria por idade é necessário a contribuição por no mÃnimo quinze anos.
Não tem apoio pq grande parcela dos motoristas são apoiadores frustrados do bolsonarismo, que não desejam socorro nem apoio por um governo petista. Basta conversar com motoristas da Uber ou 99 para entender. Até fake news eles andam divulgando para minar o projeto. Né fácil não! Ô Brasil difÃcil!
Se alguém não quer ser defendido, apoiado ou ajudado, não vale a pena a insistência e o desgaste. O governo deveria anunciar a retirada do projeto e deixando claro que está atendendo a uma reivindicação da própria categoria, o que desobriga o Lula do cumprimento de uma promessa de campanha.
A ralé rala e se sente empresária de se mesma. Sem proteção social enquanto a elite prefere que permaneça assim pra ganhar mais com o esforço do outro. É jurássico assim como a escravização moderna.
A proposta do Lula até pode ter sérios problemas, ser o tipo de boa intenção que pavimenta o inferno (o Bozo só tinha más intenções...), pode ser merecedora de crÃticas, coisa e tal, mas esta denominação de "pertinente ao jurássico" remete aos anos 1990, quando o chamado "neocapitalismo" chegava arrasando como tudo e com todos, patrocinando o retorno à época vitoriana, a que levou Marx a concluir que só mesmo a tomada do poder pelos trabalhadores poderia ser a solução.
Uma coisa é certa, esta massa de pessoas sem vinculação previdenciária ao envelhecer terá direito ao salário mÃnimo do INSS, sem nunca ter recolhido, a pergunta é óbvia, de onde virá o dinheiro?
Plataformas como o Uber e o Airbnb permitem as pessoas trabalhar por conta própria, desde que tenham respectivamente um carro ou um imóvel. Não há uma relação de trabalho, pois você determina totalmente seu horário. E o rendimento depende dos clientes que consegue. O desafio é convencer esse pessoal a contribuir para algum tipo de seguro para o caso de doença, acidentes, e para a velhice.
Padilha, há outros arranjos. Fora das capitais, há até serviço no whatsapp para pedir carro. Quando possÃvel, os motoristas driblam a taxa do Uber.
Na verdade são os proprietários que procuram esse tipo de arranjo. A ideia é a mesma de quem aplica a juros garantindo um fixo, em vez de ter o trabalho de tocar um negócio.
José Cardoso, há de tudo... Quem aluga vários imóveis para realugar para terceiros está rompendo com uma cláusula onipresente nos contratos regulares, está sendo "esperto" no pior sentido da palavra. Também sei que a maioria dos motoristas de aplicativo dirige seus próprios carros, mas bem poucos fazem só um pequeno "extra" para complementar a renda. De qualquer forma, não há comparação entre quem está se estressando no trânsito e quem fica em casa esperando pelo pagamento do Airbnb.
Luiz, eu conheço gente que paga aluguel fixo para alugar por temporada no Airbnb, ganhando na diferença. E vive disso, com mais de um imóvel. Assim como deve haver muitas pessoas que usam o próprio carro no Uber.
A comparação Uber/Airbnb é infeliz. O Airbnb não contrata trabalho, apenas intermedia na locação de um patrimônio, serviço que não depende da plataforma pois pode ser provido pelo próprio proprietário diretamente ou por meio de imobiliárias. O Uber não existe sem o trabalho do motorista que depende integralmente da plataforma para presta-lo.
A equivalência proposta entre o Airbnb e o Uber é simplesmente absurda! A locação temporária do imóvel raramente é um meio de vida, é um complemento de renda de alguém com casa e emprego. O Uber é sinônimo de precariedade de trabalho, o cara não tem nada, frequentemente nem o carro, que é alugado, ele se submete a um trabalho super estressante para tentar sobreviver e deixa um quarto do que ganha para a empresa bilionária.
BB tenha dó, agora dignidade é jurássico.
É absurdo mesmo!! O próprio DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO capitalismo está relacionado e mesmo condicionado ao surgimento e estalecimento de TRABALHISTAS porque o capital tem que promover o aumento da produtividade incorporando novas tecnologias e não somente aumentando à exaustão as jornadas de trabalho. Além da sacanagem que é colocar as pessoas para se exaurirem , exausirem-se e adoeceram, por causa do trabalho. Que jurássico que nada!!!
Então que tal deixar tudo a cargo dos empregadores? Pagamento de todas as despesas médicas referentes à hospitalizacoes, auxÃlio doença, aposentadoria por invalidez e a própria aposentadoria de todos os seus trabalhadores. As empresas não querem pagar nada e a conta de todos esses benefÃcios vão ser pagos por nós, contribuintes. Inovador!
Quem paga tudo é sempre o consumidor via preços, ou acha que as empresas pagam as contas e impostos com os seus lucros?
O Uber até concordou com o pagamento do INss. Para eles é simples, repassam no preço, como de resto o fazem todas as empresas. No final das contas são sempre os consumidores que sustentam tudo, mas a categoria dos uberistas parece desconhecer essa realidade ou preferem eles próprios bancar os custos. O que parecem ignorar é que ao reivindicar aumento na remuneração estarão repassando seus custos aos preços.
O camarada vira motorista do Uber porque o paÃs tem poucas vagas de emprego. E tem poucas porque os direitos trabalhistas são muitos e não há flexibilidade. Daà querem fazer valer para os aplicativos essas mesmas regras que não dão certo. Cara, falta pensar um pouco para concluir que a ideia é ruim.
Luis Cesar. Conforme meu comentário, o termo correto é Colaboradores, pois eles odeiam serem trabalhadores, primeiro pq sentem-se felizes com auto-engano, segundo, pq odeiam o PTrabalhadores.
Essa sua afirmação demonstra a sua ignorância a respeito do que está sendo proposto, o que por si só já seria motivo para abater-se de comentar.
Da tão errado que quase 40 milhões de trabalhadores são formais. Nunca ouvi ninguém defendendo a informalidade como benéfica a quem quer que seja, talvez o único paÃs que a adote seja os EUA, é os resultados para o bem estar dos trabalhadores são discutÃveis, já para as empresas os benefÃcios são gritantes. Mas não sejamos reducionistas, nem a economia deles é pujante apenas por isso e nem a nossa não o é pela razão contrária. Veja a Noruega, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Franca Â…
Markus, falta pensar um pouco para concluir que você não faz mais do que repetir os mantras de um capitalismo parasitário, totalmente baseado na exploração brutal dos trabalhadores, uma volta a um passado que não deixou saudades. Os trabalhadores não são "infantilizados" pela legislação trabalhista, mas protegidos dos patrões, que no Brasil não merecem a denominação de empresários, pois mantêm a proposta do escravismo que nunca tolerou um contrato social decente.
Markcus, o PL proposto não transforma esses trabalhadores em CLT. Ao invés de a empresa arcar com os benefÃcios que serão necessários a esses trabalhadores (aposentadoria por invalidez, aposentadoria) ou você prefere que aumentem os impostos e VOCÊ tenha que pagar por isso pelo BPC? Será uma bola de neve.
Jurássico?! O DESENBOLVINENTO TECNOLÓGICO NO CAPITALISMO ESTà ASSOCIADO À APROVAÇÃO DE LEIS TRABALHISTAS! Que ideia horrorosa e equivocada, Bruno Boghossian!
Rapaz, vc errou feio. Jurássica é a escravidão que a uberização está trazendo de volta para o enriquecimento de poucos. Jurássico é a empresa Uber não dar um centavo à previdência, aqui no Brasil, embolsar este dinheiro, e depois o estado brasileiro pagar a aposentadoria por idade dos novos escravos.
Com certeza! Na Inglaterra do XIX dizia-se coisas semelhantes sobre a aprovação de leis trabalhistas, para não serem aprovadas portanto!
Depois que o Intercept denunciou com provas que o Nunes pagou a Folha para ter notÃcias positivas, desconfio de certos calunistas, neste caso parece escrito para o Uber. Cansa estes textos que se preocupam mais em escrever petista em tudo que é linha do que as propostas.
Devemos ter a opção entre trabalhar regulamentado e termos o desconto de 30% de impostos, ou trabalhar por aplicativo sem esse desconto, porem sem direito à férias, 13 Salário, previdencia e demais beneficios . Poder escolher dentre as duas é o melhor dos caminhos
Caramba, parece que só tem ingênuo por aqui. Tem um aà que espera que o Uber pague o inss com seus próprios recursos, ou seja, com seus próprios lucros. Se nenhuma empresa faz isso por que só o Uber faria? Caso não tenham percebido as empresas repassam aos preços todos os seus custos, quem paga é sempre o consumidor!
Desconto de 30% de impostos? Com quem acontece isso? Tá incluindo o IR na fonte, só que esse não é um imposto trabalhista? Se existisse esse tipo de opção ao trabalhador os direitos simplesmente deixariam de existir, nenhuma empresa aceitaria os encargos e pronto, deixariam de ser opcionais. Cara, isso é rudimentar! Inacreditável que depois de séculos de lutas trabalhistas ainda tenha trabalhador que acredita numa falácia dessas.
Para trabalhadores precarizados, para os quais qualquer real é valioso, qualquer desconto é impraticável, pois diminuiria a renda que já é pouquÃssima. As situações em que a Previdência atua decisivamente são eventuais, eles não pensam nisso ou acham que poderão "se virar" de algum jeito. Que tal a Uber diminuir seus lucros contribuindo para a Previdência? Nunca, não é mesmo? Os trabalhadores que se f para fazer a Uber valer um trilhão!
Carlos, não se trata de uma opção individual, pois quando esses trabalhadores precisarem, vão recorrer ao BPC, que sai no SEU, do MEU imposto. Estamos subsidiando essas empresas com nossos impostos.
Sim. Essa tutela do governo infantiliza as pessoas. Houve algum pedido em massa dos motoristas para que o governo fosse atrás de engessar essa alternativa de trabalho?
Sim, poderiam liberar a escravidão e nós poderÃamos escolher entre sermos escravos ou não, para que empresas pudessem ter resultados fabulosos. Aff
Aporte previdenciário é princÃpio jurássico? Valha-me Deus!
Jurássico é uma pessoa não poder se aposentar, jogar o problema para o futuro, em famÃlias cada vez menores, se não solteiros, quem vai dar um mÃnimo de assistência?
Kkkkkkkkkkkkk! Tb penso que é aspecto muito atual. Não tem como atribuir "ao mundo atual" a selvageria desreguladora ou leis que garantiam a exploração intensiva e extensiva do trabalho. No século XIX os capitalistas ingleses TROMBETEAVAM AOS QUATRO VENTOS na Ilhota (sensacional) do Mar do Norte que as leis trabalhistas ideias semelhantes traria efeitos semelhantes a esses menvionados: a Inglaterra, como se sabe, não foi à falência. Ah...a análise está numa obra muito conhecida: O Capital.
O que são princÃpios jurássicos? A organização dos trabalhadores? A solidariedade? O que é a realidade atual? A submissão? Fazer qualquer trabalho em qualquer condição para poder sobreviver? O individualismo? A crueldade dos algoritmos e de quem está por trás deles?
Verdade, e tem gente que pensa como bilionário quer, contra si, pra isto existem colunistas como Bruno.
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