-
neli faria
Perfeita a r. sentença. Ou, para não humilhar os pardos, que tire os pardos da Cota, mas, será uma grande injustiça. Sofri muita discriminação por ser da tez brasileira e o pardo , com certeza, mais ainda. Sou pela cota social.
-
Arnobio Miranda jr
Não que eu, pardo que sou, concorde com as cotas para pardo. Deveria haver cotas para pessoas de pele negra, esses sim, discriminados, e indígenas, pela própria condição de desigualdade, mas está na lei, cumpra-se.
-
neli faria
Discordo.Ao tirar a minha primeira carteira de saúde, primeiro emprego, em 1968, aos quinze anos, o médico marcou que eu era parda. E nem sou! Ao longo de minha vida, sofri algumas discriminações pela Tez e eu for enumerar, daria um livro. Anos 1990, ao pagar com cheque,numa loja, a caixa disse: até com branca recebo cheque sem fundo. Larguei a roupa e fui até o caixa eletrônico, peguei o montante ,voltei e paguei.Em suma, a USP está errada! Mas, sou pela Cota Social.
-
-
Alline Figueira
Tardou! Parabéns, garoto, não vai ser fácil nesta sociedade elitista.
-
Marcos Fonseca
É tão fácil identificar, branco ele não é então qual a dúvida? Deram poder a meia dúzia de elitistas para julgar. Com certeza a PM pararia o garoto em blitz.
-
Alexandre Assis
Verdade, esse devia ser o critério- coloca lá um PM, e ele diz se pararia ou não, nunca mais vai ter dúvidas! Kkkkk Eu rio, pelo ridículo e pela vergonha alheia da situação, mas é trágico.
-
-
Flávio Fernandes Marinho
O rapaz teve a vaga surrupiada.,justiça seja feita.
-
Dan Meireles
Ainda bem que ainda a justiça nesse país, se Bolsonaro ainda fosse presidente Alisson e tantos outros pretos como eu, estariam lascados de vez
-
RINALDO SOUZA COELHO
Quem deveria se incomodar são aqueles verdadeiramente afro descendentes incontestes que ficaram de fora e tiveram a vaga assimilada por aqueles que se dizem ser o que não são. Deveria sim ter uma forma de atestar essa auto declaração. Vivemos dias esquisitos mesmo, onde o que vale é o que se pensa ser e não o que se é. Uma sociedade doente e em estágio terminal
-
MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA
O Brasil teve 350 anos de escravidão e quando acabou, nada foi feito para indenizar esse crime contra a humanidade. Na cultura da escravidão, educação é coisa de branco. Para melhorar a distribuição de cotas, sugiro que façam (IBGE) a árvore genealógica do candidato, se acharem um escravo, ele pode ser cotista. Isso indeniza o lado certo. Os escravagistas foram indenizados.
-
MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA
A presença de escravos na árvore genealógica poder ser apenas um pré-requisito (pode ser combinado com outros critérios) para utilização das cotas. Isso resolveria os casos da USP. O importante é garantir que os descendentes das vítimas desse crime (que sofrem até hoje discriminação pela cor da pele) sejam indenizados. Isso não é para sempre. Se bem feito, uma geração. Se mal feito, algumas gerações resolvem o problema.
-
RINALDO SOUZA COELHO
Vai ter muito branco de olhos azuis nessa árvore. E aí, como vai ser?
-
nemesio salvador
Perfeito !
-
-
DIRCE BUZATO
Gente!!!!! Que país é esse???????
-
Maria da Graça Pimentel
Quer dizer que eles decidiram o que jovem tinha pele clara o suficiente para não sofrer racismo? Quer dizer que eles viram no jovem bocas e lábios estreitos e pontiagudos? Para completar, eles decidiram que cabelo raspado é caracteristica de quem não é pardo? E se dizem cientistas?
-
Lorenzo Frigerio
Ele não é pardo. É um tipo mais para o nordestino.
-
Maria da Graça Pimentel
Alhos e bugalhos. Apples and oranges. Peras e manzanas. Mele e pere. Pommes et poires.
-
-
Florentino Fernandes Junior
Se esse rapaz nao é pardo, eu sou marciano
-
marcos fernando dauner
Certa vez alguém me disse ; "Na faculdade de Medicina é difícil de entrar; mas entram cem e se formam oitenta e cinco ". Pior é na Engenharia Mecânica e Elétrica - É um pouco mais fácil entrar; porém entraram cinquenta e se formam meia dúzia !"
-
marcos fernando dauner
eu estou falando do êxodo de milhares de jovens brasileiros altamente qualificados, que acontece diariamente . Não adianta entrar na faculdade, se não há emprego, quando se conclui o curso .
-
marcos fernando dauner
estou sendo bloqueado pela censura
-
DIRCE BUZATO
Eu tbm! kkkkk
-
-
Dimas Oliveira Silva
Para um homem ser considerado, tratado e oficializado como uma mulher basta uma declaração, segundo o STF. Então, para alguém ser considerado negro, pardo, um gato ou um ET o critério não deveria ser o mesmo?
-
Tersio Gorrasi
É no chutômetro que as coisas funcionam? A miscigenação no Brasil é uma das maiores do planeta. Praticamente não existe mais o negro puro ou o branco puro
-
Yamara Lopes
Coisa rara é poder comentar: justiça feita!
-
Andrey Lucas
Os avaliadores do tribunal racial também deveriam prestar esclarecimentos à justiça.
-
marcos fernando dauner
o problema de qualquer Universidade público não é matricular . O problema é saber se o aluno concluiu o curso e se torna um bom profissional . No Brasil contemporâneo há um agravante - aconteceu com minha filha - UFPR - Primeiro lugar no Vestibular, primeiro lugar no conclusão do curso, nota Dez no Mestrado, nota Dez no Doutorado e depois : ir embora do país porque aqui não encontra emprego . Está trabalhando num pequeno pais no extremo norte europeu . .
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.