Demétrio Magnoli > Hobbes passeia em Gaza Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Sobre a censura ao comentário do Benassi, não consta (ou não constava) na polÃtica do site a proibição à forma q ele utilizou para evitar a censura estúpida de termos correntes, q a Folha decidiu arbitráriamente censurar. De todo modo, verificada a prática q a Folha desgosta, q repito, não consta como proibida, deveriam verificar se há conteúdo inadequado. Não havendo, não deveria ser apagado.
Deve ser apagado por não usar norma culta e se valer de gÃrias e neologismos como uma maneira desonesta e sorrateira. Sabe muito bem usar a maneira culta e usa de um português coloquial para fazer terrorismo e usar de linguagem subliminar. Algo condenável. MuitÃssimo bem observado pela Folha de São Paulo e parabéns por censurá-lo para que não ocorra mais barbarismo na seção de comentários.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site ao trocar letras por números e alterar palavras na tentativa de burlar a moderação. "Óia, ainda estou por ver a "difusão mundial da noção aaanntissemita". Percebo muita gente falando de um Estado aos Pppaalestinos, isso sim. E que Iiissrael cumpra, finalmente, as determinações das cortes e órgãos internacionais - afinal, o Bibi não está no poder há 5O anos."
Hamas , partido polÃtico e ANP partido polÃtico, participaram de eleições justas em Gaza e Cisjordânia, acompanhadas por entidades internacionais e sobretudo EUA que investiram pesado $$$ . Porém Hamas vencedor não era o partido dos EUA que preferia o outro cooptado . Daà guerra civil , Gaza ficou com o Hamas e Cisjordânia com os cooptados. FSP deveria esclarecer seus leitores
E o gen ocideo continua. Os que não defendiam o ces sar fogo, a PAZ na verdade, falam o que, depois de tantas e tantas, atro ci dades?. Diga-se de ambos os lados, pois o Ha mas provocou esta tragé dia. Mas há muita gente com a mão nela. Restam denunciar e cair fora dessa insanidade Bibi
A moderação da FSP perdeu completamente o rumo. Não se sabe mais o q é permitido dizer, a moderação apaga a seu bel prazer. É fato q a regra diz q a FSP pode apagar o q quiser, mesmo q não viole a polÃtica. Mas pelo menos não difamem o assinante dizendo q ele violou a polÃtica do site. Sejam honestos e digam q apagaram pq não bate com a ideologia ou o gosto dos moderadores.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O colunista em janeiro "O governo da Ãfrica do Sul..decidiu enterrar a memória do ge nocÃdi o dos judheus..por meio de uma cÃnica acusação de genocÃdio contra o Estado judheu". A definição de ge nocÃdi o da ONU implica intenção de destruir, totalmente ou em PartE um determinado grupo, pela morte de seus membros ou inflingindo condicões q levem à sua morte. Todas as ações q o colunista descreve hoje se enquadram na definição de ge nocÃdi o (matar civis indiscriminadamente, inflingir fome etc.).
O colunista em janeiro "O governo da Ãfrica do Sul..decidiu enterrar a memória do genocÃdio dos judeus..por meio de uma cÃnica acusação de genocÃdio contra o Estado judeu". A definição de genocÃdio da ONU implica intenção de destruir, totalmente ou em PartE, um determinado grupo, pela morte de seus membros ou inflingindo condicões q levem à sua morte. Todas as ações q o colunista descreve hoje se enquadram na definição de genocÃdio (matar indiscriminadamente, inflingir fome etc.).
Netanyahu, o carniceiro de Gaza.
É uma Barbarie e um GenocÃdio e terrorismo ,e isto que o estado sionista de Israel vem cometendo contra a população civil palestina de Gaza ,assassinado mais de 32000 mulheres e crianças em sua maioria ,é uma vergonha pra dita civilização ocidental que lucra testando todo tipo de armamento contra o povo palestino pelas mãos manchadas de sangue do povo de Israel ,os palestinos não vão sucumbir!
A hipocrisia desse articulista não tem limites. Quando o presidente Lula criticou a situação em Gasa ele foi um dos maiores crÃticos e até ofensivo so presidente. Esse dom, é um verdadeiro lambe botas.
O colunista não comparou, estupidamente, os crimes de guerra cometidos pelo Estado Judeu em GaZa ao Holocausto. Um chefe de estado precisa ser mais comedido em suas palavras do que um colunista de jornal.
A diferença é que um jornalista, quando muito, representa o jornal em que escreve. Já o Lula falou como presidente do Brasil, embora ele pense que é dono.
mea culpa é algo raro para este escriba, mas se até ele o faz, é que a situação se tornou indefensável mesmo para quem sempre apoiou este genocÃdio.
E pensar que bastaria o grupo islâmico libertar os reféns para por fim a toda essa miséria. Podem estar cometendo um suicÃdio como organização, levando consigo para o cemitério dezena de milhares de civis.
Esta miséria começou em 1948,Israel não terá sossego até reparar toda a miséria e d.or que causaram aos palestinos desde aquele periodo.muito antes da existência do Hamas Israel já praticava toda a espécie de barbárie contra os palestinos.
E pensar q vc continua apoiando Bibi e seus generais assassinos. É mentira o q vc diz sobre os reféns. Além de Bibi não dar a mÃnima para eles (as Idf já fuzilaram tres) já avisou q de qquer forma irá invadir Rafah, supostamente para acabar com o h ama s, mas na verdade para terminar a ocupação de Gaza.
Não se iluda, o extermÃnio dos palestinos pelo sionismo vem de longa data; a questão dos reféns é só um pretexto pra intensificar o massacre.
Então o Presidente Lula está certo desde o inÃcio, correto? A única diferença é que ele foi o primeiro a chamar as coisas como são.
Biden fornece bombas de uma tonelada q as Idf jogam em prédios cheios de civis, e vc diz q ele sempre esteve do lado certo?
Biden poderia ter exigido muito antes o cessar fogo e a abertura do porto e das vias terrestres, só agora q a fome já esta matando e as eleições americanas se aproximam é q fez algo. A morte dos sete agentes humanitãrios tbém é pur o teatro, as Idf já mataram duzentos antes e Biden nada fez. A morte de milhares de palestinos se deve à cumplicidade de Biden.
Dá para entender, agora, anti-sionismo não é "anti-semitismo dissimulado", como antes escreveu o articulista?. Eliminação da possibilidade palestina está lá atrás. Em discursos de BenGurion e Golda Meir. Está nos governos, também dito social-deocratas, Trabalhistas, que iniciaram os assentamentos . Netanyahu não é raio em céu azul na questão palestina. Leia Aqualusa hoje, para se esclarecer
Netanyahitler transformou Gaza em um gueto, o Gueto de Gaza, ainda pior que aqueles em que tantos judeus sofreram. Isso só comprova que a "reencarnação" é uma realidade, mas no sentido de pessoas que recuperaram ideias boas ou ruins do passado e as colocam em prática no presente. E, enquanto existirem esses "reencarnados" do mal, o mundo vai demorar a chegar ao estágio do "espÃrito evoluÃdo".
Mais uma vez:: o Lula tinha razão sobre o massacre dos palestinos em Gaza.
Mas estava muito errado em não condenar mais severamente o Ha* e principalmente a invasão injustificada da Ru**ia a Uc**nia
Sem "punição coletiva" EEUU, Inglaterra e Alemanha, não teriam para quem vender suas armas. Enquanto uns choram, outros vendem lenços.
Agora que descobriu isso. Tá atrasado. Cansou de passar pano?
É isso mesmo, e a prova que é contra o povo está no bom bar deio de prédios residenciais e hospitais. A intenção é causar FUGA e con sol idar o houbo das terras. Como aconteceu na Nakb@ nos anos quarenta.
A polÃtica externa dos EUA é o terror
"difusão mundial da noção antis-semita de que o Estado jud-eu não tem o direito de existir". Até defendem isso, mas a maioria não: criticam o gen-ocÃdio praticado mas admitem que o estado de Is-rael pode existir. No mais, parece que Demétrio está começando a aprender sobre o conflito.
A relação entre Estados Unidos e Israel é historicamente forte, com os EUA apoiando Israel em várias frentes, incluindo assistência militar e diplomática. No entanto, os EUA também têm expressado preocupações sobre as ações de Israel que podem prejudicar as perspectivas de paz ou violar os direitos humanos. A administração Biden tem enfatizado a importância de uma solução de dois Estados para o conflito Israel-Palestina e tem feito apelos para a redução da violência e a proteção de civis.
Teatro Alexandre, só palavras enquanto entregam mais bombas sem restrições quanto ao uso. A imprensa e polÃtica americana é dominada pelas conibs americanas. Conforme denunciou intercept americano, o presidente do congresso mal liberou 14 bilhões em armas e na outra semana já recebia 95 mil da Aipac, a conib deles. Enchem também de dinheiro os rivais de polÃticos contra o genocÃdio, como aqui com TarcÃsio e sepulcro Caiado, que mal chegou de Is ra el, já tinha entrevista como candidato na Folha.
Os terroristas não chegaram ao poder por um passe de mágica. Quem os colocou lá sabia ou deveria saber do risco que estava correndo.
O mesmo vale para o assas sino bibi. Os que o colocaram lá também tem responsabilidade. E que o colocou lá? Pois é, cidadãos Is rael.
Isso nÃ¥o justifica um ge nocÃd o.
Lula sempre com razão....kkkka
Isso tem nome; ex ter mi n.i o.
Pode chamar assim, mas do ponto de vista legal chama-se o crime de ge nocidi o.
Agora o Demétrio, essa amargura em pessoa, admite que há um genocÃdio em curso em Gaza e que Israel vai anexar a faixa de Gaza para seu território? Ou é só um jogo de retórica para encobrir as falsas equivalências ditas há não muito tempo, inclusive contra o governo brasileiro? Isso tem nome, chama-se picaretagem, quando não burrrrice, com todos "erres" pronunciadas por essa "autoridade" moral de nada.
O comentário não necessita de moderação. Os algarismos que constam no texto se referem a datas, indispensáveis para exposição racional do que eu quis expressar. Tão somente.
O Hamas entregou de bandeja o pretexto que o governo de extrema direita de Israel tanto queria, uma "justificativa" para bombardear a população civil palestina e asfixiá-la, cortando os suprimentos de água, alimentos e medicamentos. Enfim, extinguÃ-la do mapa para formar a "Grande Israel", sonho dos supremacistas israelenses. Mácula que enche de vergonha a memória da "nação judia" que sabe perfeitamente o que é o sofrimento extremo do ser humano.
Demétrio sabe, mas ainda que lembrando Hobbes do século 18, esqueceu de mencionar que o assassinato de Yetzak Rabin, primeira ministro de papIsrael, em razão do histórico Acordo de Oslo que criava dois estados, executado pelos mesmos membros do gabinete de Bibi, como o Ministro Ben Gvir, tinha o objetivo de enfraquecer a solução polÃtica, de Rabin e do Patriarca Ben Gurion, e fortalecer a terrorista, agora oficial, de ambos os lados.
Troquei o século, Hobbes dezessete, não dezoito.
Vale lembrar, conforme autoridades do governo da época, o Ham à s foi incentivado por Is ra el em seu princÃpio, como forma de dividir o poder na pale stina da OLP de Ar afat. O próprio Bibi disse que o Ha mas era a melhor coisa, hoje vemos a quantidade de terras que foram saqueadas, além de áreas completamente destruidas e inabitáveis, seguindo o plano de tomada integral pelo tempo.
Tem razão o leitor. Tanto a invasão sangrenta do Hamas em Israel em 7 de outubro, quanto o assassinato de palestinos em Gaza, pelo exército de Israel desde então, são ecos do tiro que silenciou Itzak Rabin, em 1995, por um jovem radical judeu. Rabin, soldado e estadista, sabia que a questão palestina não comporta solução militar. Foi silenciado pela extrema direita israelense, que hoje comanda o genocÃdio a que a humanidade assiste em Gaza.
E a PM cancela alguns CPF de meliantes armados e o mundo cai!! To nem ai!
Balzac, ele mesmo jornalista, já havia vacinado a quem leu seu livro As Ilusões Perdidas, da papusilaminidade potencial da Imprensa. Demétrio reaviva o conceito. Defendeu aqui mesmo, não em Pasárgada, o Açougueiro de Tel Aviv, e atacou a fala humanista do Presidente do Brasil. Há semanas tentando apagar seu rastro, na medida do isolamento do gabinete de Bibi. E ainda bota a culpa em Hobbes. Sobre a papusilaminidade da Imprensa, e a sua própria, nada. Nem paHitler arrasou um paÃs como Bibi.
Demétrio é jagunço, ele é pago pra cumprir ordens. Pelas seletividade, pode-se chegar aos mandantes.
Muito bem falado Adonay, Demétrio é o que há de pior na imprensa brasileira.
A história humana mostra que tudo evolui, grandes personagens em diversos impérios se adaptaram a novos tempos. Aliás, uma das caracterÃsticas marcantes do racional, sua capacidade adaptativa. O que o faz sobreviver. Mas o bolhudo sempre existiu, e sempre submergiu. A esquerda intransigente (e lula não eh dessa corrente), bem como a direita arruaceira facista , nunca se adaptarão. Netanyahu não eh adaptativo.
Interessante a mudança de entendimento sobre o que acontece em Gaza. Quando o Presidente do Brasil repudiou publicamente as atrocidades ali em curso, a imprensa como de hábito o criticou veementemente. Será que essa nova postura tem a ver com mudança de procisionamento do "Império", que em outras palavras passou a defender tudo que nosso Presidente sempre enfatizou? Não sei. Pode ser, ou talvez uma simples coincidência .
Seguro, se Eua fizer acordo com Maduro em relação ao petróleo venezuelado, Demétrio imediatamente vai dizer que Maduro se transformou em grande lÃder, sem qualquer constrangimento com o passado, como nesta coluna.
Alguém pode me informar quando o Demétrio volta,? A coluna de hoje deve ter sido escrita por outra pessoa.
É q vc não está habituado à hipocrisia. O colunista é assim mesmo. Apoiou a visão da extrema direita sobre o ge nocÃdi o en Gaza, mas agora mostra indignação qdo até os USA disseram basta aos crimes. O objetivo de gente assim é criar dùvida e polêmica para defender o indefensável, e depois sair de fininho, abandonando quem antes defendia
Boa!
Foi ele mesmo, Isaias, com toda a capciosidade intelectual de que é capaz mais presente que nunca...
É um texto de dar ânsia de vómito. Uma falsa mudança de postura do autor que em cada parágrafo corrobora os motivos dos assaltos a hospitais e à ajuda humanitária. Denomina de incapaz a população vilipendiada, bombardeada e faminta, reduzindo-a e a todos ou a Hamas, milicias e gangues. Incapazes de se auto gerirem. Faz de conta que o problema se reduz à guerra não ser justa neste momento. Como tivesse sido algum dia. Se a intenção do colunista era boa, suas convicções parecem que o traÃram.
Olá, Marcos. Concordo sobre os últimos 50 anos. Porém, é um assunto de bem mais longa data. A difusão é secular. Milenar. Basta ler Lutero, por exemplo. Ou a posição a respeito do governo Vargas com as respectivas normas.
O DM se apresenta como sociólogo e " doutor".....quem apelidou ele..
Quem apelidou o DM de " jornalista"...???
DM acha que descobriu a pólvora.
Não é guerra de Israel contra o Hamas. É guerra de Israel contra o povo palestino.
Nem enxergam o "o povo palestino" todos os que moram na terra prometida e não são hebreus são animais, terroristas, ignorantes, inimigos, etc...
Uai, missivista!? Despertou do soninho em berço esplêndido?
Os árabes também são circuncidados. E muitas mulheres são mutiladas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Hobbes passeia em Gaza Voltar
Comente este texto