Opinião > Estado imaginário, ditador de verdade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lula e segmentos da esquerda precisam parar de passar pano pra ditador bigodudo e mau carater. Aliás, não é somente essa figura caricata de Miraflores, tem também o Ortega na Nicarágua sem falar da falida e pobre Cuba. Triste América.
Devo discordar do texto quando atribui originalidade ao decreto Chavista de criação do estado venezuelano dentro do território da Guiana. Putin, o lunático, fez exatamente isso quando criou novas provÃncias russas dentro do território invadidos da Ucrânia. Originalidade zero.
O pior de tudo isto é o Pres. Lula ficar acolhendo o ditador como já vimos em manifestações e fotos, tentando deixar a impressão que respeita a autonomia de outro paÃs, quando este paÃs, a Venezuela, não tem o menor respeito por grande parcela de sua população!
A esquerda é incoerente.
Zero surpresa com a manobra "patriótica" do ditador vizinho. Só que ao contrário do que o sr Celso Amorim disse, afirmando ser uma declaração sem importância, é e muito importante e perigosa. Apesar de poucos acreditarem que Maduro possa se aventurar em território da Guiana, eu acho bem provável que o regime incentive venezuelanos a ocuparem progressivamente o território do vizinho. Que a Guiana fique esperta e vá atrás de aliados, porque o governo petista é que não vai condenar o amigo.
A pergunta que fica é a seguinte: Quem apoia um Ditador o que é? Por aqui sabemos após o golpe verdadeiro dado nas eleições passadas usando, como o Maduro, o rótulo de "golpistas" todos os adversários. Entre a Ditadura da Venezuela e a daqui há muita pouca diferença, e no fim, todos somos manés.
Gado detected! Não, não há padrão de comparação, mas explicar isso para gado, é perda de energia.
Vivi , infância e a juventude,na Ditadura Militar. Conheci o Leste Europeu na época da ditadura socialista. Torci para que Somoza, ditador, caÃsse, conheci Nicarágua depois. Agora é igual a Somoza! Conheci Cuba.E em Cuba descobri: nenhuma ditadura presta: nem de direita, nem esquerda, nem civil, nem militar. Todas as ditaduras, sem exceção, é formada por pessoas incapazes de se submeterem ao Estado de Direito. Parabéns pelo Editorial.
Orasil: sou grata a Deus por ter tido essas oportunidades.
Cara Neli, não tive a sorte de ver in loco como você estas realidades, mas concordo cem por cento com suas observações.
É verdade, Maduro é um ditador, com manias de ditador para perpetuar-se no poder, mas, contudo, todavia não vimos a Folha fazer um editorial semelhante para bolsonaro e sua intentona, implÃcita e recorrente em toda a sua vida polÃtica.
Neli, não adianta nada contestar esse povo. Eles so leem o que lhes convém. Nem sei porque continuam assinando a FSP. Acho que pagam so para atazanar.
O senhor não deve ter sido leitor da Folha nos quatro torturantes anos do bolsonaro. A Folha, antes mesmo dele ter assumido, fez uma oposição ferrenha a ele, ou melhor, apontou verdades em relação a ele. Apontou a Val do açaà .Volte e leia desde o primeiro momento. Ademais, a Folha é um jornal imparcial: criticada pelo FHC em seu Livro de Memórias, criticada pelo bovino do Boiadeiro anterior, e pelo bovino do boiadeiro atual.
Não cai a ficha. É uma ditadura militar com inteligência cubana. O bigode a la Stalin é uma fachada ridÃcula de dois mil,generais que controlam o petróleo e o contrabando. Como Cuba esse sistema é sólido, mesmo sem Castro e chaves.
O que se esconde sob esses argumentos da folha nitidamente alinhados ao imperialismo estadunidense é que o presidente Lula trouxe a Venezuela para o convÃvio das nações e seus desvios antidemocráticos estão sendo vistos pelo planeta de forma direta e não mediados pela grande imprensa submissa. Dessa forma, as pressões sobre o paÃs são muito mais robustas e partem de paÃses sem os mesmos interesses escusos dos EUA. Esse texto é importado do norte e passou por uma IA para tradução e adaptação.
Não Vinicius. O que eu tentei dizer foi que o presidente Lula atrai a Venezuela para o convÃvio entre os pares. Esse sentimento de pertencimento a grupos democráticos abre espaço para que ela seja cobrada pelo seu comportamento contrário. Não é isolando que conseguimos nos comunicar.
Deixa eu ver se entendi, Marcelo. A Venezuela quer o apoio dos USA para sustentar um governo socialista. Eh isso ou entendi errado?
Prezado Alberto, obrigado pelo seu comentário. As sanções e isolamentos impostas pelos EUA nunca trouxeram resultados satisfatórios. Ao tentar trazer a Venezuela para o convÃvio com seus pare, pode-se despertá-la para comportamentos mais adequados. Tanto é que já foi solicitado um encontro com o presidente Lula, depois da nota do Itamaraty. Isso é fundamental, pois abre espaço para negociação e quem sabe a recolocação do nome da candidata na cédula. Parece detalhes, mas faz diferença.
Por posturas como a sua que a extrema direita cresce no mundo . Defender o indefensável sabe se lá por que visão mirabolante cria o ambiente que a outra vertente faça o mesmo .
Concordo muito com a avaliação de que a Folha perfila cegamente com interesses americanos (eu diria ocidentais). Entendo que o governo do PT procure aliviar a pressão internacional sobre governos de esquerda, mas aqui a questão é que Maduro já extrapolou todo limite razoável e seu interesse é evitar eleições limpas. Não precisa dar tantas voltas para condenar.
Se interessa ao Brasil exercer uma liderança regional, precisa encontrar uma forma de parar Maduro. E não é fácil.
É fácil sim! É só tomar uma cervejinha num boteco e está resolvido…
Já vimos este filme com a ditadura argentina em crise tentando tomar as Malvinas pela força. Deu errado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Estado imaginário, ditador de verdade Voltar
Comente este texto