Laura Machado > Bom rendimento na educação depende mais de gestão do que de recurso Voltar
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Gestão no ambiente dominado por sindicatos esquerdistas e apadrinhados polÃticos é palavrão. O diretor da escola é eleito por votação de alunos e professores, costuma ser um popular professor de edução fÃsica, conhecimento zero de gestão...
Passe uns dias em escolas publicas. Conversa com professores que vivem o dia-dia e com responsáveis pelos alunos, já que vc parece ser de classe social que não vivenciou uma escola pública. Não há gestão que supere a fome e sonolência dos alunos (quando não também dos professores por razões que vcdeve saber), a falta de absorventes,a falta de instalações sanitárias, aulas em contêiner sem ar condicionado e sem acústica e com saÃdas afuniladas - vide os meninos do Flamengo
Mais de 5 mil municipios, 27 Estados e a União...cada qual cuidando individualmente do seu quinhão de educação, seguindo uma baliza bem tênue do Governo federal só pode dar numa grande loteria da educação. Mais do que um norte a educação deveria ser única fundamental, médio e superior uma legislação e uma gestão de fato federal.
Procurar e copiar as melhores práticas é uma das melhores práticas de gestão. Só é preciso ter cuidado com o tamanho das amostras. Um municÃpio pequeno pode ter um ou dois excelentes professores que jogam a média do ensino para cima por exemplo. É como o caso daquela cidade em que metade dos barbeiros morreram de câncer num determinado ano. Quando foram apurar a 'epidemia', constatou-se que haviam 2, e 1 deles morreu...
O Chile instituiu as charters schools com os vouchers e o que criou? Alunos pobres pagam escolas baratas com voucher, alunos de classe média complementam os vouchers e estudam em escolas melhores e os ricos, esses estudam em colégios que nem aceitam vouchers e se formam melhor. No ensino superior chileno, a dÃvida estudantil explodiu. O Chile não é um bom exemplo em educação!
O texto faz um esforço enorme pra colocar um elefante dentro da garrafa. MaÃs uma neoliberal fazendo sofisma
A tese a princÃpio esta correta o erro é quando coloca o Chile como exemplo de gestão. O Chile aprofundou nos últimos anos a desigualdade no sistema educacional tornando a educação do pais extremamente excludente.
Estranho já que nos últimos anos o Chile é governado por um governo de esquerda.
economista só vê dinheiro mesmo, e açedita nos milagres das reestruturações administrativas. no caso dos municÃpios, será que é só a adm que muda? um no amazonas, outro no ceará? sério que acredita mesmo no q escreveu? fez assim tua dissertação? é bem mais complicado, pode ter certeza.
Sem essa, Laura! Falta muito recurso, sim! Singapura e Coreia do Sul, por exemplo, fizeram a sua revolução econômica em cerca de vinte anos, graças à coragem de arriscar um enorme aumento de investimento em educação. E são paÃses sem o nosso desafio de tirar da miséria cerca da metade de sua população. É claro que temos condições de melhorar a gestão, por exemplo: com maior respeito aos professores, com secretários que não usem a administração para seus interesses privados, etc.
É só darmos condições para os educadores administrarem e para os professores ensinarem. E isso não se faz com polÃticas que consideram a educação um gasto, que pode ser reduzido sempre mais pelo governo cada vez que parecer afetar os ilimitados lucros de rentistas.
Acredito que o bom rendimento na educação depende do aluno ter de tudo em casa para que ela vá a escola para aprender, não para comer como acontece com grande parte dos alunos. O salario dos pais tem que ser suficiente para dar todo o conforto que a famÃlia precisa para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes sem precisar de auxilio de ninguém, como está na constituição.
Educação se correlaciona com desigualdade social, famÃlias desestruturadas, desemprego, IDH. A desatenta autora (na sua sala com ar condicionado e tomando capuccino) só relaciona gasto com resultado. Está mais por fora do que cabo de caneca.
Realmente, o poder judiciário tem muito recurso, e..... Educação precisa, sim, de muito recurso, inclusive fora do ambiente educacional. Estudantes precisam ter acesso a bens culturais, tais como: viagens, teatros, livros, restaurantes etc.
Segundo o artigo a média de gastos por aluno é de $ 1.200,00 reais. Se isto incluir estrutura do estabelecimento publico, salários do professores, material didático, manutenção predial, certamente é um valor extremamente baixo. Querer administrar a nÃvel de igualdade com base na miséria escolar é esconder sua real condição.
Você precisa vir conhecer a educação praticada no Ceará. Granja não é o único municÃpio em destaque. As escolas do meio rural estão dando um grande exemplo de práticas educacionais, principalmente em matemática.
Existe uma matéria no curso de graduação de ciências em geral que se chama Educação e Sociedade. Seria bom que a autora se desse ao trabalho de frequentá-la para compreender a complexidade do território nacional e as infinitas diferenças a serem consideradas. Os neoliberais padecem de um mal conhecido como gerencismo, que os levam a acreditar que os dados são soberanos. Assim, inspirados na aciaria, na plantação de soja, ou montagem de automóveis acham que podem perfilar a educação.
A cantilena neoliberal de sempre. Ouço esse discurso desde os anos 1990, quando o Banco Mundial comandava a polÃtica educacional do Brasil. Como exigir qualidade do trabalho de um professor que ganha menos do que um trabalhador sem qualificação especÃfica? Perguntek aos filhos e filhas da classe média se querem se dedicar ao magistério.
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