Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Florentino Fernandes Junior

    Proeminencia do stf vai diminuir. Sei! Se vc fosse sincera, oooo, aurora….

    Responda
  2. Marcos Longaresi Carvalhães

    Olha o boca de veludo, militante travestido de ministro discorrendo sobre politização nas forças armadas, no judiciário ele não fala nada.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      O judiciário tem como parâmetro a constituição. Sua arma é a caneta, são as decisões proferidas via colegiado. Existe o sagrado direito de defesa. Os militares são os que possuem armas, com eles não há diálogo, há ameaças, ordens, matanças, autoritarismo, perseguições. Trata-se da lei do mais forte.

  3. Joao Braga

    Sem politização das forças armadas; ótimo. E qto ao judiciário?

    Responda
    1. Joao Braga

      Anete Guedes, a ameaça militar ocorre qdo há uma disruptura na democracia. Isso aconteceu há 60 anos. A perda da confiança no judiciário, para muitos,acontece diuturnamente. Qto ao seu fetiche rsrs....

    2. Anete Araujo Guedes

      O judiciário não possui armas, não ameaça. Já com os que se encontram armados não há diálogo, há a força bruta, o amedrontamento, o autoritarismo. Existe também um fetiche irresistível por coturnos, fuzis, fardas, violência, torturas etc, por parte dos civis.

  4. Anete Araujo Guedes

    Como sempre, vira-se a página, e faz de conta que nada aconteceu. O mal tem que ser cortado pela raiz. Nem todos os militares que participaram das tentativas de golpe serão punidos. Em vez de acovardarem-se frente aos que possuem armas, há que se efetuar um enfrentamento, uma reforma de base. Trata-se de um momento preciso, para fazer um acerto de contas. Devem reconhecer que são meros funcionários públicos, subalternos aos 3 poderes da nação.

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    Barroso, ao dizer que nos últimos anos houve uma politização das forças armadas, demonstra, que virar a página da nossa história, é bem temeroso. A sombra dos militares nos ronda desde sempre. Getúlio suicidou, em meio a perseguição dos fardados. Juscelino quase não tomou posse. Jango foi afastado, e uma junta militar tomou o poder. Foi negado, por imposição dos generais, um habeas corpus a Lula. Deram o aval para que Temer golpeasse Dilma. Participaram das tentativas de golpe de Bolsonaro.

    Responda
  6. Helcio Caetano Goulart

    Acredito que, devido ao correto desempenho do STF na atual conjuntura, dele poderá sair um candidato de centro na eleição presidencial de 26, com apoio dos dois lados: direita (não extrema) e esquerda (também não extrema), com boas chances de vitória. O elogio de Moraes ao Temer me despertou pra isso.

    Responda
  7. PAULO CURY

    O senhor tem bola de cristal ou combinou com os generais? Se não for estas duas opções eu penso que esta segurando em galho seco

    Responda
  8. Cristina Murta

    Politização das Forças Armadas está superada? Eu ri! hahahahaha

    Responda
  9. Helcio Caetano Goulart

    Se não fosse o STF teríamos que aguentar a tentativa de golpe de Bolsonaro e o 8 de janeiro descer pela nossa goela abaixo, sem reclamar. Bendito STF, o salvador da Pátria!

    Responda
  10. Reinaldo da Silva

    Barroso e Lula não entendem nada da formação das Forças Armadas. Eles acreditam ou fingem que as Forças Armadas irão obedecer a Constituição. Em que mundo eles vivem? Talvez num mundo jurídico em que as regras jurídicas deverão ser obedecidas. Como estão distantes do mundo dos mortais! "Virar a página". Como se ela já vem colada, grudada, na anterior (no passado). Aguardem daqui algum tempo uma nova tentativa de golpe. Em 8 de janeiro não deu certo. Quem sabe no próximo verão.

    Responda
  11. JOAO MORENO

    E quanto à politização do STF, quando vai ser virada essa página?

    Responda
    1. José Antônio

      Ouvi falar que assim que pararem de receber twitter de general antes de votações.

    2. Renato Letizia Garcia

      Sim... o 8 de janeiro foi culpa do STF né ? Sei...... só que não......

  12. Newton Zuppo

    Agora é necessário superar a politização do STF para sabermos virar essa página tão incompatível com uma verdadeira democracia!

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      KKKKKK Cometem crimes e querem culpar o STF pelos crimes que cometem !! Pô, tem que resolver isso aí, talkei. Dentro das 4 linhas da Constituição. Afinal, ele não teria cérebro para entender mais de 4 linhas !

  13. NIEMEYER FRANCO

    Burquina Faso, Guiné , Sudão, Brasil e outros, FFAA se colocando na condição de governar. Farinha pouca, meu pirão primeiro? Tem santo nenhum nisso, não.

    Responda
    1. JOAO MORENO

      Gente direita não tem porque ter medo das forças armadas (enquanto forem comandadas por generais-ratos, com iniciais minúsculas).

  14. rodrigo herman da silva

    Como se fosse um passe de mágica...as pessoas não mudam assim, do nada...

    Responda
  15. Maria Alice Costalonga

    E a politização partidária nos STE regional, STF e STE ? Estas Entidades Públicas e Forças Armadas não poderiam ter viés político partidário

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Qual politização minha senhora ? Fazer cumprir a Lei, julgar e punir quem comete crimes não é politização. Ou a senhora acha que des t r ui r o Congresso não é crime ?

    2. Ricardo Pinto

      Só dá senhora mencionar isso já corre o risco de ser alvo de inquérito.

  16. André Silva de Oliveira

    Lá vem ministro do STF fazer comentário de conteúdo político outra vez. Até quando!?

    Responda
    1. Ricardo Pinto

      Cuidado! Isso pode ser entendido como um ataque pessoal ao ministro, quiçá aos poderes da república. O risco de ser acordado pela horda pretoriana é alto

  17. Augusto Ribeiro

    Parabéns a todos os militares que entendem que são apenas servidores públicos! Deixem a Política para os políticos.

    Responda
  18. Marcelo Pires Santana

    Nenhum golpe ou tentativa de golpe jamais deve serr esquecido.

    Responda
  19. Hernandez Piras

    Barroso devia achar o mesmo quando, numa decisão tão desastrada quanto ingênua, convidou os militares a fiscalizarem as eleições. Aparece demais, fala demais e mostra em relação a si mesmo, ao STF e ao Judiciário uma complacência que contribui muito pouco para a consolidação democrática. Quanto ao seu juízo a respeito das FA, é a bajulação de sempre!

    Responda
  20. Adalto Fonseca Júnior

    "Acho que isso já está superado e a gente na vida deve saber virar as páginas". Interpretação equivocada ou interesseira? Mais um passando pano pra milico golpista. E ainda vem com esse clichê ridículo de virar a página. Mal intencionado. Desrespeitoso com a verdade histórica. Humilhante para quem sofreu com a violência praticada durante a ditadura militar e desrespeitoso com a população brasileira. Quem vai fazer parar esse descaso institucional?

    Responda
    1. carlos cardillo

      Pois é Adalto, o excelentíssimo tem opiniões muito específicas sobre o direito. Se observarmos suas posições em qualquer aspecto jurídico, parece que a lei é o que menos importa.

  21. Alberto A Neto

    Barroso é aquele que convidou os granadeiros a fazer das urnas eletrônicas um bivaque. A avaliação de Barroso persiste em erro. Faz lembrar Millôr Fernandes: "O pior cego é aquele que quer ver". Barroso vai mais além em considerar o golpismo desidratado. Barroso mais parece um doutor Pangloss cândido e, ainda mais, cego.

    Responda
  22. José Roberto Pereira

    Anistia na cara dura. Covardes.

    Responda
  23. Carlos A Felipe

    Ótimo

    Responda